conecte-se conosco


Cidades

Prefeito Max Filho lança pedra fundamental da nova Umei Tia Nenzinha

Publicado

A pandemia do novo coronavírus não interrompe o processo de crescimento da Educação em Vila Velha. O prefeito Max Filho lançou, nesta quarta-feira (3), a pedra fundamental da nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Tia Nenzinha, localizada no bairro Divino Espírito Santo.
 
A nova Umei Tia Nenzinha é uma das oito Umeis que estão sendo construídas pela Prefeitura de Vila Velha, com recursos próprios (confira abaixo todas as informações sobre todas as obras na área de Educação).
 
“A construção da nova Umei Tia Nenzinha será feita em duas etapas. Primeiro será edificada a nova unidade (localizada em terreno ao lado do prédio atual) e posteriormente iremos remodelar completamente a unidade antiga, que será muito mais moderna e ampla”, explicou o prefeito Max Filho, que no ato desta quarta-feira (3) lançou a cápsula do tempo (com documentos e jornal do dia) na base da obra.
 
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) programa a inauguração da creche municipal para maio de 2021. A Prefeitura de Vila Velha investe R$ 4.146.938,02 na construção da nova Umei Tia Nenzinha. As obras são executadas pela empresa Santamaria Construções, Incorporações e Empreendimentos LTDA EPP, contratada por meio de licitação pública.
 
A ordem de serviço para as obras foi assinada em dezembro de 2019. As intervenções são executadas em terreno desapropriado pela PMVV em 2001.
 
“A gestão atual mostra que é realizadora de obras estruturantes. Há um investimento maciço da Prefeitura na construção de novas creches e escolas e também em melhorias nas Unidades que já estão em funcionamento”, declarou a subsecretária municipal Administrativa e Financeira de Educação, Soliandra Della’Parte Mattos.
 
450 crianças
 
A futura Umei Tia Nenzinha terá 450 vagas (atualmente, há 138 alunos matriculados) para crianças de 1 a 5 anos; 10 salas de aula; uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE); uma brinquedoteca; e uma sala de múltiplo uso.
 
“É mais uma obra executada pela atual gestão. A construção da nova creche Tia Nenzinha traz uma melhor perspectiva de futuro para as crianças do bairro Divino Espírito Santo e região”, enfatizou o subsecretário municipal Pedagógico de Educação, Maurício Gorza.
 
Família homenageada
 
Filho da homenageada (a merendeira Feliciana Caldeira de Oliveira, a Tia Nenzinha, falecida há dois anos) que dá o nome da Unidade de Educação Infantil, o decorador Jurandi Machado agradeceu à Prefeitura pela manutenção do nome da Umei e principalmente pelo empenho da atual gestão na melhoria e expansão da Rede Municipal de Ensino.
 
“Além da emoção pela homenagem à minha mãe, estou muito feliz pelo fato de a atual gestão atender ao pedido da comunidade local. A Prefeitura de Vila Velha está levando a sério a Educação, neste momento importante de nossa história”, afirmou Machado.
 
A comunidade escolar local também comemora a construção da nova Umei Tia Nenzinha. “Estamos realizando um sonho antigo de pais, responsáveis e profissionais da Educação. Tenho certeza de que teremos uma Umei moderna e muito bem estruturada”, prevê a diretora da Unidade, Delsa Zanette Mathias.
 
5 mil novas vagas
 
A Prefeitura mantém a construção, mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus, de oito Umeis: São Conrado, Ulisses Guimarães, Jabaeté, Tia Nenzinha (Divino Espírito Santo), Maria da Penha Freitas Mauro – Dona Pepenha (Sítio Batalha/Centro), Julierme da Cruz Dias (Alecrim), Prefeito Solon Borges Marques (Jaburuna), São Torquato e Praia das Gaivotas.
 
Está em fase final de construção a nova Umef Gil Bernardes (já entregue à população), em Alvorada, e avançam os projetos de construção da Umei de Araçás e as tratativas com o Governo do Estado para a obtenção de recursos que viabilizariam a edificação de uma nova Umef em Vale Encantado.
 
Além disso, está em curso as obras de melhorias estruturais da Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno (Santos Dumont) e a construção do anexo poliesportivo da Umef Desembargador Ferreira Coelho, na Glória.

Em fevereiro de 2019 foi inaugurada a Umef Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva, no Ibes e a Umef Dijayro Gonçalves Lima, em Barramares. Com a expansão da Rede Municipal de Ensino, serão geradas 5 mil novas vagas nas escolas e creches da Prefeitura (3 mil apenas na Educação Infantil).

Leia mais:  Vila de Regência oferece programação para todos os públicos no verão
publicidade

Cidades

Adolescente é resgatado de helicóptero após ter pulmão perfurado por galho de árvore

Publicado

O menino e o pai faziam a poda de uma árvore no sítio da família, em Laranja da Terra, interior do Espírito Santo, quando o acidente aconteceu

Um adolescente de 16 anos foi resgatado por um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) após ser atingido por um galho de árvore e ter o pulmão perfurado e as costelas quebradas.

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (23) em Laranja da Terra, interior do Estado. Em 25 minutos, a aeronave levou o menino para o Hospital São Lucas, em Vitória, onde ele está internado.

Eles preferiram não gravar entrevista, mas contaram que o adolescente e o pai acordaram cedo e foram cortar os galhos de uma árvore no sítio da família. Durante a poda, um galho caiu em cima do menino.

Segundo informações da polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros atendimentos ao adolescente e acionou o transporte aéreo logo em seguida.

O Major Pablo afirmou que acionar o Notaer reduziu o tempo de deslocamento até o hospital: “Um trajeto que uma ambulância demoraria entre 3 a 4 horas para realizar, o helicóptero fez em 25 minutos”.

Ainda segundo a família, as primeira informações da equipe médica do hospital são de que o menino está na chamada “sala de choque” para se recuperar do trauma.

Leia mais:  Aberta as inscrições para o Nossa Bolsa 2021 com mais de mil oportunidades
Continue lendo

Cidades

Carro vai parar embaixo de caminhão em Nova Venécia

Publicado

Neste sábado (23), por volta de 11h15min, um acidente foi registrado na rotatória da Avenida Guanabara, em Nova Venécia.

Um veículo, Fiat Strada HD WK, de cor prata, registrado em Vila Pavão, desceu o morro que fica ao lado do posto de gasolina e descontrolado bateu na carroceria de um caminhão.

Com o impacto, o para-choques que fica na traseira do caminhão foi arrancado.

No Fiat Strada estava apenas a motorista que sofreu ferimentos em uma das mãos.

Por sorte não havia ninguém no carona, parte que ficou completamente destruída.

A motorista do Fiat Strada, em estado de choque, não soube explicar o que aconteceu.

Leia mais:  Obras de rebaixamento dos enrocamentos na ensecadeira são executadas em Linhares
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana