conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Jaguaré adere ao novo programa Cidade Empreendedora

Publicado

Prefeito Marcos Guerra assinou adesão ao programa do Sebrae que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor econômico e facilitar o empreendedorismo

O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, assinou na manhã desta segunda-feira, 10 de fevereiro, a adesão do município ao programa Cidade Empreendedora Mais, que é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – Aderes. Na versão 2025, o Turismo passa a ser um segmento prioritário para as ações do programa.

Participaram do evento de assinatura da adesão, além do prefeito Marcos Guerra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori, a secretária de Turismo, Vera Backer e o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, além do gerente da regional norte, Paulo Barbosa, a analista do Sebrae responsável por Jaguaré, Sarah Ewillin Kretzechmal, a analista regional Giane Fagundes e o representante da Aderes, Samuel Jorge Messias.

Oportunidades para empreendedores

“Em Jaguaré temos obtido resultados importantes e, nesse novo formato, nossa gestão vai se empenhar em apresentar ainda mais facilidades e oportunidades para o empreendedor jaguarense. Temos um povo trabalhador e criativo, que tem muito a talento para mostrar”, destacou o prefeito Marcos Guerra. A adesão de Jaguaré ao novo formato do programa vai contribuir com a continuidade do desenvolvimento de um melhor ambiente de negócios no município.

Leia mais:  Bolsonaristas e centrais sindicais marcam ato no ES para 1º de maio

Pilares

O programa Cidade Empreendedora + foi construído para se adaptar à realidade específica de cada município do Estado, com caminhos e soluções diferentes. A nova fase do programa foi instituída sobre 5 pilares para as cidades: Mais Empreendedora; Mais Inovadora e Criativa; Mais Turística; Mais Sustentável e Inclusiva e Mais Eficiente.

+ Empreendedora

a) Adota políticas públicas inovadoras e eficazes para promover ativamente o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico.

b) Cria um ambiente de negócios ágil e arrojado.

c) Facilita a abertura e o crescimento de micro e pequenas empresas.

d) Promove a inovação e a modernização do setor produtivo.

e) Atrai investimentos e fortalece a economia local.

 

+ Inovadora e Criativa

a) Promove o desenvolvimento econômico sustentável investindo em inovação, cultura empreendedora e economia criativa como pilares de crescimento.

b) Identifica e conecta os diversos atores que compõem seus ecossistemas de inovação e criatividade, criando redes de colaboração que fortalecem as cadeias de valor locais.

c) Fomenta a sinergia entre empresas, instituições de ensino, governo e comunidades.

d) Cria um ecossistema forte que impulsiona o desenvolvimento econômico e social com o surgimento de novas oportunidades e soluções criativas e sustentáveis.

Leia mais:  Banestes reduz taxas de juros após nova queda da Selic

 

+ Turística

a) Ativa o turismo como impulsionador do desenvolvimento sustentável e da transformação territorial.

b) Estimula segmentos econômicos e toda a cadeia produtiva local para contribuir com a geração de empregos e renda, inclusão social, além de estímulo ao ambiente de negócios.

c) Valoriza a preservação e conservação dos recursos naturais e exalta a cultura local.

 

+ Sustentável e Inclusiva

a) Incentiva as iniciativas vinculadas aos grandes desafios globais e às mudanças climáticas.

b) Fomenta a sustentabilidade socioambiental adotando políticas voltadas à redução das desigualdades, valorização da pluralidade e o aumento da participação econômica de populações vulneráveis e grupos subrepresentados.

c) Oportuniza cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente os atendidos por meio dos Centros de Referência da Assistência Social – Cras, acesso ao mercado, através do empreendedorismo.

 

+ Eficiente

a) Uso de tecnologias para solucionar problemas concretos, criando oportunidades, oferecendo serviços com eficiência, reduzindo desigualdades, aumentando a resiliência e melhorando a qualidade de vida de todas as pessoas.

b) Comprometido com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, promovendo integração da economia local com os pequenos negócios.

publicidade

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Vila Velha define ações de vigilância para eventuais casos de coronavírus

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Nova Venécia avança e conclui recuperação das principais estradas vicinais

Publicado

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia tem intensificado os trabalhos de patrolamento e recuperação das estradas vicinais e ramais pelo município, chegando ao meado do mês de março com quase 100% das principais vias recuperadas.

A iniciativa trouxe importantes melhorias de acesso às comunidades rurais, garantindo um transporte escolar de qualidade, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e o ir e vir da população que resido no interior.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Nova Venécia, as estradas estavam precárias, chegando ao ponto de ter que interditar alguns trechos. “As condições de algumas estradas dificultavam muito a locomoção dos moradores e o transporte dos estudantes e da produção agrícola. Priorizamos a linha do transporte escolar e conseguimos concluir essa primeira etapa alcançando as nossas metas. Agora estamos nos aproximando da colheita do café e o nosso objetivo é melhorar a mobilidade e garantir que os agricultores possam escoar sua produção”.

Facilidade no escoamento da produção

Leia mais:  Vila Velha define ações de vigilância para eventuais casos de coronavírus

Além da recuperação das vias principais, a Secretaria Municipal de Agricultura também tem se preocupado com os carreadores das lavouras. Com a proximidade da colheita do café, a pasta agora se curva para deixar as estradas das lavouras em boas condições e facilitar a vida do produtor rural.

Pontos críticos

Em algumas localidades as vias estavam em condições precárias e até intransitáveis. Na região da Travessia, um trecho estava interditado desde dezembro do ano passado, impedindo o tráfego de veículos e o escoamento da produção. Na localidade do Córrego Santa Joana, um ponto que estava interditado foi recuperado, assim como a estrada que liga o Córrego Invejadinha ao Córrego Dantas.

Ação de prevenção

Além disso, foram realizados levantamentos em áreas baixas propensas a alagamentos, com ações preventivas para evitar novos problemas durante o período chuvoso. As intervenções visam garantir mais segurança e fluidez no tráfego, beneficiando tanto os produtores rurais quanto os moradores das comunidades.

Depoimentos

“Essa recuperação é muito importante, principalmente em relação ao transporte escolar, que agora está mais seguro para as crianças. Além disso, em épocas de chuva, o caminhão que transportava o leite não conseguia passar, o que prejudicava muito os produtores. Com as melhorias, o acesso está muito melhor”.
José Duíno de Freitas / Produtor rural do Córrego Maruí

Leia mais:  Voluntários da Suzano marcam presença em campanha de doação de sangue

“As estradas estavam cheias de buracos, o que prejudicava muito o acesso à comunidade. Agora, com o patrolamento e a recuperação, o trajeto está mais seguro e eficiente”.
Elson Ponte / Produtor rural do Córrego do Ouro

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana