conecte-se conosco


Política e Governo

Pré-candidatos começam a se articular e até um padre pode vir a concorrer

Publicado

Por Paulo Borges

As eleições deste ano prometem e no município de São Mateus prometem muito mais. Pelo menos poderá haver uma novidade a concorrer ao pleito eleitoral de outubro. Trata-se do padre Patrick, que tem aparecido em eventos que possam lhe dar visibilidade.

Sua participação na Audiência Pública da Segurança, realizada pela Assembleia Legislativa, ano passado ele participou ativamente, se pronunciando sobre a necessidade de ações mais eficazes no combate à criminalidade.

Recentemente subiu em um trio elétrico durante as festividades no balneário de Guriri, por ocasião da virada de ano, ao lado do atual prefeito, Daniel Santana (PSDB), justamente, na opinião de muitas lideranças políticas mateense, que é quem promove o caos na cidade seja na parte administrativa ou no investimento em políticas públicas voltadas para os jovens.

Em função das constantes aparições do padre em eventos, despertou a sensação de que ele tem interesse em militar na política local. O que se especula até aqui é se ele estaria se articulando para vir a ser o vice na chapa do prefeito Daniel.

Sobre essa questão não há nenhuma confirmação, pelo menos não oficialmente, até porque não é momento de se fazer política visando às eleições, apesar dessa lei ser desrespeitada em São Mateus, no Estado e no resto do Brasil.

Ainda sobre pré-candidaturas, as conversas continuam entre os interessados na disputa. Gente ligada ao radialista Carlinhos Lyrio (Podemos) disse que foi procurado para uma possível composição de chapa. Teria sido um escritor que atua também na política. A mesma fonte adianta que essa possibilidade de composição não agregaria voto capaz de fortalecer a chapa. O interesse estaria em uma composição com Claudetinha, filha do ex-deputado Mateusão. A fonte adianta que existe interesse de ambas as partes.

Carlinhos Lyrio (Podemos) sempre aparece como pré-candidato nas eleições. Tem experiência como candidato, mas ainda não conquistou a confiança da maior parte do eleitorado na sua capacidade de gestor. Numa composição com a jovem Claudetinha poderia tornar a chapa com forte conteúdo populista, porém, sem lastro administrativo para enfrentar os problemas que se descortinam à frente.

Leia mais:  Encontro das Mandatárias reúne mulheres de todo o Espírito Santo no Palácio Anchieta

Mateusão não é candidato, mas vem se empenhando para fazer da sua filha uma pré-candidata capaz de administrar o município. Ele já declarou que a falta de experiência de Claudetinha (SD) poderia ser compensada pela experiência que ele teve como parlamentar e prefeito de dois municípios (Pedro Canário e Conceição da Barra). Mas, caso a composição com Lyrio se estabeleça, o acordo seria receber o apoio para uma candidatura a deputada, em 2022.

O empresário do setor supermercadista, Natan Beltrame também tem sido procurado, mas – até onde se sabe – descartou a possibilidade de enfrentar as urnas, alegando que teria prejuízos em seus negócios que necessitam de acompanhamento diário, o que não seria possível se viesse a ser prefeito de um município com grandes desafios à sua frente. Diante desse fato, a corrida tem sido à procura do seu apoio, visto que o empresário é tido como forte nome em apoio a qualquer candidatura pela sua credibilidade e sempre ter sido lembrado em quase todas as eleições.

O ex-prefeito, Amadeu Boroto (sem partido), também está no páreo. Ele diz que não, mas todo político quando diz que não é, acaba sendo. Para observadores da política mateense colocam a questão da crise hídrica como fator que poderia dificultar a sua candidatura. Essa situação seria muito explorada pelos adversários, inclusive como responsável pelo fortalecimento da candidatura do atual prefeito que distribuiu água para a população e acabou sendo eleito por isso. Existe ainda pendências judiciais que podem afastá-lo da disputa.

Outras pré-candidaturas também estão aparecendo. O ex-deputado, Jorge Silva (SD), é uma delas. O que parece pesar pela sua insegurança quanto a uma disputa é o fato de ter apoiado o atual prefeito e se omitido em buscar uma solução para o fato da população estar bebendo água salgada quando ainda era deputado federal já em segundo mandato.

Leia mais:  Casagrande apresenta proposta de concursos anuais para as forças de segurança do Espírito Santo

Pedro Hemerly é outro pré-candidato. Não tem a visibilidade que o faça conhecido do eleitor mateense. Wellington Secundino também tem o reconhecimento do seu trabalho voltado para a agricultura, mas ainda não conseguiu fazer com que a sua mensagem chegue em todos os cantos do município de São Mateus.

Também aparece no cenário político-eleitoral mateense o professor Keydson Quaresma. Apesar da sua capacidade profissional pesa contra si o fato de ter sido vice do ex-prefeito Boroto e não se posicionar a favor de uma solução para enfrentar a crise hídrica que afetou a população. “Foi omisso”, disse alguns ouvidos pela reportagem do JN.

O historiador e administrador de empresas, Eliezer Nardoto (PV), é outro pré-candidato. Tem procurado ouvir vários segmentos da sociedade, suas demandas e, por conhecer cada canto do município de São Mateus elaborou projetos que – segundo ele – podem vir a contribuir para dar uma alavancada no desenvolvimento mateense. Para isso tem projetos de valorização do servidor público municipal, projetos de apoio ao pequeno e médio produtor rural e fortalecimento dos valores da família mateense.

Além desses existem outros que ainda não colocaram a sua intenção de enfrentar o jogo político, mas que certamente irão se apresentar como uma solução para mudar a realidade em que se encontra o município de São Mateus. O pastor Nilis Castberg (PR) demonstrou seu interesse em colocar o seu nome para a disputa eleitoral deste ano.

A política mateense promete muita movimentação e, “pior do que está não tem como ficar”, disse em uníssono muitos cidadãos ouvidos atentamente pela nossa reportagem.

publicidade

Política e Governo

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória, 45 alunos da Rede Pública Estadual que compõem o Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. O evento faz parte da programação oficial de posse dos estudantes eleitos por seus pares nos Comitês Regionais de Líderes.

“É uma alegria estar com vocês, formando líderes em nossas escolas. Líder não é o que conquista seguidores, mas que forma novos líderes. Vocês têm tarefas de representatividade, de decidir questões importantes em suas escolas e de ajudar a formar boas pessoas. Nossas escolas têm que cumprir o papel de formar boas pessoas, que sejam respeitadoras, tolerantes e que lutem pelo coletivo”, declarou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Quem lidera com boa fé e vontade, faz essa mudança em suas vidas e nas vidas das pessoas ao seu redor. Temos ambiente adequado em todas as escolas e estamos caminhando para que todas as escolas tenham o mesmo nível de infraestrutura. A nossa vida é feita de escolhas e desafios. Vocês escolheram participar dessa eleição de líderes e agora têm o desafio de colaborar com a nossa educação. Tenho certeza que irão nos ajudar a seguir como a melhor educação do País.”

Leia mais:  Mais um da bancada dos ex-prefeitos na gestão Casagrande: Petri vai para a Casa Civil

Durante a recepção, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da ocasião e deu as boas-vindas aos estudantes. Ele ressaltou que o encontro com o governador e o vice-governador foi uma forma de celebrar a eleição e a futura posse dos representantes do Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. Vitor de Angelo explicou a estrutura do processo de eleição dos líderes, que começa nas salas de aula, passa pelas regionais e culmina na formação do comitê estadual.

Vitor de Angelo lembrou que os estudantes agora assumem a responsabilidade de levar à gestão pública as demandas e sugestões da comunidade estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais participativa e alinhada às reais necessidades das escolas capixabas.

“Vocês, estudantes, chegaram a essa posição por mérito, conquistaram. E isso traz uma responsabilidade que precisam ter equilíbrio e sabedoria para seguir em frente. Temos resultados significativos na educação capixaba e vamos seguir evoluindo, cada vez mas, para proporcionar formação adequada aos nossos jovens. Parabéns!”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Leia mais:  Governador inaugura Creas e autoriza obras de infraestrutura em Montanha

Além do encontro, a programação contou também com um momento de acolhimento, entrega dos certificados de posse, apresentações culturais, palestras que abordaram o papel da liderança estudantil, o funcionamento do Comitê e os desafios regionais enfrentados pelos estudantes e oficinas temáticas, em que os estudantes iniciarão a construção dos planos de ação regionais.

A gerente de Gestão Escolar, Julia da Matta, frisou que o Comitê Estadual de Líderes é uma instância de representação estudantil que promove o protagonismo juvenil dentro das escolas. “Seu papel vai além da escuta: os líderes são convidados a refletir, propor e colaborar na criação de políticas públicas educacionais junto à Sedu. A iniciativa visa a ampliar o diálogo entre a gestão e os estudantes, fortalecendo a democracia na Rede Estadual de Ensino”, explicou.

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (17), duas importantes novidades para o sistema de transporte Aquaviário: a implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações e a realização de viagens extras para atender os fiéis durante a programação da Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo.

A nova forma de pagamento já está disponível nas estações e permite que os passageiros utilizem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, desde que possuam a tecnologia de aproximação (contactless). A tarifa de R$ 4,90 pode ser paga diretamente na catraca, sem necessidade de cadastro prévio. A novidade se soma às formas de cobrança já existentes: Cartão GV e QR Code via aplicativo KIM.

A medida oferece mais praticidade principalmente para turistas e usuários eventuais, além de reforçar o uso da tecnologia como aliada da mobilidade urbana.

“Temos boas novidades no sistema Aquaviário a partir de hoje. Estamos dando oportunidade ao usuário do dia a dia de poder usar seu cartão de débito ou crédito. Às vezes o usuário pode acabar esquecendo seu CartãoGV ou até mesmo esquecer de carregar, então, pode usar normalmente seu débito e crédito. Essa novidade também atende ao usuário esporádico, principalmente, os turistas. Se a pessoa tiver o cartão cadastrado no celular, nem precisa ter o cartão físico em mãos. É uma conquista importante para o transporte público capixaba”, afirmou o governador Casagrande.

Leia mais:  Casagrande apresenta proposta de concursos anuais para as forças de segurança do Espírito Santo

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também acompanhou o anúncio feito pelo governador em suas redes sociais. “Essa nova opção de pagamento facilita o acesso ao Aquaviário, principalmente para quem não o utiliza com frequência. Essa é uma realidade em diversos locais do mundo e é mais uma forma de incentivar o uso do transporte público, de forma prática”, destacou.

“A Ceturb está empenhada em tornar o sistema Aquaviário cada vez mais moderno e acessível à população. A implementação do pagamento por aproximação, juntamente com a ampliação da oferta de viagens durante a significativa Festa da Penha, reflete nosso compromisso em facilitar a mobilidade urbana e atender às necessidades dos usuários, sejam eles moradores da Grande Vitória ou visitantes que prestigiam este importante evento religioso.”, destacou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.

Embora o pagamento por aproximação não permita integração com o sistema Transcol, a nova alternativa amplia o acesso ao serviço, tornando-o ainda mais conveniente para diferentes perfis de usuários.

Operação especial

Durante a Festa da Penha, uma das maiores manifestações religiosas do País, o Aquaviário vai operar com horários ampliados para facilitar o deslocamento da população. A operação especial acontece de sexta-feira (25) até segunda-feira (28) – dia que se comemora o dia da Padroeira do Espírito Santo, com mais viagens nas linhas do sistema: Praça do Papa x Prainha (402) e Porto de Santana x Prainha (403).

Leia mais:  Encontro das Mandatárias reúne mulheres de todo o Espírito Santo no Palácio Anchieta

A Ceturb também vai reforçar a operação das linhas do Transcol durante a Festa da Penha, com uma tabela especial que será divulgada nos próximos dias. Na sexta-feira (25), no domingo (27) e na segunda-feira (28), a última saída das embarcações do Aquaviário será às 22 horas. Já no sábado (26), por conta da Romaria dos Homens, haverá uma viagem extra durante a madrugada, com partida à 1h da manhã de domingo (27), garantindo o retorno dos fiéis que participarem da tradicional caminhada entre Vitória e Vila Velha.

O reforço nas viagens do Aquaviário vai atender tanto quem sai de Vila Velha rumo à Romaria em Vitória quanto os fiéis que estacionarem no entorno da Praça do Papa, podendo ir até as proximidades da Catedral com essa linha expressa e retornar depois da caminhada pelas embarcações do sistema aquaviário.

Com a ampliação da oferta, o Aquaviário se torna uma alternativa prática e confortável para quem deseja participar da programação da Festa da Penha.

As embarcações funcionarão em horários estendidos, e a Estação da Prainha — principal ponto de desembarque — está localizada no entorno do Convento da Penha, facilitando o acesso dos participantes às celebrações. A ação especial tem como objetivo oferecer mais opções aos fiéis que participarão das celebrações religiosas em Vila Velha.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana