conecte-se conosco


São Mateus

Praça do Centro de São Mateus é antessala do inferno

Publicado

São Mateus – Uma praça deveria ser um local de encontros casuais e românticos, encontro das famílias, das brincadeiras de criança, de eventos culturais e da boa conversa. Um lugar bem cuidado. E quando essa praça está localizada próxima a uma rodoviária – por onde chegam a maioria dos visitantes, deve ser o cartão de visita, o cartão postal da cidade. Deveria ser.

Mas, em São Mateus, a sua principal praça – Mesquita Neto – localizada no centro da cidade, é o retrato do que tem de pior para a imagem de um lugar, impactando negativamente quem chega pela rodoviária. Para o cidadão mateense esse quadro tenebroso já não o assusta, pois vem convivendo com o desprezo da atual administração que negligência na oferta dos serviços básicos da população, carreando vultosos recursos da municipalidade para promover festas no balneário de Guriri e, consequentemente, favorecer aos seus organizadores que, “coincidentemente” é o prefeito da cidade, Daniel Santana, empresário e dono de trios elétricos.

Praça ocupada por quiosques e vândalos.

A tradicional Praça Mesquita Neto virou reduto de desocupados, drogados, vândalos e ainda é local ocupado por barracas, quiosques de todo tipo de comércio ambulante. Além disso, os canteiros estão cobertos pelo mato, os brinquedos que ainda restam estão quebrados e impraticáveis para serem usados e o coreto que tem suas paredes pichadas, serve como local para as necessidades fisiológicas. O cenário é de desolação e a Prefeitura de São Mateus, comandada pelo prefeito-festeiro e que conta com importantes aliados em nível estadual e federal, continua impune diante do descalabro a que levou o município. Para algumas pessoas ouvidas pela reportagem “falta pouco para destruir de vez a cidade”.

Leia mais:  Suzano e Bússola Conecta lançam Selo Social para empresas de São Mateus e região

A cidade de São Mateus está um caos e essa realidade é em todo o município. Para salvar e reverter tudo isso, o povo, com a sua religiosidade, acaba celebrando uma parceria Deus-e-população. Por saber que Deus existe, esquece que escolher melhores governantes contribui em muito para reverter esse quadro de desolação e tristeza. A escolha criteriosa de representantes políticos se torna algo fundamental. A política mudou em muitas partes do Brasil e do Espírito Santo e São Mateus não pode ficar no atraso, aceitando conversa fiada e promessas que não serão cumpridas por certos políticos já conhecidos do eleitor. Tem que tomar cuidado com aqueles que se esconderam e ainda se escondem na hora de cerrar fileiras com a sociedade produtiva e ordeira da cidade, justamente na sórdida intenção de se omitir para ganhar a simpatia do poder político para um apoio futuro em sua campanha. Só desejam o poder pelo poder e não têm compromisso com a população e suas demandas e muito menos com o desenvolvimento de São Mateus. Existem vários que se acovardam, se omitem e – em alguns casos – são coniventes com o estado caótico em que o município se encontra. Tem até receio de um certo elemento que denigre e ofende autoridades e instituições pelas redes sociais.

Leia mais:  Vereador Adeci vai a Brasília debater demandas de comunidades litorâneas

Procurada para comentar a situação da Praça Mesquita Neto a Prefeitura – como é de praxe – nada tem a declarar.

A reportagem ouviu inúmeras pessoas de vários segmentos da sociedade mateense e a decepção é total com o prefeito, os que foram e ainda desejam voltar ao poder e também com deputados que nada fazem para ajudar na superação dessa situação desesperadora que todos estão vivendo. Tem até declaração de ex-prefeito que aplaude o desastre político-administrativo do atual prefeito para voltar ao poder como “salvador da pátria”. Mas o cidadão ouvido pelo JN demonstrou que São Mateus não merece aqueles candidatos que se escondem por detrás de um abadá, do púlpito, de um microfone, de uma sapateira, de falsas profecias, de um bisturi, de playground e de ideologias do atraso.

A população, em sua maioria, deseja, com certeza, um município próspero, organizado, uma cidade limpa, prazerosa de se viver e na qual as leis da boa convivência sejam moeda de troca. Deseja um gestor responsável, capaz de unir todos em prol de resgatar a credibilidade e

reconstruir o município com a finalidade de torná-lo a ser importante novamente no contexto da economia do Estado. Que o próximo prefeito seja um cidadão íntegro, de família, cristão, respeito da diversidade e tenha o compromisso com o desenvolvimento do município e com o futuro dos seus filhos.

publicidade

São Mateus

Rodrigo da Cozivip recebe medalha da Câmara: “Nós somos apaixonados por São Mateus”

Publicado

Homenagem pe de autoria do vereador presidente Paulo Fundão

São Mateus – Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada por unanimidade no plenário, a homenagem ao empresário Rodrigo Azevedo Batista (Rodrigo da Cozivip) foi concretizada num ambiente descontraído e de gratidão. A entrega da Medalha Amigos de São Mateus aconteceu na noite desta segunda-feira (9/12), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, durante a sessão ordinária do Parlamento Municipal. A homenagem faz parte das celebrações dos 480 anos de São Mateus, cuja entrega de títulos, medalhas e comendas honoríficas foi concentrada na sessão solene realizada em 30 de novembro, no Sesc.

Ao recepcionar o homenageado, o anfitrião Paulo Fundão destacou virtudes do empreendedor, classificando-o como “grande amigo”. O presidente do Legislativo lembrou inclusive que apoiou a candidatura de Rodrigo a deputado estadual, em 2022, pleito em que o empresário recebeu 10.971 votos.

Descontraído, Rodrigo utilizou a tribuna para agradecer a honraria. E começou brincando com os parlamentares. “Desculpe-me, pois não tenho o dom da palavra; meu negócio é marmita”, ressaltou, lembrando o segmento industrial em que se projetou como fornecedor principalmente do segmento de petróleo e gás.

Leia mais:  MDB apoia Marcus Cozivip porque “é o melhor para administrar São Mateus com responsabilidade e competência”

Rodrigo ressaltou que ele e o irmão e sócio Marcus de Azevedo Batista (prefeito eleito de São Mateus) chegaram à cidade há 24 anos, “puxando a cachorrinha”. Ao valorizar a homenagem, ressaltou que ao deixar Linhares para empreender em São Mateus encontrou um novo lar: “Aqui me tornei homem, empresário, pai”.

Sem esconder a emoção, Rodrigo reforçou que estava muito orgulhoso pelo reconhecimento: “Nós somos apaixonados por São Mateus”. O empresário ainda elogiou o Parlamento Municipal: “Grande emoção em falar que vocês fazem a diferença. Os vereadores de São Mateus fazem a diferença. Tem que ter vocês no jogo. Estou muito feliz de estar aqui hoje, do fundo do meu coração”.

O linharense Rodrigo Azevedo Batista nasceu em 16 de agosto de 1975. Casado com Viviane Bonfim Azevedo, é pai de Sara e Rodrigo Filho.

MAIS HOMENAGENS

Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de São Mateus entregou títulos e comendas a outros três homenageados. Rômulo Brito Sírio e a esposa Júlia Peruchi Guimarães Brito receberam títulos de cidadania honorária “Cidadão Mateense”, em homenagem proposta pelo vereador Paulo Fundão. O cantor Carlinhos Rocha (Carlos Santos Rocha) recebeu a “Comenda de Mérito Herinéa Lima Oliveira”, por indicação do vereador Carlinho Simião. Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

Leia mais:  São Mateus e São Paulo: ''Cidades Irmãs'' que representam o Brasil que deu certo e o que deu errado

Continue lendo

São Mateus

PF cumpre mandados em ação contra desvio de dinheiro em São Mateus e Pedro Canário

Publicado

Investigadores apuram o favorecimento de empresas em 250 licitações, com valor total de R$ 5 milhões

Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã nesta terça-feira (10), 18 mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga o desvio de recursos públicos em São Mateus e Pedro Canário, decorrentes do direcionamento de licitações para beneficiar empresários. 

As investigações, segundo a Polícia Federal, indicam uma série de fraudes em licitações que favoreceram empresas específicas. De acordo com a PF, duas dessas empresas venceram 250 licitações públicas, com contratos que somados chegam a R$ 5 milhões.

Ao todo, 50 policiais federais participaram da ação, que teve ainda o apoio da Corregedoria-Geral da União. 

O objetivo da operação, de acordo com a PF, é colher elementos sobre a relação entre empresários e servidores públicos municipais, bem como quantificar os prejuízos causados ao erário. 

Além das buscas e apreensões, a 3ª Vara Criminal de São Mateus determinou o bloqueio de valores em contas bancárias até o limite das contratações apuradas, como medida para assegurar o ressarcimento ao patrimônio público.

Leia mais:  São Mateus recebe novo centro de logística da Shopee

De acordo com a apuração dos investigadores da Polícia Federal, também teria ocorrido uma movimentação financeira intensa entre os empresários envolvidos e servidores públicos, além de familiares.

No cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos sete veículos e bloqueados valores depositados em contas bancárias dos investigados. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana