conecte-se conosco


São Mateus

Preço de combustível em São Mateus continua alto

Publicado

Não é de hoje, mas o comentário é que na cidade tudo pode e ninguém dá jeito.

Essa máxima parece estar funcionando e, desta vez, com relação aos preços praticados pelos postos de combustíveis da cidade e do município. A grita é geral e o órgão fiscalizador não consegue ouvir. Pelo menos em São Mateus é assim, pois mesmo com a redução dos preços do barril de petróleo e nas distribuidoras, nas bombas não diminuem. Aliás, segundo alguns consumidores ouvidos pela reportagem, essa situação é antiga e na cidade se pratica os preços mais altos do Norte capixaba. Existe inclusive denúncia de formação de cartel, que tem nos preços homogêneos e sem possibilidade de concorrência um indício dessa situação. Com isso, o consumidor fica sem opção de procurar em algum posto da cidade preço menor. Hoje o preço do litro da gasolina em São Mateus está a R$ 3,98. Enquanto na Grande Vitória e na maioria dos municípios capixabas o preço médio é de R$ 3,37.

Leia mais:  Guarda municipal de São Mateus ganha viaturas novas

O Procon tem sido muito questionado pelos consumidores e não é só com relação aos preços praticados nos postos de combustíveis. É em vários setores, principalmente no período de verão, no balneário de Guriri que muitas reclamações foram feitas e o órgão fiscalizador “fez cara de paisagem”, retratou um morador vítima da exploração de alguns maus comerciantes. O Procon tem sido informado sobre isso, mas assim como fecha os olhos para práticas abusivas nos preços de outros setores, na fiscalização a esses postos a omissão parece ser a mesma. “Os cargos ocupados no Procon, em sua maioria, são por indicação política e não há isenção na atuação desse órgão com relação aos preços praticados em São Mateus de forma abusiva”, disse um consumidor revoltado e que já tem processo tramitando naquele órgão contra essa situação.

Um fato importante que foi levantado por alguns consumidores é que para os cargos do Procon as indicações são políticas e isso cria uma relação incestuosa e dificuldade na fiscalização, principalmente dos “supostos poderosos” da cidade que “tudo podem e nada acontece contra essa gente que acaba impune”, sentencia um cidadão ouvido pelo JN.

Leia mais:  Carros de aplicativos ocupam sem critérios as vagas de estacionamentos na cidade

Procurada para falar sobre essa questão, o jornal não conseguiu ouvir nenhuma fonte da municipalidade. Quanto aos proprietários também não conseguimos contato, “apesar de sabermos o que iriam dizer que tudo é mentira”, provocou o editor da matéria.

publicidade

São Mateus

Advogada reconhece papel da Câmara na defesa das mulheres

Publicado

Tesoureira da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a advogada Penélope Quintão Hemerly Soares teve o seu desempenho na advocacia reconhecido pela Câmara de São Mateus. Na sessão plenária de terça-feira, ela recebeu um Voto de Congratulação, formalizado pela Moção 064/2022, de autoria da vereadora Preta do Nascimento. Ao receber a homenagem, aprovada em plenário por unanimidade, Penélope reconheceu o papel desempenhado pelo Parlamento Municipal no fortalecimento das lutas pelos direitos das mulheres.
Especialista na advocacia feminista, Penélope é filha de família tradicional e aproveitou para elogiar a atuação do colega Paulo Fundão, presidente da Câmara de São Mateus, que é advogado por formação e com larga experiência como assessor jurídico nas instâncias municipal (também como procurador), estadual e federal, inclusive no Congresso Nacional.

Acompanhada de esposo, filho recém-nascido e irmão na recepção do certificado emitido pelo Legislativo mateense, Penélope destacou a importância do trabalho executado pelas vereadoras Ciety Cerqueira e Preta do Nascimento em defesa da luta de outras mulheres. Com sinceridade, agradeceu também aos demais vereadores pelo apoio às causas das mulheres e da população em geral. Aliás, ela relatou que acompanha, pela transmissão em tempo real, sessões plenárias do Legislativo mateense.

Leia mais:  Alerta de fortes chuvas para São Mateus

Penélope reforçou que é preciso abrir mais espaços às mulheres na sociedade. Disse inclusive que, na OAB, metade dos cargos é exercida por mulheres e a outra parte por homens.

A advogada defendeu o trabalho de combate à violência de gêneros e considerou importante a proposta de levar a Lei Maria da Penha para conscientização nas escolas.

Penélope disse ainda que São Mateus tem uma Prefeitura que olha para as causas femininas, inclusive com uma Casa da Mulher, e enfatizou a importância da construção de uma sociedade justa e igualitária, em que os direitos sejam efetivamente iguais para todos.

Sobre a ‘caixa de ressonância da sociedade mateense’, apelido que o vereador presidente Paulo Fundão aplicou à Câmara Municipal na atual legislatura, a advogada Penélope reconheceu que São Mateus possui um parlamento que abre espaço para o protagonismo das mulheres, presentes no plenário e como convidadas, na Tribuna Livre, para discutir assuntos de interesse de suas categorias.

Autora da homenagem a Penélope, por ocasião do Dia do Advogado, a vereadora Preta do Nascimento elencou os caminhos desbravados pela homenageada em defesa das mulheres, inclusive na instância estadual. E acrescentou que Penélope nunca se acovardou a enfrentar “casos muito sérios” que o público sequer tem conhecimento.

Leia mais:  São Mateus ganhará nova ferrovia que ligará a cidade à Minas Gerais

Muito à vontade, o presidente Paulo Fundão reforçou a admiração pela homenageada, listando também o reconhecimento à família de Penélope Quintão Hemerly Soares e aos colegas de advocacia.

Continue lendo

São Mateus

Festival ‘Forró de Raiz em Barra Nova’ terá 16 bandas e 4 Dj’s

Publicado

O festival será uma homenagem a Luiz Geraldino, mateense mestre sanfoneiro de 8 baixos

Fãs, simpatizantes e público em geral já podem preparar as chinelas: dias 26, 27 e 28 de agosto acontecerá o 1º Festival Forró de Raiz, em Barra Nova Norte, São Mateus, com direito a atração nacional, vários trios e dj’s. 

O evento terá entrada franca e homenageia o mateense, do Nativo, mestre sanfoneiro de 8 baixos Luiz Geraldino, aos 89 anos uma das maiores referências do gênero no Estado e que foi atração principal no 1º Fenfit, em Itaúnas.

Segundo os organizadores do Festival as atrações serão divididas em dois palcos: o Sunset, que terá como cenário natural o pôr do sol de Barra Nova e onde haverá apresentações das 13h às 19h, e o Palco Principal, com atrações das 19h até as 5h.

A realização do evento é da Associação de Moradores, Marisqueiros, Pescadores e Artesãos de Barra Nova Norte (AMPABAM), cujo presidente é Rubens Batista, e Fórum Forró de Raiz do ES.

PREPARE-SE

Barra Nova fica no extremo sul da Ilha de Guriri, a cerca de 25 km da sede do Balneário, por isso é preciso estar atento a questões como hospedagem e transporte. Conforme os organizadores do Festival, além das vagas nas pousadas locais e área de camping, estão sendo costuradas parcerias com a hotelaria de Guriri, com pacotes disponíveis incluindo o traslado.

Leia mais:  Guarda municipal de São Mateus ganha viaturas novas

A previsão é de que muita gente opte por vans e ônibus de excursão: muitos visitantes, inclusive de outros Estados já confirmaram presença e fizeram reservas.

Em relação à alimentação, as opções são muitas e diversificadas. Aos tradicionais restaurantes de Barra Nova Norte serão somadas barracas e food trucks, oferecendo da moqueca capixaba ao cachorro quente, passando pelo peixe frito e várias outras opções.

Para beber, estão garantidos o chope, a cerveja e a tradicional catuaba, inclusive na versão com açaí.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana