Pinga fogo
Pinga-Fogo – 2ª Quinzena de Novembro
Publicado
24/11/2020 - 10:01
A eleição acabou e que o resultado quase não surpreendeu.
As eleições municipais em São Mateus deram o que se desconfiava que daria e, por isso, o atual prefeito foi reeleito para um mandato de mais quatro anos. Na oposição ficou a maioria contrária ao vencedor, mas devido a sua fragmentação, os seus mais de 36 mil votos não foram contabilizados para superarem os pouco mais de 20 mil do vencedor do pleito. Surge assim a necessidade de se começar a pensar em segundo turno para todas as cidades, independentemente do número de eleitores.
==============================================================
Desta vez não virou
Eleição em São Mateus não é para amador. Acontece de tudo um pouco e o resultado final é quase sempre contrário do que o município sonhou e necessita. Quase sempre um “marciano” assume o poder demonstrando o seu despreparo, porém, com a aquiescência da maioria do eleitorado. Acredita-se que isso é feito para que as “candinhas de plantão” tenham assunto para os quatro anos conversando fiado nas esquinas, becos e sarjetas da cidade.
A oposição ainda teve alguma esperança pregando o voto útil no segundo, neste caso Carlinhos Lyrio (Podemos), esperando a grande virada. E, para frustação daqueles que esperavam dele virar, ele não virou. Daniel não virou e manteve à frente.
Penduricalhos ideológicos?
Em Vitória o eleitor vai para o segundo turno tendo como opções o delegado Pasolini (Republicano) e o petista João Coser. Um é o novo na política e o outro já foi prefeito e deputado. A preferência pelo Pasolini prende-se ao fato do receio de uma vitória do Coser trazer para a Prefeitura de Vitória a petisada espalhada pelo estado e pelo país.
Política desbotada
Em 2022 os representantes dos seus “donos” políticos estarão a postos tentando convencer o eleitorado mateense a votar nos de fora em detrimento dos de dentro. Para muitos Jorge Silva é de fora, pois só faz o jogo dos adversários do município. Renovação de A a Z é a nova ideia. Pelo menos nesse período de ressaca eleitoral. Depois esquece e vira tudo o “mesmo do mesmo”.
Simbolismo inútil
Transferir de maneira simbólica a capital do estado para o Porto histórico de São Mateus não muda em nada para quem vive naquele bairro. Nem como propaganda tem servido mais. O que a população do lugar deseja é a recuperação do casario e fazer chegar os serviços básicos para o bairro. O resto tem pouca importância para o dia-a-dia dos seus moradores.
EM TEMPO
• Observadores da política de São Mateus, creditam como maior responsável pela derrota da oposição ao ex-deputado Jorge Silva (SD). Pensou no interesse pessoal em detrimento do município que se diz amar.
• Em 2022 os que traíram os interesses do município de São Mateus vão ter a cara de pau de aparecer para pedir voto? Não deixaremos esquecer os seus nomes. O trabalho agora é votar em gente da terra e que nunca esteve em cargo legislativo estadual e federal. Chega de apostar em quem já foi. Renovação é a palavra chave.
• Em breve as festas voltarão para alegria do povão! Viva a bandalha!!!


Por Zene Lagace
Quem trava o País
O STF parece que desistiu da sua primeira e única razão de ser que é a de guardião da Constituição. Vem fazendo papel de executivo e de legislativo e também achando que pode mandar na vida das pessoas. A alta Corte deve tomar cuidado com uma sempre possível reação popular… A atuação do STF tem sido pífia e seus ministros passaram a ser motivo de chacota da sociedade brasileira. O caso da eleição da presidência da Câmara e do Senado foi algo hilário, uma alta Corte se reunir para discutir a constitucionalidade da Constituição. É motivo de gargalhada, de rolar de rir, tamanho o suprassumo da ignorância e inutilidade da sua ação.
A “alta” Corte brasileira é hoje um arremedo de credibilidade como um dos poderes da República.
====================================================================
Formação do time
O prefeito reeleito de São Mateus, Daniel Santana (PSDB), está recrutando seus aliados para tocar a sua administração. Dos onze vereadores eleitos a conversa que rola nos bastidores da política local é que já tem oito no seu time e acha o suficiente para tocar o barco. Os três que ficarão de fora, nem boia salva-vidas quer oferecer a eles. Quer deixá-los à deriva.
Com maioria na Câmara de Vereadores, o prefeito vai nadar de braçada e seus projetos, polêmicos ou não, têm possibilidade de passara batido.
Nova ou requentada?
As eleições estaduais e nacionais só acontecem em 2022, mas já tem pré-candidatos se movimentando para o pleito futuro. Em São Mateus alguns já se sabe que vão ser candidatos e isso ficou claro nos esquemas das últimas eleições municipais. Esquemas para os de fora e os de dentro do município. Mas o eleitorado consciente (?) de São Mateus já percebeu que algumas pré-candidaturas não são novas, são requentadas.
Os gafanhotos
Agora em 2020 eles atuaram com seus braços no município representados por alguns dos seus representantes, mas em 2022 eles virão para, com esses representantes (cabos eleitorais), cooptar os votos dos mateenses. A nuvem de gafanhotos virá buscar seus votos e depois de levá-los, só voltará quatro anos depois. Mas deixarão, nesse período, seus representantes para continuarem a fazer o trabalho bem remunerado para eles.
O Paraíso é aqui
O Estado do Espírito Santo é mesmo um lugar abençoado. Aqui, diferentemente do restante do País, não há corrupção e, consequentemente, ninguém vai preso. Qual político tirou cadeia por aqui, exceto Carlos Gratz? Só da gente honesta nas terras capixabas e por isso temos orgulhos dos nossos políticos. Vão todos para o céu. Aleluia!
EM TEMPO
• Chega de vadiagem. As aulas presenciais têm que voltar com urgência.
• O Crivella foi aliado do Bolsonaro no primeiro momento, assim como Lula foi aliado, amigo e “sócio” do Sergio Cabral e sua quadrilha. Na política não tem ingênuo. Todos têm seus pecados.
• O que não se deseja da atual administração municipal de Vitória é que ressuscite o ex-governador Paulo Hartung como candidato para o governo estadual em 2022.
• A demora da instalação e funcionamento do porto, em Urussuquara, não preocupa quem adquiriu terras em seu entorno. Os que tinham informações privilegiadas e que colocaram seus laranjas para comprarem as glebas continuam assistindo à valorização dos seus feudos…

Por Zene Lagace
Disneylândia em São Mateus
Alguém já disse que São Mateus não é para amadores. Por aqui aparecem cada figura que acaba virando prefeito da cidade. É o caso do atual mandatário do município que em uma de suas entrevistas para uma rádio local agradeceu e pediu o voto aos “eleitores mirins”, as criancinhas mateenses. Talvez seja por isso que em uma dessas pesquisas supostamente Mandrake, ele aparece em primeiro lugar com o voto, quem sabe, dos pequeninos.
Esse fato foi motivo de gozação e o município e sua população alvos de chacota, como se em São Mateus só houvesse ignorante, se espelhando no atual prefeito.
A continuar com essa insanidade de cooptação das crianças, o jingle da campanha do candidato a reeleição está entre o Bilú Tetéia e o Ilariê.
====================================================================
Espécies raras da fauna e flora eleitoral
Em época de eleições aparecem muitas espécies querendo dar o seu recado da maneira mais criativa ou ridícula, numa tentativa de sensibilizar o eleitor e conquistar o seu voto. Uns colocam chapéu que não só cobre a cabeça, mas o corpo e a alma; outro saiu montado a cavalo e, acaba até encontrando dificuldade para estacionar o animal pelas ruas por onde passa. Tem também aquele ousado que diz, caso for eleito, que vai arruma a vida da família e que o povo é apenas um detalhe. Existe outro que não fala, mas o seu papagaio de pirata fala por ele. Aliás, o papagaio pode acabar eleito, o que não é nenhum absurdo, basta observar os políticos que temos por esse Brasil.
Ô meu, me dá o meu!
O Fundo Eleitoral tem serventia além da conta de ajudar partidos com o suado recurso público. Serve para engordar as burras de alguns maus feitores. A história relata que um foi negociar o valor em esferas superiores como forma de se alinhar a uma corrente política. Separou o seu faz-me rir e o troco deu para a divisão antropofágica dos candidatos do seu partido. Na cidade aonde mora se posa como gente séria, mesmo que isso seja fake.
Arrastão abriu franquia?
Tem candidato que quando entra em bairros de sua cidade mais parece um arrastão. Faz barulho, solta fogos, bota cachorro para correr, atrapalha o sono e a tranquilidade de morador e, quando é recebido com repulsa pelos eleitores conscientes, quer brigar, dando uma de fanfarrão.
Isso não acontece em Marte. Acontece em São Mateus.
Capeta prepara churrasqueira para assar “gatos humanos” (políticos corruptos)
Caso Deus votasse em São Mateus, teria dificuldade em escolher o seu candidato. Como Ele não vota, qualquer um pode ser abençoado pelo “eleitorado porra-louca” achando que todos são japoneses, que todos são iguais. O inferno está aguardando os maus. O homem de capa vermelha e garfo gigante quer espetar esses políticos mentirosos. A fornalha está sendo aquecida esperando a clientela.
Meu garoto!
Gepeto tem candidato em São Mateus. Não é de pau, mas tem a cara-de-pau e conta mentira igual ao boneco de madeira Pinóquio. E tem nome… Pinóquio Santana.
EM TEMPO
• Alguns empresários ficam atrás da bomba esperando que alguém ganhe as eleições para eles. Depois aparecem para cobrar aquilo que não lhe é devido.
• A República brasileira ainda não foi consolidada. E nem poderia, pois foi proclamada através de um golpe, de uma mentira e sem qualquer participação popular. A Monarquia e o imperador Pedro II tinham a simpatia, o respeito e a admiração do brasileiro. Qual político tem isso nesses anos todos de republiqueta? Fascista e ditador não vale.
• Concorrência desleal ambulante x comerciante/lojista. Nas ruas e avenidas da cidade de São Mateus basta ter uma barraca, alguns produtos piratas e se estabelecer sobre as calçadas e praças. Até o prefeito tem tendas, adquiridas com, segundo denúncias e das bocas de Matiiiildes, recursos destinados ao combate da covid-19.
• A velha política ainda impera em São Mateus. Quando será sepultada juntamente com seus protagonistas?
• Mesmo que fosse uma ação imprescindível para tirar o prefeito da disputa em que tenta a reeleição, tem candidato que nunca abriria mão da sua candidatura em benefício do desenvolvimento de São Mateus. Vaidade, egoísmo e interesses inconfessáveis.

São Mateus segue em risco alto pelo Mapa de Risco Covid-19

Iconha: Casagrande visita obras de reconstrução da cidade

Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019

Escolas Estaduais recebem recursos financeiros para atender demandas ao longo de 2021

Covid-19: Casados há 57 anos idosos morrem em dois dias
São Mateus


São Mateus segue em risco alto pelo Mapa de Risco Covid-19
O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (15), o 40º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima...


PSL: da oposição a adesão mais rápida do que se previa
O partido foi oposição até tinha candidato ao cargo majoritário, mas aderiu ao prefeito Daniel assim que foi definido o...


São Mateus permanece em risco alto para a covid-19. Confira o novo Mapa de Risco!
São Mateus e mais sete municípios estão classificados em risco alto. Além disso, subiu de 54 para 59 o número...
Política e Governo


Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
Mesmo com o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que devem ser aplicadas neste...


Governador autoriza obras em Pinheiros e Pedro Canário
O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta quinta-feira (14), o início das obras de pavimentação da estrada que liga...


Bolsonaro quer demitir presidente do Banco do Brasil após anúncio do fechamento de agências
Com os rumores sobre a possível demissão de Brandão, as ações do Banco do Brasil na Bolsa de Valores de...
Segurança


Casagrande autoriza construção da Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim
Os investimentos na melhoria da infraestrutura para as forças de segurança pública no Espírito Santo não param. Nesta sexta-feira (15),...


Pinheiros: Suspeito de participar de mega esquema de lavagem dinheiro é preso
O indivíduo, de 66 anos, teria movimentado mais de R$ 7 milhões, por meio de uma empresa fictícia, dentro do...


Polícia Civil reforça equipes em cidades litorâneas durante Verão
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) reforçou as equipes das Delegacias localizadas em cidades do litoral capixaba. O reforço...
Camisa 10


Olimpíadas de Tóquio: Ministro do Japão revela incerteza: “Tudo pode acontecer”
Declaração levanta mais dúvidas sobre a realização dos Jogos Olímpicos em meio à pandemia da Covid-19 O Ministro do Japão...


A final é brasileira! Santos atropela o Boca e decide Libertadores com o Palmeiras
Peixe faz grande partida na Vila e despacha o gigante argentino com gols de Pituca, Soteldo e Lucas Braga A...


Cachorro “comemora” gol do Ceará contra Flamengo e viraliza na web
Toby celebrou a vitória do Vozão no último domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão O Ceará venceu o Flamengo por 2...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado
-
Moda e Beleza21/04/2020 - 17:12
Rolinho de Jade – O que é, como funciona, benefícios e como usar