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Prefeitura de Conceição da Barra adota novas medidas administrativas para reduzir custos em serviços de iluminação pública

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A Prefeitura de Conceição da Barra implementou novas medidas administrativas para reduzir os custos com a manutenção preventiva e corretiva do parque de iluminação pública. Uma das principais ações foi a substituição dos veículos contratados para o serviço por modelos mais econômicos e igualmente eficientes, garantindo a qualidade no atendimento à população.

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Anteriormente, os serviços eram realizados por um caminhão munck e uma caminhonete, totalizando um custo mensal de noventa mil trezentos e trinta reais (R$ 90.330,00). Com a nova medida, a frota foi substituída por 02 (duas) caminhonetes equipadas com cesto aéreo, adequadas para atender plenamente às necessidades diárias de manutenção da iluminação pública. Essa mudança resultou em um custo mensal de quarenta e sete mil e oitocentos reais (R$ 47.800,00), gerando uma economia de quarenta e sete por cento (47%) no contrato mensal.

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A substituição do caminhão munck, que possui porte necessário para a troca de postes, foi possível devido à baixa frequência desse tipo de intervenção no município. Como a troca de postes ocorre de forma muito rara, optou-se pela utilização das caminhonetes com cesto aéreo, que são mais versáteis e eficientes para as demandas rotineiras, contribuindo significativamente para a economia de recursos. Caso haja necessidade de realizar a troca de postes, a administração utilizará o modelo de contratação por hora de serviço, garantindo flexibilidade e economia adicional.

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A economia gerada pode ser visualizada no gráfico abaixo:

Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

O gráfico compara os custos mensais antes e depois da substituição dos veículos. A mudança resultou numa redução de R$ 42.530,00, equivalente a 47% de economia no contrato mensal. 

As novas caminhonetes começaram a operar nesta data e já estão atendendo com sucesso às necessidades da iluminação pública de Conceição da Barra. Essa iniciativa reflete o compromisso da administração municipal com a gestão responsável dos recursos públicos, buscando sempre aliar eficiência operacional e redução de custos em benefício da população.

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Sebrae/ES apresentará avanços no turismo da Regional Central durante Jornada Gastronômica & Turística

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Evento em Colatina, Ibiraçu e Linhares também contará com palestra da empreendedora Luciana Balbino, referência nacional em turismo rural

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) irá realizar nos próximos nos dias 23 e 24 de abril a Jornada Gastronômica & Turística: Descubra Destinos, Vivencie Sabores! com programação especial em três municípios: Colatina, Ibiraçu e Linhares. O principal objetivo da ação é apresentar os resultados alcançados pelos atendimentos do Sebrae aos empreendimentos turísticos da região, reforçando o papel do turismo como motor do desenvolvimento econômico e sustentável.

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A Jornada é direcionada a empreendedores do setor, entidades públicas, estâncias de governança em turismo e parceiros locais. Durante o evento, os participantes terão acesso a dados atualizados sobre o cenário do turismo no Espírito Santo e, especialmente, nos municípios atendidos pela Regional Central, com orientações práticas para qualificação e crescimento dos negócios turísticos.

Outro ponto alto da programação é a palestra da empreendedora Luciana Balbino, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e do Sítio Casa de Vó, na Paraíba. Reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” no Brasil, Luciana vai compartilhar sua experiência com projetos de impacto social e desenvolvimento territorial por meio do turismo e da gastronomia rural. Sua trajetória inspiradora promete enriquecer o debate com exemplos reais de transformação em comunidades do campo.

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A programação será aberta em Colatina, no dia 23 de abril, das 8h às 12h, no Cerimonial Simonassi. No mesmo dia, a Jornada segue para Ibiraçu, com programação das 16h às 20h no auditório do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Encerrando o circuito, o evento será realizado em Linhares no dia 24 de abril, das 14h às 18h, no Solarium Cerimonial.

“A Jornada é uma ação da regional para apresentar o resultado de atuação estratégica para o turismo e gastronomia do Sebrae, a fim de melhorar e ampliar o valor agregado da oferta turística através de ações e estratégias personalizadas de acordo com o perfil do território. Nós vamos apresentar a evolução dessas ações no último ano, onde lançamos as ferramentas e os resultados alcançados através do 360, do Decola, do turismo de experiência, dos festivais e das parcerias. A Luciana é um case de sucesso que estamos trazendo e falará sobre transformação de território através da liderança empreendedora, então vai compor muito bem ao evento como um todo”, explica Carla Bortolozzo, Gerente da Unidade Regional Central do Sebrae/ES.

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Outro destaque da programação é o lançamento da plataforma Panela de Barro, iniciativa do Instituto Panela de Barro, parceiro do Sebrae na promoção da identidade e da valorização cultural capixaba. Em Colatina, a Jornada também contará com a parceria do Banco do Nordeste, que vem apoiando o fomento financeiro a empreendimentos turísticos da região, principalmente no município de Pancas. Nos demais municípios, o evento conta com o apoio das prefeituras locais e das Salas do Empreendedor, que atuam na mobilização e divulgação junto aos empresários.

Com uma proposta dinâmica e inspiradora, a Jornada busca não apenas divulgar os resultados já alcançados pelo Sebrae junto ao setor turístico, mas também fomentar novas conexões, oportunidades de negócios e o fortalecimento da governança local em torno do turismo como vetor de desenvolvimento.

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PMV nomeia pedagogos e professores para atuarem na rede municipal

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A Prefeitura de Vitória está nomeando os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pedagogos e professores que irão atuar na Rede Pública de Ensino no ano letivo de 2025, por tempo determinado. Os selecionados passaram para a 2ª etapa, em que é necessário comprovar as informações declaradas e apresentar os documentos para contratação. As convocações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

Os candidatos que constam nos editais 089/2025 (Pedagogos) e 090/2025 (Professores) devem comparecer com o comprovante de inscrição impresso e toda a documentação exigida em edital, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (Atendimento RH), da Seges, localizada na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, bairro Bento Ferreira, no próximo dia 22/04/2025.

Atenção aos horários de apresentação:

Apresentação às 8h:
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Função Pedagógica – 25h ou 40h ou 44h (Ed.14/2024)

Apresentação às 13h:
Professor de Educação Básica II – PEB II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental – 25h ou 44h (Ed. 012/2024)

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Documentação

Todos os candidatos deverão entregar o laudo médico admissional emitido por empresa especializada (ASO – contendo as informações para a Prefeitura Municipal de Vitória) na função pleiteada. A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível. O edital destaca que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Na hipótese de as vagas disponíveis no momento desta convocação serem preenchidas antes de se esgotar a lista de candidatos convocados, a equipe responsável pelo atendimento encerrará as chamadas. Os candidatos não admitidos na ocasião permanecerão na lista de classificação e aguardarão nova chamada pelo site – sem perda de sua posição.

Os candidatos deverão obedecer ao horário definido no Edital. Serão distribuídas as senhas por ordem de convocação. O candidato que comparecer após o horário determinado, não terá a prioridade da escolha das vagas.

O candidato que já possui um ou dois vínculos no Município, ficará ciente, que deverá sair dos vínculos atuais no momento da assinatura do contrato, para exercer a função de 44 horas, desde que não seja a mesma função que está sendo convocado.

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Também serão realizadas as assinaturas de contrato. Portanto, os candidatos deverão apresentar toda a documentação e formulários (incluindo a declaração de acúmulo, emitida pelo RH do órgão), sob pena de eliminação caso o candidato deixe de apresentar algum documento/formulário.

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