conecte-se conosco


Cidades

Primeira UPA de Vitória contará com 35 leitos e atendimento 24h

Publicado

A ordem de serviço será assinada pela prefeitura neste sábado (05). A UPA de Vitória terá dois pavimentos e 10 consultórios

O projeto da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vitória começará a sair do papel neste sábado (05). A prefeitura assinará a ordem de serviço em uma solenidade que acontecerá no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde, às 9h.

A empresa vencedora da licitação terá um prazo de 540 dias para conclusão da obra e o município investirá cerca de R$ 24 milhões no prédio que estará localizado na esquina da Avenida Vitória com a Rua Desembargador José Vicente, próximo ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas.

Estrutura da UPA de Vitória

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o prédio com dois pavimentos e instalações para acessibilidade contará com 10 consultórios e 35 leitos para pacientes em observação, tendo nível de suporte nível 3 (o maior nível para UPAs).

Além disso, serão criadas sala de vacina, sala de curativos, sala de eletrocardiograma, sala de raio X e duas salas de emergência. Também serão realizadas na unidade pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos.

Leia mais:  Detran orienta sobre agendamento de atendimento presencial e serviços on-line

O serviço de atendimento será oferecido 24h, todos os dias da semana e atenderá não só moradores do município.

UPA Vitória
Projeto da 1ª UPA de Vitória. Foto: Divulgação/PMV

Áreas de atendimento

A Semus informou ainda que, inicialmente, a equipe prevista para atendimento será composta, dentre outros profissionais, por médico clínico, médico pediatra, médico cirurgião, dentista, enfermeiro, farmacêutico, com possibilidade de atuação de outras categorias profissionais e especialidades médicas como: psicólogo, cardiologista, ortopedista.

A unidade será voltada para pacientes com quadros de saúde agudos ou crônicos, além de prestar o atendimento inicial de fratura ou pequenas cirurgias. Caso necessário, os pacientes serão encaminhados para atendimento em outras unidades.

Ao lado da Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e hospitais, a UPA irá compor a Rede de Urgência Emergência, com o objetivo de agilizar e desafogar o sistema de saúde da cidade.

Área_da_UPA_de_Vitória
Terreno onde a UPA será construída. Foto: Thiago Soares

publicidade

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Censo 2022: quase metade da população capixaba vive na Grande Vitória

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

Cidades

Jaguaré marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

A Quinta Conferência Intermunicipal da Pessoa Idosa foi realizada em Conceição da Barra e contou com a comitiva de Jaguaré; evento contou com quase duzentos participantes e debateu políticas públicas para a pessoa idosa

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no último dia 24 de abril, na sede do Cras Quilombola, em Conceição da Barra. O tema da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, especialmente o público idoso.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguaré, em parceria com os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. A comitiva jaguarense contou com 35 participantes, entre idosos, profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow e os vereadores Elizeu Ribeiro, Dunga do São Roque e Ricardo Barros.

Leia mais:  Nível do Rio Doce sobe e Defesa Civil reforça alerta às famílias do Olaria

Promoção dos direitos do idoso

“O principal objetivo do encontro foi promover a participação da sociedade, identificando os desafios do envelhecimento em nossos municípios. Também estamos focados em construir ações de igualdade no sentido de defender esse público, bem como promover os direitos e a cidadania de pessoas idosas, a partir da relação com a sociedade”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow.

O encontro teve como objetivo a discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à garantia dos direitos da população idosa. Durante os debates, foram elaboradas propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025.

Participação

“Os encaminhamentos se concentraram principalmente na melhoria da acessibilidade para idosos, com ênfase no transporte público e na adequação das estruturas urbanas. Buscamos propostas que promovam a inclusão e assegurem a participação ativa dos idosos em todos os espaços da sociedade”, afirmou a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaguaré, Orlania Rosa Câmara.

Ao final do evento, foram eleitos delegados e suplentes dos três municípios para representar suas respectivas cidades na conferência estadual. Conforme destacou a secretária Soriana Stabenow, as propostas apresentadas refletem o compromisso dos municípios com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas as idades.

Leia mais:  Instituto emite novos alertas de tempestade, ventos fortes e granizo para o ES

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana