conecte-se conosco


Segurança

Policiais militares do ES terão câmeras nas fardas em 2024

Publicado

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, que informou também que a PM já está comprando os equipamentos

Os policiais militares do Espírito Santo devem começar a trabalhar com câmeras nas fardas em 2024. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande nesta quarta-feira (27).

Segundo Casagrande, o governo estadual está no processo de compra dos novos equipamentos para implementar na corporação já no ano que vem. 

No Estado, o uso de câmeras nas fardas foi regulamentado para policiais penais em fevereiro. No entanto, para os PMs o equipamento será melhor, de acordo com o governador.

“Já definimos o modelo e estamos comprando. É melhor do que o utilizado pela polícia penal. Essa nova câmera grava por mais tempo e possui um sistema mais inteligente, por meio de inteligência artificial”, disse o governador.

Este ano, equipes da Polícia Militar capixaba estiveram em São Paulo para acompanhar o projeto que já existe naquele estado, onde os militares utilizam câmeras nas fardas desde 2020.

Leia mais:  Homem morre e mulher fica ferida em troca de tiros com a PM em Vitória

Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas na região metropolitana de São Paulo, mais de 100 mortes foram evitadas nos primeiros 14 meses de implantação do dispositivo.

A Defensoria Pública do Espírito Santo defende o uso das câmeras em agentes penitenciários, civis e militares desde o ano de 2015. 

publicidade

Segurança

Viatura da PM cai de barranco e capota durante perseguição em Guarapari

Publicado

Policiais militares tiveram ferimentos, foram socorridos e levados a um hospital. Suspeito perseguido conseguiu fugir

Uma viatura da Polícia Militar caiu de um barranco e capotou durante uma perseguição na noite desta sexta-feira (14), em Guarapari.

De acordo com o comandante da PM, coronel Douglas Caus, os quatro cabos do 10º Batalhão faziam um patrulhamento quando viram um homem em atitude suspeita em uma motocicleta. Ao receber ordem de parada, o suspeito iniciou uma fuga em alta velocidade.

Durante a perseguição, a viatura caiu do barranco e capotou. Os militares a bordo sofreram alguns ferimentos e precisaram de atendimento médico. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionadas e prestaram socorro aos militares. O suspeito conseguiu fugir.

“Expressamos nosso sincero agradecimento à equipe do Corpo de Bombeiros, que atuou com prontidão no resgate dos militares acidentados, assim como à equipe do Samu, que prestou os primeiros atendimentos. Felizmente, os policiais militares já receberam alta hospitalar e estão retornando aos seus lares para o devido repouso e recuperação”, escreveu Caus em uma rede social.

Leia mais:  Menino de 11 anos é baleado pelo irmão em Linhares

Continue lendo

Segurança

Mãe é presa após criança de 1 ano morrer em Colatina; vítima tinha sinais de violência

Publicado

A menina deu entrada em um hospital da região já desacordada e desidratada; a mãe biológica e a madrasta da criança foram presas

Uma criança de um ano e dez meses morreu em Colatina, região noroeste do Espírito Santo, após dar entrada no hospital com lesões no corpo. A menina chegou ao local já desacordada na noite de quinta-feira (13). A mãe da criança e companheira dela foram presas.

O caso foi divulgado nas redes sociais do comandante da Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar, capitão Carlos Balbino, situado na cidade. Segundo ele, a criança chegou à unidade hospitalar desacordada, com taquicardia, hipocorada, desidratada e com pulsos finos.

De acordo com a Polícia Militar, a menina foi levada ao hospital pela madrasta, de 27 anos, após a criança apresentar febre.

A mulher relatou que a enteada havia caído da escada no dia anterior, resultando em um corte na testa e nariz. Ela ainda disse que, naquele mesmo dia, a criança caiu novamente durante o banho, batendo a cabeça.

Leia mais:  Foragido da justiça, arma de fogo e drogas são apreendidas pela PM em Aracruz

Após a madrasta fornecer o endereço da mãe biológica da criança, a equipe foi ao local e localizou a mulher, 25 anos. Ela foi conduzida à 15ª Regional de Colatina junto da companheira, porque apresentou um relato com contradições.

Em nota, a Polícia Civil informou que as suspeitas foram autuadas em flagrante por homicídio qualificado cometido contra menor de 14 anos e contra ascendente. As duas foram encaminhadas ao sistema prisional. “A investigação seguirá em andamento para as demais diligências que o caso requer”, informou.

O corpo foi encaminhado da menina foi encaminhado à Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, em Colatina.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana