conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-fogo – 2ª Quinzena de Junho

Publicado

Por Zene Lagace

Sintonia Popular

O presidente Jair Bolsonaro tem conseguido aquilo que faz tempo não se vê na República brasileira. Trata-se da sintonia com o povo. Por onde passa recebe o carinho e a “autorização” para fazer o que prometeu e a sociedade, em sua maioria, avalizou.

A visita a São Mateus, a Vitória e o evento em São Paulo são inquestionáveis da sua liderança e aprovação. A pesquisa que coloca o ex-presidente e ex-prisioneiro, Lula, na liderança deve ser fake para influenciar e fazer parte de um esquema que pode se consolidar em 22. Eleger, em eleições fraudadas, quem o povo já despachou para o inferno político da Nação.

Mas, para tirar a prova, Lula deveria caminhar pelas ruas do País em contraponto ao presidente Bolsonaro. Será que tem coragem?!

==============================================================

Tesoura Cega

Na visita do presidente Jair Bolsonaro a cidade de São Mateus, ele fez uma alusão à vasta cabeleireira do prefeito Daniel Santana. Dizem, não se sabe ao certo de onde partiu, que uma voz cavernosa foi ouvida reclamando que esqueceram a tesoura para fazer barba, cabelo e bigode no chefe do Executivo municipal. Mas, tesoura cega não corta cabelo; política de conchavo não engana eleitor consciente.

Sem liga

O eleitor brasileiro está tomando consciência que esse sistema representativo não lhe representa de verdade. Elege o seu político e este se julga independente para fazer o que quer se achando dono do mandato e usando o cargo como trampolim para negócios particulares, empregar familiares e “fazer carreira” como se política fosse profissão. O povo quer mudança e nada muda. O povo quer acabar com privilégios dos políticos e nada acontece. Então algo está errado, pois o que a população deseja não é feito. Qual a solução?

Mas, como mudar? No voto está funcionando? O caminho perigoso está sendo construído pelos próprios políticos e membros de instituições que insistem em fraudar a vontade popular.

Reforço na segurança

Não existe uma estatística oficial, mas o comentário nas hostes policiais é que a bandidagem está migrando dos grandes centros urbanos para cidades do interior. Linhares tem sido alvo dessas camarilhas criminosas. Não seria motivo para a criação de uma Guarda Municipal armada? A de Vila Velha tem sido exemplo de eficiência e pode “exportar” seu modelo para alguns municípios capixabas. É polêmico esse assunto porque estamos acostumados a falar, reclamar e nunca ter a coragem de agir e implantar o que queremos.

Leia mais:  Pinga-Fogo – Novembro

Pré-candidato?

São Mateus é um município que amador não se cria. É preciso ser profissional para entender certas situações. Na política a coisa é complicada, pois qualquer um se assanha em ser candidato, mesmo sem qualquer identidade com a população e o lugar. As eleições provaram

isso com a eleição e a reeleição do atual prefeito. Agora já se sabe que o empresário Rodrigo da Cozivip é pré-candidato a deputado no próximo ano e, quem sabe, a prefeito em 2024. As bocas de Matiiiiiildes garantem que tem o apoio do prefeito Daniel Santana. A conferir.

Ruína histórica

Professores de História podem agendar uma aula fora das suas salas para levarem seus alunos a conhecerem uma ruina, pelo menos do que ainda resta de um antigo monumento no centro da cidade de São Mateus. Devem tomar os cuidados necessários porque o acesso é difícil devido ao estado em que se encontra a sede do saudoso Clube Recreativo Ouro Negro (CRON). O antigo clube agoniza e virou um balaio de alguns gatos, que sumiram e estão miando impunes até hoje.

A Patotinha do “Ele Não”

Para não serem desmoralizados e desmascarados, o relator da CPI da Covid, Renan e a turma de senadores da oposição (inclusive alguns são médicos) debandaram sem ter a educação e o dever de ouvir dois médicos – infectologistas e cientistas – renomados que lá estiveram para serem interrogados. Eles deram uma aula de conhecimento e educação, enquanto a patota comandada pelo cangaceiro dos tempos modernos, Renan Calheiros, bateu em retirada. Foram consolados pela Globo e a imprensa velha e militante, que em vez de todos estarem, naquele momento, na CPI estavam fazendo narrativas ao vivo e em cores. Hilário!

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Janeiro/23

Por que?

