A carga composta por 325 mil maços de cigarros, de origem estrangeira, foi encontrada escondida no fundo de um caminhão-baú
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, era por volta de 22 horas, deste sábado (26), quando agentes abordaram um caminhão, que seguia pela BR 262, no perímetro urbano de Viana. O veículo era conduzido por um homem de 37 anos. Ao ser abordado, ele informou que havia saído de Tatuí, interior de São Paulo, com destino a Viana.
Quando questionado sobre o tipo de carga que estava transportando, informou que se tratava de garrafas plásticas. Assim que a porta lateral do veículo foi aberta, os policiais constataram que havia um tapume de madeira que impedia a visualização total da carga.
Ao retirar algumas garrafas plásticas que estavam no fundo do caminhão, a equipe se deparou com um segundo tapume de madeira. Atrás dele, os policiais encontraram dezenas de caixas de papelão com pacotes de cigarro de origem estrangeira. Para a polícia, o motorista do caminhão disse que a carga de cigarros pertencia a ele.
A Polícia Rodoviária Federal informou que, após fiscalização, foram contabilizadas no interior do caminhão, por estimativa e após informações repassadas pelo condutor, 650 caixas de papelão, contendo, cada uma, 50 pacotes com 10 maços de cigarro em cada, totalizando 32.500 pacotes, 325.000 maços e 6.500.000 de unidades de cigarro.
O condutor foi preso por, em tese, incorrer em crime de contrabando: “Importar ou exportar mercadoria proibida”. Ele foi conduzido, juntamente com o veículo e a mercadoria, até a Delegacia da Polícia Federal de Vila Velha, para a tomada dos demais procedimentos legais cabíveis. A polícia apreendeu ainda R$640,00 reais em espécie, e dois celulares.
Declaração é do secretário da Segurança depois de uma série de ataques à PM e a ônibus do Transcol em Vitória
O secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Leonardo Damasceno, afirmou que os ataques a ônibus e viaturas da polícia ocorridos na noite desta quarta-feira (26) foram motivados pela morte de um criminoso altamente perigoso.
O homem morto era uma liderança do tráfico de drogas e entrou em confronto a tiros com policiais militares. O caso teria acontecido no morro São Benedito, em Vitória, mas ainda não foi passada nenhuma informação sobre o tiroteio.
O secretário, que está em Colatina, Noroeste do Estado, relatou, por vídeo, que a Secretaria da Segurança foi informada dos ataques e que o suspeito morto contava com extensa ficha criminal.
Segundo a Sesp, houve registro de ocorrências nos bairros Gurigica, São Benedito, Itararé, Jardim Camburi e Bairro da Penha, todos em Vitória.
Recebemos a notícia de incêndio a ônibus em Vitória, também alguns ataques a viaturas da Polícia Militar. E esses ataques, ao que tudo indica, motivados pela morte de um indivíduo altamente perigoso, com antecedentes criminais por crimes violentos, de drogas, armas e que hoje confrontou a polícia e perdeu sua vida nesse confronto, disse Damasceno.
Ônibus incendiado
Por volta de 20h15, um ônibus do sistema Transcol foi incendiado na Praia de Camburi, em Vitória. O ataque criminoso aconteceu no sentido Praia do Canto – Jardim Camburi, na saída da Ponte de Camburi, próximo ao Píer de Iemanjá.
De acordo com o motorista do ônibus, o crime foi cometido por três bandidos, que embarcaram no coletivo na altura da Praça do Papa. Um dos homens carregava um recipiente parecido com uma garrafa de água.
Os três passaram pela roleta e foram para a parte de trás do Transcol. Quando chegaram à Ponte de Camburi, os bandidos espalharam o líquido que estava na garrada em vários cantos do ônibus. Em seguida, atearam fogo.
Crime teria sido cometido por três homens Foto: Úrsula Ribeiro/TV Vitória
Ao verem as chamas, os cerca de 20 passageiros que estavam no ônibus entraram em pânico e, gritando, começaram a bater nas portas do coletivo para que o motorista os deixassem sair.
De acordo com Damasceno, os ataques seriam uma forma de “homenagear” o criminoso morto em confronto com a polícia.
Ainda segundo ele, as forças de Segurança estão empenhadas em combater novos crimes desta natureza.
Os traficantes, aparentemente, com o intuito de homenagear esse indivíduo, hoje estão realizando esses ataques, mas quero dizer que a Secretaria de Segurança Pública empenhou todos os seus recursos disponíveis para combater esses ataques, afirmou.
Outros ataques na Capital
O ataque a ônibus em Camburi aconteceu ao mesmo tempo em que uma série de ocorrências foram atendidas pela polícia em Vitória.
Há relato de ônibus depredado no bairro Itararé, na região da Rua das Palmeiras. Inicialmente a informação era a de que o veículo também havia sido incendiado, mas isso não foi confirmado.
Já nos acessos do bairro Gurigica, viaturas da Polícia Militar teriam sido depredadas. Pelo menos duas radiopatrulhas ficaram com os vidros estilhaçados.
Viaturas depredadas. Foto: Enviada por leitor por Whatsapp
Viaturas da PM e da Guarda foram posicionadas em vários pontos estratégicos da Capital, como a descida da Ponte da Passagem, sentido Maruípe.
O ataque ao ônibus em Camburi acontece também no mesmo dia em que um adolescente foi morto durante um confronto com a PM em Vila Velha, em Cobi de Cima. No final da tarde, parentes e vizinhos fizeram manifestação no bairro colocando fogo em pneus.
No quarto onde ele estava foram apreendidos cocaína, haxixe, balança de precisão, slink pad e celular
Um estudante de Medicina, de 29 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas em um motel localizado no bairro Honório Fraga, no município de Colatina, região Noroeste do Espírito Santo.
Os funcionários descreveram que o homem estava há mais de dois dias no quarto, recebia visitas e não aceitava pagar a conta do motel.
Segundo a Polícia Militar, no local foram localizados um papelote de cocaína, quatro buchas de droga similar a haxixe, uma balança de precisão, uma unidade de slink pad (para usar e armazenar haxixe) e um celular.
Durante a ação, os militares foram até o quarto, onde foram atendidos por ele e um outro homem. No momento em que essa segunda pessoa abriu a porta, a guarnição sentiu cheiro de maconha e viu um papelote de cocaína em cima de uma mesa.
A equipe fez revista nos suspeitos, mas nada de ilícito foi encontrado. No quarto, foram localizados 20 gramas de haxixe, um papelote de cocaína e uma balança de precisão. A guarnição também encontrou papelotes de cocaína vazios.
Após o ocorrido, o estudante concordou em pagar a conta no motel e foi conduzido à 15ª Regional de Colatina. O outro suspeito alegou que chegou ao local momentos antes dos militares, e foi liberado.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o estudante foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, sendo encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina, onde está à disposição da Justiça.