conecte-se conosco


São Mateus

Presidente da Câmara recebe denúncias de favorecimento dos aliados do prefeito, no Processo Seletivo da Educação

Publicado

São Mateus – Chegaram ao conhecimento dos vereadores, principalmente do presidente da Câmara Municipal de São Mateus, Paulo Fundão (PP), denúncias de que o processo seletivo que está sendo realizado pela Prefeitura, tem privilegiado aliados do prefeito e de vereadores da base chapa branca no Legislativo, em detrimento de pessoas que já estão exercendo as suas funções a mais de dez anos em sala de aula.

“Isso é perseguição do prefeito contra os funcionários que não são seus aliados, mas que estão trabalhando nesses cargos faz muitos anos”, disse o presidente. “O nome não é processo seletivo, mas processo indicativo”, completou.

De acordo com uma fonte ouvida pela reportagem do JN, vereadores ligados ao prefeito Daniel Santana tiveram a liberdade de indicar seus aliados, sem observar critérios como capacitação para exercer certas funções, que já vem sendo exercidas por funcionários a mais de dez anos e que estão sendo substituídos pelos indicados do prefeito, fazendo com que muitos sejam preteridos no processo seletivo e estão sendo exonerados. A denúncia se estende a alguns vereadores que, “supostamente”, estariam fazendo o mesmo esquema de indicação. Essa situação relacionada aos parlamentares da situação não pode ser confirmada.

Leia mais:  Casagrande se torna o governador que mais investimentos destinou para São Mateus

O presidente lembrou, em seu discurso na última sessão (5/2), que havia alertado da necessidade da comissão do processo seletivo “ter em sua composição dois servidores efetivos com a finalidade de evitar qualquer tipo de ilicitude”. Enfatizou, em seu pronunciamento, que “choveram denúncias e que a nomeação não é feita por méritos e sim por indicação”. Disse que o Ministério Público acompanha as sessões e o processo seletivo e espera que alguma providência seja tomada.

“O processo Seletivo está eivado de nulidades, comprometido por ilegalidades e devem ser nulas essas indicações”, disse Paulo Fundão.

“Pessoas com certificações e experiência não estão sendo contratadas, mas basta ser aliada da turma do prefeito e de alguns vereadores, tem sua nomeação garantida”, disse uma das fontes ouvidas pela reportagem.

Teto desaba

O presidente da Câmara aproveitou a oportunidade do seu pronunciamento da tribuna para informar que recebeu de funcionários a denúncia que o teto de gesso da Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Nova havia desabado. Adiantou que ninguém fora atingido, até porque ainda não havia dado início os atendimentos.

Leia mais:  Antigo Greca vai se transformar em grande empreendimento sociocultural, esportivo e de lazer

Ela ainda fez comentários sobre a intimidação do “prefeito e sua tropa” a uma funcionária de uma loja de Guriri que fez uma filmagem do chefe do Executivo “inspecionando as ruas após os alagamentos”.

Paulo Fundão disse que ela terá todo apoio do Parlamento.

“Agora só falta São Pedro mandar uma daquelas chuvas para alagar as ruas de Guriri e melar a festa do prefeito, que em nada serve para os moradores que sofrem sem qualquer benefício dessas esculhambação e desperdício do nosso dinheiro”, disse o aposentado Maurício da Fonseca Celante, morador de Guriri que esteva presente à sessão da Câmara.

Procurada para se posicionar diante dessas denúncias, a municipalidade, como sempre, deu como resposta o silêncio.

publicidade

São Mateus

MPES firma parceria com CREA-ES e Prefeitura para vistoria em casarões históricos de São Mateus

Publicado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, formalizou na segunda-feira (07) o Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) e a Prefeitura Municipal de São Mateus. O objetivo é realizar vistorias técnicas nos casarões do sítio histórico do município, que está em avançado estado de deterioração.

A iniciativa partiu do MPES, diante da necessidade de um diagnóstico técnico do local, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Estado, para viabilizar futuros investimentos na sua recuperação. O documento foi assinado pelo Promotor de Justiça Luciano Rocha de Oliveira, que atuará como fiscal do acordo.

“Era necessário fazer uma radiografia completa da situação dos casarões para buscar soluções concretas. O município alegava falta de recursos para isso, então propusemos a parceria com o CREA-ES, que prontamente atendeu ao chamado”, explicou o Luciano Rocha.

O trabalho técnico será realizado por 15 engenheiros indicados pelo CREA-ES, sem qualquer ônus para o município. As vistorias terão início no dia 21 de julho e devem ser concluídas até 5 de agosto. A partir desses dados, serão elaborados laudos sobre riscos estruturais, elétricos, hidráulicos, fundações e outros aspectos técnicos dos imóveis.

Leia mais:  Fixação da foz do rio Cricaré melhora a qualidade da água em São Mateus, diz Freitas

Projetos

Segundo o Termo de Cooperação, os engenheiros também poderão propor projetos com soluções prévias para a reabilitação das estruturas dos imóveis e áreas adjacentes. Toda a atividade será registrada com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme a legislação federal.

Após a conclusão dos trabalhos, o MPES promoverá uma audiência pública para apresentar os resultados à comunidade local, aos moradores do bairro Porto e aos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico. A expectativa é que os dados técnicos subsidiem a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) na elaboração e execução de projetos de restauração.

Além do CREA-ES, representado por seu presidente, Jorge Luiz e Silva, e do Município de São Mateus, representado pelo prefeito Marcus Azevedo Batista, o termo foi assinado pelo secretário municipal de Cultura, Rafael Cruz Tartalia.

O acordo tem vigência até dezembro de 2026 e prevê ações conjuntas, troca de informações entre os órgãos e eventual prorrogação, conforme o interesse dos partícipes.

Continue lendo

São Mateus

São Mateus encerra participação histórica na Feira dos Municípios com protagonismo e valorização cultural

Publicado

Após quatro dias intensos de programação, São Mateus encerrou sua participação na Feira dos Municípios com um saldo extremamente positivo. O município foi destaque pela força cultural, pela receptividade do estande e pela riqueza da gastronomia apresentada.

O espaço do município foi um dos mais visitados da feira, atraindo olhares por sua ambientação que resgatava a identidade histórica e cultural da cidade, incluindo elementos como a Igreja Velha, a Praia de Guriri, especiarias quilombolas e produtos cultivados localmente, como a macadâmia, o café e a aroeira (pimenta-rosa). Também estiveram presentes as belas peças produzidas por nossos artesãos, conforme destacou o secretário Rafael Cruz. A valorização do turismo local esteve no centro da proposta mateense, despertando o interesse de visitantes e representantes de outras cidades.

Durante o evento, o prefeito Marcus Batista fez questão de circular pessoalmente pelo pavilhão, conversando com prefeitos, autoridades e visitantes, além de marcar presença nos momentos de destaque da programação. “São Mateus é uma cidade com alma, com história, com futuro. Estamos aqui para mostrar isso ao Espírito Santo e ao Brasil”, afirmou o prefeito em uma de suas falas no estande.

Leia mais:  Comandante da PM visita Câmara de São Mateus

A comitiva contou com representantes de diversas secretarias, artistas locais e empreendedores que levaram produtos, artesanato, gastronomia e apresentações culturais. Ao longo dos dias, o espaço de São Mateus sediou rodas de conversa, apresentações musicais e uma degustação da culinária local que arrancou elogios dos visitantes.

Na programação cultural, a passeata pela feira animou o público e evidenciou a riqueza artística do nosso município. Além disso, o evento serviu como vitrine para projetos estratégicos e futuras parcerias. A equipe de São Mateus aproveitou a oportunidade para dialogar com representantes do Governo do Estado e lideranças de outras regiões, estreitando laços e apresentando as potencialidades da cidade em áreas como turismo, cultura e economia criativa.

Ao fim da feira, o clima foi de dever cumprido. A participação foi avaliada como um sucesso pela equipe organizadora municipal, que destacou o envolvimento coletivo como fator fundamental para a entrega de um estande atrativo, bem estruturado e alinhado com a proposta de exaltar o orgulho de ser mateense.

“Foi bonito ver nossa cidade sendo valorizada. As pessoas chegavam e se encantavam com o que preparamos. Isso mostra que estamos no caminho certo, promovendo São Mateus com identidade, com verdade e com entusiasmo”, destacou a primeira-dama Talita Batista.

Com uma presença viva, alegre e bem articulada, São Mateus mostrou, mais uma vez, que sabe representar sua gente e sua história com dignidade e brilho. A Feira dos Municípios de 2025 ficará marcada como um capítulo de exaltação à identidade capixaba — e São Mateus foi protagonista.

Leia mais:  Presidente da Câmara de São Mateus rebate críticas da Prefeitura

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana