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Prefeitura de Linhares finaliza primeira barragem do segundo edital no distrito de São Rafael

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A primeira, das seis barragens que serão construídas em Linhares na segunda etapa do Programa Municipal de Conservação de Água, já foi concluída. O reservatório fica localizado na Comunidade São Valentim – Córrego Jacatiá, no distrito de São Rafael, e tem capacidade para armazenar 17 milhões de litros de água em 3,2 hectares de área alagada.

A barragem foi construída na propriedade do senhor Carlos Josimar De Angeli que destacou que a reservação vai ajudar a enfrentar períodos de seca, como a ocorrida em 2016. “A barragem beneficiará vários produtores e ela também deságua no rio Terra Alta, que percorre várias comunidades, por isso vai nos ajudar demais. Água é essencial para tocar nossa produção e tinha tempo que queria construir a barragem, mas sozinho ficaria um pouco pesado e essa ajuda da Prefeitura foi muito boa”, disse.

Os seis reservatórios vão atender diretamente 25 famílias e quatro deles contemplam o distrito de São Rafael, outro o distrito do Farias e um o distrito do Rio Quartel. O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que as barragens somam as oito já construídas e entregues às comunidades rurais em 2019, visando a reservação de água e fomentar outros programas da secretaria, como o de Fruticultura e o de Qualidade do Café Conilon.

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Agora, os maquinários se concentram em São Rafael finalizando o segundo reservatório. Todos os cuidados estão sendo tomados para prevenção do novo coronavírus. “Continuamos os trabalhos para atender as atividades realizadas no campo, mas todos os cuidados e orientações estão sendo tomados para preservar a vida dos operadores e das famílias atendidas no projeto”, disse o diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, que coordena os trabalhos.

“Com essas barragens, somadas as mais de 5 mil caixas secas já construídas para reter a água da chuva e também evitar a erosão do solo, estamos preparando o município para enfrentar possíveis momentos de escassez de água com mais tranquilidade. Alguns climatologistas apontam que nos próximos dez anos há uma previsão de chuva um pouco abaixo da média”, concluiu Fiorot.

O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

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“Por meio do Programa de Conservação de Água e Solo temos nos planejado e destinamos R$ 1 milhão para investirmos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias, o que contribuirá no fomento da produção agrícola. As barragens também auxiliam na manutenção do lençol freático e vêem para fortalecer as atividades da agricultura familiar, visto que sem água não se consegue produzir o que chega à mesa da nossa população”, frisou o prefeito Guerino Zanon.

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Cidades

Prefeitura de Jaguaré debate criação de Associação de Segurança Pública com sociedade organizada

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Encontro reuniu representantes de entidades da sociedade civil e poder público; participação da sociedade em decisões de Segurança Pública é opinião em comum para todos os participantes

Em reunião realizada entre representantes da Prefeitura Municipal de Jaguaré, da Câmara Municipal e de entidades da sociedade civil, foram debatidas propostas para a criação de uma associação com forte representatividade que possa promover e apontar ações estratégicas para garantir efetivamente a segurança pública no município, em substituição ao Conselho Municipal de Segurança Pública – Comsej.

O encontro foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito Marcos Guerra, do subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, do secretário municipal de Planejamento Urbano, Robson Grobério, o presidente da Câmara, Jean Costalonga e o vereador Tião Soprani.

Também estiveram presentes, o comandante da Polícia Militar, Major Borba, o sargento Rogério Pontes, o soldado Renan Brumatti, de Vila Valério, a presidente da CDL, Maria Cristina de Lima e o presidente do Sindicato Rural, Jarbas Nicoli e representantes de diversas entidades civis, além de membros do Comsej. Durante a reunião foi apresentada a situação do Conselho e foi apresentada a possibilidade de um novo modelo de organização, no formato de associação.

Em busca do melhor formato

Toda forma de organização que busque melhorias para a sociedade é válida. Em especial numa área tão sensível a todos nós, que é a Segurança Pública. Esta reunião tem o objetivo de avaliar o melhor caminho a seguir com autoridade, pois aqui estão reunidos atores da sociedade que ajudam a impulsionar o desenvolvimento municipal. Portanto, é preciso que todos se dediquem e estudem uma solução em conjunto com a sociedade, pois, a Constituição Federal afirma que a Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos”, ressaltou o prefeito Marcos Guerra.

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Opinião seguida também pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, para quem a participação da sociedade é fundamental. “Nós incentivamos a participação das pessoas em todos os assuntos que dizem respeito à vida comunitária. Em especial, os assuntos relacionados à segurança, que

Necessidade de reestruturação

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Robson Grobério, o encontro resultou em ações concretas. “É sempre bom ter um novo modelo para avaliarmos, nesse caso a associação. Mas, a maioria decidiu por tentar reestruturar o Conselho novamente. Para tanto, criamos uma comissão para levantar as possibilidades”, destacou Grobério.

“O Comsej foi criado em 1997 com o intuito de aproximar a PM das pessoas e, na época isso trouxe muitos benefícios para Jaguaré, que ficou conhecida por ter o melhor Conselho Municipal do Estado, por isso esse órgão é muito importante funcionando de forma adequada”, afirmou o subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz.

O comandante da 18ª Companhia Independente de Jaguaré, Major Tiago Borba destacou a importância da participação da comunidade nas decisões dos assuntos relacionados à segurança. “Esses assuntos só podem apresentar caráter definitivo e duradouro se houver a participação da comunidade. O que as forças de segurança, isoladamente, podem fazer é muito limitado por que o tema Segurança Pública é muito amplo e complexo. Vai muito além de posicionar viaturas nas ruas e fazer patrulhamento. É preciso interação com a comunidade, troca de informações, debate sobre prioridades, dos anseios, das dores que as comunidades carregam”, pontuou o comandante. Major Borba ainda lembrou que o tema Segurança Pública envolve todos na sociedade, posto que é uma necessidade básica do ser humano. “Sem segurança você não consegue fazer nada”, afirmou.

O professor, gestor social e advogado Bernardo Augusto Gomes Rodrigues, destacou que o debate realizado teve uma particularidade significativa, que foi o envolvimento de vários segmentos. “Aqui estiveram reunidos, poderes públicos locais, as forças de segurança, produtores rurais, líderes comunitários. O grande destaque foi a necessidade desse envolvimento e participação, além de comprometimento das pessoas em órgãos que buscam o bem estar da sua população. Pouco importa a forma que seja organizada a sociedade civil. Que seja por conselho, associação, desde que atenda a necessidade de ter pessoas envolvidas nesse processo de organizar a sociedade civil de jaguaré. Isso é importante”, afirmou o Professor Bernardo.

A decisão dos presentes foi a criação de uma comissão para tratar dos assuntos do Conselho e a possibilidade de criação de uma associação. Outra reunião já está marcada para daqui a duas semanas com o objetivo de levantar informações sobre o conselho e as características de um formato associativo.

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Senac-ES abre novas vagas gratuitas para curso de Técnico em Estética

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O Senac-ES acaba de abrir 20 vagas  gratuitas para o curso de Técnico em Estética. Desta vez, além dos requisitos socioeconômicos, como renda familiar inferior a dois salários mínimos, pessoas egressas da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados, os candidatos participarão de um processo seletivo com avaliação escrita em língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico e redação dissertativa sobre um tema da atualidade. Os interessados devem ter mais de 18 anos e estar cursando o 2ª ano do Ensino Fundamental em diante.

As inscrições acontecem  nos  dias 6 e 8 de setembro, na unidade do Senac de Vila Velha, localizada no bairro Divino Espírito Santo. Já a prova escrita está agendada para o dia 22 de setembro, das 9h às  11h , no auditório do Senac Vila Velha. O resultado será divulgado no dia 3 de outubro, após as 18h, no site www.es.senac.br.

O período de matrículas e apresentação da documentação comprobatória será de 4 a 7 de outubro, também na unidade Senac de Vila Velha, onde o curso será ministrado a partir do dia 13 de outubro. Todas as informações sobre requisitos, prazos e o conteúdo do teste escrito está disponível no edital do programa no site da instituição.

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