conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Vila Velha aborda o tema moradores em situação de rua no GGIM

Publicado

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um fórum voltado a temas de segurança pública, mas como a área de segurança geralmente abrange vários atores, acaba se tornando local para discussões que vão além. Na segunda reunião do ano de 2021, o assunto central foi a recente evolução do número de moradores em situação de rua na cidade e suas implicações, sejam na Assistência Social, na Saúde e até mesmo na segurança pública.

O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu a reunião, convocada pelo Secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, que contou com a presença da Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, a secretária de Assistência Social Leticia Goldner, a secretária de Saúde Cátia Lisboa e o secretário de Serviços Urbanos Anadelso Pereira. Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal.

Com a participação de todos os entes, a construção de uma política integrada já está traçada. Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o primordial é dar todas as condições de acolhimento àqueles que vivem em situação de rua: “Não desviamos o olhar. Estamos enfrentando o problema, por meio de uma política séria de Assistência Social com outras secretarias, como Saúde, Serviços Urbanos, Guarda Municipal e outras forças de segurança, além do judiciário. É dessa forma que a gente vai conseguir resgatar essas pessoas para seu núcleo familiar. É assim que trabalhamos, com respeito às pessoas na aplicação das políticas sociais”, afirmou.

Leia mais:  Detran realiza leilão eletrônico de veículos no próximo dia 30

O GGIM se tornou um fórum propício para o tema, já que segurança pública envolve muitas áreas no setor público. Nesta linha, o secretário Geovanio Ribeiro aponta que este é um caminho para auxiliar a diminuir ainda mais os índices de criminalidade na cidade: “É um cenário colaborativo, para o melhor encaminhamento dessas políticas e, com olhar da segurança, promovendo também a diminuição dos índices criminais na cidade de Vila Velha, que já estão melhorando mês após mês, comparados ao ano anterior”, comentou o secretário. Crimes como furto e roubo de veículos, à pessoa em via pública e em coletivos, por exemplo, tiveram redução superior a 25%.

Desde janeiro, a prefeitura realiza a ação Vila Velha Social, formada pelas secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos e pela Guarda Municipal. A comandante da GM, Landa Marques, lembra que “já chegamos a mais de 50 edições, nos pontos mais críticos, com mais de 450 pessoas abordadas. Nosso objetivo é identificar essas pessoas, tentar o acolhimento e, posteriormente, a Guarda Municipal filtrar cada caso, para afastar a possibilidade de alguma atividade criminosa, bem como a Secretaria de Serviços Urbanos realizar a limpeza dos locais públicos”, ressalta. 

Leia mais:  Inscrições para o Qualificar ES se encerram no próximo dia 03

Para avançar, a Assistência Social está planejando uma campanha de conscientização, para criar um círculo virtuoso. A secretária Letícia Goldner explica: “Nosso objetivo é promover a valorização da vida de todas essas pessoas. O conceito da campanha é gerar um círculo virtuoso de ações individuais e coletivas, que produzam políticas públicas mais acertadas e em conjunto com os demais serviços, como abertura de oportunidades no mercado de trabalho, acesso à educação e formação e melhoria da qualidade de vida de todos.” 

A próxima reunião do GGIM será realizada no dia 3 de agosto, reunindo novamente todos os atores correlatos à pauta, para pontuarem os encaminhamentos relacionados não só aos moradores em situação de rua, mas a outros temas ligados diretamente à segurança do cidadão.

publicidade

Cidades

Prepare o casaco! Previsão é de muito frio para o fim de semana no ES

Publicado

A mudança é provocada pelo ar polar que chega forte a partir da sexta-feira (19) e a semana termina gelada

Os últimos dias têm sido de tempo quente, mas com ventos e temperaturas amenas no Espírito Santo. Durante as madrugadas, o calor do inverno dá lugar ao friozinho, principalmente nas áreas mais altas no Estado.

De acordo com a Climatempo, uma nova frente fria se aproxima da região Sudeste do país e pode provocar muito frio na região da Grande Vitória no sábado (16). A mudança é provocada pelo ar polar que chega forte a partir da sexta-feira (19) e a semana termina gelada.

Segundo a empresa, nesta terça-feira (16), grande parte do Espírito Santo tem um dia de muito sol e sem chuva. O ar seco e quente continua prevalecendo e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% no litoral norte do Espírito Santo, onde há chances de chuva rápida.

É na quinta-feira (18) que o tempo mudará de vez na Região Sudeste, causado pelo avanço de uma potente frente fria, associada ao seu ciclone extratropical. Não estão descartados alguns temporais e ventania, e depois da chuva, virá o frio intenso.

Leia mais:  "Caixaça Econômica": distribuidora do ES faz sucesso com nome, mas Caixa pede alteração

Na sexta-feira (19), há previsão de pancadas de chuva e raios, que poderão ser moderadas a fortes a partir da tarde para o Espírito Santo. O sábado (20) será muito frio na Grande Vitória e no centro-sul capixaba.

Continue lendo

Cidades

No Distrito de Braço do Rio, Município e Estado assinam Ordem de Serviço para início de construção da praça e reforma do campo Bom de Bola

Publicado

“Além de sua grande vocação turística, o município de Conceição da Barra também respira esportes. Com esses investimentos, vamos proporcionar mais oportunidades para que nossas crianças e adolescentes possam praticar atividades físicas, se afastando do mundo da criminalidade e dos riscos sociais. Em Braço do Rio, por exemplo, com a construção do campo Bom de Bola e da Praça Saudável, teremos dois equipamentos de excelente qualidade para atender às demandas por esportes e lazer daquela comunidade”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Isaias.

A população do Distrito de Braço do Rio comemora a chegada do projeto Praça Saudável e a reforma do campo Bom de Bola no município. Na noite de quinta-feira (11) o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Junior Abreu, o prefeito, Walyson José Santos Vasconcelos, e vereadores da Câmara Municipal assinaram a ordem de serviço para a construção e reforma. Os investimentos somados chegam a quase R$ 3 milhões no lazer dos cidadãos. As obras serão realizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e pela prefeitura municipal de Conceição da Barra.

Leia mais:  Famílias apoiam retorno dos filhos às aulas presenciais

A nova praça e campo Bom de Bola será construída entre os Bairros de Santa Rita, Conceição e Aluízio. O projeto visa envolver toda a comunidade com possibilidades de aulas de atividades físicas orientadas, circuitos de caminhada e lazer. Também será instalada uma academia popular e reformado o campo de sintético “Bom de Bola”, o campo Bom de Bola local terá seu gramado revitalizado.

Para o secretário de Esportes, Juninho Abreu, “é muito bom ver chegar novas obras para o esporte no município, isso se deve à forma como município se organizou nos últimos anos. Enquanto os jovens praticam esportes evitam estar realizando atividades prejudiciais à saúde, à ordem e ao seu desenvolvimento social. A parceria entre o Governo do Estado e gestão municipal, alinhadas, trazem esse grande benefício para a cidade”, enfatizou.

O prefeito, Mateusinho, mencionou a transformação que essa praça e o campo fará no Distrito de Braço do Rio. “Há muito tempo temos pensado o que fazer com aquele espaço e, buscando o apoio do Governador, conseguimos essa obra grande, importante, que vai transformar um terreno que estava parado em uma de área de saúde, diversão e lazer para os moradores. Agradeço à Secretaria de Esportes e ao Governo do Estado do Espírito Santo por mais uma vez atender a nossa cidade maravilhosa de Conceição da Barra”, o prefeito finalizou dizendo. “Todos os municípios deste Estado estão sendo assistidos. Vejo o que o governador está fazendo no Espírito Santo. São quase R$ 4 bilhões para os municípios, sem politicagem ou se importar com o tamanho de cada cidade. Pelo contrário, ele investe naquilo que está ao seu alcance. Aqui, em Conceição da Barra, nunca tivemos tantos investimentos’. 

Leia mais:  Cursos Técnicos Subsequentes: chamada de suplentes termina nesta sexta-feira (15)

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana