conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura realiza 1ª entrega do Programa CDA em Jaguaré

Publicado

Programa é realizado em parceria da Prefeitura de Jaguaré com a Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades; cem famílias são atendidas e vinte e oito produtores rurais participaram com a entrega dos alimentos nesta primeira edição este ano

A Prefeitura de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 02 de julho, a primeira ação de entrega de alimentos da segunda etapa do Programa Compra Direta de Alimentos – CDA. Em evento realizado, no Salão Ângelo Brioschi, a Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu 28 produtores rurais de base familiar que realizaram a entrega de seus produtos. No total 100 famílias receberam os alimentos nesta terça-feira.

Os produtores foram recebidos na parte da manhã pelo prefeito Marcos Guerra, o vice-prefeito Elder Sossai, a secretária de Assistência Social, Soriana Stabenow e de Agricultura (e de Turismo), Vera Backer, o secretário de Governo, André Aquino, além da coordenadora do Programa CDA, Ana Carolina Jesus de Souza e a técnica da Secretaria, Waléria Estevan de Alencar.

Leia mais:  Ranking Internacional: Vila Velha é a mais transparente da Grande Vitória

Programa democrático

“O Programa CDA é uma ação de acolhimento a muitas de nossas famílias que são contempladas com os alimentos, mas, também é uma importante ação de desenvolvimento para o município, uma vez que apoia e incentiva os agricultores familiares. Um programa muito democrático que queremos manter e ampliar em Jaguaré”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

À tarde, a equipe da Assistência Social levou as cestas com alimentos para as famílias beneficiárias em localidades do interior, Cachimbal, São Roque e Água Limpa. Os alimentos adquiridos também foram entregues para as instituições Pestalozzi, Casa Lar e Casa de Acolhida. O programa é realizado em parcerias com o Incaper, NAC, CadÚnico, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades.

Alimentos garantem segurança alimentar

O Programa CDA tem como objetivo garantir o acesso à alimentação de qualidade para as famílias em situação de insegurança alimentar (ou vulnerabilidade social) cadastradas e atendidas pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.

Leia mais:  VÍDEO | Casa fica destruída após celular explodir em Viana

As famílias atendidas pela Assistência Social receberam diversos produtos, como mandioca, abóbora, bananas da terra e prata, laranja, melancia, goiaba, maracujá, tempero verde, batata doce, fubá, café torrado, pão, bolo caseiro e mel. A próxima entrega será no dia 08 de agosto, também no Salão Ângelo Brioschi.

publicidade

Cidades

​Prefeitura de Vila Velha abre 3.385 vagas para Educação de Jovens e Adultos

Publicado

A rede municipal de ensino de Vila Velha está disponibilizando 3.385 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a modalidade é oferecida em 13 escolas, distribuídas em todas as cinco regiões administrativas da cidade.
 
A EJA é a modalidade de ensino destinada a garantir o acesso e a permanência na escola aos jovens, adultos e idosos que não ingressaram ou não deram continuidade aos estudos no Ensino Fundamental, na idade própria.
 
Para efetuar a matrícula, que acontece durante todo o ano, os interessados devem comparecer a uma das escolas mais próximo da sua residência que oferecem a modalidade. É necessário estar munido da certidão de nascimento ou de casamento, documento de identificação (RG, CTPS ou CNH), declaração ou histórico escolar e comprovante de residência. Para os menores de 18 anos, a matrícula deverá ser realizada pelo responsável legal.
 
A idade inicial mínima para fazer EJA no Brasil é 15 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio, de acordo com a disposição da ei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
 
Confira a relação de escolas com a oferta da Educação de Jovens e Adultos:

Leia mais:  Bandes abre processo seletivo para vaga de estágio com bolsa de R$ 1,4 mil

Região 1
UMEF Deputado Mikeil Chequer (Boa Vista II)
UMEF Irmã Feliciana Garcia (Ilha dos Ayres)
UMEF Senador João de Medeiros Calmon (Praia das Gaivotas)
 
Região 2
UMEF Guilherme Santos (Santa Inês)
 
Região 3
UMEF Leonel de Moura Brizola (Santa Rita)
UMEF Macionília Maurício Bueno (Ilha das Flores)
 
Região 4
UMEF Juiz Jairo Mattos Pereira (São Torquato)
UMEF Joffre Fraga (Vale Encantado)
 
Região 5
UMEF Alger Ribeiro Bossois (Cidade da Barra)
UMEF Aly da Silva (Ponta da Fruta)
UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho (São Conrado)
UMEF Professor Darcy Ribeiro (Morada da Barra)
UMEF Professor Paulo César Vinha (Terra Vermelha)

Continue lendo

Cidades

Iniciada reforma e ampliação em mais uma escola em Jaguaré

Publicado

Prefeitura de Jaguaré iniciou reforma e ampliação da Emef Cipriano Coco; previsão para o término da execução da obra é de doze meses; escola atende quase 700 alunos de diversas regiões do município

O ano de 2025 em Jaguaré começou com muito trabalho. A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Seme deu início às obras de reforma e ampliação na Escola Municipal de Ensino fundamental – Emef Cipriano, Coco localizada no Centro da cidade. A obra, avaliada no valor de R$ 1.210.300,00 (um milhão, duzentos e dez mil e trezentos reais), está sendo realizada inicialmente com recursos próprios.

A reforma foi iniciada com a retirada das janelas e portas antigas da escola e inclui substituição de portas e janelas, construção de dois banheiros acessíveis, aplicação de nova camada de pintura, reparos na cobertura, revisão da infraestrutura elétrica e hidráulica, bem como o aprimoramento da quadra poliesportiva. Além disso, está prevista a expansão das instalações por meio da construção de duas novas salas de aula e a cobertura do bloco B. A previsão de término da obra é de um ano.

Leia mais:  Ordem de serviço: nove bairros receberão obras de infraestrutura em Vila Velha

Comunidades que a escola atende

A escola recebe estudantes da faixa etária entre 06 e 10 anos de idade e atende as comunidades Nova Esperança, Palmital, Trevisan limitando-se a Rua Altemar Cerutti e o Centro até o trevo (saída para Km 41 e Comunidade Nossa Senhora de Fátima) e ainda alunos da área rural onde não há unidade de ensino próxima da residência e tenham necessidade de atendimento.

São os casos das comunidades de Santo Anjo, Vargem Grande, Santo Antônio de Pádua, Jundiá, Dagostini/Rotary clube, comunidade do Córrego do Laço e São Paulinho. A escola também atende alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, 1º e 2º segmentos, acima de quinze anos de idade em todo município.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana