conecte-se conosco


Cidades

Pré-Matrícula na Rede Estadual termina na quinta-feira (19)

Publicado

Termina na quinta-feira (19) o prazo da Secretaria da Educação (Sedu) para a Pré-Matrícula na Rede Estadual. Quem não é aluno da Rede Estadual e deseja ingressar em uma das 448 escolas estaduais para o ano letivo de 2020 deve ficar atento e garantir a vaga pelo site da Sedu. Para solicitar a vaga, basta acessar o site da secretaria ACESSE AQUI, clicar no banner principal e fazer o cadastro.

É necessário acessar o site com o número de CPF do aluno, se for maior de idade, ou do responsável, se o estudante for menor de idade, para que seja gerado login de acesso ao sistema. Além disso, é preciso ter em mãos documentos pessoais do aluno, nome e CPF do pai, da mãe e do estudante, e o endereço da residência do aluno.

Quem tiver dificuldades em acessar a internet para realizar a pré-matrícula deve procurar a escola da Rede Pública Estadual mais próxima, onde a equipe da unidade de ensino dará a devida assistência para que o aluno e/ou responsável utilize um computador disponibilizado no local.

Os resultados da rematrícula, da transferência interna e da pré-matrícula serão divulgados até o dia 15 de janeiro de 2020. Já a efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31 de janeiro. Esta é a única etapa presencial do processo, a ser feita na própria escola onde o aluno estudará.

Leia mais:  Vítima fatal da covid-19 no ES era hipertenso e obeso

São mais de 250 mil vagas para o Ensino Fundamental e Médio Regular e 44 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA), que agora passa a contar com a oferta do Ensino Profissionalizante. O período da rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já são da Rede Estadual, foi realizado do último dia 29 de outubro a 26 de novembro. Esta primeira etapa também foi totalmente on-line, pelo site da Sedu.

A Sedu ressalta que o aluno que já é da Rede Estadual e não realizou a rematrícula dentro do prazo deve efetuar a Pré-Matrícula para garantir sua permanência na Rede. 

Cursos Técnicos para Ensino Médio Regular

Uma das novidades para o ano letivo de 2020 na Rede Estadual é a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral. No total, 5.800 vagas estão sendo ofertadas pela Sedu em 36 escolas. A organização curricular de cada um dos Cursos Técnicos terá um desdobramento para as turmas que iniciarem na 1ª série e as que iniciarem na 2ª Série do Ensino Médio.

Serão ofertados cursos como o Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Administração, Técnico em Marketing, Técnico em Comércio, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Logística, por exemplo. Todos os cursos serão disponibilizados já para o 1º semestre de 2020, das 13h às 20h, com direito a Alimentação e Passe Escolar.

Leia mais:  ​Programa de regularização fundiária é apresentado a Cidade da Barra

Confira aqui mais informações: http://bit.ly/350gwWI

EJA Profissional

No primeiro semestre de 2020, a oferta da Sedu é de 1.833 vagas em 21 escolas da Rede Pública localizadas em diferentes municípios do Estado. Serão ofertados cursos técnicos como Logística, Administração, Cuidados de Idosos, Técnico em Cooperativismo e Técnico em Condomínio, por exemplo, com a oferta de vagas em Cariacica, Vitória, Viana, Guarapari, Vila Velha, Serra Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Aracruz e Santa Teresa.

A equipe da Educação de Jovens e Adultos acentua que o Curso Cuidador de Idosos não se trata de formação de grau técnico, mas uma Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso será ofertado de forma integrada de segunda a sexta-feira.

Confira AQUI mais informações

Veja o cronograma da Chamada Pública Escolar

  • Pré-matrículas para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual será até o dia 19/12;
  • Divulgação do resultado da rematrícula, transferência interna e pré-matrícula ocorrerá até o dia 15/01/2020;
  • Efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31/01/2020.
  • Mais informações: (27) 3636 7830 / 3636-7831.

Leia também: Sedu abre primeira Escola Estadual Indígena e oferta vagas para 2020 

publicidade

Cidades

Parceria Secti e Senac leva educação profissional às comunidades quilombolas do Espírito Santo

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), torna público o termo de parceria 016/2024. O termo de parceria estabelece ações a serem implementadas visando à capacitação de indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna, no município de Itapemirim.

O objetivo desta parceria é viabilizar oportunidades de educação profissional por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), buscando atender aos princípios de inclusão social e promoção da equidade, alinhados aos objetivos do programa. A transparência na seleção de candidatos e a inclusão de turmas exclusivas são medidas que reforçam o compromisso das instituições com o acesso igualitário à educação.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essa parceria entre a Secti e o Senac, que visa capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna. É mais do que uma colaboração entre instituições; é um compromisso conjunto com a inclusão social e a promoção da equidade. Reconhecemos não apenas a importância econômica local da comunidade, mas também seu papel vital na preservação da cultura quilombola e na conservação ambiental da região. Com essa parceria, estamos não apenas oferecendo oportunidades de educação profissional, mas também valorizando e fortalecendo essas comunidades”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Leia mais:  Novas vagas de emprego no Hospital Dr. Jayme Santos Neves

A Comunidade Quilombola de Graúna não é apenas reconhecida pela contribuição econômica local, mas também pela preservação da cultura quilombola e o papel crucial na conservação ambiental da região. O acordo estabelece as responsabilidades de cada parte envolvida. Ao Senac, cabe a disponibilização de recursos técnicos e pedagógicos, bem como a oferta de instrutores para ministrar os cursos.

Por sua vez, à Secti, é atribuída a disponibilização de espaço físico e a manutenção das instalações necessárias para a realização das atividades educacionais. A concessão de 30 vagas para as turmas, conforme as diretrizes do Programa Senac Gratuidade (PSG), é um dos pontos centrais do acordo.

O público-alvo prioritário consiste nos membros da comunidade quilombola, com idade a partir de 16 anos e diferentes níveis educacionais. Esses indivíduos, em sua maioria, têm renda familiar de um a dois salários mínimos, sendo importante ressaltar que muitos não estão formalizados como Microempreendedores Individuais (MEI).

Essa parceria entre Senac e Secti representa um passo significativo na promoção da educação profissional e na valorização das comunidades quilombolas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado do Espírito Santo.

Leia mais:  Senac-ES e Governo do Estado firmam parceria para impulsionar inovação e empreendedorismo capixaba

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Vila Velha abre processo seletivo para contratação de médicos

Publicado

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha abriu processo seletivo para contratação temporária de médicos de diversas especialidades. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 24, exclusivamente no site https://www.vilavelha.es.gov.br/concursos

O processo seletivo é para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva. São 14 vagas, com remuneração a partir de R$ 5.018,34. Os cargos são para cardiologista, clínico geral, obstetra, ginecologista, infectologista, neurologista infantil e adulto, pediatra, urologista e psiquiatra adulto e infantil.


A seleção dos candidatos será por meio de análise de títulos e experiência profissional e o mesmo não poderá se candidatar para mais de uma vaga. A lotação dos aprovados se dará conforme a necessidade do município.

Clique aqui e acesse o edital.
 
Serviço
Processo Seletivo Simplificado N.º 003/2024, da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha
Inscrições: até 24 de abril
Mais informações: https://www.vilavelha.es.gov.br/concursos/processo-seletivo-simplificado-semsa-n-o-003-2024-1184

Leia mais:  Novas vagas de emprego no Hospital Dr. Jayme Santos Neves
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana