O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), no Centro de Vitória, sediou, na segunda-feira (13), uma reunião para debater estratégias em relação ao recolhimento de cervejas artesanais contaminadas do comércio no Espírito Santo. Participaram do encontro representantes da fiscalização do Procon Estadual, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos Procons dos municípios da Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Vila Velha e Nova Venécia.
O diretor presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, afirmou que o coordenador do Procon de Minas Gerais, Amauri Artimos da Matta, realizou contato com o órgão capixaba na última sexta-feira (10) relatando os problemas com os lotes das cervejas da marca Backer e solicitou parceria para que fossem adotadas medidas no Espírito Santo, tendo em vista a entrada de lotes contaminados no Estado.
Athayde avaliou a reunião como positiva, reforçando a disposição dos órgãos em firmar parceria para controlar a situação. “Precisamos unir esforços para evitar contaminações no Estado e garantir o direito do consumidor. Estamos empenhados em resolver essa questão juntamente com os Procons municipais e demais órgãos”, disse.
O Ministério da Agricultura instaurou uma força tarefa para recolhimento de todas as cervejas da empresa. O Mapa informou também que 11 estabelecimentos da Grande Vitória, de forma cautelar, suspenderam a comercialização das cervejas da marca. A ação não foi restrita aos lotes da cerveja Belo Horizontina. As atividades da empresa foram cautelarmente suspensas e as amostras dos produtos serão encaminhadas para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura para análise.
Outra medida adotada foi a Portaria Recomendatória da Vigilância Sanitária Estadual para as Vigilâncias municipais de todo o Estado para a interdição cautelar do fornecimento dos lotes contaminados de cerveja.
Ainda na reunião, foi debatia a necessidade de alinhamento com a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindibares) para que os produtos sejam retirados do mercado, com base na resolução do Mapa, assim como recolhimento produto adquirido e a devolução do valor pago por ele.
Ex-prefeito conta com apoio dos principais nomes do partido e concorre com a atual presidente, deputada federal Jack Rocha
O deputado estadual João Coser vai disputar a presidência do PT no Espírito Santo, conforme anunciou em suas redes sociais neste sábado (19). O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para o dia 6 de julho deste ano.
Atualmente, a sigla no Estado é comandada pela deputada federal Jack Rocha, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A parlamentar ocupa o cargo desde 2019, quando foi eleita com o apoio de Coser, da Alternativa Socialista, e deve disputar a reeleição.
Com exceção da concorrente, o ex-prefeito de Vitória conta com o apoio de todos os principais nomes do PT capixaba com mandato.
Estão ao lado de Coser os membros das tendências do campo “Pra Voltar a Sonhar” (PVS), o deputado federal Helder Salomão, da corrente Resistência Socialista; o senador Fabiano Contarato; a Democracia Socialista e a Depar.
Foto: Reprodução/instagram @joaoccoser
A também deputada estadual Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, não só apoia o colega da Assembleia Legislativa (Ales) como deve assumir a presidência no meio do mandato, caso Coser seja eleito:
“Caminharemos para uma gestão compartilhada, com decisão coletiva do nome do companheiro deputado estadual João Coser como pré-candidato à presidência do PT-ES, neste primeiro biênio (2025/2026), e promover a alternância na Presidência com a companheira Iriny Lopes, deputada estadual, assumindo o segundo biênio (2027/2028)”.
Para o deputado, a candidatura é um “passo importante na história” do partido no Estado:
“Se num passado recente estivemos em campos diferentes, é necessário, neste momento, unir forças e caminhar juntos porque acreditamos que é hora de sonhar, de buscar uma alternativa para o partido e de reacender a esperança na militância do PT-ES”, escreveu Coser.
À frente da sigla durante o período eleitoral de 2026, caso saia vitorioso do PED, o parlamentar destaca como prioridades da gestão o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a manutenção e ampliação das bancadas tanto na Ales quanto na Câmara dos Deputados; a reeleição de Contarato; e o “esforço coletivo para que o PT assuma protagonismo nas eleições”.
Já em relação aos municípios, a promessa é estar mais próximo dos diretórios municipais, principalmente no interior, promovendo ações de organização partidária e de formação e também a ampliação do partido nas câmaras municipais e prefeituras.
“Para além dos compromissos partidários, a Alternativa Socialista e o Campo Pra Voltar a Sonhar, buscam ampliar o diálogo e uma relação mais estreita com os movimentos sociais, reconectando o Partido dos Trabalhadores com suas bases, com a sociedade, com seus sonhos, desafios e expectativas. Sendo sempre voz ativa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e sindicais, em toda sua diversidade e pluralidade”.
Com a defesa de uma união pelo fortalecimento do PT no Estado, o deputado termina a mensagem de candidatura afirmando que “é hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional e de transformação do nosso país”.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.
Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.
Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.
O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.