conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – I Janeiro/22

Publicado

Por Zene Lagace

Descarga elétrica

Para quem achava que um raio não cai mais de uma vez no mesmo lugar, já está revendo seus conceitos e crenças. O fato do prefeito de São Mateus ter sido preso por corrupção e ter sido reconduzido da cadeia para a sua cadeira de prefeito e dono do cofre municipal, quebrou esse paradigma. Um raio pode cair mais de uma vez no mesmo lugar. A possibilidade existe. Um prefeito caiu da cadeira para a prisão e depois caiu sobre ela, de volta da prisão. E acompanhado pelo antigo cortejo…

============================

Um sai e o outro volta?

As coisas podem mudar. O prefeito Daniel pode vir a ser cassado e desocupar a cadeira para que o seu vice, Ailton Cafeu retorne ao comando da municipalidade.

Caso isso venha a ocorrer, Cafeu teria a intensão de mudar alguns assessores (deveria passar o rodo) para que adquire a credibilidade junto a sociedade mateense numa demonstração sincera de reorganizar a cidade e dar um rumo decente em busca de um futuro promissor. Acredita-se que ele percebeu que não adianta mudar prefeito, se não escalar um time de secretários conceituados, com credibilidade e respeito da sociedade e dispostos a trabalharem com seriedade e demonstrar capacidade no exercício da função.

Resta saber se um sai para o outro entrar.

Deserto capixaba

Conhecemos alguns desertos famosos mundo a fora. No Espírito Santo também existe um deserto. Fica no município de São Mateus. É o deserto de lideranças, principalmente as políticas. Não tem nenhuma, apesar de em época de eleições aparecerem alguns se dizendo oásis, mas que quando o eleitor chega perto é apenas uma ilusão. Tem muita areia, não só no deserto, mas na cabeça de alguns “beduínos de ocasião”. Aláááááá´!!!!

Faxina geral!

O novo prefeito que vier a governar o município de São Mateus deveria inovar e tomar outra providência importante e, talvez polêmica. Fazer uma administração voltada exclusivamente para a população e não declarar apoio a nenhum político. Seria hora da faxina geral e buscar novas lideranças, exclusivamente, no município, dando uma banana para todos aqueles que nada fizeram, nada fazem e continuam prometendo o que não vão cumprir. Faxina geral! O povo ia adorar!

Eu só queria entender…

Rezar, divulgar o evangelho, defender princípios morais e éticos, combater o ilícito, o roubo e para finalizar com chave de ouro tudo aquilo que defende na teoria na prática não faz nada do que diz defender. Apoia o errado.

Ter um prefeito que foi preso por desvio de recursos públicos e, mesmo sabendo disso, é normal aceitar trabalhar ao lado de quem tem essa ficha corrida?

EM TEMPO

• Se a Polícia prendeu baseada em provas de corrupção praticada pelo prefeito Daniel Santana, qual será a posição dos vereadores que têm a obrigação de fiscalizar o Executivo? Tem opção além da cassação do mandato do prefeito?

• Por onde andam as tais lideranças mateenses que somente em período eleitoral aparecem à caça do voto e na hora de estarem ao lado da população na busca de combater a corrupção se escondem?

• Com relação a escolha de um nome para a nova sede do Legislativo de São Mateus deveria se colocar alguns nomes para avaliação. É uma sugestão.

• Aumentos nos valores de serviços públicos nem sempre tem justificativa. Janeiro é o mês dos presentes de grego dados pelos governos ao cidadão. E tome aumento no lombo do contribuinte!

• Não se pode comparar Guriri com outros balneários do Sul do Estado. Temos uma ótima praia, mas temos deficiências que nos fazem refém da incompetência, descaso e incapacidade de entender a diferença entre turista, veranista e “passante” (ou farsante).

Leia mais:  Pinga-Fogo - 1ª Quinzena de Agosto
publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – Dezembro

Publicado

Por Zene Lagace

Mistério pode ter sido desvendado para explicar o atraso…

São Mateus é um lugar diferente de tudo. Dizem as Línguas de Matiiiiildes, que uma cabeça de jegue foi enterrada nas proximidades da Igreja Velha. Um grupo de “ativistas de desocupados fofoqueiros”, garante que foram feitas algumas escavações num “31 de fevereiro” de um ano qualquer e para espanto dos incrédulos, a cabeça de jegue não foi encontrada. O que se encontrou foi um burro inteiro, absolutamente conservado, o que levaram os palpiteiros a deduzirem que era o corpo de algum político, depois de uma mutação. Isso leva a especular que coisa ruim, não tem prazo para entrar em estado de decomposição. No entanto, fedia. Não é à toa que políticos ruins se perpetuam no município e alguns são exportados como produtos de boa qualidade, numa clara prática de propaganda enganosa. Aliás, o mateense comum, não se cansa de ser enganado, quando opta pelo que temos, normalmente, de pior.

===================================================================

Novas vagas

A Prefeitura de São Mateus adquiriu uma área de mais de três mil quadrados no Distrito de Nestor Gomes, com a angelical intenção de construir um cemitério. O propósito é dar um lugar mais digno aos falecidos em sua última morada.

Como os cemitérios da parte urbana de São Mateus já estão lotados, os “desocupados de plantão” que não perdem a oportunidade de implicar com coisa séria, já avisaram que vai sair um edital abrindo vagas para sepultar a carreira de alguns políticos locais. O problema é que – caso isso aconteça e a adesão seja intensa – a Prefeitura terá que adquirir uma área maior, que pode servir como anexo para enterrar a extensa lista de defuntos políticos e suas carreiras.

O “homem da capa vermelha e de garfo na mão” aguarda essa turma de defunto político para oferecer o melhor forno, pois sabe que até no inferno essa gente exige mordomia.

A lápide está sendo produzida em profusão, cuja parte do texto já vem pronta de fábrica… “Aqui jaz o corrupto que foi em vida e se livrou da cadeia e agora descansa nessa sua morada eterna…”.

A fábrica avisa que basta ler o prospecto, que acompanha a lápide, que existem várias e em cores e com palavras que podem ser usadas tipo: “CORRUPTO” (em letra maiúscula); “canalha (em caixa baixa) e “Santo do Pau Oco”, em placa de acrílico”. Tem também um especial “Aqui jaz o Mão Grande, no que é do Alheio”. Neste caso, é uma placa luminosa, em neon. Quem mais roubou tem mais opções de escolha.

Tem salvação

Para os pessimistas que acham que a política de São Mateus não tem jeito, uma boa notícia chegou pelas redes sociais do Céu. A solução chegará quando o Messias voltar à terra. Vai saltar na rodoviária, no centro, e ir direto para a Prefeitura fazer o seu primeiro milagre.

Confirmado

Para quem ainda tinha dúvida de que foi enganado ao dar o seu voto ao senador Fabiano Contarato, agora veio a confirmação. O homem se filiou ao PT, com o aval do sacrossanto, Lula.

EM TEMPO

• Quando se ataca um ministro do STF não podemos achar que o ataque é contra a instituição. A turma é ruim, mas a instituição é importante.

• Quais as lideranças mais importantes de um município? Para os políticos de São Mateus que têm catarata no cérebro, são as de fora, as lideranças da capital e por isso bajulam e assumem compromissos apenas para uma eleição e compromissos que são estranhos ao povo e ao desenvolvimento da região.

• Se o sertão virou mar, por que a cidade de São Mateus não pode transformar a noite em dia?…

• Uma coisa é indiscutível: o governador Renato Casagrande (PSB) sempre teve um olhar mais atento e propositivo para os municípios do interior capixaba. Sempre descentralizou os investimentos em vez de os concentrarem apenas na Grande Vitória.

Leia mais:  Pinga-Fogo - Setembro
Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – Novembro

Publicado

Por Zene Lagace

Do inferno ao Céu

Parece algo incomum, mas tratando-se da política do município de São Mateus é normal um político no café da manhã ser o vilão e no jantar ser alçado aos píncaros da glória. Foi o que aconteceu com o vereador Carlinhos Simião (Podemos), a única voz verdadeiramente de oposição que, durante a sessão em que foi votada a instalação de uma Comissão Processante de Investigação, fez severas críticas ao prefeito afastado o que o levou a ser alvo de vaias, ofensas e gritarias histéricas de algumas vivandeiras e aliados do prefeito preso e – sabe-se lá por que – solto como se indícios não houvessem para mantê-lo com toda a sua gangue na cadeia.

Simião se manteve na sua posição clara de opositor destemido e ao final, quando estava sendo encaminhado para o cadafalso, surgiu uma luz no fim do túnel e o céu se abriu e ele foi ovacionado pela assistência que compareceu à sessão. Até quem o vaiava foi cumprimentá-lo dizendo que ele era o melhor e os outros todos fichinhas.

Moral da história: nesse caso, os últimos serão os primeiros, até porque é comum os últimos serem os últimos. Carlinhos Simião conseguiu com sua estabanada defesa, que a Comissão Processante fosse criada e até, para surpresa dos incrédulos, virou seu presidente. Coisa que só o mateense entende…

==============================================================

Bye bye, minha comadre e meus compadres

O radialista e candidato na última eleição para a Prefeitura de São Mateus, Carlinhos Lyrio, está deixando o seu antigo partido – Podemos – para se filiar ao Republicanos. O que se comenta é que seus membros não foram avisados e nem todos se surpreenderam, até porque a troca de partido no Brasil, por interesse eleitoral, é mais fácil do que ser leal a uma legenda.

 No lugar certo

O historiador, Eliezer Nardoto, foi nomeado curador dos museus do município de São Mateus. Ele já esteve à frente dessa incumbência e foi quem deu vida e organização a esses museus. Ao sair, ficaram semiabandonados e agora, com a sua nomeação, pode voltar ao tempo em que melhor esteve conservado e ativo para que todos pudessem adquirir conhecimento do passado glorioso da cidade histórica de São Mateus.

Disputa debaixo da marquise

Caso seja verdade a filiação do ex-prefeito Amadeu Boroto e do radialista Carlinhos Lyrio para o mesmo partido, tem gente – só de molecagem – sugerindo que disputem a vaga na “porrinha”, um joguinho muito popular que é jogado com palitos de fósforos fechado em uma das mãos. Par ou Ímpar?

Vai dar ruim para um ou outro.

Tendência Multiface

Em qualquer município organizado o aluno da rede municipal de ensino tem seu uniforme padronizado. Em São Mateus cada escola manda fazer o seu. E em vários municípios a Prefeitura fornece de graça.

EM TEMPO

• O eleitor mateense tem dificuldade de reclamar da administração. Foi ele quem aprovou o primeiro mandato do prefeito afastado e o reelegeu. Opções teve, mas preferiu permanecer com a turma do macacão listrado…

• O que se pode esperar de um País que permite um condenado por roubo ter a oportunidade de virar presidente? Isso não é democracia, é impunidade.

• Assim como no Brasil, São Mateus não é para amador: Cafeu prefeito!

• “Eu acuso aqui hoje, o ministro Alexandre de Morais, de ser, a maior ameaça à democracia brasileira.” – Augusto Nunes, novembro de 2021, no programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan.

• Gilberto Gil e Fernanda Montenegro se tornaram “Imortais” ao serem eleitos para a Academia Brasileira de Letras. Com todo respeito à obra artística-cultural dos dois, mas daí a ocupar cadeiras na ABL é um pouco forçado. Já não se faz Machados de Assis como antigamente…

• Afinal, Daniel volta ou Cafeu fica? A “justiça” só atrapalha ao criar tantas possibilidades de fatos virarem conjecturas que se resumem em impunidade.

Leia mais:  Pinga-fogo - 2ª Quinzena de Junho
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana