conecte-se conosco


Cidades

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia elétrica em propriedade rural de Vila Pavão

Publicado

Concessionária alerta que o furto de energia é crime e pode causar graves acidentes
Agentes da Polícia Civil e técnicos da EDP flagraram na última quarta-feira (29) o furto de energia em uma propriedade rural localizada na região de Córrego do Veado, zona rural de Vila Pavão. No imóvel, os peritos identificaram uma adulteração no medidor, impedindo o registro correto do consumo de energia, caracterizando a fraude.
Foi identificado durante a fiscalização que a energia furtada abastecia, além da residência, as bombas utilizadas na irrigação da lavoura existente na propriedade rural.
A ação, que contou com policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, junto com Perito do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP, resultou na condução do responsável pela propriedade para a sede da Delegacia Regional de Nova Venécia para a adoção das medidas cabíveis.
O proprietário deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
O furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta de fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

Leia mais:  Fames e PMV celebram parceria para ampliar espaços de estudo de Música
publicidade

Cidades

Sebrae/ES apresentará avanços no turismo da Regional Central durante Jornada Gastronômica & Turística

Publicado

Evento em Colatina, Ibiraçu e Linhares também contará com palestra da empreendedora Luciana Balbino, referência nacional em turismo rural

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) irá realizar nos próximos nos dias 23 e 24 de abril a Jornada Gastronômica & Turística: Descubra Destinos, Vivencie Sabores! com programação especial em três municípios: Colatina, Ibiraçu e Linhares. O principal objetivo da ação é apresentar os resultados alcançados pelos atendimentos do Sebrae aos empreendimentos turísticos da região, reforçando o papel do turismo como motor do desenvolvimento econômico e sustentável.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

A Jornada é direcionada a empreendedores do setor, entidades públicas, estâncias de governança em turismo e parceiros locais. Durante o evento, os participantes terão acesso a dados atualizados sobre o cenário do turismo no Espírito Santo e, especialmente, nos municípios atendidos pela Regional Central, com orientações práticas para qualificação e crescimento dos negócios turísticos.

Outro ponto alto da programação é a palestra da empreendedora Luciana Balbino, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e do Sítio Casa de Vó, na Paraíba. Reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” no Brasil, Luciana vai compartilhar sua experiência com projetos de impacto social e desenvolvimento territorial por meio do turismo e da gastronomia rural. Sua trajetória inspiradora promete enriquecer o debate com exemplos reais de transformação em comunidades do campo.

Leia mais:  Detran lança canal de atendimento com área de Habilitação

A programação será aberta em Colatina, no dia 23 de abril, das 8h às 12h, no Cerimonial Simonassi. No mesmo dia, a Jornada segue para Ibiraçu, com programação das 16h às 20h no auditório do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Encerrando o circuito, o evento será realizado em Linhares no dia 24 de abril, das 14h às 18h, no Solarium Cerimonial.

“A Jornada é uma ação da regional para apresentar o resultado de atuação estratégica para o turismo e gastronomia do Sebrae, a fim de melhorar e ampliar o valor agregado da oferta turística através de ações e estratégias personalizadas de acordo com o perfil do território. Nós vamos apresentar a evolução dessas ações no último ano, onde lançamos as ferramentas e os resultados alcançados através do 360, do Decola, do turismo de experiência, dos festivais e das parcerias. A Luciana é um case de sucesso que estamos trazendo e falará sobre transformação de território através da liderança empreendedora, então vai compor muito bem ao evento como um todo”, explica Carla Bortolozzo, Gerente da Unidade Regional Central do Sebrae/ES.

Leia mais:  Cade aprova compra da Garoto pela Nestlé e fábrica no ES deve manter produção por 7 anos

Outro destaque da programação é o lançamento da plataforma Panela de Barro, iniciativa do Instituto Panela de Barro, parceiro do Sebrae na promoção da identidade e da valorização cultural capixaba. Em Colatina, a Jornada também contará com a parceria do Banco do Nordeste, que vem apoiando o fomento financeiro a empreendimentos turísticos da região, principalmente no município de Pancas. Nos demais municípios, o evento conta com o apoio das prefeituras locais e das Salas do Empreendedor, que atuam na mobilização e divulgação junto aos empresários.

Com uma proposta dinâmica e inspiradora, a Jornada busca não apenas divulgar os resultados já alcançados pelo Sebrae junto ao setor turístico, mas também fomentar novas conexões, oportunidades de negócios e o fortalecimento da governança local em torno do turismo como vetor de desenvolvimento.

Continue lendo

Cidades

PMV nomeia pedagogos e professores para atuarem na rede municipal

Publicado

A Prefeitura de Vitória está nomeando os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pedagogos e professores que irão atuar na Rede Pública de Ensino no ano letivo de 2025, por tempo determinado. Os selecionados passaram para a 2ª etapa, em que é necessário comprovar as informações declaradas e apresentar os documentos para contratação. As convocações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

Os candidatos que constam nos editais 089/2025 (Pedagogos) e 090/2025 (Professores) devem comparecer com o comprovante de inscrição impresso e toda a documentação exigida em edital, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (Atendimento RH), da Seges, localizada na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, bairro Bento Ferreira, no próximo dia 22/04/2025.

Atenção aos horários de apresentação:

Apresentação às 8h:
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Função Pedagógica – 25h ou 40h ou 44h (Ed.14/2024)

Apresentação às 13h:
Professor de Educação Básica II – PEB II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental – 25h ou 44h (Ed. 012/2024)

Leia mais:  Fames e PMV celebram parceria para ampliar espaços de estudo de Música

Documentação

Todos os candidatos deverão entregar o laudo médico admissional emitido por empresa especializada (ASO – contendo as informações para a Prefeitura Municipal de Vitória) na função pleiteada. A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível. O edital destaca que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Na hipótese de as vagas disponíveis no momento desta convocação serem preenchidas antes de se esgotar a lista de candidatos convocados, a equipe responsável pelo atendimento encerrará as chamadas. Os candidatos não admitidos na ocasião permanecerão na lista de classificação e aguardarão nova chamada pelo site – sem perda de sua posição.

Os candidatos deverão obedecer ao horário definido no Edital. Serão distribuídas as senhas por ordem de convocação. O candidato que comparecer após o horário determinado, não terá a prioridade da escolha das vagas.

O candidato que já possui um ou dois vínculos no Município, ficará ciente, que deverá sair dos vínculos atuais no momento da assinatura do contrato, para exercer a função de 44 horas, desde que não seja a mesma função que está sendo convocado.

Leia mais:  Sine de Linhares começa a semana com 132 oportunidades de trabalho com carteira assinada

Também serão realizadas as assinaturas de contrato. Portanto, os candidatos deverão apresentar toda a documentação e formulários (incluindo a declaração de acúmulo, emitida pelo RH do órgão), sob pena de eliminação caso o candidato deixe de apresentar algum documento/formulário.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana