conecte-se conosco


Cidades

Prefeito Max Filho lança pedra fundamental da nova Unidade de Saúde em Divino ES

Publicado

Vila Velha – Mais saúde para população de Vila Velha. Na manhã dessa sexta-feira (19), o prefeito da cidade, Max Filho, lançou a Pedra Fundamental da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Divino Espírito Santo, que já tem a fase inicial da obra estrutural avançada. A unidade terá capacidade para atender cerca de 83 mil pessoas por ano e contará com quatro equipes de Atenção Primária, cada uma composta por médicos e enfermeiros.
 
“Vamos erguer essa obra sobre a rocha. A primeira laje já está feita e agora as colunas serão erguidas e a obra vai subir”, comentou Max, durante a cerimônia, na qual foram respeitadas todas as orientações das autoridades sanitárias.


Max ainda listou: “São sete Unidades de Saúde e dessas, quatro desse padrão e formato: Vila Batista inaugurada, Divino Espírito Santo, Ataíde e São Torquato. A UPA de Riviera e ainda, no centro da cidade, o Centro de Referência de Atenção à Saúde do Idoso. Retomamos também uma parceria importante com o Governo do Estado do Espirito Santo em Jabaeté, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto-Juvenil”.
 
O vice-prefeito da cidade, Jorge Careta, enalteceu a importância da obra e reforçou o compromisso com o morador de Vila Velha. “O munícipe vai receber uma obra estruturada, uma obra para toda vida”, complementou.
 
Horário estendido
 
“Uma Unidade que irá atender toda região do entorno, mais de 80 mil pessoas e irá desafogar o atendimento nas demais unidades. Iremos trabalhar com quatro equipes para melhor atender a população, funcionando de segunda a sexta, em horário estendido, de 7 às 19 horas. Estamos ansiosos para mais essa entrega ainda neste ano”, disse o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro.
 
Orçada em R$ 3,7 milhões, a obra da unidade, de Porte 4, será erguida numa área de 854 m² para atender uma população estimada em mais de 83 mil moradores de oito bairros da Região 1 de Vila Velha: Divino Espírito Santo, Centro, Prainha, Praia da Costa, Cristóvão Colombo, Boa Vista I, Boa Vista II e Itapuã, desafogando o atendimento das unidades de Coqueiral de Itaparica e Jaburuna.
 
“Uma etapa importantíssima da obra, a base/fundação. É um projeto bem desenvolvido para permitir o funcionando da unidade mesmo em períodos críticos de chuva”, ressaltou o secretário municipal de Obras, Luiz Otávio Carvalho.

Leia mais:  Detran entrega Sala de Biometria para processos de Habilitação em Vargem Alta

A UAPS de Divino Espírito Santo terá as seguintes estruturas:
 
– 7 consultórios médicos, sendo 3 com banheiro para ginecologia;
– Sala de repouso de curta duração;
– Sala de Serviço Social;
– Sala de medicação/inalação coletiva para 4 pacientes concomitantes;
– Sala de farmácia com almoxarifado e dispensação;
– Consultório de enfermagem;
– Sala de raio X odontológico;
– Sala de administração;
– Gerência;
– Auditório;
– Copa;
– 3 sanitários PNE e um para pacientes ostomizados;
– Vestiário masculino e feminino;
– Sala de esterilização e expurgo;
– Sala de curativos;
– Sala de coleta;
– Sala de reuniões;
– Sala de imunização com ante-sala;
– Área de recepção e atendimento;
– Sala de arquivo;
– Escovário adulto e infantil;
– Consultório odontológico com 8 cadeiras odontológicas;
– Recepção Geral;
– Guarda de Prontuários;
– Espera Geral;
– Registro e Atendimento de Pacientes;
– Depósito de Material de Limpeza
– Área Técnicas de Setor e Compressores;
– Área Técnica do setor de tecnologia;
– Circulação da Administração;
– Depósitos para guarda Temporária de Resíduos, Comum, Infectante e Químico e para a Lavagem de Contentores;
– Área construída: 854,04m2.

Leia mais:  Qualificação: Prefeitura de Jaguaré entregou certificados para capacitados da carreta SmartLab

publicidade

Cidades

Prefeito de Jaguaré recebe visita de executivo do Banco do Nordeste

Publicado

Forte crescimento econômico e social de Jaguaré nos últimos anos chamou a atenção do Banco do Nordeste para o destacado potencial de mercado do município; ponto de apoio servirá para atender empreendedores que queiram participar do Crediamigo

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o prefeito Marcos Guerra recebeu a visita do gerente de Projeto e Expansão do Banco do Nordeste, Alexandre Barbosa. A visita foi marcada por um diálogo de construção de possibilidades e foram abordadas iniciativas sobre a instalação de um ponto de apoio do banco em Jaguaré para implementação do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo.

A reunião foi realizada no Gabinete do prefeito e também estiveram presentes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori e de Finanças, Larissa Preato. Participaram ainda, o gerente geral da agência do banco em São Mateus, Willian Santana, além de outros diretores da instituição. Jaguaré foi incluído na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, em 1998.

Leia mais:  Qualificação: Prefeitura de Jaguaré entregou certificados para capacitados da carreta SmartLab

Crédito para impulsionar negócios

Para os nossos empreendedores das micro e pequenas empresas será de muita importância um ponto de atendimento do Banco do Nordeste, no município. A possibilidade de poderem acessar o Crediamigo, que é um programa do Banco do Nordeste que está em expansão, significa a disponibilização de crédito mais fácil e rápido para impulsionar o pequeno e microempresário”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

Ponto de apoio

O encontro foi marcado pelo diálogo sobre a possibilidade da instalação de um ponto de apoio no município visando ao fortalecimento da economia local e o incentivo a projetos voltados para o empreendedor jaguarense por meio do Crediamigo. O programa movimentou aproximadamente R$ 11 milhões apenas no município de São Mateus em 2023.

Jaguaré atingiu forte potencial de mercado

O gerente de Projetos e Expansão do banco, Alexandre Barbosa, contextualizou a atuação do Banco do Nordeste como um banco de desenvolvimento, que atua em toda a região Nordeste e em todos os municípios, mesmo fora da região Nordeste, mas que fazem parte da área da Sudene.

“O Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento. E, nesse sentido, foi feito um mapeamento dos mercados na região para identificar municípios com potencial de crescimento do mercado formal e informal, geração de emprego, taxas de crescimento, população e uma série de requisitos. Então, nesse ranking que foi feito, Jaguaré foi mapeado como um município com grande potencial mercadológico, para receber uma estrutura de atendimento do Crediamigo”, destacou Alexandre lembrando ainda que, o passo seguinte será a abertura de uma agência do banco em Jaguaré.

Leia mais:  Procon de Linhares alerta sobre cobertura de planos de saúde para testes da Covid-19
Continue lendo

Cidades

Escola de São João Bosco recebe o projeto “Cidadania no Ambiente Escolar”, em Jaguaré

Publicado

Alunos da Escola Comunitária Rural Municipal São João Bosco receberam orientação sobre segurança no trânsito e outros temas; projeto é uma ação da Subsecretaria de Segurança Pública do município

A Secretaria de Planejamento Urbano e Segurança Pública de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 16 de abril, a primeira edição do projeto Cidadania no Ambiente Escolar. A ação foi realizada na Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm São João Bosco. Com apresentação de palestras e imagens educativas, a apresentação teve o objetivo de oferecer conscientização sobre a segurança no trânsito.

O projeto na Ecorm São João Bosco contou com a participação do subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, e o representante de uma entidade da sociedade jaguarense, Gleidson Valandro. “Em parceria com a Prefeitura queremos potencializar um trabalho social com foco na segurança no trânsito. Aqui na escola São João Bosco fizemos um trabalho de conscientização das crianças que usam o trânsito e são futuros condutores. O objetivo é promover atitudes prudentes”, afirmou Gleidson.

Leia mais:  Procon de Linhares alerta sobre cobertura de planos de saúde para testes da Covid-19

Cidadania

O subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, lembrou aos alunos que a escola é a base da vida social de todos e que, atividades de inclusão como a do projeto Cidadania no Ambiente Escolar são fundamentais para garantir inclusão e conscientização formando, dessa forma, cidadãos mais responsáveis.

“O projeto tem o objetivo de levar conscientização sobre direitos e deveres nas escolas e no trânsito. Então, quando abordamos assuntos pertinentes ao trânsito, pedestres, ciclistas e veículos, com informações preciosas, conseguimos alcançar a conscientização dos estudantes. Além disso, tratamos também sobre o mercado de trabalho, alerta sobre as drogas e a importância da família”, ressaltou Miller Kutz.

Conscientização

Ao passar informações e conscientização para os estudantes sobre segurança no trânsito, o projeto busca promover mais humanização, respeito e solidariedade nas ruas. Os principais temas abordados foram condução segura, dispositivos de segurança, equipamentos e como usá-los.

Os alunos também foram informados sobre como ocorre a fiscalização com os envolvidos em incidentes, e a abordagem aos responsáveis em atos de infração. “Os estudantes ainda receberam informações sobre as características do município, a estrutura e todos os assuntos que podem trazer resultados satisfatórios no relacionados à educação para o trânsito” concluiu Miller.

Leia mais:  Presidente da Suzano entre os CEOs que Melhor se Comunicam com Jornalistas

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana