conecte-se conosco


Cidades

Prefeito Arnaldinho enfatiza em congresso diálogo e união para desenvolvimento das cidades

Publicado

O prefeito de Vila Velha fez a abertura do congresso da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Estado do Espírito Santo (Ascamves), em Guarapari

Guarapari – Em um auditório repleto, com mais de 250 pessoas, sendo 180 delas vereadores capixabas, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou na manhã desta quarta-feira (26) a importância do “diálogo” e da “união” de forças como pilares essenciais para o desenvolvimento da cidade. Ele fez a abertura do congresso da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Estado do Espírito Santo (Ascamves), que prossegue até sexta-feira (28) no Sesc de Guarapari.
 
Com uma trajetória de dois mandatos como vereador antes de assumir a prefeitura, Arnaldinho ministrou a palestra “A Relação Harmônica dos Poderes para o Bem-Estar da População”. Durante sua apresentação, ele compartilhou a bem-sucedida experiência de Vila Velha com os parlamentares, incentivando-os a adotar esse exemplo nas próprias cidades, visando torná-las mais prósperas e eficientes.
 
“Com diálogo e união, conseguimos tirar Vila Velha do isolamento político, tornando nossa cidade uma referência em modernização, atração de investimentos e geração de emprego e renda. Estamos construindo uma nova Vila Velha juntos, com o apoio dos vereadores e, especialmente, do governador Renato Casagrande, que tem sido fundamental para resgatar parte da grande dívida social e histórica que o Estado tem com Vila Velha”, afirmou.
 
Ao falar sobre a importância da atuação parlamentar, Arnaldinho acrescentou: “Quando nós temos uma câmara que puxa para baixo o Executivo, a sociedade perde. Quando nós temos uma câmara que ajuda a construir e a buscar soluções para os desafios que a cidade impõe, quem ganha é a sociedade. Então, o diálogo é a base de tudo para que o Legislativo e o Executivo consigam, juntos, resolverem os desafios de uma cidade”. 
 
Investimentos

Leia mais:  Parque Estadual de Itaúnas convida comunidade para reunião do conselho consultivo

Entre alguns investimentos importantes realizados sob sua gestão, Arnaldinho destacou a inauguração de sete novas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros Paul, Ataíde, Divino Espírito Santo, São Torquato, Praia das Gaivotas, Jabaeté e Morada da Barra. Além disso, foram entregues a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, na Grande Terra Vermelha, e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva, o Caps Jabaeté. Outras três unidades de saúde estão em construção: em Rio Marinho, Riviera da Barra e Novo México.
 
Na área da Educação, ele ressaltou que o município construiu 22 novas escolas e implantou o Bolsa Aluno, maior programa socioeducacional da história de Vila Velha, beneficiando mais de 55 mil estudantes. O investimento no Bolsa Aluno já alcançou R$ 100 milhões.
 
Citando iniciativas voltadas à infraestrutura para mitigar os problemas causados por alagamentos em Vila Velha, o prefeito mencionou as obras de macrodrenagem e a construção de novas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), com investimento total de R$ 1 bilhão, fruto da parceria entre o município e o Governo do Estado.
 
O prefeito enumerou outros investimentos em áreas com a segurança, a mobilidade urbana, desenvolvimento, lazer e meio ambiente.
 
Homenagem

Leia mais:  Após afastamento de 40 dias Marcos Guerra retornou ao cargo de prefeito em Jaguaré na sexta-feira

Durante o congresso, Arnaldinho também foi homenageado pela Ascamves com a comenda  vereador “Hércules Silveira”, uma honraria destinada àqueles que, de alguma forma, contribuem para fortalecer o legislativo municipal capixaba e resgatar a cidadania do povo do Espírito Santo. “Estou profundamente feliz e honrado com esta homenagem”, destacou Arnaldinho.
 
A solenidade de abertura do congresso foi conduzida pelo diretor-presidente da Ascamves, Juscelino Brzesky dos Santos. No evento, Juscelino empossou a nova diretoria da associação, que será comandada pelo presidente da Câmara de Anchieta,  Renan Delfino.
 
O evento contou com as presenças dos vereadores de Vila Velha, Hércules Silveira, Adriana Meireles e Patrícia Crizanto, da secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, do dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público do Espírito Santo, promotor de Justiça Cláudio Lemos, da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo, Érica Neves, prefeitos e demais autoridades.

publicidade

Cidades

Nova Venécia distribuirá 50 mil mudas de eucalipto para agricultores locais

Publicado

Cinquenta mil mudas de eucalipto serão distribuídas a produtores rurais de Nova Venécia. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Nova Venécia, através das Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O cadastro para participação na iniciativa deve ser feito diretamente com o Incaper, por meio do número de WhatsApp (27) 3752-6841 ou pela Secretaria de Agricultura, através do WhatsApp (27) 3752-9038. A ação busca beneficiar pequenos e médios produtores locais. As mudas ficarão armazenadas no Viveiro Municipal, local onde os agricultores cadastrados deverão retirá-las. A previsão é que as entregas ocorram na primeira quinzena de maio.

De acordo com Felipe Maia, coordenador do Incaper em Nova Venécia e engenheiro agrônomo, a iniciativa é resultado de uma articulação entre diversos parceiros. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de produção que aliem geração de renda e preservação ambiental. A intenção é que os produtores possam formar uma reserva de madeira em suas propriedades, para que essa madeira possa ser utilizada em qualquer tipo de obra ou construção rural, além da queima para a secagem de café. Com isso, evitamos o corte de árvores nativas, uma vez que o agricultor já terá um estoque próprio de eucalipto cultivado de forma planejada”, explicou Felipe.

Leia mais:  Setades divulga cronograma de entrega e a primeira listagem de beneficiados do Cartão ES Solidário

A Secretaria Municipal de Agricultura, também reforçou a importância da ação para o município. “Essa parceria é fundamental para dar suporte ao agricultor veneciano. A entrega das mudas de eucalipto é mais uma ferramenta que colocamos à disposição do produtor, contribuindo para o fortalecimento da agricultura local e para práticas mais sustentáveis no campo”.

Continue lendo

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Colatina tem duas novas estruturas de esgotamento sanitário finalizadas

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana