conecte-se conosco


São Mateus

Prefeito e vereadores empossados prometem trabalhar em harmonia

Publicado

Nos discursos ficou claro a intenção de pacificar a relação do legislativo com o executivo.

Depois de quatro anos em constante embate, a Câmara Municipal e a Prefeitura estão prometendo, através dos seus eleitos agora empossados um período de parceria e diálogo, “tudo em benefício da população”, conforme o teor das declarações dos vereadores e do prefeito reeleito.

A posse aconteceu dia primeiro deste ano de 2021, nas dependências do Cerimonial Tonette, onde o prefeito Daniel Santana (PSDB) tomou posse para seu segundo mandato e os novos onze vereadores também. Nos discursos a tônica foi a necessidade de se construir uma ponte de diálogo e entendimento entre os dois poderes como forma de pacificar essa relação que foi muito conturbada nos últimos quatro anos. O prefeito Daniel dizia que o legislativo era fator de impedimento para que exercesse o seu mandato e agora, com essa nova configuração, a pacificação pode ser uma realidade.

Paulo Fundão quer união entre os poderes Legislativo e Executivo - TC Online

Para Paulo Fundão (PP), eleito presidente da Mesa para o biênio 2021-2022

Para Paulo Fundão (PP), eleito presidente da Mesa para o biênio 2021-2022, o prefeito Daniel Santana tem praticamente a totalidade de apoio do Legislativo, pois até o vereador Carlinhos Simião, mesmo não fazendo parte do grupo alinhado ao Executivo, fará um mandato em sintonia com as demandas da população e se o prefeito estiver com essa intenção terá o seu apoio.

A nova Mesa Diretora ficou assim constituída: Paulo Fundão (Presidente); Kácio Mendes (Vice-Presidente); Ciety Cerqueira (1ª secretária) e Delermano Suim (2º Secretário).

Na sessão de posse ficou definido que o líder do governo municipal na Câmara será o vereador Cristiano Balanga. Daniel Santana e seu vice Cafeu terão quatro anos para mostrar o que prometeram durante a campanha eleitoral.

A nova Câmara de Vereadores

1º Robertinho PSB Eleito 1400 2,43%

2º Ciety PT Eleito 1214 2,11%

3º Paulo Fundão PP Eleito 1078 1,87%

4º Isael PSL Eleito 947 1,65%

5º Lailson da Aroeira SOLIDARIEDADE Eleito 915 1,59%

6º Kacio Mendes PSDB Eleito 855 1,49%

7º Cristiano Balanga PROS Eleito 790 1,37%

8º Gilton Gomes Pia PSDB Eleito 773 1,34%

9º Delermano Suim PATRIOTA Eleito 709 1,23%

10º Carlinho Simião PODE Eleito 658 1,14%

11º Adeci de Sena CIDADANIA Eleito 573 1,00%

Leia mais:  São Mateus permanece em risco alto para a covid-19. Confira o novo Mapa de Risco!
publicidade

São Mateus

Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola

Publicado

A Prefeitura de São Mateus continua os trabalhos de recuperação das estradas rurais que foram obstruídas ao longo do tempo. O objetivo é garantir o melhor trânsito de veículos e pedestres e facilitar o escoamento da produção agrícola. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca.

Desta vez, as equipes fizeram a manutenção nas estradas da Comunidade Cricaré, na região de Nova Lima. No local foram realizados trabalhos de patrolamento, reabertura de vias, limpeza das estradas e construção de saídas de água da chuva.

A Patrulha Mecanizada da Prefeitura está atuando em todas as regiões de São Mateus, mantendo um cronograma de atendimento.

Leia mais:  Irresponsabilidade da Prefeitura de São Mateus sobrecarrega Hospital Roberto Silvares
Continue lendo

São Mateus

Secretaria de Educação promove Live sobre: ‘O autismo e suas faces’

Publicado

A neurologista infantil Ellen Rodrigues Teixeira será a convidada especial para a Live

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza hoje (13) uma Live sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), “O Autismo e suas Faces”. O evento será transmitido no canal de YouTube da SME, às 18h30. 

A iniciativa do Setor de Educação Especial da SME vai contar com a participação de Ellen Rodrigues Teixeira, neurologista infantil e especialista no assunto. Ela abordará sobre o diagnóstico, níveis de autismo e os caminhos de atendimento na Rede Pública de Saúde da criança com autismo.

A coordenadora do Setor de Educação Especial da SME, Sandra Scarpatti, explica que em anos anteriores, a SME sempre se manifestou com encontros e fóruns para pais ou responsáveis de estudantes dessa modalidade de ensino. Este ano, a live foi a forma escolhida para levar mais informações sobre o autismo e dialogar sobre o assunto neste momento pandêmico.

CONSCIENTIZAÇÃO

Abril é considerado o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é dar visibilidade ao tema que, muitas vezes, não é debatido na sociedade. Desde 2008, a ONU instituiu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.    

ESPECIALISTA

A palestrante Drª Ellen Rodrigues Teixeira, é neurologista infantil, especializada no atendimento de neurologia da infância e adolescência, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), atuando em São Mateus e no Centro Regional Especializado (CER) em Nova Venécia.

Leia mais:  VEJA A COLETIVA: Tio confessa que tinha relações com menina de 10 anos desde 2019
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana