conecte-se conosco


Segurança

Polícia Militar inaugura nova sede de Companhia de Trânsito em Jardim Camburi

Publicado

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou a inauguração da nova sede da 2ª Companhia de Polícia de Trânsito Rodoviário do Batalhão de Trânsito (BP Tran), na tarde desta terça-feira (23), no bairro Jardim Camburi, em Vitória. A solenidade, que foi restrita a poucas pessoas, por conta da prevenção ao Coronavírus, ainda marcou a entrega de três viaturas modelo Nissan Frontier, adquiridas para a unidade.


Toda a reforma do imóvel e a aquisição dos veículos foi realizada com verba de convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), com investimento de mais de R$ 750 mil. As obras foram iniciadas em dezembro de 2018 e concluídas neste mês, totalizando 18 meses.

Segundo o tenente-coronel Glaryston Fonseca, comandante do BP Tran da PMES, a relação parceira e harmoniosa entre a Corporação e o Departamento Estadual de Trânsito vem sendo fundamental nas ações de redução da mortalidade no trânsito, que este ano chega a uma redução de 21,4% no Estado, em 2020, no comparativo com 2019.

“Nossa unidade está cada vez mais engajada em servir essa comunidade e os arredores. Só tenho a agradecer essa parceria harmoniosa e produtiva com o Detran. Sempre fui prontamente recebido pelos profissionais que ali atuam e os frutos do nosso trabalho estão sendo entregues diariamente à sociedade”, afirmou o coronel Fonseca.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a integração entre os órgãos de Governo do Estado e revelou que este foi o maior repasse da autarquia já realizado à Corporação.

“É muito bom ver essa nossa relação com a PMES. Esse recurso é uma parte dos cerca de 10 milhões de reais que repassamos para a instituição. É o maior repasse efetivo do Detran à Polícia Militar e tem sido assim essa parceria. Eu também pude contribuir com os Bombeiros e compramos 20 viaturas de Resgate para reestruturar os Bombeiros. São essas unidades que garantem a prevenção a acidentes e, quando eles acontecem, salvam vidas”, disse Givaldo Vieira.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, falou sobre o foco em aumentar a capacidade do Batalhão de Trânsito, além de dar melhores condições de trabalho aos militares que ali atuam.

“Temos que agradecer essa parceria estratégica e importante com o Detran, onde o mais importante é o ganho da sociedade. Nos traz viaturas novas, que estamos nos empenhando pra suprir essa necessidade, e também a infraestrutura, com reforma, equipamentos de ponta. Além disso, valoriza nossos policiais, que vão operar todo esse material e nós fazer chegar a uma prestação de serviço melhor à sociedade”, destacou o comandante-geral da PMES.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Estado, coronel Alexandre Ramalho, finalizou as falas agradecendo a todos os envolvidos pela entrega e ressaltando o apreço do governador Renato Casagrande pelas forças policiais, sendo esse mais um investimento estrutural importante na PMES.

“Uma tarde muito feliz, com uma entrega extremamente importante. Nosso governador sempre destacou o quanto é fundamental investir na Segurança Pública e tem muito apreço pelas polícias. Hoje vivemos um mundo de muitas críticas e pouco reconhecimento. Então,  só temos a agradecer à PMES por esse grande investimento, ao Detran pela parceria, e temos uma satisfação de perceber que estamos aumentando a qualidade do trabalho aos nossos policiais”, ressaltou o secretário Ramalho.

No encerramento da cerimônia, que marca o retorno do funcionamento do BP Tran em Jardim Camburi, bairro mais populoso do Estado, foi realizado pelo secretário Ramalho, o diretor do Detran|ES, Givaldo Vieira, e o comandante-geral da PMES, coronel Caus, o descerramento da placa de inauguração da unidade.

Leia mais:  Mãe é presa após deixar filha amarrada em carrinho fora de casa
publicidade

Segurança

Suspeito tenta invadir casa e morre após receber golpe ‘mata-leão’ em Cariacica

Publicado

Ao perceber a invasão , o dono da residência entrou em luta corporal com o suspeito para evitar um assalto

Um rapaz foi morto, na madrugada desta segunda-feira (06), após tentar invadir uma residência no bairro Oriente, em Cariacica. O dono da casa entrou em luta corporal com o suspeito e deu um golpe ‘mata-leão’ na tentativa de imobilizar o criminoso.

De acordo com testemunhas, tudo aconteceu por volta das 3 horas. O local que foi alvo da invasão é composto por diversas residências. O jovem teria tentado entrar em uma casa que fica nos fundos, onde moram um casal e três filhos.

Ao perceber que alguém estaria tentando entrar no local, o dono da residência atingiu o suspeito com uma paulada. Ao entrar em luta corporal, ele acabou aplicando o chamado golpe ‘mata leão’.

Quando o suspeito desmaiou, ele acionou a Polícia Militar. No entanto, ao observar que ele demorou para recuperar os sentidos, ele acionou também o Samu, que verificou que já não havia sinais vitais.

A perícia foi acionada e o corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória. A identificação da vítima não foi informada.

Leia mais:  Arma, drogas e munições são apreendidas pela PM em Barra de São Francisco
Continue lendo

Segurança

Policiais civis e militares do Estado concluem curso de Análise Criminal

Publicado

Agentes das forças de segurança do Espírito Santo concluíram, na última quinta-feira (02), o curso de Análise Criminal, promovido pelo Governo do Estado. A formação é uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo é capacitar os policiais no campo estratégico e ampliar as ações de inteligência no combate à violência.

Entre os 50 analistas criminais formados nessa primeira edição, estão policiais civis e militares que compõem as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do Estado. O curso foi realizado de forma híbrida, com aulas virtuais e presenciais, que abordaram desde noções de estatística, passando pelos métodos de análise de dados criminais e suas interpretações, até a aplicação de ferramentas inovadoras em inteligência policial.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou que capacitar agentes das forças policiais, ampliar ações de inteligência e investir em equipamentos e infraestrutura são ações realizadas pelo Governo para reestruturar a Segurança Pública no Espírito Santo, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“Sob a liderança do governador Renato Casagrande, desde o início da gestão estamos investindo fortemente para ampliar nossa capacidade de resposta à violência e à criminalidade, o que inclui, entre outras ações, tanto a ampliação do nosso quadro de pessoal, que, entre 2015 e 2018, ficou muito defasado, quanto a capacitação dos policiais”, explica Álvaro Duboc. Ele agradeceu ao Instituto Jones dos Santos Neves por ter proposto e elaborado o Curso de Análise Criminal.

A coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), Bárbara Caballero, celebrou a iniciativa do Governo do Estado. “O curso de Análise Criminal é um projeto pioneiro em todos os sentidos. Com alunos e professores comprometidos, avançamos para além de ensinar o uso de ferramentas tradicionais. Introduzimos também métodos de reflexão em criminologia, como o POP/IARA, que busca a prevenção de crimes e delitos, realizando identificação, análise, resposta e avaliação do problema. Foi uma grande oportunidade para debatermos as questões referentes à criminalidade no Estado e suas respectivas soluções”, destacou.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira, disse que a expectativa é de que uma nova turma tenha início já no começo de 2022, envolvendo também outros agentes de segurança do Espírito Santo e as guardas municipais.

“Vamos avançar na dimensão qualificadora dos aprimoramentos no âmbito do Programa Estado Presente, formando novas turmas de analistas criminais, envolvendo também as guardas municipais. Além disso, visamos a outras ações de qualificação, com cursos avançados e a participação de grandes especialistas nacionais, abordando o que tem sido usado nos melhores departamento de polícia pelo mundo afora. Estamos realizando ainda um movimento de articulação social e coprodução da segurança pública, com formação direcionada aos Conselhos Comunitários de Segurança. Vamos começar pela Região Metropolitana da Grande Vitória e, em seguida, levar para as demais microrregiões do Espírito Santo”, explicou Cerqueira.

Leia mais:  Quatro presos fogem da Penitenciária de Segurança Máxima em Viana
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana