conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-fogo – 2ª Quinzena de Junho

Publicado

Por Zene Lagace

Sintonia Popular

O presidente Jair Bolsonaro tem conseguido aquilo que faz tempo não se vê na República brasileira. Trata-se da sintonia com o povo. Por onde passa recebe o carinho e a “autorização” para fazer o que prometeu e a sociedade, em sua maioria, avalizou.

A visita a São Mateus, a Vitória e o evento em São Paulo são inquestionáveis da sua liderança e aprovação. A pesquisa que coloca o ex-presidente e ex-prisioneiro, Lula, na liderança deve ser fake para influenciar e fazer parte de um esquema que pode se consolidar em 22. Eleger, em eleições fraudadas, quem o povo já despachou para o inferno político da Nação.

Mas, para tirar a prova, Lula deveria caminhar pelas ruas do País em contraponto ao presidente Bolsonaro. Será que tem coragem?!

==============================================================

Tesoura Cega

Na visita do presidente Jair Bolsonaro a cidade de São Mateus, ele fez uma alusão à vasta cabeleireira do prefeito Daniel Santana. Dizem, não se sabe ao certo de onde partiu, que uma voz cavernosa foi ouvida reclamando que esqueceram a tesoura para fazer barba, cabelo e bigode no chefe do Executivo municipal. Mas, tesoura cega não corta cabelo; política de conchavo não engana eleitor consciente.

Sem liga

O eleitor brasileiro está tomando consciência que esse sistema representativo não lhe representa de verdade. Elege o seu político e este se julga independente para fazer o que quer se achando dono do mandato e usando o cargo como trampolim para negócios particulares, empregar familiares e “fazer carreira” como se política fosse profissão. O povo quer mudança e nada muda. O povo quer acabar com privilégios dos políticos e nada acontece. Então algo está errado, pois o que a população deseja não é feito. Qual a solução?

Mas, como mudar? No voto está funcionando? O caminho perigoso está sendo construído pelos próprios políticos e membros de instituições que insistem em fraudar a vontade popular.

Reforço na segurança

Não existe uma estatística oficial, mas o comentário nas hostes policiais é que a bandidagem está migrando dos grandes centros urbanos para cidades do interior. Linhares tem sido alvo dessas camarilhas criminosas. Não seria motivo para a criação de uma Guarda Municipal armada? A de Vila Velha tem sido exemplo de eficiência e pode “exportar” seu modelo para alguns municípios capixabas. É polêmico esse assunto porque estamos acostumados a falar, reclamar e nunca ter a coragem de agir e implantar o que queremos.

Pré-candidato?

São Mateus é um município que amador não se cria. É preciso ser profissional para entender certas situações. Na política a coisa é complicada, pois qualquer um se assanha em ser candidato, mesmo sem qualquer identidade com a população e o lugar. As eleições provaram

isso com a eleição e a reeleição do atual prefeito. Agora já se sabe que o empresário Rodrigo da Cozivip é pré-candidato a deputado no próximo ano e, quem sabe, a prefeito em 2024. As bocas de Matiiiiiildes garantem que tem o apoio do prefeito Daniel Santana. A conferir.

Ruína histórica

Professores de História podem agendar uma aula fora das suas salas para levarem seus alunos a conhecerem uma ruina, pelo menos do que ainda resta de um antigo monumento no centro da cidade de São Mateus. Devem tomar os cuidados necessários porque o acesso é difícil devido ao estado em que se encontra a sede do saudoso Clube Recreativo Ouro Negro (CRON). O antigo clube agoniza e virou um balaio de alguns gatos, que sumiram e estão miando impunes até hoje.

A Patotinha do “Ele Não”

Para não serem desmoralizados e desmascarados, o relator da CPI da Covid, Renan e a turma de senadores da oposição (inclusive alguns são médicos) debandaram sem ter a educação e o dever de ouvir dois médicos – infectologistas e cientistas – renomados que lá estiveram para serem interrogados. Eles deram uma aula de conhecimento e educação, enquanto a patota comandada pelo cangaceiro dos tempos modernos, Renan Calheiros, bateu em retirada. Foram consolados pela Globo e a imprensa velha e militante, que em vez de todos estarem, naquele momento, na CPI estavam fazendo narrativas ao vivo e em cores. Hilário!

Por que?

Soa estranha a decisão da bancada oposicionista que compõe a CPI por não aprovar o requerimento que pedia o comparecimento do ex-presidente do Consórcio Norte-Nordeste, Carlos Gabas, uma vez que existem inúmeras denúncias de desvio de recursos que deveriam ser usados no combate ao coronavírus e desapareceram. Existem provas que deram conta que os respiradores comprados não foram entregues, porém, foram pagos R$ 48 milhões antecipadamente a uma empresa de fachada, cuja sede está em um edifício residencial e não tem nenhum funcionário.

EM TEMPO

• A CPI da Covid se tornou um verdadeiro programa das inversões de valores. Presidente e Relator são denunciados por assalto aos cofres públicos. Só o cangaceiro Renan tem 17 processos. O STF não julga. Por que?

• O reduzidíssimo índice de violência na cidade de Vitória foi comemorado no último mês de maio. Parece estranho, mas apenas um homicídio foi cometido. Mas para o cidadão que quase todos os dias é assaltado nas ruas da capital isso soa falso. Será fake?

• O governador cassado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, esteve na CPI para fazer seu discurso de bom moço num provável combinado com o relator Renan Calheiros, mas na hora em que ia ser duramente questionado, pegou o boné e foi embora. O ex-governador tinha esse direito legal de não responder nada e sob o patrocínio do STF. O esquema é brabo!

• O Governo Federal tem um problema: a comunicação. O presidente fala mais do que deve e não se vê uma política de comunicação para que a Nação possa saber de maneira didática as suas realizações.

•. Vacinem-se! Contra o vírus e a contra a ignorância!

Leia mais:  Pinga-Fogo - Janeiro
publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª Quinzena de Julho

Publicado

Simples assim

O risco de fraudes no voto eletrônico é real. Mudanças nos programas que fazem a contagem, totalização e transmissão dos votos podem adulterar os resultados, como foi denunciado na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, nas últimas eleições para prefeito, em 2004. O problema pode ser minimizado? Especialistas em informática afirmam que é possível reduzir significativamente os riscos de fraudes adotando medidas como a impressão dos votos dados na urna eletrônica para conferência dos resultados.

Por que presidentes de partidos de oposição se reúnem com ministros do STF para discutir o assunto se é no Senado que isso deve ser discutido? STF articula para impedir voto auditável, numa clara demonstração que não deseja transparência e segurança do voto do eleitor. A quem isso interessa?

====================================================================

Me explica

Se a vacina é tão eficaz como dizem, por que alguns governadores e prefeitos insistem em fechar bares, restaurantes e o comércio em geral? Vale lembrar que as vacinas são experimentais. Tem um longo caminho de pesquisas ainda a ser percorrido. Estamos avançando.

PT X PDT

É briga de foice. Ciro Gomes (PDT) deitou o cacete no Lula (PT) chamando-o mais uma vez de “maior corrupto da história”. Por sua vez, o ex-prisioneiro condenado em três instâncias e solto pelo STF, rebateu dizendo que Ciro se aliou à direita e é igual ao Bolsonaro.

Na verdade, o Ciro tem semelhanças com o Lula. Contratou o ex-marqueteiro do Lula, que foi preso envolvido no roubo do mensalão. Esses dois acabam juntos.

Hipocrisia

Eduardo Suplicy, estrela do PT, disse que Lázaro é vítima da sociedade. Nasceu pobre, deve ter passado muitas dificuldades daí se debandado para o crime. Tem muito rico que comete crimes e milhões de pobres que continuam dignos, trabalhando diariamente para levar o pão de cada dia para suas famílias. A tese do petista é cretina. Suplicy é a antiga esquerda festiva, hoje virou esquerda caviar. E continua andando com bandidos…

Assombração esportiva

Está difícil torcer para uma seleção de futebol que não tem identidade com o país que representa. Seleção Brasileira de Futebol é coisa que ficou no passado. Tite e alguns de seus mercenários e penduricalhos formam um time sem alma. Estão no purgatório aguardando…

Aprovação festejada

As contas do prefeito de São Mateus, Daniel Santana, foram aprovadas por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Isso vem demonstrar a “sua lisura no trato da coisa pública”. Competência, eficiência e seriedade são atributos que afloraram na hora em que as contas saíram do Tribunal de Contas do Espírito Santo e chegaram à Câmara Municipal. Nos quatro anos do seu

mandato anterior esses atributos não estavam visíveis. Os que enxergavam falcatruas ficaram, ao que parece, cegos agora ao apreciarem as contas do prefeito. São Mateus está de parabéns!

Multidão de candidatos

Para as eleições do próximo ano, o município de São Mateus vai mandar a campo uma caçamba de nomes para a disputa. Vão despejar à porta do eleitor cerca de 12 nomes, entre os já manjados e os que serão manjados. Vão dos aventureiros aos comprometidos verdadeiramente com as demandas do mateense e da região. Para o eleitor escaldado, é hora de alimentar o pitbull e soltá-lo quando alguns oportunistas pintarem na sua porta prometendo o paraíso em troca do seu voto.

EM TEMPO

• “Quando o PSDB cai do muro, cai sempre para o lado esquerdo”, disse Rodrigo Constantino, comentarista da Jovem Pan, no programa Três em 1.

• Imprensa séria no País é bem pequena…

• Existe no Brasil uma nova atividade profissional: Catadores de Lixo Ideológico.

• Algumas medidas do Supremo Tribunal Federal (STF) só se veem em estado de exceção.

• O Governo do Estado e várias prefeituras capixabas estão mostrando muita competência e eficiência na vacinação da população.

• O Espirito Santo, para quem não sabe, é referência no Beach Soccer nacional nas categorias masculina e feminina. O Campeonato Metropolitano realizado recentemente demonstrou tudo isso para o Brasil.

Leia mais:  Pinga-Fogo - Janeiro
Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – Abril

Publicado

Por Zene Lagace

Prestação de Contas na UTI

Os recursos provenientes do Governo Federal para os estados e municípios com a finalidade de combater o coronavírus, nem sempre chegaram ao seu destino. Pelo caminho sempre tem um esperto para levar parte dele para sua tenda. Os recursos serviram não só para combater o covid como também para engordar os cofres daqueles que serão candidatos em 2022. A CPI que era para investigar apenas Bolsonaro, agora foi estendida para investigar os paladinos da moralidade reversa… Governadores e prefeitos é que são os responsáveis na aplicação dos recursos e devem ser responsabilizados por tudo que advir da pandemia. Para o bem ou para o mal. Mas, com Renan Calheiros na relatoria, a investigação vai ficar somente no Bolsonaro e seu governo.

E agora?

No primeiro mandato o prefeito Daniel Santana disse que era impedido de realizar ações em benefício do município de São Mateus e da sua população. Culpava os vereadores de oposição. Só não reclamava da liberdade que teve para injetar recursos públicos em suas festas e eventos carnavalescos. Também não se intimidou com as denúncias relacionadas as licitações, no mínimo, suspeitas. Contou com toda essa impunidade com a omissão do Ministério Público Estadual, que nunca conseguiu ver nada de irregular na administração e nem poderia porque contou até com promotor encima de trio elétrico rasgando seda ao prefeito.

Agora os vereadores da nova Câmara estão todos ao seu inteiro dispor. Nada, ainda, aconteceu para melhorar a vida do mateense. A desculpa da pandemia não vale. É apenas um detalhe na farra com os recursos desperdiçados nesses últimos anos.

Seria um bom serviço

Segundo os entendidos em constituição (o STF costuma rasgá-la) não cabe a CPI investigar estados e municípios. Alegam que os recursos repassados pelo Governo Federal, ao chegar nos estados e municípios viram recursos estaduais e municipais. Daí…

Sendo assim, cabe as assembleias e câmaras investigar a aplicação desses recursos disponibilizados para o combate a pandemia. Não seria a hora da Assembleia Legislativa dar uma espichada de olho sobre essa situação? Se nada há a temer, nada há para não fazer.

O mesmo deveria acontecer com São Mateus. As denúncias são inúmeras, principalmente no período eleitoral, quando cestas básicas foram distribuídas em troca de voto dentre outros ilícitos eleitorais. Caberia uma CPI, afinal o povo elegeu seus representantes para representá-lo em não serem submissos ao cacique ou dono, sabe-se lá o que. Dentre os onze, as exceções são poucas, não chegam aos cinco dedos de uma mão.

Será?

Vale uma olhada ‘bem olhada” na Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus. Existe suspeita de que alguma coisa não bate entre entrega de remédios às unidades de saúde com o estoque. Não custa nada dar uma conferida.

Silêncio “ensurdecedor”

Como o eleitor pode acreditar numa oposição ao prefeito que só aparece em período eleitoral? Durante os anos nada falam, não se posicionam, se omite. Por onde andam aqueles que desejavam que o prefeito e sua administração queimassem nas labaredas do inferno? Por essas e outras que é tudo farinha do mesmo saco.

EM TEMPO

• Pergunta que não quer calar. Por que a política é para servir e não se servir se os políticos depois que conquistam o mandato ficam ricos? Será que é prêmio a sua honestidade.

• A oposição reclama do governo por não ter privatizado as estatais que estão no seu programa de privatização. Mas por que os que defendem, na hora de alinhar o voto, se colocam contra?

• Governadores estão virando embaixadores… Atropelam o Ministério das Relações Exteriores e elaboram cartinhas aos governantes de outros países… “Bidê” recebeu uma.

• Por onde andam os filhos do Lula? Os do Bolsonaro estão aí na mídia e tem endereço certo.

• E o José Dirceu? Condenado está circulando e articulando o movimento para derrubar o governo. Lula vai sair pelo País. Será que é para reagrupar a quadrilha?

Leia mais:  Pinga-Fogo - Março
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana