Cidades
PMV e “Cores que Acolhem” lançam catálogo da ação que coloriu as ruas do Centro
Publicado
10/05/2022 - 21:36
O prefeito Lorenzo Pazolini reforço que a gestão está traçando, junto com a cultura, a educação e a assistência social um novo caminho para a sociedade
Quem percorre as ruas do Centro histórico da capital percebe que há algo de diferente desde o final do último mês de abril. As praças e avenidas ganharam novas cores e os espaços antes depredados, por pichação e outros problemas, agora são telas de ricas obras de arte. Este foi o resultado do trabalho da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com o coletivo “Cores que Acolhem”.
De janeiro a abril deste ano, o grupo se dedicou à missão de colorir o Centro de Vitória por meio de murais temáticos inspirados nas tradições do bairro, tendo como base o diálogo com os moradores e pesquisas realizadas no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
O resultado pode ser conferido nos muros, casas, escadarias, praças da região e também em um catálogo online lançado oficialmente na tarde desta terça-feira (10), na sala de reuniões do gabinete do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“Nós trabalhamos por uma capital cada vez mais plural e que deixe para as futuras gerações um legado. Estamos traçando, junto com a cultura, a educação e a assistência social um novo caminho para a sociedade. Temos o compromisso de construir na nossa gestão um futuro de oportunidades iguais para essas crianças e jovens. Ver estudantes envolvidos nesse projeto e o Centro vivo, revitalizado é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou Pazolini.
Além do prefeito estiveram presentes ao evento o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, diversas autoridades, e, aproximadamente, 50 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos e Anacleta Schneider Lucas, além de moradores dos bairros da Piedade e da Fonte Grande.
“Talvez hoje seja um dos dias mais felizes da minha vida. Ver um projeto como esse ganhando força, integrando a educação dessas crianças muito nos alegra. Vocês são o futuro da nossa sociedade! Esta foi uma oportunidade de possibilitar a vocês novos saberes, novos conhecimentos sobre história e arte. Ficamos felizes quando soubemos que o ‘Cores envolveu crianças diretamente no DNA dessa atividade. Estamos muito felizes com essa parceria que deu tão certo”, disse Luciano.
O catálogo
Produzido em formato de e-book, o catálogo de 70 páginas mostra o trabalho do Projeto Cores que Acolhem, “Edição Colorindo o Centro de Vitória”, por meio do qual os integrantes do coletivo pintaram mais de 2,7 mil metros quadrados de murais no Centro histórico da Capital, criando um corredor de arte a céu aberto que percorre os espaços públicos do bairro.
O material já está disponível no site da prefeitura, por meio do link https://sistemas.vitoria.es.gov.br/docOficial/operacoes/exibirDocumento.cfm?cod=18602 e também pode ser acessado por meio de um QR code afixado em placas orientadoras nos murais.
Quem visitar o catálogo online terá uma ideia do conteúdo dos painéis e da história do Centro de Vitória, com seus personagens e arquitetura marcantes: a baía de Vitória, o Morro do Penedo, os catraieiros, a fauna e a flora da Mata Atlântica, a luta indígena, os prédios históricos, a Fafi, a Academia Espírito-santense de Letras, o Bonde da Capixaba, as mulheres notáveis, o berço do samba, a força e devoção do povo negro, o Chafariz da Capixaba e a vocação portuária de Vitória – “A cidade portuária mais linda do Brasil”, conforme descreve a pintura da Escadaria Ranulpho Gianordoli.
O material reúne textos e fotos dos dez murais temáticos produzidos pelo grupo que compreende a Rua Graciano Neves, a estação de força da EDP, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, a Praça da Fonte Grande, a quadra da escola de samba Unidos da Piedade, a Praça Irmã Josefa Hosanah, o muro da Cesan, a Escadaria Ranulpho Gianordoli, a Escadaria do Rosário e o caminho da Fonte de São Benedito.
Com textos da coordenadora jurídica e muralista do “Cores que Acolhem”, Renata Nunes, o catálogo on-line traz informações detalhadas sobre cada uma das obras, ilustrado com fotos e a ficha técnica das pinturas.
Há ainda uma versão da publicação em Libras, proposta em vídeo, armazenada no Youtube, garantindo acessibilidade às obras.
Estudantes
A ação “Colorindo o Centro de Vitória” contou com a participação de estudantes da Emef Álvaro de Castro Mattos, integrantes do projeto “Porão a Sonhar”, colocaram as “mãos nas tintas” na pintura do mural “Água, fonte de vida e de história”.
Na Emef Álvaro de Castro Mattos, na sala de recursos para estudantes com altas habilidades chamada “Porão a Sonhar”, os professores trabalham com projetos específicos dos estudantes que frequentam o espaço e estão matriculados em diversas unidades de ensino da rede. Alguns desses estudantes trabalham com desenho e pintura em murais. Na escola, as atividades são executadas nos espaços disponibilizados pela direção.
“A parceria com o projeto ‘Cores que Acolhem’ permite que as crianças ocupem espaços públicos para a execução de murais. Alguns dos murais pintados, por exemplo, no Centro de Vitória, foram projetos por mim, que sou artista plástico, e um deles foi executado pelos estudantes do ‘Porão a Sonhar’. As crianças aprendem sobre delimitação e todo o processo de coloração na execução desses murais. E esse projeto oportuniza os estudantes a participarem de um projeto maior, que é a revitalização do Centro da capital, além de vivenciar a produção coletiva, que é muito importante, e o pertencimento à cidade onde moramos”, ressaltou o professor e artista plástico Israel Scardua.
Um tour guiado pelo conjunto das obras também foi realizado na primeira semana de abril com os estudantes da Emef Anacleta Schneider Lucas. O objetivo da visitação, de acordo com Renata, foi reiterar a conexão entre arte e educação sempre presente nos trabalhos do Cores que Acolhem.
Para o diretor do coletivo, Stefan Marques, este foi o maior projeto realizado pelo grupo até o presente momento. “O sentimento é de felicidade ao poder agregar essas pinturas ao Centro de Vitória. Fica a gratidão pela oportunidade de mostrar nosso trabalho e nossa arte nesse espaço, e por ter concluído o projeto com sucesso”, afirma Stefan.
“O principal aprendizado foi a compreensão de que nós nos completamos nas diferenças. Sem a união dos integrantes essa entrega não teria sido possível. O sentimento é de gratidão”, completa Renata.
O projeto “Colorindo o Centro” foi selecionado pelo Edital de Chamamento Público 004/2021 de Seleção de Proposta de Intervenção Artístico-Urbana da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Cultura da Semc, com recursos da Lei de auxílio cultural Aldir Blanc.
Renata Nunes, muralista e coordenadora jurídica do Cores que acolhem, lembrou que o principal aprensizado é que todos se completam nas diferenças.

Cidades
Banestes lança laboratório próprio de inovação com foco no mercado capixaba
Publicado
01/07/2022 - 19:48
Na tarde dessa quarta-feira (29), foi oficialmente lançado o hub de inovação do Banestes, chamado de Baneshub. O laboratório terá uma sede física, com instalações na Enseada do Sua, em Vitória, com capacidade para cerca de 90 pessoas trabalharem em diferentes projetos de inovação e também com espaço para realização de eventos, treinamentos, pílulas de inovação, dinâmicas, dentre outras atividades.
Recentemente, a área passou a integrar a diretoria de Tecnologia da instituição, vinculada à gerência de dados e de inovação, sob o comando do diretor Tasso Lugon. Desde então, o projeto de concretizar a existência de um laboratório de inovação próprio do Banestes pôde se concretizar.
O diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, reforçou que esse é mais um importante marco na história de 85 anos do Banestes. “Pela primeira vez, o banco dos capixabas passa não só a integrar o ecossistema de inovação como também a ser uma referência, com a existência do seu próprio hub e desenvolvimento de atividades próprias que irão proporcionar a expansão dos negócios, novas parcerias com startups e fintechs, amplitude aos processos de digitalização, entre outras oportunidades. Nós temos trabalhado internamente em prol do fortalecimento da cultura de inovação, e o lançamento do Baneshub é fruto do trabalho de diversas pessoas e equipes que se conectaram, desde 2019, ao desafio proposto. Uma grande vitória para todo o time Banestes”, ressaltou.
O lançamento aconteceu com a realização de um evento de apresentação, na sede do hub de inovação de engenharia e construção capixaba, o Base27, que tem parceria firmada com o Banestes. Participaram do evento a diretoria do Sistema Financeiro Banestes, convidados e lideranças de áreas diversas do banco.
Durante a apresentação da nova iniciativa do banco, o diretor de Tecnologia, Tasso Lugon, destacou ainda que o objetivo não é exclusivo à digitalização, e sim, ao movimento de transformação digital com foco na melhoria da experiência do cliente. “A área de inovação, apesar de vinculada à diretoria de tecnologia do Banestes, não visa somente à transformação digital. Os meios digitais, com o avanço tecnológico, permitem que o Baneshub seja um ambiente que vai fomentar a inovação para toda a estrutura do banco, cooperando com o desenvolvimento e evolução de novos serviços e também com frentes de análise de dados, que irão garantir uma experiência ainda melhor aos clientes, que visam suas necessidades reais. A transformação digital faz parte desse processo, mas o centro da inovação permeia também o contato humano, as necessidades primordiais dos clientes, as facilidades e benefícios que podemos agregar ao dia a dia dos capixabas”, disse Lugon.
Também realizaram apresentações a gerente de Dados e Inovação do Banestes, Camila Zacche, e Francisco Carvalho, um dos criadores do Base 27. Camila Zacche apresentou detalhes dos projetos e principais iniciativas que serão desenvolvidas com o início das atividades. “É importante olharmos para dentro, para incentivarmos a cultura de inovação, mas também é importante reforçarmos o nosso olhar para fora, para as necessidades dos clientes, com foco na transformação inovadora vinculada ao digital. A utilização de dados propicia tomadas de decisão que geram valor e, portanto, aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente. Com isso, vamos desenvolver projetos como digitalização de documentos, desburocratização, faq inteligente, novos canais de comunicação interna com foco em inovação, e outros. Estamos inseridos no ecossistema de inovação e temos excelentes parceiros para o desenvolvimento das iniciativas”, enfatizou a gerente.

Começa nesta sexta-feira (1º) mais uma edição do Feirão Acordo Fácil Banestes. Os clientes terão acesso a descontos de até 100% em juros, correção e multa, além do parcelamento da dívida em até 120 meses. É a melhor condição para renegociação de dívidas da história da instituição.
A ação vai ocorrer com atendimento presencial nas agências e de forma on-line, pelo site Banestes. O cliente deve acessar o menu “Créditos” e escolher a opção “Renegociação de Dívidas”, ou clicar direto no link www.banestes.com.br/feiraoacordofacil. Após preencher o formulário, o usuário receberá retorno pelo telefone ou endereço de e-mail informado para negociação.
Podem solicitar a renegociação clientes pessoa física ou jurídica, com dívidas judicializadas ou não. O Banco se disponibiliza a avaliar a concessão de até 100% de desconto em todos os juros, correção e multa, além de definir um novo prazo de parcelamento da dívida, que pode chegar a 120 meses. É importante lembrar que os descontos são sempre maiores para quem decide pagar à vista.
Podem ser renegociados todos os produtos oferecidos pelo Banestes. Por exemplo, contratos de antecipação de Imposto de Renda, crédito pessoal, microcrédito, antecipação do 13º salário, cheque especial e cartão de crédito.
É necessário que a dívida não ultrapasse o valor de até R$ 500 mil para clientes pessoa física (PF) e R$ 1 milhão para clientes pessoa jurídica (PJ). Em ambos os casos, o atraso precisa ser superior a 60 dias. O Feirão Acordo Fácil vai até 30 de setembro.
Serviço:
Feirão Acordo Fácil Banestes
- Período: de 1º de julho a 30 de setembro.
- Públicos-alvo: pessoas físicas ou jurídicas, com dívidas judicializadas ou não, com valor de até R$ 500 mil para clientes PF e de até R$ 1 milhão para clientes PJ, e com atraso superior a 60 dias.
- Benefício: condições diferenciadas de negociação, como até 100% de desconto em todos os juros, correção e multa, além de opções de parcelamento em até 120 meses.
- Link para renegociação: www.banestes.com.br/feiraoacordofacil

Preço médio da gasolina cai 3,5% nos postos com efeito do ICMS

Governador entrega reforma de escola e anuncia novos investimentos na Serra

Banestes lança laboratório próprio de inovação com foco no mercado capixaba

Banestes realiza nova edição do Feirão Acordo Fácil

Vila Velha vai receber novas obras de macrodrenagem e investimentos na saúde
São Mateus


Paulo Fundão: “São Mateus tem tudo para ser o Eldorado do Norte”
São Mateus – À espera da assinatura, a qualquer momento, da ordem de serviço para a construção do Complexo de...


Com fartos elogios, Paulo Fundão é reeleito presidente da Câmara de São Mateus
Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024, na Câmara de São Mateus: Kacio Mendes (vice-presidente), Paulo Fundão (presidente), Ciety Cerqueira...


Com duas vitórias contra o Itaguaçu, São Mateus é o primeiro finalista da Copa Sesport
Com uma vitória de 3 x 1 jogando em casa, e um placar de 4 x 2 em Itaguaçu, no...
Política e Governo


Governador entrega reforma de escola e anuncia novos investimentos na Serra
O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesta sexta-feira (1º), a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio...


Empresa de papel e celulose anuncia intenção de realizar novos investimentos no Estado
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta quinta-feira (30), de uma reunião por videoconferência com o presidente da Suzano,...


Estado autoriza construção do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência
O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta quinta-feira (30), o início das obras de construção do Centro de Excelência...
Segurança


Suspeitos de abuso e exploração sexual infantil na internet são presos durante operação no ES
As prisões fazem parte da Operação Luz na Infância, deflagrada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão...


Idosa cai em golpe do bilhete premiado em Camburi e transfere R$ 200 mil para suspeitos
Dois homens e uma mulher participaram do crime e acabaram detidos na Serra, enquanto tentavam sacar o valor Uma senhora...


Empresário preso em Vila Velha era entusiasta fitness e ostentava vida de luxo
No laboratório clandestino, foi apreendido maquinário, insumos, arma, munições, balança, bomba de vácuo e grande quantidade de substância anabolizante, em...
Camisa 10


Lane Matos vence mundial de futvôlei na Áustria
Contemplada pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), a jogadora de futvôlei Lane Matos, ao lado...


Campeonato Municipal de Futebol Amador prossegue em Jaguaré
Campeonato segue para terceira rodada; Prefeitura faz homenagem a ex-secretário Jairo Meira, que dá nome ao troféu de campeão O...


Sesport abre núcleos de futsal, ginástica rítmica e vôlei para crianças e adolescentes
A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai abrir, a partir desta terça-feira (28), três núcleos do programa Campeões de...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Rumos da Política02/04/2021 - 09:50
Rumos da Política – 1ª Quinzena de Abril