conecte-se conosco


Segurança

Polícia apreende drogas que vinham da Europa para o ES e detém 48 pessoas em operação contra o tráfico

Publicado

Na tentativa de enganar os policiais, as drogas eram escondidas em locais imprevisíveis, como dentro de tubulação de esgoto e até mesmo em meio ao lixo

Uma operação realizada em dez municípios do Espírito Santo, nas duas últimas semanas de setembro, resultou na prisão de 48 pessoas, na apreensão de maconha, crack, drogas sintéticas e de mais de R$ 100 mil em dinheiro. Um adolescente também acabou apreendido. O balanço foi apresentado pela polícia nesta quinta-feira (15).

Foram apreendidos vários tipos de drogas como LSD (852 comprimidos), 13 kg de maconha, 15 kg de crack e mais de mil comprimidos de ecstasy. Também foram confiscados dois carros e duas motos.

Na tentativa de enganar os policiais, as drogas eram escondidas em locais imprevisíveis, como dentro de tubulação de esgoto e até mesmo em meio ao lixo.

De acordo com as investigações, em alguns casos, a droga vinha da Europa para o Espírito Santo. O esquema envolveu até um servidor público federal. O investigado tem 31 anos de idade e mora em um bairro nobre de Vitória. Os entorpecentes que adquiria não vinham de fora do país, mas de casa, ele vendia drogas sintéticas a uma clientela de classe média e alta.

Leia mais:  Comissão colhe demandas contra violência em Mantenópolis

Na Serra, uma estufa de maconha foi apreendida, dentro da casa de um biólogo, de 24 anos. Segundo a polícia, ele comprou a estrutura da estufa, na internet, e cultivava a planta dentro de casa.

De acordo com a polícia, todos os detidos estão a disposição da Justiça.

Confira as imagens de alguns materiais apreendidos:

publicidade

Segurança

Fuga em presídio: Secretário de Justiça afirma que houve falha em procedimentos

Publicado

O secretário afirmou que não se trata de apontar culpados, mas avalia que procedimentos de segurança não foram observados

O secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, avalia que houve falha humana na fuga de dez detentos em Viana. Os presos utilizaram uma barra de ferro, usada na estrutura das camas da cela, para quebrar a janela de policarbonato.

Fugiram do Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2) internos considerados perigosos, que cumpriam penas por tráfico e homicídio, principalmente. Dois foram recapturados pela Polícia Militar.

O secretário de Justiça do Estado, Rafael Pacheco, informou que não se trata de apontar o culpado, mas que houve falha nos procedimentos de segurança.

“Existem práticas disciplinares e procedimentos de segurança que não foram executados da forma correta. É cedo para apontar o culpado, não se trata disso, mas, em uma análise preliminar, podemos concluir que os procedimentos que deviam ter sido observados, não foram”, disse.

O secretário informou, ainda, que no primeiro semestre de 2025 mais 760 policiais penais já concursados vão reforçar o quadro. Além disso, um novo concurso para mais 600 vagas terá edital lançado até julho.

Leia mais:  Polícia Militar apreende moeda falsa e detém três suspeitos em São Gabriel da Palha

Nas palavras de Pacheco, há planos para construir mais quatro penitenciárias no Espírito Santo. As novas unidades vão ser instaladas em Cariacica, Cachoeiro, Linhares e outro município da região Noroeste ainda a ser escolhido. No entanto, não há previsão de quando as obras vão ser iniciadas.

Continue lendo

Segurança

Dez detentos quebram janela e fogem de presídio em Viana

Publicado

Os fugitivos estavam presos por crimes como assassinato e tráfico de drogas

Na madrugada desta segunda-feira (17), dez detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2). Dois deles foram recapturados pela Polícia Militar e oito seguem foragidos. Eles foram encontrados próximos à BR-262, em Cariacica.

De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), os internos utilizaram uma barra de ferro, usada na estrutura das camas da cela, para quebrar a janela de policarbonato. Eles conseguiram escapar para região de mata no entorno do complexo.

Dois dos fugitivos foram recapturados por policiais militares próximos à BR-262, em Cariacica.

Polícia Penal realiza buscas na região e atua em conjunto com o Serviço de Inteligência Prisional e com demais forças de segurança para aumentar as chances de recaptura dos fugitivos. A Sejus informou, ainda, que a circunstância da fuga está sendo apurada.

Veja quem são os fugitivos

  1. Jhon Wisly Gomes Correa (preso por homicídio qualificado e corrupção de menores) – recapturado pela PM
  2. Jhonatan Araujo de Azevedo (preso por tráfico de drogas, homicídio qualificado e receptação)
  3. Nilson Jonathan Soares Peres (Tráfico de drogas e homicídio)
  4. Vitor de Souza Oliveira (preso por homicídio, receptação, roubo e tráfico de drogas)
  5. Wemerson da Hora (preso por homicídio e tráfico de drogas)
  6. Ericson Henrique Lopes Avila (preso por homicídio, receptação e porte ilegal de arma de fogo)
  7. Ryan Inacio da Silva (preso por homicídio)
  8. Wagner Ferreira Nunes (preso por homicídio e tráfico de drogas)
  9. Wanderson Rodrigues Guimaraes (preso por tráfico de drogas)
  10. Rai Pablo Souza de Oliveira (preso por homicídio) – recapturado pela PM
Leia mais:  Mulher é flagrada aplicando injeção no marido que está na UTI de hospital do ES

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana