conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Jaguaré adere à campanha “Educação com o RS” para arrecadação de material escolar

Publicado

Pontos de coleta de doações serão as escolas da Rede Municipal de Jaguaré; campanha vai se estender até início do mês de julho

A Secretaria Municipal de Educação – Seme aderiu à campanha nacional de arrecadação de material escolar para doação às vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, a campanha pretende arrecadar itens para formar kits completos com material de qualidade para os alunos da rede de Educação do Rio Grande do Sul.

Os pontos de coleta das doações em Jaguaré serão todas as escolas municipais. Os materiais incluem cadernos de 200 folhas, canetas nas cores azul, vermelha e preta, lapiseiras, réguas, conjuntos de lápis de cor com 12 unidades, entre outros itens (confira a lista completa abaixo). A arrecadação se estenderá até o dia 05 de julho.

Prefeito destaca solidariedade e empatia
“Nossos irmãos do Rio Grande do Sul enfrentam um período muito difícil. É preciso muito esforço e solidariedade para a reconstrução. E a população de Jaguaré já contribuiu com gêneros alimentícios e de vestuário com muita empatia, que é uma característica do nosso povo. Então pedimos às famílias do município que façam parte dessa corrente para conseguirmos uma grande quantidade de material escolar”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Leia mais:  Obras avançam na Terceira Ponte e ciclovia começa a receber o concreto no piso

Escolas afetadas
– 1059 escolas;
– 248 municípios;
– 29 CREs;
– 378.981 estudantes impactados;
– 566 escolas danificadas com 217.396 estudantes matriculados;
– 79 escolas servindo de abrigo.

Prefeitura de Jaguaré com o RS
Junte-se a esta campanha da Seme doe material escolar!

Confira o que pode ser doado:
– Caderno com 200 folhas
– Caneta azul
– Caneta vermelha
– Caneta preta
– Caixa de grafite
– Lapiseira
– Régua
– Conjunto de lápis de cor 12
– Conjunto de caneta hidrocor 6 cores
– Lápis preto
– Apontador
– Estojo
– Garrafa squeeze
– Livro de literatura infanto-juvenil
– Mochila

Pontos de coleta:
As escolas da Rede Municipal de Ensino vão recolher as doações.

publicidade

Cidades

Prefeitura de Vitória concede adicional por tempo de serviço

Publicado

A Prefeitura de Vitória concedeu gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) a 146 servidores municipais. A lista dos contemplados está no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26).

A gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) é prevista no Art. 119 da Lei n° 2.994, de 17 de dezembro de 1982 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Vitória.

Gratificação

ATS é um direito concedido ao servidor, de acordo com o tempo de serviço prestado exclusivamente ao município. A cada cinco anos de efetivo exercício, corresponde o percentual de 5%, limitado a 35% e calculado sobre o valor do respectivo vencimento. O pagamento é automático.

Outra forma de obter o direito é por meio de averbação de tempo de contribuição prestado ao Município de Vitória. Tempo prestado em Órgãos Públicos, somente quando admitido até 15/01/2002.

Percentuais de acordo com o tempo de serviço prestado ao município:

5 anos: 5%

10 anos: 10%

15 anos: 15%

Leia mais:  Obras avançam na Terceira Ponte e ciclovia começa a receber o concreto no piso

20 anos: 20%

25 anos: 25%

30 anos: 30%

35 anos: 35% (limite)

Continue lendo

Cidades

Saiba como solicitar poda e remoção de árvores em Jaguaré

Publicado

Prefeitura orienta sobre o procedimento correto para a poda e remoção de árvores em locais públicos em Jaguaré; poda não autorizada é enquadrada como crime ambiental; legislação federal prevê que responsável pela poda ilegal pode ser multado ou até mesmo preso

A prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos orienta a população sobre poda de árvores no município. Para a realização de podas e cortes em árvores no município é necessário que o cidadão siga as recomendações previstas em lei. Caso não seja feito dentro do regulamento o cidadão poderá ser preso ou até pagar multas.

 

Poda

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente está autorizada a podar apenas árvores situadas em locais públicos, desde que não representem risco para moradores ou para a equipe no local. Caso haja risco, o morador ou proprietário deve acionar a Defesa Civil e a EDP para que o serviço seja realizado com segurança prevenindo, dessa forma, acidentes.

Leia mais:  Obras avançam na Terceira Ponte e ciclovia começa a receber o concreto no piso

 

Corte

Para a remoção total de árvores, o cidadão deve procurar o setor administrativo com o formulário devidamente preenchido, disponível AQUIou na própria Secretaria. O processo de avaliação para a execução do serviço segue os mesmos critérios de segurança adotados para a poda. A equipe só poderá realizar o corte após a devida autorização e assinatura dos documentos necessários.

 

A retirada de árvores só será permitida quando os motivos tratarem de danos à construção civil, redes elétricas e similares, comprometimento do direito de passagem e/ou mobilidade e modificação na área, sendo que essa autorização não se aplica para corte de árvores com propósitos comerciais.

 

Atendimento

A Secretaria informa que os atendimentos são realizados conforme a lista de espera e classificação de riscos de cada localidade. Para as árvores que estão em área rural, a solicitação deverá ser feita por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf.

Atenção

Cortar árvores sem autorização pode ser considerado crime ambiental. A Lei 9.605/98, de 1998, define os crimes ambientais e prevê punições para quem danifica o meio ambiente. As punições previstas são detenção de 1 a 3 anos, ou multa, de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore.

Leia mais:  Instituto emite novo aviso de tempestade e granizo para municípios do ES. Veja a lista!

 

Como evitar problemas

Entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; protocolar o requerimento de poda ou remoção na Secretaria; após esses procedimentos, a solicitação vai passar pela avaliação de técnicos do setor de Meio Ambiente e, se for o caso, obter a autorização para extração ou poda.

 

Telefones úteis

Meio Ambiente: 27 99599-3659

Defesa Civil: 27 99599-9954

Idaf: 27 99203-0567

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana