conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Vila Velha aborda o tema moradores em situação de rua no GGIM

Publicado

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um fórum voltado a temas de segurança pública, mas como a área de segurança geralmente abrange vários atores, acaba se tornando local para discussões que vão além. Na segunda reunião do ano de 2021, o assunto central foi a recente evolução do número de moradores em situação de rua na cidade e suas implicações, sejam na Assistência Social, na Saúde e até mesmo na segurança pública.

O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu a reunião, convocada pelo Secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, que contou com a presença da Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, a secretária de Assistência Social Leticia Goldner, a secretária de Saúde Cátia Lisboa e o secretário de Serviços Urbanos Anadelso Pereira. Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal.

Com a participação de todos os entes, a construção de uma política integrada já está traçada. Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o primordial é dar todas as condições de acolhimento àqueles que vivem em situação de rua: “Não desviamos o olhar. Estamos enfrentando o problema, por meio de uma política séria de Assistência Social com outras secretarias, como Saúde, Serviços Urbanos, Guarda Municipal e outras forças de segurança, além do judiciário. É dessa forma que a gente vai conseguir resgatar essas pessoas para seu núcleo familiar. É assim que trabalhamos, com respeito às pessoas na aplicação das políticas sociais”, afirmou.

O GGIM se tornou um fórum propício para o tema, já que segurança pública envolve muitas áreas no setor público. Nesta linha, o secretário Geovanio Ribeiro aponta que este é um caminho para auxiliar a diminuir ainda mais os índices de criminalidade na cidade: “É um cenário colaborativo, para o melhor encaminhamento dessas políticas e, com olhar da segurança, promovendo também a diminuição dos índices criminais na cidade de Vila Velha, que já estão melhorando mês após mês, comparados ao ano anterior”, comentou o secretário. Crimes como furto e roubo de veículos, à pessoa em via pública e em coletivos, por exemplo, tiveram redução superior a 25%.

Desde janeiro, a prefeitura realiza a ação Vila Velha Social, formada pelas secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos e pela Guarda Municipal. A comandante da GM, Landa Marques, lembra que “já chegamos a mais de 50 edições, nos pontos mais críticos, com mais de 450 pessoas abordadas. Nosso objetivo é identificar essas pessoas, tentar o acolhimento e, posteriormente, a Guarda Municipal filtrar cada caso, para afastar a possibilidade de alguma atividade criminosa, bem como a Secretaria de Serviços Urbanos realizar a limpeza dos locais públicos”, ressalta. 

Para avançar, a Assistência Social está planejando uma campanha de conscientização, para criar um círculo virtuoso. A secretária Letícia Goldner explica: “Nosso objetivo é promover a valorização da vida de todas essas pessoas. O conceito da campanha é gerar um círculo virtuoso de ações individuais e coletivas, que produzam políticas públicas mais acertadas e em conjunto com os demais serviços, como abertura de oportunidades no mercado de trabalho, acesso à educação e formação e melhoria da qualidade de vida de todos.” 

A próxima reunião do GGIM será realizada no dia 3 de agosto, reunindo novamente todos os atores correlatos à pauta, para pontuarem os encaminhamentos relacionados não só aos moradores em situação de rua, mas a outros temas ligados diretamente à segurança do cidadão.

Leia mais:  Municípios do ES podem voltar para o risco moderado nas próximas semanas, diz secretário
publicidade

Cidades

Prefeito de Água Doce do Norte, Abrão Linconl inaugura SAMU 24h

Publicado

O prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincol (PSD), inaugurou na manhã desta segunda-feira, (02) de agosto de 2021, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192.

“Uma grande conquista para nossa cidade. Médico 24hs. Atendimento Samu 24hs já é uma realidade que venha muitas e muitas outras coisas, Água Doce voltando a crescer”, disse o prefeito Abraão Lincol. árias pessoas estiveram presentes, bem como segmentos sociais e vereadores.

 

Leia mais:  Detran inaugura nova Ciretran de Nova Venécia
Continue lendo

Cidades

Governo do Estado abre 26 mil vagas em cursos de qualificação profissional on-line e gratuitos

Publicado

O Governo do Espírito Santo abriu, nesta terça-feira (03), as inscrições para 26 mil vagas de qualificação profissional. Os cursos, que fazem parte do programa Qualificar ES, são on-line e destinados a moradores de todo o Estado. Uma novidade do edital é o lançamento dos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Elaboração de Projetos On-line.

As inscrições seguem até o dia 10 de agosto, no site www.qualificar.es.gov.br. Podem concorrer pessoas com idade mínima de 16 anos completos na data do lançamento do edital, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. No caso do curso de Cuidador de Idosos, a idade mínima necessária é de 18 anos.

“Os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, mostram um saldo de 6.010 postos de trabalho no Espírito Santo no mês de junho. No ano de 2021, já são mais de 30 mil novos vínculos de trabalho no Estado. Já estamos vendo a retomada da geração de empregos, um dos sinais de recuperação econômica. Neste processo, os capixabas também precisam gerar renda própria, seja por meio da ocupação dessas vagas, seja se lançando no mundo do empreendedorismo. O governador Renato Casagrande acredita que é por meio da educação e da qualificação profissional que o Governo garante aos capixabas a oportunidade de crescimento. Este é o papel do programa Qualificar ES”, ressaltou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

São 2 mil oportunidades em cada um dos 13 diferentes cursos, todos com carga horária de 120 horas. É permitida a realização de uma inscrição por CPF e e-mail, em uma opção de curso. A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso. A relação dos candidatos classificados será divulga no dia 18 de agosto no site do programa.

Em caso de dúvidas ou identificando qualquer problema no cadastro ou inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o suporte do programa, pelo e-mail [email protected].

Confira as oportunidades:

CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
Auxiliar Administrativo 120h 2000
Assistente de Recursos Humanos – Novo 120h 2000
Bolos e suas Variações 120h 2000
Cuidador de Idosos (Somente para maiores de 18 anos) 120h 2000
Educação Especial e Inclusiva 120h 2000
Elaboração de Projetos On-line – Novo 120h 2000
Empreendedorismo e Inovação 120h 2000
Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas 120h 2000
Inglês Básico 120h 2000
Inglês Intermediário 120h 2000
Maquiagem 120h 2000
Segurança do Trabalho 120h 2000
Word e Excel 120h 2000
TOTAL    26.000

Leia mais:  Alunos de Marilândia aprendem conteúdo de Biologia por meio de experimento
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana