conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura amplia Bike VV para 24h e renova por mais três anos

Publicado

VILA VELHA – Mais três anos do sistema de bicicletas compartilhadas de Vila Velha, o Bike VV. A Prefeitura assinou um novo contratado com a empresa Tembici, que oferece o sistema e venceu a nova licitação. São, ao todo, 20 estações com mais de 200 unidades espalhadas por diversos bairros da cidade e que agora terá uma diferença: estarão disponíveis 24 horas por dia.

O anúncio foi feito pelo prefeito Max Filho, que assinou o novo contrato durante a Assembleia Popular Virtual desta segunda-feira (22), com a presença do CEO da Tembeci, Tomás Martins, e membros do primeiro escalão da Prefeitura. (clique AQUI para rever a Assembleia).

 “Implantamos o Bike VV em Vila Velha com muito sucesso. O sistema é um símbolo importantíssimo na cidade e, em meio à pandemia, o modal (bicicleta) é mais importante ainda para evitar aglomeração. Estou assinando este novo contrato entre a Tembici e o município de Vila Velha para essa nova parceria por mais três anos”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal de Administração e Finança, Rafael Gumiero, por sua vez, destacou a expansão do horário de oferta do serviço com o novo contrato: “O Bike VV tem mais uma novidade: quem usa sabe que, atualmente, funciona das 6 da manhã à meia noite; a partir de 1º de julho, vai funcionar 24 horas por dia. O cidadão da última jornada, que pega os últimos ônibus, pode usar também a bicicleta compartilhada, assim como aquele cidadão que sai mais cedo de casa para trabalhar”. 

Gumiero também frisou que cada unidade está sendo higienizada cinco vezes ao dia. Mas que, mesmo assim, é indicado que os usuários sigam rigorosamente as regras de proteção individual. Vale ressaltar que a próprio Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o uso de bicicletas para as pessoas que precisem se locomover neste período de pandemia do Coronavírus, principalmente trabalhadores.

Segundo o Tomás Martins, CEO da Tembici, mais de 90% dos usuários consideram o BikeVV um serviço essencial neste momento de pandemia “Realizamos uma pesquisa para entender o perfil dos usuários de Vila Velha durante a quarentena e mais de 90% consideram o BikeVV um serviço essencial e vão continuar usando pós pandemia. Estamos muito felizes com a renovação contratual, Vila Velha possui o maior índice de viagem por bicicleta entre os nossos sistemas, e sem dúvida, já foi adotado pelos vila-velhenses como modal de transporte”, explicou.

Outro assunto tratado na Assembleia Popular Virtual foi a Saúde. O secretário da pasta, Jarbas Ribeiro de Assis Junior, reforçou que, até o dia 30, ocorre a última etapa de vacinação contra Gripe Influenza: “É a última semana da campanha. Estaremos em dez locais da cidade, nos postos volantes, para a vacinação da população. Está no site os locais, inclusive com sistema Drive thru no Shopping Boulevard”, explicou. 

Jarbas ainda destacou o Inquérito Sorológico, que entra também na última fase em Vila Velha. “É importante para saber como a doença está avançando em Vila Velha. Vamos continuar na terça e quarta-feira”.

Saneamento básico, obras, concurso público, pavimentação de ruas e pessoas em situação de rua foram alguns dos assuntos tratados na Assembleia após perguntas e sugestões da população, enviadas por meio das redes sociais, durante a transmissão da Assembleia Popular.

Leia mais:  Mulher é isolada com suspeita de Coronavírus em Aracruz
publicidade

Cidades

Governo do Espírito Santo divulga 41º Mapa de Risco Covid-19

Publicado

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (22), o 41º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (25) e o domingo (31). Dos 78 municípios capixabas, 21 estão classificados em Risco Baixo e 53 estão em Risco Moderado. Somente quatro municípios (Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Montanha e Muniz Freire) estão classificados como Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.


O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Montanha e Muniz Freire.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério e Vila Velha.

RISCO BAIXO: Alto Rio Novo, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Marechal Floriano, Muqui, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Viana, Vila Pavão e Vitória.

Leia mais:  Pagamento de Lucro Cessante 2020 será realizado até março de 2021
Continue lendo

Cidades

Detran realiza leilão eletrônico de veículos no próximo dia 04 de fevereiro

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizará leilão eletrônico de 400 lotes de veículos, entre carros e motos, no próximo dia 04 de fevereiro, às 9 horas, com critério de julgamento do tipo maior lance por lote. Os lances devem ser feitos, exclusivamente, no portal www.gestaodeleiloes.com.br.

Os veículos em leilão foram removidos e apreendidos em depósitos, sob a guarda do Detran|ES, após cometimento de infrações de trânsito, com a previsão desta penalidade no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e não foram procurados ou reclamados por seus respectivos proprietários dentro do prazo estabelecido por Lei.

Os interessados devem acessar o leilão para visitação virtual e oferta de lances no portal do leilão www.gestaodeleiloes.com.br. Aqueles que preferirem poderão ver presencialmente os bens a serem apregoados. O agendamento deve ser feito pelo site www.agendamento.es.gov.br

Os lotes encontram-se localizados no Pátio Central do Detran|ES, situado no endereço Rua A, s/nº. Campinho da Serra I, Serra, Espírito Santo, CEP 29178-072.

O Edital de Leilão Eletrônico On-line 106/2020, remarcado para o dia 04 de fevereiro, e o link do portal do leilão podem ser acessados no site do Detran|ES aqui.

Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o setor responsável pelo e-mail [email protected]ãodeleiloes.com.br ou telefone (27)3145-6666. 

Alerta sobre leilões falsos

O Detran|ES ressalta que todos os leilões eletrônicos que realiza podem ser consultados no site www.detran.es.gov.br, na área de Editais de leilão de veículos, e orienta que o cidadão que tiver interesse em adquirir um veículo dessa forma deve acessar a página oficial do órgão, antes de fornecer quaisquer dados pessoais ou efetuar pagamentos em outros sites.

Leia mais:  Aracruz terá nova creche com investimento do Governo do Estado
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana