conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Vila Velha leva educação ambiental em escolas para reforçar a coleta seletiva

Publicado

A Prefeitura de Vila Velha iniciou uma ação de educação ambiental em escolas da rede municipal. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a coleta seletiva e a importância da participação da população nos programas de reciclagem. A iniciativa envolve as secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Educação. 
 
Seis escolas já receberam as equipes da prefeitura e a ação será realizada em cinco escolas municipais de cada região administrativa da cidade, totalizando 25 unidades ao final do projeto. Durante as palestras, os alunos recebem informações sobre o Programa Tampinhas do Bem, que incentiva a doação de tampas plásticas. O material arrecadado é trocado por ração para animais resgatados pelo município. 
 
Além disso, são abordados temas para os alunos como a separação correta dos resíduos e formas de engajar amigos, familiares e a comunidade na coleta seletiva. 
 
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Borgo, destacou a importância da iniciativa: “Levar a educação ambiental para dentro das escolas é essencial para criar uma cultura de sustentabilidade desde cedo. Queremos que esses alunos sejam multiplicadores dessas práticas em suas casas e bairros”.
 
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, ressaltou o impacto da ação na melhoria da coleta seletiva na cidade: “Com mais pessoas separando corretamente os resíduos, conseguimos otimizar o trabalho da coleta seletiva e reduzir o desperdício de materiais recicláveis”.
 
A secretária de Educação, Carla Cabidel, reforçou o papel das escolas no processo: “Os alunos são agentes de mudança. Quando aprendem sobre reciclagem e sustentabilidade na escola, levam esse conhecimento para casa e ajudam a transformar a comunidade”, finalizou.

Leia mais:  Edital permitirá a recuperação de mais de 4 mil hectares de vegetação nativa no ES

publicidade

Cidades

Alunos de Divino de São Lourenço participam de aula de campo sobre educação ambiental e saúde pública

Publicado

Atividade reforçou a importância da reciclagem e da eliminação de criadouros do mosquito da dengue

Na última sexta-feira (25), os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Juvenal Nolasco, localizada em Divino de São Lourenço, participaram de uma aula de campo na Associação Recicla Divino. A visita foi promovida dentro da disciplina eletiva “S.O.S. Saúde”, com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos sobre a relação entre meio ambiente e saúde pública.

Durante a atividade, os estudantes puderam observar de perto os processos de coleta e destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos. Além disso, compreenderam como o acúmulo de lixo pode contribuir para a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito da dengue, e de roedores transmissores de enfermidades, como a leptospirose.

A aula proporcionou um momento de aprendizado significativo, mostrando na prática como o descarte inadequado de resíduos impacta diretamente a saúde da população. Os alunos também conheceram o trabalho social desenvolvido pela associação, que reutiliza sobras de alimentos, como ração para animais, contribuindo para o controle de resíduos e diminuindo a presença de roedores.

Leia mais:  Chamada de inovação aberta do Findeslab movimenta mais de R$ 15 milhões em recursos financeiros  

“A grande diferença nesta aula foi percebermos que não podemos descartar o lixo de qualquer forma. Isso traz problemas tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública”, destacou o professor Manoel Estevão Neves Valladão, responsável pela atividade.

A estudante Gabrielle Marcelino Borges também comentou a experiência: “Essa aula fez diferença, pois ficou fácil compreender o processo da reciclagem e suas vantagens. Foi uma aula diferente, vimos que nem tudo pode ser descartado de qualquer forma, pois isso pode nos prejudicar.”

Continue lendo

Cidades

Nova Venécia distribuirá 50 mil mudas de eucalipto para agricultores locais

Publicado

Cinquenta mil mudas de eucalipto serão distribuídas a produtores rurais de Nova Venécia. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Nova Venécia, através das Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O cadastro para participação na iniciativa deve ser feito diretamente com o Incaper, por meio do número de WhatsApp (27) 3752-6841 ou pela Secretaria de Agricultura, através do WhatsApp (27) 3752-9038. A ação busca beneficiar pequenos e médios produtores locais. As mudas ficarão armazenadas no Viveiro Municipal, local onde os agricultores cadastrados deverão retirá-las. A previsão é que as entregas ocorram na primeira quinzena de maio.

De acordo com Felipe Maia, coordenador do Incaper em Nova Venécia e engenheiro agrônomo, a iniciativa é resultado de uma articulação entre diversos parceiros. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de produção que aliem geração de renda e preservação ambiental. A intenção é que os produtores possam formar uma reserva de madeira em suas propriedades, para que essa madeira possa ser utilizada em qualquer tipo de obra ou construção rural, além da queima para a secagem de café. Com isso, evitamos o corte de árvores nativas, uma vez que o agricultor já terá um estoque próprio de eucalipto cultivado de forma planejada”, explicou Felipe.

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré inicia projeto Dia de Cidadania

A Secretaria Municipal de Agricultura, também reforçou a importância da ação para o município. “Essa parceria é fundamental para dar suporte ao agricultor veneciano. A entrega das mudas de eucalipto é mais uma ferramenta que colocamos à disposição do produtor, contribuindo para o fortalecimento da agricultura local e para práticas mais sustentáveis no campo”.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana