conecte-se conosco


Segurança

Polícia Militar terá mais uma turma de Soldados e mais vagas para oficiais em 2025

Publicado

O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, fez dois importantes anúncios relacionados à recomposição de efetivo da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Nesta sexta-feira (28), Ricardo Ferraço autorizou a convocação de mais uma turma do Curso de Formação de Soldados proveniente do concurso de 2022 e a ampliação do número de vagas do concurso para Oficiais Combatentes que será realizado em 2025.

A realização de concursos públicos é essencial para a PMES, pois garante a renovação e a recomposição do efetivo, assegurando que a corporação esteja preparada para enfrentar os desafios da segurança pública.

“Essa é uma decisão de governo, seguindo a orientação do governador Renato Casagrande, autorizando o ingresso desses novos soldados combatentes na Polícia Militar e a ampliação do número de vagas para formação de oficiais. Ano a ano estamos investindo na recomposição do efetivo. Em pouco tempo, são novos 2.650 soldados, mulheres e homens, que se juntam a essa honrosa instituição. Às famílias, à sociedade capixaba, tenham a confiança que a dedicação e o trabalho em segurança pública são permanentes, com investimentos, integração e inteligência”, afirmou o governador em exercício.

Leia mais:  Concurso da Sejus: divulgado resultado preliminar da prova objetiva

O primeiro anúncio foi a convocação da 3ª Turma do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, com 650 vagas, referente ao concurso público iniciado em 2022. Vale destacar que, deste mesmo concurso, a PMES formou mil soldados em outubro de 2024 e formará mais mil em outubro de 2025. Com essa nova turma, o total de novos soldados entregues à sociedade capixaba entre 2024 e 2026 chegará a 2.650.

O segundo anúncio foi a ampliação do número de vagas do concurso para Oficiais Combatentes. A previsão inicial de 40 vagas será aumentada para 50, e o Curso de Formação de Oficiais (CFO) terá início em abril de 2025.

“Os anúncios de hoje demonstram a importância do investimento contínuo na segurança pública. A recomposição do efetivo é fundamental para que a Polícia Militar, assim como as outras corporações da Segurança Pública, prossiga cumprindo sua missão constitucional que é garantir o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Desde 2019, o Governo do Espírito Santo tem se empenhado na recomposição de efetivo das Forças de Segurança do Estado, com a realização de seguidos concursos. A PMES formou 254 soldados em novembro de 2021 e mais 224 em setembro de 2022. Somando-se às três turmas deste último concurso, até o final de 2026 o Governo do Estado entregará à sociedade capixaba 3.128 soldados da Polícia Militar.

Leia mais:  Viatura da PM cai de barranco e capota durante perseguição em Guarapari

Com relação aos oficiais, a Polícia Militar formou 45 novos Aspirantes a Oficial em março de 2023, 50 em abril de 2024 e 42 em fevereiro de 2025, totalizando 137 oficiais provenientes do último concurso.

“Os números não mentem. A série histórica de homicídios, de crimes contra o patrimônio, estão despencando, o que mostra que o trabalho realizado pelo Governo do Estado está dando certo. Se temos uma recomposição de efetivo, nossa capacidade operacional sobe. Assim como quando reforçamos nossos equipamentos ou nossa frota. Quando fazemos esses investimentos, atendemos melhor a sociedade em quantidade e qualidade. Isso só é possível quando temos governantes que entendem a importância dessas ações”, declarou o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.

publicidade

Segurança

Homem é espancado ao ser flagrado sem roupas com sobrinho em banheiro de pastelaria

Publicado

O menino tem 4 anos e o suspeito foi autuado por estupro e resistência à prisão. A polícia teve que usar arma de choque para imobilizá-lo

Suspeito de estupro, um homem de 40 anos foi espancado e acabou detido na noite desta segunda-feira (28), no bairro Alecrim, em Vila Velha, após se trancar no banheiro de uma pastelaria com um menino de 4 anos, seu sobrinho.

Testemunhas disseram que tanto o homem quanto a criança estavam sem roupas. O suspeito é tio do menino.

A Polícia Militar foi acionada por moradores do bairro e pelo proprietário da pastelaria, após perceberem comportamentos considerados inadequados do homem em relação às duas crianças que estavam com ele: uma menina de 7 anos e o menino de 4.

Testemunhas relataram que a menina conseguiu se desvencilhar e saiu do local pedindo ajuda.

Uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, contou que foi ela quem arrombou a porta do banheiro ao perceber a gravidade da situação.

Não pensei duas vezes. Quebrei a porta do banheiro e, quando vi, ele estava com a bermuda na altura do joelho e a criança com o ‘shortinho’ abaixado tambémAí eu já peguei um pedaço da porta para tentar soltar o menino, fui batendo nele, só que ele estava fora de si. Neste momento, o meu tio chegou, foi por trás do homem para a criança ser solta, mas ele não soltava de jeito nenhum, relatou.

Ainda de acordo com testemunhas, o suspeito reagiu à abordagem das pessoas e à ação da Polícia Militar, sendo necessário o uso de arma de choque para ser imobilizado. Ele tentou até mesmo agredir os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leia mais:  Viatura da PM cai de barranco e capota durante perseguição em Guarapari

Homem foi autuado por estupro de vulnerável

O homem foi levado ao Hospital São Lucas, em Vitória, sob escolta policial, e depois encaminhado ao sistema prisional. Ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e por resistência à prisão. Segundo a polícia, o suspeito tem antecedentes por furto e tráfico de drogas.

As crianças foram entregues à mãe, que compareceu ao local e demonstrou surpresa diante das acusações contra o irmão. Ela não quis comentar o caso com a reportagem.

Para preservar a identidade das vítimas, o nome do suspeito e a identificação da pastelaria não serão divulgados.

Continue lendo

Segurança

Carreta com carga de maconha tomba na BR-262 e droga é furtada

Publicado

Parte da carga de drogas foi furtada logo após o acidente. Polícia investiga o caso

Uma carreta tombou na BR-262, em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (26). O veículo levava diversos pacotes de maconha escondidos no meio da carga de aveia.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

Imagens registradas no local mostram a droga espalhada pelo barranco às margens da rodovia.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trânsito. Inicialmente, a informação era de que o veículo transportava apenas uma carga de aveia, que ficou espalhada na pista.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

No entanto, de acordo com a polícia, durante o atendimento da ocorrência, os agentes encontraram diversos pacotes com uma “substância análoga à maconha” junto à carga.

Segundo testemunhas, parte da droga foi furtada logo após o acidente. Os dois ocupantes do caminhão foram detidos e encaminhados à delegacia da Polícia Civil.

As circunstâncias do acidente não foram divulgados.

Leia mais:  Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia do 1º Batalhão, em Vitória
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana