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Plástico: de solução a problema em um século

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Uso indiscriminado do material derivado de petróleo gera impactos severos ao meio ambiente. Iniciativas parlamentares têm tentado frear uso de plástico no Estado

Derivado do grego plastikós, que significa “adequado à moldagem”, o plástico se mostrou tão versátil que hoje está presente em quase tudo o que consumimos. De canudos e copos a produtos das indústrias cosmética e têxtil.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o plástico o maior problema ambiental do século XXI. Estudo divulgado no Fórum Econômico Mundial em Davos previu que, no ritmo que estamos, em 2050, haverá mais plástico que peixes nos oceanos.  O material criado no final do século XIX é aplicado especialmente na fabricação de embalagens e se popularizou por reunir baixo custo, durabilidade e maleabilidade.

“Na natureza os plásticos têm baixa ou nenhuma biodegradação (capacidade de reciclagem natural) persistindo no meio ambiente por tempo superior a 400 anos.  Aos nossos olhos o plástico vai desaparecendo por meio de fragmentação devido à ação de luz solar ou outros intemperismos”, explica o professor Servio Tulio Cassini, do departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) o Brasil produz mais de 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano e é o quarto maior produtor mundial desse resíduo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Grande parte do plástico é de uso único, ou seja, descartada pouco tempo após o uso como canudos, copos, embalagens e sacolas.

Alerta

Imagens de animais como tartarugas, peixes e aves com o organismo repleto de materiais plásticos ganharam visibilidade e ajudaram a mostrar como esse resíduo pode afetar a vida, não só de outros animais, mas também dos humanos.

Os animais são como sentinelas e alertam sobre como o material está impregnado no habitat marinho, inevitavelmente contaminando nossa cadeia alimentar e tendo impactos inclusive na qualidade do solo e do ar. Isso ocorre porque o plástico se degrada com a ação do sol, vento e correntes marinhas, chegando a dimensões praticamente invisíveis a olho nu, é o chamado microplástico.

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“Os microplásticos vão se acumulando ao longo das cadeias, interferindo na capacidade de nutrição, toxicidade para câncer e até mesmo na produção de hormônios. Há estudos demonstrando que o acúmulo de microplásticos em peixes ocasionou uma série de descontroles hormonais devido à interferência dos compostos (ftalatos) presentes nos plásticos e microplásticos na produção desses hormônios. Inclusive alguns tipos de mamadeiras de plásticos já foram proibidos devido ao efeito tóxico de compostos presentes nos plásticos (ftalatos) principalmente quando submetidos a temperaturas acima de 50 graus”, alerta o professor Servio Cassini.

Solução fácil

“O plástico é uma solução fácil para vários problemas. Não podemos negar que ele facilitou muito a vida do homem, mas também se tornou um grande inimigo da humanidade”, avalia o ambientalista Eduardo Pignaton. Há 30 anos ele realiza a descida ecológica do Rio Jucu como forma de chamar a atenção para as agressões de toda ordem sofridas pelo corpo d’água que abastece 25% da população do Espírito Santo.

Pignaton considera que o volume de plástico no rio hoje é infinitamente maior que há três décadas, quando começou a ação. Para o ambientalista, as empresas que fornecem embalagens e produtos plásticos deveriam ser responsáveis por viabilizar a reciclagem do material. “A logística reversa tem que ser posta em prática”, sentencia.

Reciclagem

Praticamente todo o plástico usado no Brasil vai parar em aterros sanitários, lixões ou rios e mares. Isso porque apenas 1% do material é reciclado no país, índice bem abaixo da média mundial, que é de 9%. O uso indiscriminado somado ao descarte inadequado se transformou em um dos maiores problemas ambientais da atualidade.

A grande justificativa para o baixo índice de reciclagem é comercial. Diferente do alumínio, por exemplo, o plástico não é considerado comercialmente rentável para a reciclagem. Mas para o diretor presidente do Instituto Goiamum, Iberê Sassi, a justificativa não passa de falácia. “Apenas o investimento inicial, a compra das máquinas, tem um custo um pouco mais elevado. Mas esse investimento se paga em um ou dois anos”, afirma o biólogo que fundou o instituto há 10 anos. Ele também assegura que se todo o plástico usado atualmente fosse reciclado, não seria mais necessário extrair matéria-prima para produzir o material.

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Uma das ações de educação ambiental realizadas pelo Instituto Goiamum é a limpeza de praias. Em uma delas, no período de quatro horas, foram coletadas em praias do município da Serra três toneladas de resíduos, a maioria de plásticos.

Iberê defende que o poder público incentive a coleta seletiva como forma de viabilizar a reciclagem. “O plástico é infinitamente reciclável. Se não conseguirmos mais reciclá-lo ele pode virar combustível. No entanto, as empresas que fazem reciclagem de plástico são muito poucas, a maioria está em São Paulo”. Pós-graduado em Educação Ambiental, ele também advoga pelo intensivo trabalho de conscientização sobre a redução do uso do plástico.

No foco da lei

Diante dos problemas gerados pelo plástico várias iniciativas vêm sendo propostas no legislativo estadual como forma de frear o uso do derivado do petróleo e buscar alternativas ao material.

Uma das pioneiras foi a Lei 9.896/2012 que obrigou estabelecimentos com mais de três caixas registradoras a fornecer gratuitamente aos consumidores sacolas plásticas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis em substituição às sacolas plásticas convencionais.

Prestes a completar um ano em vigor, a Lei 10.942/2018 determinou que estabelecimentos só comercializem e forneçam canudos descartáveis feitos com material biodegradável. 

A própria Ales já tem resolução (6.497/2019) em vigor para eliminar progressivamente até 2023 o uso de materiais descartáveis na Casa. 

O papel de cada um

Independe de leis, cada cidadão pode ajudar a reduzir o volume de resíduos derivados de petróleo. A mudança de padrão de consumo e de alguns hábitos é um dos pilares. Usar sacolas retornáveis, evitar canudos, copos e utensílios plásticos, fazer coleta seletiva e rejeitar cosméticos e têxteis que tenham microesferas plásticas são fundamentais nesse processo.

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Dezembro, período das festas de fim de ano, deve movimentar R$ 7,9 bilhões em vendas no comércio capixaba

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Levantamento prevê crescimento de R$ 401 milhões em relação ao mesmo mês de 2023. Principais compras serão em hiper e supermercados e em lojas de roupas e calçados

Com a economia capixaba em um momento promissor, tendo o comércio varejista alcançado, em setembro, seu maior patamar de crescimento nos últimos 20 anos, 3,4% – o maior do país –, as expectativas para as vendas no último mês do ano no Espírito Santo são muito otimistas. De acordo com previsões do Connect Fecomércio-ES, o varejo deverá movimentar R$ 7,9 bilhões em dezembro – um aumento de cerca de R$ 401 milhões em relação ao mesmo mês de 2023 –, contribuindo para um total estimado de R$ 81,3 bilhões em todo o ano de 2024.

Segundo o estudo, a expectativa de crescimento nas vendas destaca o potencial do varejo local para aproveitar o aumento da confiança e do poder de compra dos consumidores, consolidando o Natal como uma das principais datas para o comércio capixaba, alavancando as vendas em diversos setores.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nas informações da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC).

De acordo com estimativas da CNC, hiper e supermercados lideram as vendas capixabas com aproximadamente 41% do total, refletindo sua relevância na comercialização de alimentos e itens básicos, especialmente no período natalino.

Em seguida, o segmento de vestuário e calçados corresponde a cerca de 34%, impulsionado pelo aumento significativo nas compras de presentes e roupas para as festividades. Outros segmentos, como utilidades domésticas e eletroeletrônicos, representam cerca de 13%, enquanto farmácias e perfumarias compõem aproximadamente 6%.

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, esses dados refletem a concentração de vendas em categorias diretamente ligadas ao consumo sazonal e à preparação para o Natal, com comidas típicas, roupas e presentes, refletindo o entusiasmo e tradição dessa época.

“Esse período do ano vai além do consumo: ela mobiliza sentimentos de união, celebração e tradição, que se traduzem em uma busca por presentes, alimentos e experiências que reflitam o espírito natalino. Para o varejo, o Natal é não apenas uma oportunidade de aquecer as vendas, mas também de se conectar emocionalmente com os consumidores, oferecendo produtos e serviços que atendam às expectativas e às necessidades de celebração”, explicou Ana Carolina Júlio.

A coordenadora ressaltou ainda que o otimismo do mercado em dezembro se deve, além do crescimento do varejo capixaba, à queda na inadimplência das famílias do estado nos últimos quatro meses, permitindo que mais de 87 mil famílias saíssem do vermelho entre 2023 e 2024. “Com isso, empresários capixabas já antecipam promoções para todo o mês. A expectativa de um bom desempenho reflete a confiança dos consumidores e a estratégia do comércio local em aproveitar ao máximo essa data”.

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Brasil
De acordo com o levantamento da CNC, para o Natal, a estimativa é que o comércio brasileiro movimente R$ 69,75 bilhões. Isso representará uma alta de 1,3% no faturamento em relação ao ano passado.

Quanto aos preços, os produtos, segundo a CNC, devem apresentar aumento médio de 5,8%, destacando-se livros (12,0%), produtos para a pele (9,5%) e alimentos consumidos no domicílio (8,3%). Em contrapartida, itens como bicicletas (-6,2%) e brinquedos (-3,5%) devem ficar mais baratos.

Apesar do mercado de trabalho dinâmico e do aumento real da massa de rendimentos (7% a mais em relação a 2023), o crédito se tornou menos acessível, com altas nas taxas de juros para pessoas físicas, dificultando o financiamento de compras e influenciando o comportamento do consumidor, aponta a CNC.

Contratação de temporários
Neste fim de ano, a previsão é de 289 contratações temporárias no Espírito Santo, o maior número registrado nos últimos 12 anos, impulsionado pelo aumento na expectativa de movimentação no varejo durante o Natal. “Esse dado reforça o otimismo do setor, que projeta um crescimento significativo nas vendas, especialmente em categorias como hipermercados, vestuário e utilidades domésticas”, esclareceu a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.

O número vem crescendo desde 2021, após o período crítico da pandemia. “Esse aumento está alinhado com um mercado de trabalho aquecido, evidenciado pela taxa de desemprego de 4,1%, a menor da série histórica iniciada em 2012. Com mais pessoas ocupadas e com renda, a demanda potencial para as compras de fim de ano se amplia, consolidando um ambiente mais favorável para o setor varejista. Além disso, há ainda o impacto positivo do aumento na intenção de consumo das famílias, a maior capacidade de pagamento e a queda na inadimplência”, pontou Ana Carolina.

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No Brasil, estima-se que 98,1 mil trabalhadores sejam contratados neste período. As categorias de produtos mais impactadas são hiper e supermercados; vestuário, calçados e acessórios; utilidades domésticas e eletroeletrônicos; e farmácias, perfumarias e cosméticos.

Pesquisas on-line sobre o Natal
Dados analisados pelo Think with Google em dezembro mostram que um dos assuntos mais buscados no Espírito Santo foi “Peru de Natal – preço”, que registrou um aumento de 4.200%. Isso reflete a preocupação crescente dos consumidores com os custos dos itens tradicionais da ceia. Outro destaque foi o aumento de 3.950% nas buscas por “lista de ceia de Natal simples”, indicando um interesse por soluções mais práticas e econômicas para as celebrações.

“A partir dessas informações, é possível perceber que o Natal de 2024 será marcado por um consumidor mais criterioso, que valoriza tanto o custo-benefício quanto a manutenção das tradições familiares. Essa tendência oferece ao varejo a oportunidade de se alinhar às necessidades dos consumidores e maximizar os resultados durante esse período”, completou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.

Sobre a Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

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Turismo capixaba avança com mais emprego e menos informalidade

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A Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), apresentou, nesta segunda-feira (09), o Boletim da Economia do Turismo – 3º Trimestre de 2024, na sede do IJSN, em Vitória. A pesquisa trouxe dados relevantes sobre o desempenho do turismo capixaba, incluindo geração de empregos formais, redução da informalidade e variação das receitas e atividades econômicas. 

Entre os destaques do boletim está a redução da taxa de informalidade no setor turístico, que caiu de 38,8% no segundo trimestre para 35,3% no terceiro trimestre. Essa diminuição reflete os esforços contínuos do setor em promover formalização e qualificação.

Além disso, o turismo no Espírito Santo manteve o saldo positivo de empregos pelo quinto trimestre consecutivo, com a criação de 209 novos postos de trabalho celetistas no período. Desde o terceiro trimestre de 2023, o setor gerou 2.419 novas vagas formais, reafirmando sua importância para a economia estadual. 

“Não podemos falar de qualificação profissional sem mencionar o Qualificar ES, programa do governo que, desde 2019, já abriu mais de 750 mil vagas em cursos de capacitação, incluindo no setor de turismo. Esse programa tem sido fundamental para preparar as pessoas e facilitar sua inserção em um mercado tão promissor”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira. 

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Outro dado relevante é o aumento da massa de rendimentos no turismo, que chegou a R$ 489,87 milhões no trimestre. No entanto, o rendimento médio dos trabalhadores caiu de R$ 2.814,13 no segundo trimestre para R$ 2.703,68 no terceiro. 

Desafios e oportunidades 

No acumulado do ano, o Espírito Santo apresentou um decréscimo de 6,5% no volume de atividades turísticas, abaixo das médias nacional (2,0%) e regional (2,5%). A receita turística no Estado ficou abaixo da média do Sudeste e do Brasil, o que evidencia desafios para o fortalecimento da competitividade do turismo capixaba. 

Segmentos como transporte e alimentação lideraram a ocupação no setor, enquanto alojamento e atividades culturais registraram quedas significativas em comparação ao mesmo período de 2023, embora o setor de alojamento tenha mostrado sinais de recuperação em relação ao trimestre anterior, com um aumento de 7%. 

Os municípios de Aracruz, Cariacica, João Neiva, Vila Velha e Nova Venécia apresentaram os melhores saldos de empregos no período, enquanto cidades litorâneas como Guarapari e Anchieta aguardam recuperação com a proximidade da temporada de Verão. 

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O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, celebrou os resultados, mas reforçou a necessidade de manter o foco em estratégias de longo prazo: “Os números mostram que o turismo capixaba está no caminho certo, com geração de empregos e redução da informalidade. No entanto, ainda temos desafios importantes, como o aumento da competitividade e a valorização dos nossos atrativos. A expectativa é que o próximo trimestre registre um crescimento ainda maior, impulsionado pelo tradicional aumento do fluxo de turistas no Verão”, ressaltou Lemos.

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