Soa estranha a decisão da bancada oposicionista que compõe a CPI por não aprovar o requerimento que pedia o comparecimento do ex-presidente do Consórcio Norte-Nordeste, Carlos Gabas, uma vez que existem inúmeras denúncias de desvio de recursos que deveriam ser usados no combate ao coronavírus e desapareceram. Existem provas que deram conta que os respiradores comprados não foram entregues, porém, foram pagos R$ 48 milhões antecipadamente a uma empresa de fachada, cuja sede está em um edifício residencial e não tem nenhum funcionário.

EM TEMPO

• A CPI da Covid se tornou um verdadeiro programa das inversões de valores. Presidente e Relator são denunciados por assalto aos cofres públicos. Só o cangaceiro Renan tem 17 processos. O STF não julga. Por que?

• O reduzidíssimo índice de violência na cidade de Vitória foi comemorado no último mês de maio. Parece estranho, mas apenas um homicídio foi cometido. Mas para o cidadão que quase todos os dias é assaltado nas ruas da capital isso soa falso. Será fake?

• O governador cassado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, esteve na CPI para fazer seu discurso de bom moço num provável combinado com o relator Renan Calheiros, mas na hora em que ia ser duramente questionado, pegou o boné e foi embora. O ex-governador tinha esse direito legal de não responder nada e sob o patrocínio do STF. O esquema é brabo!

• O Governo Federal tem um problema: a comunicação. O presidente fala mais do que deve e não se vê uma política de comunicação para que a Nação possa saber de maneira didática as suas realizações.

•. Vacinem-se! Contra o vírus e a contra a ignorância!

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de fevereiro

Publicado

Por Zene Lagace

A camarilha está viva!

Chama a atenção a insistência cobrança de alguns para com a nova administração do município de São Mateus. O prefeito Marcus Batista (Podemos) está há quase 60 dias e sofre críticas severas para resolver situações que o anterior deixou de fazer por oito anos.

Os que ficaram em silêncio, durante o período em que o ex-prefeito Daniel Festeiro teve o mérito cabuloso de quase destruir o município, agora se arvoram em exigir o que não exigiram nos oito anos “danielesco”.

============================================================

Criativos na Rapinagem

Petrolão, Mensalão, Marmitão. O PT e agregados são muito criativos.

Agora, depois do dinheiro na cueca, tem o dinheiro na meia.

No Reino da Mediocridade

Em um País sério, um governante com índices pífios e atitudes desconectadas da realidade, e falas mentirosas, manipuladoras, sem entregar o que interessa à população não se manteria no governo. O Parlamento já o teria mandado para casa ou o devolveria à prisão.

Sortudos

A Câmara de São Mateus, por Proposição através de Indicação do vereador Branco da Penal PL), quer saber quais as áreas públicas da municipalidade que foram doadas e o nome dos seus beneficiados. É curiosa e estranha a Prefeitura de São Mateus, na gestão do ex-prefeito Daniel Santana, o Demolidor do Município, calçar avenidas sem uma casa sequer e onde não existe uma alma viva nem morta em suas margens.

O vereador quer ter conhecimento dos fantasmas que, supostamente, teriam recebidos áreas no setor Norte do Balneário de Guriri.

Via Crucis do SAAE

Faz anos que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Mateus vem sofrendo um processo de sucateamento para que justifique sua privatização. Muitos acreditam que entregando a autarquia à Cesan resolveria todas as mazelas do abastecimento de água do município. Consultem alguns moradores de Vitória para saber se estão satisfeitos com o serviço da empresa estatal.

Leia mais:  Pinga-Fogo – Novembro

Interessante que o SAAE de Aracruz e Linhares funcionam sem grandes intercorrências. Em São Mateus houve época que vereador ordenava que máquinas que iam fazer serviços em uma localidade, o “nobre” edil a desviava para outro lugar, principalmente para atender amigos, puxa-sacos e parentes.

Quando se tentou acabar com isso, com a farra dessa camarilha, a diretora foi demitida da autarquia municipal. Sua competência e coragem não serviram para São Mateus no sentido de moralizar os serviços e a valorizar seus funcionários.

Existem recursos para comprar voto, comprar consciência, implantar a corrupção, desviar recursos públicos, abastecer camarilhas, grupos e grupelhos e, para servir à população pagadora de escorchantes impostos, nunca esse dinheiro aparece. O País padece com essa gente!

Briga Política?

A “Tese” do vereador Cristiano Balanga (PP) sobre a Ponte localizada no Nativo, que na sua opinião deve cair nos próximos segundos, foi questionada pelo ex-vereador Adeci de Sena (PP). A ponte está lá há mais de 50 anos e costuma passar por manutenção regular do DER, segundo o ex-vereador.

Para alguns, ali existe uma disputa eleitoral. Balanga fez o deputado federal Paulo Foletto (PSB) obter quantidade de votos considerável na região, enquanto o colega fez campanha para Freitas (PSB), hoje na direção do DER. Nessa linha de pensamento, configura-se uma disputa política.

A nova, mais moderna, que vai substituí-la, já está sendo providenciada. Sabe-se lá quando.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Janeiro/23

Diferencial

Para quem procura a Prefeitura de São Mateus tem a certeza de que os melhores servidores são os efetivos mais antigos. Setores como o de Tributação e Cadastro Imobiliário são exemplos. Funcionários atenciosos e que procuram orientar e ajudar o cidadão a resolver sua demanda.

————————————————–

PODE ISSO, ARNALDO?!

Gol Contra!

Não, não pode.

Um veículo Wolkswagen, modelo Gol, de cor vinho, está sem motor, abandonado na contramão de uma das principais vias do bairro Vitória, a Avenida João Batista Crespo. Pelo que se pode constatar, aquele bólido não tem mais serventia fácil para voltar a ressuscitar pelas ruas e avenidas da cidade de São Mateus.

Não se sabe ao certo de quem é a responsabilidade de retirar das ruas veículos que foram abandonados, servindo como criadouro do mosquito da dengue ou atrapalhando a circulação de pessoas e de outros carros.

EM TEMPO

* Pergunta que não quer calar: No Brasil o crime compensa?

* O código de postura deve ser usado para ordenar melhor as construções e uso das lojas e estabelecimentos que estendem sua área para as calçadas, como se fossem prolongamento do seu comércio. A poluição visual é de queimar as vistas.

* O prefeito de São Mateus, Marcus Batistas (Podemos), deu uma fiscalizada nos serviços de manutenção da frota de ônibus escolares usados no transporte de alunos da rede municipal de ensino. Estava preocupado com a segurança dos alunos e tranquilizar os pais.

* Por falar em Educação, o titular da Pasta, Edson Pirola vai deixar a secretaria?

* Na Câmara Municipal de São Mateus saiu a vereadora Preta (PP), entrou o vereador Branco (PL).

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de fevereiro

Publicado

Por Zene Lagace

Qualquer semelhança não é mera coincidência, é pura realidade

Em período eleitoral é normal que as pessoas tenham simpatia por um candidato ou esteja preso por interesses inconfessáveis e oportunismo. Acontece em várias eleições e em lugares variados. O mesmo serve para os veículos de comunicação. Inclusive em São Mateus.

O que beira a estranheza, é quando veículos só dão espaço para o “seu” candidato, desconhecendo os outros. Mas, quando o “seu” perde, se jogam aos braços do então adversário, alvo de injúrias e de críticas pesadas. Dizem que isso faz parte do jogo. Que jogo? Só dos maus jogadores, mal-intencionados.

Uma simples varredura no cenário que se apresenta, podemos constatar isso. Portanto, imprensa é nunca fugir aos fatos. Narrativas não fazem parte da sua concepção de jornalismo sério.

Não podemos esquecer disso. E serve para a mídia nacional, do consórcio que mais é assessoria do governo federal. E bem paga.

============================================================

Areia movediça

Os vereadores que tinham Daniel Santana (o sem partido e sem vergonha do que fez), ex-prefeito de São Mateus, como seu salvador, não do município, mas deles, enalteciam as ações enganatórias da sua gestão. Hoje, daqueles seis, apenas dois foram reeleitos – Cristiano Balanga (PP) e Isael Aguilar (PP).

Na atual composição da Câmara Municipal, tem como reforço o vereador eleito Rafael Barbosa (PDT) para compor um grupo que, não faz parte da situação oficial. Com esse cenário, Balanga e Isael estão encontrando dificuldades para manterem suas narrativas dos tempos danielescos.

Vilmar do Seac (PSD) tem tratorado um deles, fazendo com que Balanga não balangue mais. A contenda dos dois promete!

Campo Minado

O mundo tem duas situações conflituosas sérias. A da Ucrânia com a Rússia e de Israel contra o Hamas e seus puxadinhos.

Em São Mateus, em menos proporções, estamos vendo a contenda entre os vereadores Vilmar do Seac e Cristiano Balanga. Qualquer manifestação do Balanga, Vilmar mira sua artilharia para o colega. Já o chamou de enganador, oportunista, com “obras anunciadas e que não foram feitas”, no bairro Seac, reduto original dos dois “nobres” edis.

Leia mais:  Pinga-Fogo - 1ª edição de novembro

Se a coisa continuar assim, os estrategistas da política de guerra mateense, preveem que Balanga vai trocar a buzina pelo apito. Tipo, “apitou é nóis”. Piuiiiiiiiii!!!

Cabos eleitorais?

Durante a segunda sessão ordinária do ano da Câmara de São Mateus, realizada segunda-feira (27), fez uso da tribuna livre o diretor da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de São Mateus, Célio Gomes Rodrigues, para falar das ações da entidade e solicitando aos parlamentares a sua aprovação como de utilidade pública.

Mas o fato que chamou a atenção e já esperado por aqueles que sabem das coisas da política mateense, aconteceu ao final da fala do presidente da Federação. Ele agradeceu a todos e já estava deixando a tribuna quando foi alertado, ao pé do ouvido, pelo vereador e vice-presidente da Câmara Wan Borges (PSB) para agradecer ao diretor do DER e ex-deputado estadual e candidatíssimo a federal, Freitas (PSB). Ordem dada, ordem cumprida.

A tal Federação tinha em sua presidência, Carlos Silva (já falecido), que era da assessoria do então deputado. Seu substituto, Samuel Batista, também esteve à frente da entidade. Todos ligados ao ex-deputado, inclusive o vereador Wan Borges. Freitas tem um time de cabos eleitorais forte no Legislativo.

Matagal e Cerca

O aeroporto de São Mateus está precisando da atenção do poder público. É preciso que a Prefeitura dê uma capina ao seu redor e construa uma cerca para evitar animais de quatro patas e de duas também que adentram o local e até vandalizam equipamentos de balizamento de pista.

Ao que parece, uma pessoa foi colocada para monitorar o local, mas a cerca e a capina se fazem, também, necessárias.

Talvez Deus

São Mateus e São Benedito são santos de prestígio e adoração da população católica do município. Mas, apesar de tudo isso, não têm conseguido fazer com que a Viação São Gabriel ofereça um serviço de qualidade no transporte coletivo urbano aos seus usuários.

São Mateus, São Benedito e São Gabriel, três santos e nenhum milagre. Só Jesus na causa!

Fingindo simpatia

Depois da contratação do marqueteiro Sidônio Palmeira, o presidente Lula adotou uma postura fingindo simpatia. A coletiva aos “jornalistas amestrados” foi algo ridículo e um desserviço ao jornalismo raiz, verdadeiro.

Leia mais:  Pinga-Fogo – Novembro

A preocupação do governo Lula é com a popularidade e não com a solução de problemas sérios que deterioram o País. Não há planejamento, nem projeto de nada, exceto de poder, de perseguição aos opositores.

Em tempo: o marqueteiro precisa sugerir ao patrão para frequentar um curso intensivo de Língua Portuguesa. Tem vaga também para a Janja.

EM TEMPO

* O vereador Branco da Penal (PL), apresentou Indicação para que se cumpra a lei do estacionamento rotativo de veículos nas vias públicas de São Mateus. Na administração passada até existia uma empresa que ia operar o sistema, mas nada aconteceu.

* A Guarda Municipal de São Mateus, apesar da sua importância, não vem merecendo o apoio com investimento e adequação de normas para que consiga operar com a eficiência necessária. Existe esperança e expectativa de que esse cenário se altere para melhor.

* As modificações na disposição das mesas dos vereadores fizeram com que uma dessas fosse acrescentada à Mesa Diretora. Agora a mesa do 2º secretário, Wap-Wap (Podemos) subiu, enquanto o “sagrado” púlpito, desceu.

* A vereadora Professora Valdirene (PT) disse que ficou sabendo que o Saae não cobrava a água de determinado bairro da cidade de São Mateus. Pela gravidade da denúncia, não deveria ser investigada essa situação?

* É sério isso, todas as contas do prefeito Daniel Santana, autor das maiores barbaridades contra o município de São Mateus, ter suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo?

* A vereadora, Professora Valdirene (PT) testemunhou uma das “obras” do Daniel, defendida outrora pelos seus apoiadores. Uma caixa d’água, dada para uma comunidade dos quilômetros, nunca foi instalada em local mais elevado facilitando a queda d’água. Continua no chão. Talvez o antigo gestor e sua patota quisessem que as pessoas fossem beber água de canudinho.

* Pasmem! O vereador Vilmar do Seac disse que autoriza o colega Cristiano Balanga fazer indicações para o bairro em que ambos tem origem. “Desde que não me atrapalhe”, disse Vilmar. Pode isso, Arnaldo?!

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana