conecte-se conosco


Política e Governo

Plano do Republicanos é filiar Soraya e Ramalho para chapa de federal

Publicado

Os dois foram convidados para o secretariado do prefeito Pazolini, que é do Republicanos. Partido precisa montar grupo e chapa federal fortes para enfrentar Casagrande

A ida de Soraya Manato (PP) e do Coronel Ramalho (agora ex-PL) para a Prefeitura de Vitória, assumindo as pastas de Assistência Social e Meio Ambiente, respectivamente, não representa apenas uma aproximação entre políticos com a mesma afinidade.

As movimentações no 1º escalão da gestão também obedecem a uma estratégia do Republicanos – que é o partido do prefeito Lorenzo Pazolini – para as eleições do ano que vem.

O Republicanos do Espírito Santo tem como prioridade eleger Pazolini ao governo do Estado. O partido já está trabalhando nesse projeto, que foi iniciado com a entrada do presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, na administração.

Desde que assumiu a Secretaria de Governo de Vitória, Erick tem dado um tom muito mais político à gestão. Ele tem liderado as incursões ao interior para tornar o prefeito mais conhecido fora da Grande Vitória e também tem estado à frente das articulações com outros partidos. Além de, juntamente com o prefeito, trocar alguns quadros técnicos por políticos, no primeiro escalão.

Para sustentar uma candidatura majoritária no ano que vem, ainda mais ao governo do Estado, Erick sabe que precisa montar um grupo forte, para fazer frente ao grupo do governador Renato Casagrande, que vai sair com chapa completa, disputando todos os cargos que estarão disponíveis no ano que vem.

Leia mais:  Sectides, Setur e Bandes se reúnem com representantes do setor hoteleiro e de eventos

Por isso, Erick tem apostado em aparar as arestas, alinhar as conversas e se aproximar dos partidos PP, PSD, Podemos e PL.

Não foi à toa que o PP entrou na chapa como vice e se tornou o principal aliado de Pazolini. Nem sem razão que em Colatina o Republicanos descartou lançar candidatura própria para apoiar o hoje prefeito Renzo Vasconcelos (presidente do PSD-ES).

Também não foi de forma aleatória que o prefeito convidou o irmão do deputado Gilson Daniel – presidente estadual do Podemos – para assumir um cargo comissionado na Prefeitura. E também que Erick se deslocou até Brasília para desfazer qualquer atrito com o presidente estadual do PL, senador Magno Malta.

A expectativa do Republicanos é fechar uma aliança com esses partidos para agora, mas principalmente para 2026. Esse é o principal plano no nível estadual.

Chapa federal

Porém, o partido também precisa, daqui do Estado, dar sua contribuição nacional e a forma de contribuir é elegendo deputados federais – que é o que dá peso ao partido e o que conta na hora da distribuição de recursos para as campanhas. No Estado, cada partido precisa ter 11 nomes – sendo no mínimo quatro mulheres – para montar a chapa federal.

A entrada de Soraya e Ramalho na gestão atenderia também a essa necessidade, de formar uma chapa forte no Republicanos para a disputa pelas cadeiras de deputados federais.

Foi apurado que nenhum dos dois está sendo pressionado a mudar de partido e nem foi uma condicionante para que assumissem as secretarias na Prefeitura.

Leia mais:  Ibiraçu vai receber obras de infraestrutura e investimentos em habitação

Mas, como não existe jantar de graça, principalmente na política, a ideia é que a agora secretária de Assistência Social de Vitória e o futuro secretário de Meio Ambiente da Capital se filiem ao Republicanos e disputem no ano que vem.

Ramalho já está com meio caminho andado. Na última sexta-feira (28), decidiu deixar o PL após o partido não concordar com sua entrada no secretariado de Pazolini.

Questionado se poderia se filiar ao Republicanos, Ramalho desconversou. “Não houve nenhuma exigência nesse sentido. Tem que amadurecer mais esse processo, entender como vai ser, se vai ter chapa e diálogo para isso, se realmente quero isso”.

Faltou pouco

Em 2022, Ramalho e Soraya disputaram a Câmara Federal, mas não foram eleitos. Ramalho disputou pelo Podemos, conquistou 33.874 votos e ficou como 1º suplente do partido à Câmara Federal. O Podemos conseguiu eleger dois deputados – Gilson Daniel e Victor Linhalis.

Soraya teve 59.988 votos, mas sua legenda à época – o PTB – não obteve o mínimo necessário de votos para conquistar uma cadeira à Câmara. Ela perdeu a vaga por conta da legenda, uma vez que foi a 8ª parlamentar mais votada.

Além dos dois, o Republicanos espera contar com a candidatura à reeleição dos deputados Amaro Neto e Messias Donato e com a participação de outros quadros, como o próprio Erick Musso e a cantora Bruna Olly, entre outros.

publicidade

Política e Governo

Deputados e até prefeito de outra cidade na campanha por comando de bairro em Vitória

Publicado

Cinco parlamentares e o prefeito de Cariacica estão apoiando as chapas que concorrem pela presidência da Associação de Moradores do Bairro República

Está pegando fogo a disputa pelo comando do Bairro República, que fica na Região da Grande Goiabeiras, em Vitória. Ao menos cinco deputados estaduais e um prefeito da Grande Vitória estão envolvidos no pleito, apoiando as chapas que concorrem.

A eleição para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro República acontece neste domingo (27), das 9h às 17h, na quadra da Praça Terezinha Grecchi. Duas chapas estão na disputa:

A Chapa 1 é liderada por duas mulheres e representa a continuidade da gestão que está no comando. Kátia Oliveira disputa como presidente e Simone Oliveira como vice. A chapa, que tem como lema “Unidos faremos muito mais”, também conta com o atual presidente da associação, Walter Guedes, no posto de secretário. O grupo de Walter comanda a associação por 9 anos.

Eles são apoiados pelo deputado estadual Denninho Silva (União) e, na última sexta-feira (25), receberam o reforço do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que, ao lado de Walter, pediu votos para a chapa.

Leia mais:  Audifax está entre PP e PL e deve disputar a Prefeitura da Serra no ano que vem

“Não vamos arriscar mudar (…) Esse homem aqui é trabalhador, é guerreiro. Eu estou hipotecando a minha solidariedade a Walter Guedes”, disse Euclério.

O vídeo de Euclério pedindo votos para a chapa 1 foi postado no perfil pessoal do deputado Denninho, que é sobrinho do prefeito. O deputado fez várias outras postagens pedindo votos também: “O trabalho que vem transformando a nossa região não pode ser interrompido”, escreveu o deputado na legenda de uma das postagens.

Euclério e Walter Guedes

Para quebrar a hegemonia, o funcionário público Antônio Carlos Fraga e a professora aposentada Maria Ângela Veltem, a Anginha, colocaram os nomes à disposição e formam a chapa 2, que tem como lema “Renova Bairro República”.

Antônio Carlos, que encabeça a chapa, é assessor parlamentar do deputado estadual Coronel Weliton (PTB), que apoia a chapa. Além de Weliton, também estão com Antônio os deputados Fabrício Gandini (PSD), Danilo Bahiense (PL) e Mazinho dos Anjos (PSDB) – segundo informou à coluna a assessoria de Gandini.

“Eles representam a renovação, a transparência e a participação popular. É hora de abrir espaço para quem realmente ouve os moradores e quer o bem do bairro. Eu estou com a chapa 2”, disse Gandini, ao lado de Anginha, num vídeo que foi publicado em seu perfil no Instagram.

Leia mais:  Estado amplia mais 10 leitos de enfermaria Covid-19 na região Central de Saúde

O mandato do presidente da associação é de três anos, podendo ser renovado por mais três. Mas, segundo a chapa 2, Walter não teria convocado eleições ao final do seu segundo mandato (em 2022), tendo sido pressionado pela chapa adversária para marcar o pleito.

Nos bastidores, a disputa está acirrada e movimentando outros atores políticos do município. Ontem (25), o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) fez a entrega do Parque Kids do bairro num evento concorrido pelas lideranças que disputam o comando da associação.

Um dos pontos mais sensíveis no bairro, que conta com aproximadamente quatro mil moradores, é a questão da segurança, com moradores assustados com furtos e arrombamentos. Um ponto também muito destacado é a defesa de ações para movimentar a economia local e o empreendedorismo, como o retorno da feirinha na praça do bairro.

Para votar é preciso ser maior de 16 anos e comparecer ao local de votação com documento de identidade e comprovante de residência. O resultado deve sair ainda na noite de amanhã (27).

Continue lendo

Política e Governo

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

Leia mais:  Solene homenageia aniversário de associação militar

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

Leia mais:  Audifax está entre PP e PL e deve disputar a Prefeitura da Serra no ano que vem

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana