conecte-se conosco


São Mateus

Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado

Publicado

Em outubro o eleitor será convocado a dar o seu voto com a finalidade de eleger o seu candidato e, com isso, mudar o destino do seu município. Os nomes de pré-candidatos começam a ser expostos na vitrine político-eleitoral para dar visibilidade a sua imagem, ao nome e seus propósitos.

Em São Mateus vários nomes estão aparecendo, além daqueles que em toda eleição costumam concorrer. Existem também os que tiveram a sua oportunidade e só trouxeram esperança e, no segundo momento, frustração ao eleitor mateense. Aparecem também os oportunistas que mesmo sem nenhum lastro de conhecimento do município e de gestão para apenas ocupar espaço e negociar a sua candidatura. Isso é algo muito comum e, em São Mateus tem exemplos nesse sentido.

O empresário Cássio Caldeira assumiu a direção do Progressistas e estuda com seus membros e amigos a possibilidade de colocar o seu nome como pré-candidato a prefeito de São Mateus. O vereador Carlos Alberto (PSB) é outro nome que também está sendo comentado como possibilidade ao pleito de outubro. Todos eles, candidatos ou não, estão se articulando para que fortaleça a intenção e as condições de se apresentarem perante o eleitor como pré-candidatos.

Para Cassio seria uma experiência nova, pois nunca disputou uma eleição e seria o seu batismo até para medir o seu desempenho e capacidade de convencer o eleitor de dar o seu voto.

Outra novidade é o historiador Eliezer Nardoto (PV). Vem apresentando seu nome e projetos para o município e a sociedade. Sua pré-candidatura está nas ruas e vem conversando com famílias, produtores rurais e vários segmentos produtivos, inclusive com servidores públicos municipais.

O Governo do Estado ainda não definiu em quem vai apostar as suas fichas. Um assessor próximo do governador disse que essa questão só será pauta em abril, inclusive para candidatura a prefeito de Vitória. O médico e ex-deputado Jorge Silva (SD) foi sondado e demonstrou que não deseja se candidatar à Prefeitura de São Mateus.

O atual prefeito, Daniel Santana (PSDB) é outro nome que tem o apoio de lideranças em nível estadual e até mesmo federal. Não o governo estadual, que tem o deputado Freitas (PSB) um conselheiro antenado no cenário político do Norte e sabe do desempenho do prefeito na atual administração municipal.

O que se comenta nos bastidores da política local é que o padre Patrick seria um nome a compor com o prefeito Daniel vindo como vice numa possível pré-candidatura. Essa insinuação ganhou corpo quando o religioso tece críticas a situação do município e depois faz elogios ao prefeito e ainda sobe em trio para externar o seu apoio, mesmo que velado, ao prefeito. Não se sabe se a cúpula da igreja aprova essa movimentação do padre e nem poderia se posicionar por não ser uma ação oficial, apenas de um padre que, pela sua juventude, “está vivenciando uma nova experiência”, disse uma fonte ouvida pelo JN.

Outros pré-candidatos estão se apresentando, mas a medida que forem se mostrando mais para o eleitorado certamente serão motivo de uma citação na imprensa mateense.

Leia mais:  No Dia Nacional da Consciência Negra, Capital do Estado é simbolicamente transferida para São Mateus
publicidade

São Mateus

Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola

Publicado

A Prefeitura de São Mateus continua os trabalhos de recuperação das estradas rurais que foram obstruídas ao longo do tempo. O objetivo é garantir o melhor trânsito de veículos e pedestres e facilitar o escoamento da produção agrícola. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca.

Desta vez, as equipes fizeram a manutenção nas estradas da Comunidade Cricaré, na região de Nova Lima. No local foram realizados trabalhos de patrolamento, reabertura de vias, limpeza das estradas e construção de saídas de água da chuva.

A Patrulha Mecanizada da Prefeitura está atuando em todas as regiões de São Mateus, mantendo um cronograma de atendimento.

Leia mais:  Carlinhos e Cássio fecham acordo e formam chapa que poderá ter apoio do governo
Continue lendo

São Mateus

Secretaria de Educação promove Live sobre: ‘O autismo e suas faces’

Publicado

A neurologista infantil Ellen Rodrigues Teixeira será a convidada especial para a Live

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza hoje (13) uma Live sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), “O Autismo e suas Faces”. O evento será transmitido no canal de YouTube da SME, às 18h30. 

A iniciativa do Setor de Educação Especial da SME vai contar com a participação de Ellen Rodrigues Teixeira, neurologista infantil e especialista no assunto. Ela abordará sobre o diagnóstico, níveis de autismo e os caminhos de atendimento na Rede Pública de Saúde da criança com autismo.

A coordenadora do Setor de Educação Especial da SME, Sandra Scarpatti, explica que em anos anteriores, a SME sempre se manifestou com encontros e fóruns para pais ou responsáveis de estudantes dessa modalidade de ensino. Este ano, a live foi a forma escolhida para levar mais informações sobre o autismo e dialogar sobre o assunto neste momento pandêmico.

CONSCIENTIZAÇÃO

Abril é considerado o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é dar visibilidade ao tema que, muitas vezes, não é debatido na sociedade. Desde 2008, a ONU instituiu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.    

ESPECIALISTA

A palestrante Drª Ellen Rodrigues Teixeira, é neurologista infantil, especializada no atendimento de neurologia da infância e adolescência, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), atuando em São Mateus e no Centro Regional Especializado (CER) em Nova Venécia.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus leva aos bairros o Projeto Consultório na Rua para a prevenção ao coronavírus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana