Programa é realizado em parceria da Prefeitura de Jaguaré com a Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades; cem famílias são atendidas e vinte e oito produtores rurais participaram com a entrega dos alimentos nesta primeira edição este ano
A Prefeitura de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 02 de julho, a primeira ação de entrega de alimentos da segunda etapa do Programa Compra Direta de Alimentos – CDA. Em evento realizado, no Salão Ângelo Brioschi, a Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu 28 produtores rurais de base familiar que realizaram a entrega de seus produtos. No total 100 famílias receberam os alimentos nesta terça-feira.
Os produtores foram recebidos na parte da manhã pelo prefeito Marcos Guerra, o vice-prefeito Elder Sossai, a secretária de Assistência Social, Soriana Stabenow e de Agricultura (e de Turismo), Vera Backer, o secretário de Governo, André Aquino, além da coordenadora do Programa CDA, Ana Carolina Jesus de Souza e a técnica da Secretaria, Waléria Estevan de Alencar.
Programa democrático
“O Programa CDA é uma ação de acolhimento a muitas de nossas famílias que são contempladas com os alimentos, mas, também é uma importante ação de desenvolvimento para o município, uma vez que apoia e incentiva os agricultores familiares. Um programa muito democrático que queremos manter e ampliar em Jaguaré”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.
À tarde, a equipe da Assistência Social levou as cestas com alimentos para as famílias beneficiárias em localidades do interior, Cachimbal, São Roque e Água Limpa. Os alimentos adquiridos também foram entregues para as instituições Pestalozzi, Casa Lar e Casa de Acolhida. O programa é realizado em parcerias com o Incaper, NAC, CadÚnico, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades.
Alimentos garantem segurança alimentar
O Programa CDA tem como objetivo garantir o acesso à alimentação de qualidade para as famílias em situação de insegurança alimentar (ou vulnerabilidade social) cadastradas e atendidas pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.
As famílias atendidas pela Assistência Social receberam diversos produtos, como mandioca, abóbora, bananas da terra e prata, laranja, melancia, goiaba, maracujá, tempero verde, batata doce, fubá, café torrado, pão, bolo caseiro e mel. A próxima entrega será no dia 08 de agosto, também no Salão Ângelo Brioschi.