conecte-se conosco


São Mateus

Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado

Publicado

Em outubro o eleitor será convocado a dar o seu voto com a finalidade de eleger o seu candidato e, com isso, mudar o destino do seu município. Os nomes de pré-candidatos começam a ser expostos na vitrine político-eleitoral para dar visibilidade a sua imagem, ao nome e seus propósitos.

Em São Mateus vários nomes estão aparecendo, além daqueles que em toda eleição costumam concorrer. Existem também os que tiveram a sua oportunidade e só trouxeram esperança e, no segundo momento, frustração ao eleitor mateense. Aparecem também os oportunistas que mesmo sem nenhum lastro de conhecimento do município e de gestão para apenas ocupar espaço e negociar a sua candidatura. Isso é algo muito comum e, em São Mateus tem exemplos nesse sentido.

O empresário Cássio Caldeira assumiu a direção do Progressistas e estuda com seus membros e amigos a possibilidade de colocar o seu nome como pré-candidato a prefeito de São Mateus. O vereador Carlos Alberto (PSB) é outro nome que também está sendo comentado como possibilidade ao pleito de outubro. Todos eles, candidatos ou não, estão se articulando para que fortaleça a intenção e as condições de se apresentarem perante o eleitor como pré-candidatos.

Leia mais:  Jorginho vai propor projeto para disciplinar uso dos recursos arrecadados com o Porto

Para Cassio seria uma experiência nova, pois nunca disputou uma eleição e seria o seu batismo até para medir o seu desempenho e capacidade de convencer o eleitor de dar o seu voto.

Outra novidade é o historiador Eliezer Nardoto (PV). Vem apresentando seu nome e projetos para o município e a sociedade. Sua pré-candidatura está nas ruas e vem conversando com famílias, produtores rurais e vários segmentos produtivos, inclusive com servidores públicos municipais.

O Governo do Estado ainda não definiu em quem vai apostar as suas fichas. Um assessor próximo do governador disse que essa questão só será pauta em abril, inclusive para candidatura a prefeito de Vitória. O médico e ex-deputado Jorge Silva (SD) foi sondado e demonstrou que não deseja se candidatar à Prefeitura de São Mateus.

O atual prefeito, Daniel Santana (PSDB) é outro nome que tem o apoio de lideranças em nível estadual e até mesmo federal. Não o governo estadual, que tem o deputado Freitas (PSB) um conselheiro antenado no cenário político do Norte e sabe do desempenho do prefeito na atual administração municipal.

Leia mais:  São Mateus e Aracruz registram maior volume de chuva nas últimas 24 horas

O que se comenta nos bastidores da política local é que o padre Patrick seria um nome a compor com o prefeito Daniel vindo como vice numa possível pré-candidatura. Essa insinuação ganhou corpo quando o religioso tece críticas a situação do município e depois faz elogios ao prefeito e ainda sobe em trio para externar o seu apoio, mesmo que velado, ao prefeito. Não se sabe se a cúpula da igreja aprova essa movimentação do padre e nem poderia se posicionar por não ser uma ação oficial, apenas de um padre que, pela sua juventude, “está vivenciando uma nova experiência”, disse uma fonte ouvida pelo JN.

Outros pré-candidatos estão se apresentando, mas a medida que forem se mostrando mais para o eleitorado certamente serão motivo de uma citação na imprensa mateense.

publicidade

São Mateus

Advogada reconhece papel da Câmara na defesa das mulheres

Publicado

Tesoureira da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a advogada Penélope Quintão Hemerly Soares teve o seu desempenho na advocacia reconhecido pela Câmara de São Mateus. Na sessão plenária de terça-feira, ela recebeu um Voto de Congratulação, formalizado pela Moção 064/2022, de autoria da vereadora Preta do Nascimento. Ao receber a homenagem, aprovada em plenário por unanimidade, Penélope reconheceu o papel desempenhado pelo Parlamento Municipal no fortalecimento das lutas pelos direitos das mulheres.
Especialista na advocacia feminista, Penélope é filha de família tradicional e aproveitou para elogiar a atuação do colega Paulo Fundão, presidente da Câmara de São Mateus, que é advogado por formação e com larga experiência como assessor jurídico nas instâncias municipal (também como procurador), estadual e federal, inclusive no Congresso Nacional.

Acompanhada de esposo, filho recém-nascido e irmão na recepção do certificado emitido pelo Legislativo mateense, Penélope destacou a importância do trabalho executado pelas vereadoras Ciety Cerqueira e Preta do Nascimento em defesa da luta de outras mulheres. Com sinceridade, agradeceu também aos demais vereadores pelo apoio às causas das mulheres e da população em geral. Aliás, ela relatou que acompanha, pela transmissão em tempo real, sessões plenárias do Legislativo mateense.

Leia mais:  Governo do Estado envia equipamentos para guarda municipal em São Mateus

Penélope reforçou que é preciso abrir mais espaços às mulheres na sociedade. Disse inclusive que, na OAB, metade dos cargos é exercida por mulheres e a outra parte por homens.

A advogada defendeu o trabalho de combate à violência de gêneros e considerou importante a proposta de levar a Lei Maria da Penha para conscientização nas escolas.

Penélope disse ainda que São Mateus tem uma Prefeitura que olha para as causas femininas, inclusive com uma Casa da Mulher, e enfatizou a importância da construção de uma sociedade justa e igualitária, em que os direitos sejam efetivamente iguais para todos.

Sobre a ‘caixa de ressonância da sociedade mateense’, apelido que o vereador presidente Paulo Fundão aplicou à Câmara Municipal na atual legislatura, a advogada Penélope reconheceu que São Mateus possui um parlamento que abre espaço para o protagonismo das mulheres, presentes no plenário e como convidadas, na Tribuna Livre, para discutir assuntos de interesse de suas categorias.

Autora da homenagem a Penélope, por ocasião do Dia do Advogado, a vereadora Preta do Nascimento elencou os caminhos desbravados pela homenageada em defesa das mulheres, inclusive na instância estadual. E acrescentou que Penélope nunca se acovardou a enfrentar “casos muito sérios” que o público sequer tem conhecimento.

Leia mais:  Desagravo aos promotores e policiais federais

Muito à vontade, o presidente Paulo Fundão reforçou a admiração pela homenageada, listando também o reconhecimento à família de Penélope Quintão Hemerly Soares e aos colegas de advocacia.

Continue lendo

São Mateus

Festival ‘Forró de Raiz em Barra Nova’ terá 16 bandas e 4 Dj’s

Publicado

O festival será uma homenagem a Luiz Geraldino, mateense mestre sanfoneiro de 8 baixos

Fãs, simpatizantes e público em geral já podem preparar as chinelas: dias 26, 27 e 28 de agosto acontecerá o 1º Festival Forró de Raiz, em Barra Nova Norte, São Mateus, com direito a atração nacional, vários trios e dj’s. 

O evento terá entrada franca e homenageia o mateense, do Nativo, mestre sanfoneiro de 8 baixos Luiz Geraldino, aos 89 anos uma das maiores referências do gênero no Estado e que foi atração principal no 1º Fenfit, em Itaúnas.

Segundo os organizadores do Festival as atrações serão divididas em dois palcos: o Sunset, que terá como cenário natural o pôr do sol de Barra Nova e onde haverá apresentações das 13h às 19h, e o Palco Principal, com atrações das 19h até as 5h.

A realização do evento é da Associação de Moradores, Marisqueiros, Pescadores e Artesãos de Barra Nova Norte (AMPABAM), cujo presidente é Rubens Batista, e Fórum Forró de Raiz do ES.

PREPARE-SE

Barra Nova fica no extremo sul da Ilha de Guriri, a cerca de 25 km da sede do Balneário, por isso é preciso estar atento a questões como hospedagem e transporte. Conforme os organizadores do Festival, além das vagas nas pousadas locais e área de camping, estão sendo costuradas parcerias com a hotelaria de Guriri, com pacotes disponíveis incluindo o traslado.

Leia mais:  Artigo / Opinião - São Mateus será reconhecido na COP27

A previsão é de que muita gente opte por vans e ônibus de excursão: muitos visitantes, inclusive de outros Estados já confirmaram presença e fizeram reservas.

Em relação à alimentação, as opções são muitas e diversificadas. Aos tradicionais restaurantes de Barra Nova Norte serão somadas barracas e food trucks, oferecendo da moqueca capixaba ao cachorro quente, passando pelo peixe frito e várias outras opções.

Para beber, estão garantidos o chope, a cerveja e a tradicional catuaba, inclusive na versão com açaí.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana