conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Jaguaré realiza campanha de vacinação contra a pólio

Publicado

Público-alvo são crianças de 01 a 05 anos de idade; quatro Unidades Básicas de Saúde estarão abertas na parte da manhã; vacinação é essencial para proteger as crianças

Neste sábado, 08, a Secretaria Municipal da Saúde vai realizar o Dia D da campanha contra a poliomielite em Jaguaré. A vacinação será via oral, conhecida como gotinha, para crianças entre 01 e 05 anos de idade. A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por vírus e pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, ocasiona a paralisia dos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

Proteção

A expectativa é que 1894 crianças sejam vacinadas. Até agora 241 foram imunizadas em ações nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde. A campanha é voltada para crianças menores de cinco anos de idade e será realizada entre 08h e 11h da manhã nas UBS’s do Palmital, Boa Vista, Seac, Fátima e Barra Seca. Pais ou responsáveis que forem vacinar as crianças devem levar o Cartão de Vacina, CPF ou Certidão de Nascimento. A imunização é fundamental para proteger as crianças contra o vírus.

Leia mais:  Moradores de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Vitória levam R$ 120 mil no Nota Premiada Capixaba

A doença

A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o vírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal. Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter sentir no corpo febre, mal-estar, dor na cabeça, garganta e corpo, vômitos, diarreia, prisão de ventre, rigidez na nuca e meningite.

publicidade

Cidades

Vitória nomeia aprovados em processo seletivo para atuarem na Saúde do município

Publicado

Prefeitura de Vitória nomeou mais 38 profissionais para atuarem na Saúde do município, por tempo determinado, de acordo com os Editais de Convocação 067/2025 e 068/2025. A publicação está no Diário Oficial desta terça-feira (25).

Dentre os nomeados para as vagas estão auxiliares de consultório dentário, assistente farmacêutico, arteterapeuta, assistente social, médicos clínicos, pediatra, ginecologista, técnico de edificações e técnicos de enfermagem.

Os candidatos aprovados devem entregar os documentos exigidos na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória. O prazo para entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira (31) e vai até sexta-feira (4) da mesma semana, das 8 às 17 horas.

É necessária a apresentação do comprovante de inscrição (impresso) e dos documentos que comprovem as informações declaradas no ato da inscrição.

Leia mais:  Espírito Santo recebe jornada técnica com informações sobre o controle da mosca-dos-chifres em bovinos
Continue lendo

Cidades

Palestra em escola de Pinheiros alerta para a escalada da violência contra a mulher

Publicado

– A psicóloga Gabriela Andrade da Silva levou um tema urgente para as alunas da Escola Emir de Macedo Gomes na última terça-feira (18). Em alusão ao mês da mulher, a palestra “As Múltiplas Facetas da Violência Contra a Mulher” trouxe um panorama preocupante da realidade enfrentada por milhares de brasileiras – e que também se reflete no município de Pinheiros.

– Durante o encontro, Gabriela apresentou dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil, no Espírito Santo e na cidade. Somente entre janeiro e março deste ano, foram registrados 33 casos de violência contra mulheres e cinco ameaças, além de outros episódios de agressão.

– A psicóloga destacou que o problema não escolhe classe social e está presente em diversos bairros, mas com maior incidência em Santo Antônio, Jundiá, Pinheirinho e no distrito de São João do Sobrado.

– A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para levar informação e conscientização às jovens, promovendo um debate necessário sobre o combate à violência e os caminhos para romper esse ciclo. Gabriela continuará visitando outras escolas da rede municipal para ampliar a discussão e fortalecer a rede de apoio às vítimas.

Leia mais:  Empresa de mármores e granitos investe em maquinário para conquistar mercado

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana