conecte-se conosco


Segurança

Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia do 1º Batalhão, em Vitória

Publicado

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (20), a nova sede da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), localizada no bairro Santa Helena, em Vitória. O imóvel foi cedido pela Prefeitura Municipal que custeou toda a reforma da Companhia. São cerca de 270 metros quadrados de área construída, incluindo a reformulação do layout da edificação para atender às especificidades de uma companhia policial militar, com a construção de salas administrativas, vestiários e plantão com bancada/guichê para atendimento ao público.


Ao todo, 48 policiais vão atuar na unidade conforme as escalas do planejamento prévio operacional. Eles atenderão os bairros Barro Vermelho, Enseada do Suá, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Praia do Canto, Praia do Suá, Santa Helena, Santa Lúcia e Santa Luíza. Antes da reforma, a 3ª Companhia do 1º Batalhão estava com sua sede no bairro São Cristóvão. A partir de agora, situada em um local estratégico, a Companhia terá o espaço e instalações mais adequadas para seus policiais e para atender à população.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da inauguração e destacou a união dos esforços na melhoria da segurança pública. “Esse é um trabalho que se iniciou no ano passado e que consolidamos hoje. Uma união das nossas forças de segurança com a Guarda Municipal. Quase todos os problemas são jogados nas costas da Polícia Militar, mas existe um trabalho que envolve também o lado social, além do fato de termos herdado as forças de segurança desestruturadas. Estamos recompondo o efetivo, equipando e valorizando”, disse.

Casagrande também falou sobre as obras estruturantes que o Governo do Estado está realizando na Capital. “São três grandes obras em Vitória, que continuaremos trabalhando juntos com a prefeitura nesses dois anos. Uma é a ampliação da Terceira Ponte que já está se iniciando. Em breve, entregaremos outra parte do Portal do Príncipe para dar mais fluxo aquela região e também faremos uma obra estruturante na Reta do Antigo Aeroporto até a chegada de Carapina, na Serra. São obras que mudarão por completo a mobilidade urbana na Grande Vitoria”, destacou.

A 3º Cia do 1º Batalhão funcionará 24 horas por dia e conseguirá atender as demandas da comunidade em qualquer horário. É o que ressalta o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus: “O patrulhamento ostensivo permanecerá nos nove bairros e, além disso, a Companhia servirá de apoio para dar dignidade ao nosso policial militar no seu ambiente de trabalho e uma forma melhor de receber o cidadão capixaba”, explicou.

Responsável pela Companhia desde 2018, o capitão Fernando Sampaio, lembrou que o local estratégico auxiliará em um patrulhamento mais eficaz. “Com a aproximação da Companhia, o deslocamento das viaturas acontecerá na área que será policiada e, com isso, aumentará o fluxo de policiais nos bairros”, declarou.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, essa é uma das ações da corporação para aumentar a sensação de segurança na região, mas ressalta que esse trabalho das forças policiais precisa do apoio de todos os setores da sociedade.

“A Segurança Pública precisa ganhar, de fato, um espaço para ser discutida. Nessa região há um desgaste grande por conta dos crimes patrimoniais, principalmente o furto. Hoje temos uma legislação que pouco pune esse tipo de infração e gera um desgaste do trabalho policial. Esperamos que, com isso, possamos melhorar a situação nessa região tão importante e os moradores possam se sentir mais seguros”, apontou o secretário.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o trabalho da Polícia Militar e citou a união dos trabalhos na área social e policial, que são eixos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, como forma de continuar na redução da criminalidade.

“Importante momento em que trazemos para a 5° região em estar próximo à PM. Na Capital, de janeiro até hoje, tivemos uma redução em mais de 62% em furtos e roubos em via pública. É um trabalho de união dos esforços. Já autorizei a Guarda Municipal a intervir em parceria com a Polícia Militar onde necessitar. Vamos continuar integrando o trabalho social com a segurança pública”, disse o prefeito.

O deputado Luiz Durão, presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, acredita que a inauguração da unidade em um local tão estratégico é um passo importante no combate à criminalidade. “São ações como essa que promovem uma melhoria global na segurança pública do nosso Estado. Parabenizo o governador Renato Casagrande pela iniciativa, pois acredito que uma polícia forte é aquela que tem boa infraestrutura e valoriza os seus profissionais”, destacou o parlamentar.

Também estiveram presentes os secretários de Estado Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Coronel Aguiar (Casa Militar); os deputados estaduais Emílio Mameri, Janete de Sá, Luciano Machado e Hudson Leal; a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane; o presidente da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), Carlos Rafael; além de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.

Leia mais:  Sejus reforça revistas nos presídios com aquisição de scanners corporais
publicidade

Segurança

Adolescentes são apreendidos em São Mateus por diversos furtos

Publicado

Nessa quarta-feira (12), policiais civis de Jaguaré, em operação conjunta com a Polícia Militar (PMES) de São Mateus, realizaram incursões nos bairros Alvorada, Pedra D’água e no Centro da cidade de São Mateus, com o objetivo de localizar e apreender os adolescentes de 13 e 17 anos, que praticaram furtos no comércio no município de Jaguaré. Durante a ação, foi apreendida em poder dos adolescentes uma quantia de R$ 3.277,50, em espécie, proveniente do furto ao comércio de Jaguaré.

Os adolescentes, moradores de São Mateus, são autores de diversos furtos em estabelecimentos de municípios vizinhos, como Pinheiros, Nova Venécia e Montanha. Os adolescentes estão sob liberdade assistida, pelo fato de terem praticado crimes da mesma natureza anteriormente.

“Um dos adolescentes estava na praça da rodoviária de São Mateus, quando os policiais civis chegaram, abordando-o, e com o desenrolar da conversa para o descobrimento dos fatos, o adolescente contou onde estaria seu cúmplice que ajuda na prática dos furtos”, contou a titular da Delegacia Regional de Jaguaré, delegada Gabriella Zaché dos Santos.

Os adolescentes foram conduzidos ao plantão da 18ª Delegacia Regional (DR) de São Mateus, sendo autuados e, após familiares assinaram um termo de compromisso, os adolescentes foram reintegrados para as suas famílias.

Leia mais:  Três pessoas são detidas pela PM com droga e motocicletas roubadas em Boa Esperança
Continue lendo

Segurança

Governo do Estado firma parceria com TJES para implantar Processo Judicial Eletrônico e integração com Delegacia On-line

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, se reuniu, na tarde desta terça-feira (11), com representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) para firmar parceria que permitirá a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a integração com a Delegacia On-line da Polícia Civil (DEON). Para desenvolver o projeto de modernização tecnológica e aquisição de equipamentos de informática e softwares, serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 16.383.795,00.

Em sua fala, o governador destacou a importância da parceria entre os Poderes Executivo e Judiciário capixaba. “A modernização do sistema vai agilizar o andamento dos processos, ao mesmo tempo em que a integração com a DEON permitirá que nossos policiais tenham mais tempo para atuar diretamente na proteção da sociedade. É mais uma forma de oferecermos um serviço mais eficiente e economizando recursos públicos”, pontuou Casagrande.


“Certamente a renovação do parque tecnológico do Tribunal de Justiça, além de ser importante para o Poder Judiciário, é também de grande importância para o Poder Executivo no que diz respeito, por exemplo, às Varas da Fazenda Pública e às Audiências de Custódia, assim como para toda a sociedade. Trata-se de um grande avanço”, avaliou o presidente do TJES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, salientou que o Governo do Estado tem o compromisso com a transformação digital e a oferta dos serviços públicos de maneira moderna e dinâmica. “Esta iniciativa está em ascensão na Administração Pública Estadual, que tem buscado alternativas e feito investimentos para ampliar a eficiência da administração pública. A parceria com o Tribunal de Justiça é mais um passo dado em direção à modernização e à prestação de serviços de qualidade à população capixaba”, disse Hoffmann.

O sistema DEON atualmente integra todos os registros eletrônicos de Boletim de Ocorrência lavrados pela Polícia Civil (PCES), Polícia Militar (PMES) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e outros órgãos conveniados, como Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF), numa única base de dados, integrada ao sistema de inquérito eletrônico. Com isso, forma-se uma base de dados totalmente integrada, possibilitando o cruzamento de informações e otimizando o trabalho dos agentes de segurança pública. 

A integração do sistema DEON com o Poder Judiciário Estadual trará ainda mais avanços, pois, são mais de 1,3 mil procedimentos de flagrante de delito feitos por mês na plataforma e mais cerca de 1 mil procedimentos nos crimes de menor potencial ofensivo. Todos são enviados fisicamente à Justiça, consumindo tempo dos policiais, deslocamento de viaturas, gastos com papel e impressão, além de toda burocracia e carga administrativa que envolve os registros de entrada e saída dessa documentação.

Com a integração, as medidas judiciais (busca e apreensão, prisão etc.) poderão ser apreciadas com mais agilidade, pois toda parte de tramitação física que envolve a movimentação de documentos e processos passará a ocorrer em poucos segundos entre a Polícia Civil e o Poder Judiciário, permitindo que o Estado ofereça serviços mais eficientes à sociedade, assim com a economia aos cofres públicos.

Oferta de Serviços Públicos Digitais

Leia mais:  Operação Maria’s de combate à violência contra mulher já realizou 240 prisões de homens autores de violência

O Estado do Espírito Santo ficou em quinto lugar no ranking nacional de Oferta de Serviços Públicos Digitais, criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), que reúne órgãos públicos do segmento de Tecnologia da Informação (TI).

Esse ranking leva em consideração dois pilares: Eficiência na Máquina Pública e Oferta de Serviços Digitais. No primeiro, o Espírito Santo atingiu a 3ª colocação com 95,3 pontos, numa escala que vai de 0 a 100. No segundo, o Estado alcançou a quinta posição com 87,3 pontos, com a nota máxima podendo chegar a 100.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana