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Prêmio Maria Luiza Dadalto homenageia destaques na luta pela inclusão

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Realizado pela Feapaes-ES em parceria com o Governo do Estado, o evento acontece nesta terça-feira, 29 de outubro, no Palácio Anchieta. Confira os homenageados desta edição

O Palácio Anchieta, em Vitória, será o palco da 9ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto, no próximo dia 29 de outubro, às 10h. Promovido pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) em parceria com o Governo do Estado, o evento prestará homenagem a pessoas que se destacam na defesa e garantia de direitos, especialmente das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo.

Este ano, serão homenageados Margarida Adeodato dos Santos, fundadora da Apae de Nova Venécia, Luiz Carlos Cuerci Fedeszen, presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi do Espírito Santo, e o Sicoob ES, por seu histórico de apoio a iniciativas sociais em prol da inclusão.

“O Prêmio Maria Luiza Dadalto é uma forma de reconhecer e celebrar a dedicação de pessoas e instituições que fazem a diferença no movimento apaeano capixaba. Essas homenagens são uma maneira de valorizar o trabalho incansável de quem luta pela inclusão e pela dignidade das pessoas com deficiência, promovendo mudanças reais na sociedade”, destacou Maria das Graças Vimercati, presidente da Feapaes-ES.

Quem são os homenageados?

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Margarida Adeodato dos Santos é um nome de referência no movimento apaeano. Em 1976, ao aceitar o convite do Padre Carlos Furbeta, iniciou um trabalho pioneiro com pessoas com deficiência intelectual em Nova Venécia. Desde então, Margarida exerceu diversas funções, passando por professora e coordenadora até assumir a direção da Apae de Nova Venécia, onde continua à frente até hoje, além de ser conselheira administrativa da Feapaes-ES na região norte.

Na mesma categoria de personalidade física, Luiz Carlos Cuerci Fedeszen será reconhecido por sua atuação incansável em prol do movimento pestalozziano. Presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi desde 2018, Luiz Carlos dedica-se ao voluntariado e à defesa dos direitos humanos, promovendo ações inovadoras para garantir o acesso a serviços de qualidade para as pessoas com deficiência e suas famílias em todo o Espírito Santo.

Entre as instituições, o Sicoob ES será homenageado na categoria Personalidade Jurídica. A cooperativa financeira, com mais de 35 anos de atuação, tem uma longa trajetória de apoio a projetos sociais voltados para as Apaes em todo o Estado. Em 2019, o Sicoob ES lançou o Edital Social, uma iniciativa que busca fortalecer projetos que melhorem a qualidade de vida nas comunidades onde atua. O diretor-presidente, Bento Venturim, representará a instituição na cerimônia.

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Sobre o prêmio

O prêmio leva o nome da professora Maria Luiza Dadalto, que dedicou 56 anos da sua vida ao movimento apaeano. Maísa, como é conhecida, iniciou sua jornada na Apae de Vitória e até o ano de 2023 atuou como Coordenadora de Educação da Feapaes-ES. Sua contribuição foi fundamental para a criação de diversas Apaes e para a fundação da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo.

Sobre a Feapaes-ES

A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) atua desde 1992 no fortalecimento das Apaes no estado. É formada por 42 instituições, sendo 40 Apaes, a Vitória Down e a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes).

A Feapaes-ES também atua na garantia de direitos, promoção da cidadania, e no assessoramento, formação e capacitação de profissionais que atuam no setor. Também articula políticas de assistência social, saúde e educação.

Já a história das Apaes no Espírito Santo teve início em 1965. Atualmente, mais de 10 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla são atendidas nas unidades, que empregam, direta e indiretamente, mais de 2.500 profissionais.

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Dezembro, período das festas de fim de ano, deve movimentar R$ 7,9 bilhões em vendas no comércio capixaba

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Levantamento prevê crescimento de R$ 401 milhões em relação ao mesmo mês de 2023. Principais compras serão em hiper e supermercados e em lojas de roupas e calçados

Com a economia capixaba em um momento promissor, tendo o comércio varejista alcançado, em setembro, seu maior patamar de crescimento nos últimos 20 anos, 3,4% – o maior do país –, as expectativas para as vendas no último mês do ano no Espírito Santo são muito otimistas. De acordo com previsões do Connect Fecomércio-ES, o varejo deverá movimentar R$ 7,9 bilhões em dezembro – um aumento de cerca de R$ 401 milhões em relação ao mesmo mês de 2023 –, contribuindo para um total estimado de R$ 81,3 bilhões em todo o ano de 2024.

Segundo o estudo, a expectativa de crescimento nas vendas destaca o potencial do varejo local para aproveitar o aumento da confiança e do poder de compra dos consumidores, consolidando o Natal como uma das principais datas para o comércio capixaba, alavancando as vendas em diversos setores.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nas informações da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC).

De acordo com estimativas da CNC, hiper e supermercados lideram as vendas capixabas com aproximadamente 41% do total, refletindo sua relevância na comercialização de alimentos e itens básicos, especialmente no período natalino.

Em seguida, o segmento de vestuário e calçados corresponde a cerca de 34%, impulsionado pelo aumento significativo nas compras de presentes e roupas para as festividades. Outros segmentos, como utilidades domésticas e eletroeletrônicos, representam cerca de 13%, enquanto farmácias e perfumarias compõem aproximadamente 6%.

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, esses dados refletem a concentração de vendas em categorias diretamente ligadas ao consumo sazonal e à preparação para o Natal, com comidas típicas, roupas e presentes, refletindo o entusiasmo e tradição dessa época.

“Esse período do ano vai além do consumo: ela mobiliza sentimentos de união, celebração e tradição, que se traduzem em uma busca por presentes, alimentos e experiências que reflitam o espírito natalino. Para o varejo, o Natal é não apenas uma oportunidade de aquecer as vendas, mas também de se conectar emocionalmente com os consumidores, oferecendo produtos e serviços que atendam às expectativas e às necessidades de celebração”, explicou Ana Carolina Júlio.

A coordenadora ressaltou ainda que o otimismo do mercado em dezembro se deve, além do crescimento do varejo capixaba, à queda na inadimplência das famílias do estado nos últimos quatro meses, permitindo que mais de 87 mil famílias saíssem do vermelho entre 2023 e 2024. “Com isso, empresários capixabas já antecipam promoções para todo o mês. A expectativa de um bom desempenho reflete a confiança dos consumidores e a estratégia do comércio local em aproveitar ao máximo essa data”.

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Brasil
De acordo com o levantamento da CNC, para o Natal, a estimativa é que o comércio brasileiro movimente R$ 69,75 bilhões. Isso representará uma alta de 1,3% no faturamento em relação ao ano passado.

Quanto aos preços, os produtos, segundo a CNC, devem apresentar aumento médio de 5,8%, destacando-se livros (12,0%), produtos para a pele (9,5%) e alimentos consumidos no domicílio (8,3%). Em contrapartida, itens como bicicletas (-6,2%) e brinquedos (-3,5%) devem ficar mais baratos.

Apesar do mercado de trabalho dinâmico e do aumento real da massa de rendimentos (7% a mais em relação a 2023), o crédito se tornou menos acessível, com altas nas taxas de juros para pessoas físicas, dificultando o financiamento de compras e influenciando o comportamento do consumidor, aponta a CNC.

Contratação de temporários
Neste fim de ano, a previsão é de 289 contratações temporárias no Espírito Santo, o maior número registrado nos últimos 12 anos, impulsionado pelo aumento na expectativa de movimentação no varejo durante o Natal. “Esse dado reforça o otimismo do setor, que projeta um crescimento significativo nas vendas, especialmente em categorias como hipermercados, vestuário e utilidades domésticas”, esclareceu a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.

O número vem crescendo desde 2021, após o período crítico da pandemia. “Esse aumento está alinhado com um mercado de trabalho aquecido, evidenciado pela taxa de desemprego de 4,1%, a menor da série histórica iniciada em 2012. Com mais pessoas ocupadas e com renda, a demanda potencial para as compras de fim de ano se amplia, consolidando um ambiente mais favorável para o setor varejista. Além disso, há ainda o impacto positivo do aumento na intenção de consumo das famílias, a maior capacidade de pagamento e a queda na inadimplência”, pontou Ana Carolina.

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No Brasil, estima-se que 98,1 mil trabalhadores sejam contratados neste período. As categorias de produtos mais impactadas são hiper e supermercados; vestuário, calçados e acessórios; utilidades domésticas e eletroeletrônicos; e farmácias, perfumarias e cosméticos.

Pesquisas on-line sobre o Natal
Dados analisados pelo Think with Google em dezembro mostram que um dos assuntos mais buscados no Espírito Santo foi “Peru de Natal – preço”, que registrou um aumento de 4.200%. Isso reflete a preocupação crescente dos consumidores com os custos dos itens tradicionais da ceia. Outro destaque foi o aumento de 3.950% nas buscas por “lista de ceia de Natal simples”, indicando um interesse por soluções mais práticas e econômicas para as celebrações.

“A partir dessas informações, é possível perceber que o Natal de 2024 será marcado por um consumidor mais criterioso, que valoriza tanto o custo-benefício quanto a manutenção das tradições familiares. Essa tendência oferece ao varejo a oportunidade de se alinhar às necessidades dos consumidores e maximizar os resultados durante esse período”, completou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.

Sobre a Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

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Turismo capixaba avança com mais emprego e menos informalidade

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A Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), apresentou, nesta segunda-feira (09), o Boletim da Economia do Turismo – 3º Trimestre de 2024, na sede do IJSN, em Vitória. A pesquisa trouxe dados relevantes sobre o desempenho do turismo capixaba, incluindo geração de empregos formais, redução da informalidade e variação das receitas e atividades econômicas. 

Entre os destaques do boletim está a redução da taxa de informalidade no setor turístico, que caiu de 38,8% no segundo trimestre para 35,3% no terceiro trimestre. Essa diminuição reflete os esforços contínuos do setor em promover formalização e qualificação.

Além disso, o turismo no Espírito Santo manteve o saldo positivo de empregos pelo quinto trimestre consecutivo, com a criação de 209 novos postos de trabalho celetistas no período. Desde o terceiro trimestre de 2023, o setor gerou 2.419 novas vagas formais, reafirmando sua importância para a economia estadual. 

“Não podemos falar de qualificação profissional sem mencionar o Qualificar ES, programa do governo que, desde 2019, já abriu mais de 750 mil vagas em cursos de capacitação, incluindo no setor de turismo. Esse programa tem sido fundamental para preparar as pessoas e facilitar sua inserção em um mercado tão promissor”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira. 

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Outro dado relevante é o aumento da massa de rendimentos no turismo, que chegou a R$ 489,87 milhões no trimestre. No entanto, o rendimento médio dos trabalhadores caiu de R$ 2.814,13 no segundo trimestre para R$ 2.703,68 no terceiro. 

Desafios e oportunidades 

No acumulado do ano, o Espírito Santo apresentou um decréscimo de 6,5% no volume de atividades turísticas, abaixo das médias nacional (2,0%) e regional (2,5%). A receita turística no Estado ficou abaixo da média do Sudeste e do Brasil, o que evidencia desafios para o fortalecimento da competitividade do turismo capixaba. 

Segmentos como transporte e alimentação lideraram a ocupação no setor, enquanto alojamento e atividades culturais registraram quedas significativas em comparação ao mesmo período de 2023, embora o setor de alojamento tenha mostrado sinais de recuperação em relação ao trimestre anterior, com um aumento de 7%. 

Os municípios de Aracruz, Cariacica, João Neiva, Vila Velha e Nova Venécia apresentaram os melhores saldos de empregos no período, enquanto cidades litorâneas como Guarapari e Anchieta aguardam recuperação com a proximidade da temporada de Verão. 

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O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, celebrou os resultados, mas reforçou a necessidade de manter o foco em estratégias de longo prazo: “Os números mostram que o turismo capixaba está no caminho certo, com geração de empregos e redução da informalidade. No entanto, ainda temos desafios importantes, como o aumento da competitividade e a valorização dos nossos atrativos. A expectativa é que o próximo trimestre registre um crescimento ainda maior, impulsionado pelo tradicional aumento do fluxo de turistas no Verão”, ressaltou Lemos.

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