conecte-se conosco


São Mateus

Prefeito prepara grande festa e população vai comemorar o caos que ele promove na cidade

Publicado

Em setembro a cidade de São Mateus comemora mais um ano de existência. São 479 anos de sua colonização. Como tem sido feito nesses sete anos de administração, o prefeito Daniel Santana (sem partido), vai promover uma verdadeira festa de arromba!

Será gasto uma fortuna para a sua realização. A comissão da organização do evento já está em plena atividade e as atrações sendo contratadas a peso de ouro. Do jeito que administração como essa gosta de fazer. Estão preparando a farra com o dinheiro público.

A população, por sua vez, segue em sua saga de abandono, uma verdadeira via crúcis em que lhe foi retirado o direito de ter os serviços básicos de qualidade. A cidade está um caos, ruas sujas, o mato toma conta, as crateras são de fazer inveja as crateras da lua e os índices de criminalidade aumentaram consideravelmente. Nenhuma indústria ou investimento para a cidade e o município de modo geral. São Mateus nunca viveu tantos anos sombrios que em teve aviltada a dignidade do seu povo, da sua história e tradições. Valores da moral e da ética estão ao avesso, de ponta cabeça. A população perdeu a esperança de que algo aconteça para melhorar as suas vidas.

A pergunta que o mateense de bem, faz em sua consciência é: Para que a Prefeitura queria autorização do legislativo para contrair um empréstimo de R$ 100 milhões “se tem recursos a dar com pau” para promover festas, festinhas e festões? como questionou uma liderança comunitária ouvida pela reportagem do JN.

Leia mais:  População pede e Paulo Fundão requer recapeamento asfáltico na Avenida João XXIII

Para a maioria da população, não há nenhuma obra de relevância feita pela atual administração que não seja a rapinagem descoberta pelas investigações que levaram o mandatário do município e alguns de seus assessores à prisão. As benfeitorias que são executadas, vêm do Governo do Estado que tem feito muito mais para o município do que o prefeito, daí o comentário que “Casagrande é o prefeito” pelo compromisso que tem cumprido colaborando com o desenvolvimento de São Mateus.

As pessoas que vêm a São Mateus se assustam com o desleixo e abandono em que se encontra a cidade. Praças largadas, sem nenhum atrativo para crianças e famílias porque o mato, a sujeira, os ambulantes e a marginalidade tomaram conta. Não se vislumbra nenhuma ação da municipalidade para solucionar esse problema. “Assim como existe a cultura inútil, tem em São Mateus a administração inútil”, disse o mecânico Isaías Nascimento dos Reis. Até mesmo uma representante que passou pela cidade achou “horrível” o aspecto das ruas cheias de areia e buracos. “A cidade ficou feia”, afirmou Tathiana Venâncio dos Santos que por aqui passou.

Mas, o que chama a atenção também é a omissão das lideranças políticas que não se mobilizam para enfrentar essa situação. Não há iniciativas que não sejam somente para discutir nomes para a próxima eleição o em vez de apresentar alternativas com propostas e projetos para serem colocados para os pretendentes ao cargo majoritário da política local. Parece que a indignação fica por conta de alguns vereadores – cinco dos onze – e daqueles que falam escondidos com medo de se expor.

“Mas na época das eleições vão aparecer pedindo voto e muitos trouxas ainda dão voto a esse bando de enganadores”, disse revoltado Matilde Abramo, uma dona de casa que vivencia toda essa caótica situação por que passa a cidade.

Em São Mateus, assim como em muitos recantos do Brasil, os políticos querem o poder e não fazer alguma coisa para seu município.

“Trabalhar para melhorar a vida da população é apenas um detalhe para muitos deles”, enfatizou Isaías Barbieri aposentado que já morou na cidade e passa uns dias de férias com a neta Solange, em Guriri

“Tem muita gente sem nada na cabeça que deseja apenas uma boquinha para se locupletarem através do poder”, finalizou.

A reportagem cumpriu o papel do jornalismo sério de tentar ouvir a municipalidade, mas como de praxe, nada de consistente vem de lá, não obteve respostas aos questionamentos. Jornalismo sério é também não dar voz a quem nada tem a dizer.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus fura poços infringindo a lei ambiental

publicidade

São Mateus

Suzano emite Nota de Esclarecimento sobre ocorrência em Nova Vista, São Mateus

Publicado

A Suzano é parte integrante da comunidade do Norte do ES e tem como um dos seus direcionadores “Gerar e Compartilhar Valor”, mantendo canais de diálogo abertos e constantes com todos os seus públicos de interesse

Por isso, vem a público esclarecer os fatos que evolveram a abordagem e prisão de uma pessoa na comunidade de Nova Vista, em São Mateus (ES), no dia 28 de novembro de 2023.

  • A empresa informa que não faz uso de violência ou compactua com essa prática pelas equipes de vigilância patrimonial que atuam nas áreas pertencentes à companhia.
  • Esclarece que os profissionais contratados para essa atividade são treinados e orientados para adotarem sempre uma abordagem educativa, orientativa e jamais agressiva.
  • Não usam armas de fogo e tem como premissa o acionamento das autoridades policiais competentes para tratamento de qualquer conduta criminosa. Os times de vigilância são equipados com bodycam (câmera corporais), assim como os veículos que realizam as rondas, o que permite a filmagem das operações atividades pela Central de Monitoramento da empresa.
  • Informa que, no dia da ocorrência, já havia sido realizada uma primeira abordagem no período da manhã, quando foi identificado o cercamento de um espaço particular – de propriedade da empresa – que impedia o trânsito de veículos, inclusive as brigadas de incêndio que vem contribuindo com o combate às queimadas na região.
  • A região sofre com o aumento significativo de incêndios, potencializados pela onda de calor, mas com fortes indícios de ação criminosa. No período de 27 a 29 de novembro, foram ao menos 17 focos, atingindo entre áreas de plantio e de preservação ambiental.
  • A empresa reitera que realizou ação de desforço imediato, ou seja retomada de posse imediata após a perda, com a presença da Polícia Militar, um padrão para qualquer situação similar identificada em suas áreas e em acordo com a lei.
  • Na noite da mesma data, o monitoramento preventivo de Inteligência Patrimonial da Suzano identificou um novo foco de incêndio em áreas da companhia e a equipe responsável por atender a ocorrência foi impedida por um grupo de pessoas de realizar o combate às chamas.
  • Também houve a constatação de que uma delas ateava fogo em talhão florestal, respondendo com agressividade e ameaçando os colaboradores com o uso de arma branca e pedras.
  • Apesar de estar à distância, a equipe da Suzano continuou a ser hostilizada e sofreu com uma tentativa de agressão, presenciada pelas autoridades policiais que chegavam ao local naquele momento e realizaram a abordagem e condução do suspeito.
  • O autor das ameaças tem histórico em ações contra o patrimônio da empresa, tendo sido conduzido em outra oportunidade para a delegacia devido à ação semelhante.
  • Já com relação à suposta agressão da guarda canina, as evidências demonstram que o cão, que tem objetivo de resguardar a integridade física do vigilante condutor, foi incitado e provocado pelo suspeito.
Leia mais:  Paulo Fundão agradece a Casagrande e Freitas por quase R$ 1 bilhão em investimentos para São Mateus

A companhia tem atuado de forma colaborativa com as autoridades, se colocando à disposição e oferecendo todas as informações que dispõe no tratamento dessa e de outras ocorrências similares, que colocam em risco a sociedade.

Destaca ainda a relevância de sua presença nas regiões onde atua, assim como a importância e os direitos legalmente constituídos das comunidades tradicionais. Esse relacionamento é direcionado por sua Política de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Para isso, busca manter uma relação pautada no contato aberto, frequente e transparente, de maneira amigável e equilibrada. Especificamente no norte do Espírito Santo e na região de Nova Vista, mantém relacionamento constante com as lideranças da associação comunitária dessa comunidade e com as comunidades quilombolas vizinhas, que também tem se mobilizado contra os incêndios criminosos na região.

Além disso, desde 2022 vem intensificando os investimentos junto a comunidades quilombolas nas frentes de formação profissional e valorização da juventude local no norte do ES, oferecendo mais de 300 vagas voltadas a esse público, com foco no acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo local.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus fura poços infringindo a lei ambiental

Da mesma forma, informa que situações que porventura estejam desalinhadas com às melhores práticas previstas em sua política de relacionamento com comunidades tradicionais – tanto em casos suspeitos quanto denúncias – são alvo de análise minuciosa, sem exceção.

Para isso, a companhia estimula seus públicos de relacionamento a acioná-la por meio de canais de comunicação permanentemente abertos para envio de dúvidas, sugestões ou busca de informações sobre quaisquer temas que julgarem relevantes, permanecendo à disposição.

Seguimos juntos e juntas, alinhados ao propósito de renovar a vida a partir da árvore.

Continue lendo

São Mateus

São Mateus pede por reforço do videomonitoramento e combate a crimes no comércio

Publicado

Pedidos por expansão do Cerco Inteligente e retorno do videomonitoramento, além de combate contra roubos no comércio, foram realizados durante a audiência pública realizada pela Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizada da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL), na noite dessa quinta-feira (30), no Sesc de São Mateus.

Além de São Mateus, os municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário, Jaguaré e Vila Valério foram o cerne do evento. Estiveram presentes vereadores, lideranças comunitárias e sociedade civil em geral.

A promotora de Justiça Olga Maria Tedoldi Spalenza Rosa, que atua em São Mateus, destacou a necessidade de aprimorar a tecnologia e reforçar o videomonitoramento, que tem tido problemas no município. “As câmeras são os nossos olhos, servem para vigilância e precisamos delas funcionando. Outro ponto é que o Cerco Inteligente está somente nas rodovias e, em um município tão grande, e precisaria estar dentro da cidade”, ponderou.

Também promotor de Justiça atuante na região, Márcio Augusto Gonçalves Cardoso frisou que é preciso investir na assistência social e potencializar os órgãos de proteção, como medidas para prevenção da criminalidade.

Os crimes contra o patrimônio foram outro tema de abordagem pelos presentes. São Mateus, de janeiro a outubro, teve média de um roubo por dia a pessoa em via pública (332) e 245 furtos e roubos no comércio, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus, Rubia Schueng fez um balanço da insegurança sentida pelos empreendedores.

Leia mais:  Praias de São Mateus estão entre as mais belas e próprias para banho do Brasil

“Sabemos o que nós passamos no comércio. Estamos suscetíveis a sermos assaltados e tudo mais. O que nós solicitamos é que o videomonitoramento retorne, especialmente nas principais avenidas. Temos muitos consumidores que vêm de outros municípios. Estamos preocupados com esse período do Natal, quando acontecem mais as compras”, afirmou a comerciante.

Quanto ao videomonitoramento, Bahiense afirmou que irá deliberar notificação para a reativação dos 82 equipamentos que estão sem funcionar para o Ministério Público Estadual e para a Prefeitura de São Mateus.

Vereadores também pontuaram reclamações. Carlinho Simião frisou a problemática de Guriri, alegando que é uma “cidade dentro da outra” e cuja população aumenta no verão. Isamara da Farmácia apontou para problemas com tráfico de drogas. Já Gilton Gomes pediu por mais colaborações do poder executivo para prevenção. Lailson da Aroeira fez coro aos colegas. O presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão, agradeceu pela vinda do colegiado ao município e solicitou que haja uma Companhia Independente da PM em Guriri, para que haja redução dos incidentes no balneário.

Moradores, em suas falas, também fizeram cobranças por melhorias na iluminação da cidade, com a sugestão da troca das atuais lâmpadas por equipamentos de LED. Segundo os moradores, há maior luminosidade e isso pode ajudar a inibir crimes.

Leia mais:  Meleiras está abandonada pelas prefeituras de São Mateus e Conceição da Barra

A Polícia Militar, por meio de seus representantes, explicou como realiza a sua atividade. Comandante do 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR), o coronel Dal Col contou que houve melhor planejamento e inteligência para trabalhar com menor efetivo e garantir a ação mais eficiente. Já o comandante do 13º Batalhão (São Mateus) da PM, tenente-coronel Jefson, disse que militares têm atuado até em momentos de folga, por meio de Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo), para fazer, por exemplo, patrulhamento rural.

Responsável pela Delegacia de Conceição da Barra, o delegado Roberto Fanti destacou que participação da sociedade também é fundamental na elucidação de crimes e que há um problema crônico de falta de servidores, havendo a necessidade de recomposição dos quadros.

Bahiense afirmou que um relatório será realizado com os pedidos da audiência pública e que considerou a audiência como bastante produtiva. “Foi a última do ano e vimos que alguns problemas elencados se repetem pelo Espírito Santo. Falta ou defeito do videomonitoramento, pedido de expansão do Cerco Inteligente, efetivo baixo das nossas polícias e crimes contra o patrimônio incomodando a população. Vamos enviar o relatório para as todas as autoridades, para que providências sejam tomadas e para que a população de São Mateus tenha mais paz”, concluiu o presidente do colegiado.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana