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Produtores do Espírito Santo comercializam 61 toneladas de alimentos com apoio da Suzano

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Em 2020, o projeto “A Feira Vai Até Você” comercializou mais de 6 mil cestas de produtos da agricultura familiar e gerou receita bruta de quase R$ 265 mil

Diante das mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus, a Suzano lançou, em abril do ano passado, a iniciativa “A Feira Vai Até Você”, que tem o objetivo de auxiliar as vendas de pequenos produtores familiares por meio do sistema de delivery (entrega). O programa impulsionou a comercialização de mais de 61 toneladas de alimentos em 2020, no Espírito Santo. Com grande adesão dos consumidores, alcançou a marca de 6.748 cestas entregues, gerando receita bruta de mais de R$ 402 mil no ano passado, resultado que ajudou a reduzir os impactos econômicos da pandemia na agricultura familiar da região.

“Os agricultores rurais continuaram produzindo alimentos, mas, com o fechamento das feiras no início da pandemia e o isolamento social, o escoamento da produção foi muito afetado. A iniciativa da Suzano surgiu como forma de mitigar esse impacto, conectando produtores rurais ao consumidor final por meio da entrega domiciliar. A experiência deu tão certo que mesmo depois da flexibilização do isolamento social os agricultores mantiveram o projeto, fidelizando consumidores”, ressalta Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

A Suzano fornece aos agricultores toda a assistência técnica necessária, desde a montagem das cestas com os produtos, operacionalização da logística, até a comunicação. São 54 famílias de produtores beneficiadas pelo projeto nos municípios de Aracruz, Conceição da Barra e São Mateus, que fazem parte do PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial).

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Uma das famílias apoiadas pelo programa é a da agricultora e presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Aracruz (CAF Aracruz), Taciana Sperandio Barone. Com a pandemia, ela enxergou no programa “A Feira Vai Até você” uma oportunidade para potencializar a comercialização não só dos seus produtos, mas os alimentos produzidos por toda sua comunidade.

“A pandemia da Covid-19 tem causado muitos impactos, especialmente para os agricultores familiares. A ideia de potencializar a venda por meio de delivery foi excelente, pois complementou a renda dos produtores, impediu que os produtos ficassem parados ou fossem desperdiçados e ainda contribuiu com a economia local”, conta.

A ação também é realizada em outros estados com atuação da Suzano: Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em 2020, ao todo, foram 300 toneladas de produtos agroecológicos diversos entregues em todos os estados. Com a tecnologia como aliada, os agricultores que participaram da iniciativa entregaram mais de 37.530 cestas, gerando uma receita bruta que ultrapassa os R$ 1,14 milhão em todo o Brasil.

PDRT

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) visa promover o fortalecimento das comunidades rurais vizinhas às unidades da Suzano, gerando renda e melhorando a qualidade de vida dos pequenos produtores. O PDRT atua em três eixos: gestão, produção e comercialização das associações e cooperativas participantes, permitindo que essas comunidades, capacitadas, conquistem sua independência financeira.

Na Bahia, o programa atua junto às comunidades rurais desde 2011. Atualmente, são 1.511 famílias beneficiadas de 50 associações e uma cooperativa das comunidades rurais do Território do Extremo Sul da Bahia. No Brasil, mais de 5 mil famílias, em nove estados e mais de 118 localidades já foram beneficiadas pelo programa.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem aproximadamente 37 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

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Banestes apresenta os novos cartões Banescard Visa

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Os novos cartões serão distribuídos a partir de novembro. A ação alcança cerca de 500 mil clientes, que não precisarão solicitar a troca.

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Um grande salto em modernização, inovação e tecnologia, com foco na satisfação dos clientes. É com essa premissa que o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) apresenta ao mercado a nova marca Banescard e os layouts da nova família de credenciais Banescard Visa, desenvolvidos pela equipe de design da Visa, a partir de rodadas de briefing com as áreas de meios de pagamento, de marketing, de comunicação e da diretoria do Banestes.

O projeto de embandeiramento dos cartões Banescard foi oficializado em agosto de 2020, com a expansão da parceria entre o Banestes e a Visa. Os novos cartões Banescard Visa passarão a ser aceitos em mais de 65 milhões de estabelecimentos comerciais, tanto no Brasil quanto no exterior.

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“A modernização do Banescard é mais um grande marco na história do Banestes. Uma decisão assertiva que, com a ampliação da rede de abrangência, tanto para compras on-line quanto em estabelecimentos comerciais físicos, agrega ainda mais valor ao Banescard e promove uma experiência ainda mais completa para os clientes Banestes. O novo Banescard Visa será aceito em todo o território brasileiro e também no exterior”, destaca o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

O vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil, Eduardo Barreto, destacou ainda a expansão da oferta de promoções e benefícios da Visa aos capixabas, clientes do Banestes. “Essa foi uma cocriação em que ambos os times, Visa e Banestes, trabalharam juntos em uma solução que reunisse inovação e modernidade. Um exemplo disso é a tecnologia de pagamento por aproximação, que tem se popularizado e levado segurança e praticidade para os pagamentos do dia a dia, o contactless. Além disso, os portadores podem usufruir dos diversos benefícios e promoções da Visa”, contou Barreto.

Mais informações sobre todas as vantagens dos cartões Banestes Visa estão disponíveis nos links: https://vaidevisa.visa.com.br/vdv/ e https://www.visa.com.br/pague-com-visa/portal-de-beneficios.html.

Apresentação do novo Banescard Visa

A apresentação dos cartões foi realizada, inicialmente, de forma exclusiva para os colaboradores do Sistema Financeiro Banestes (SFB), durante o evento Encontro de Gigantes 2021, reunião geral realizada anualmente pelo Banestes, que, neste ano, foi promovida via transmissão on-line.  

A ação contou com a presença do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, que recebeu do diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, do diretor de Meios de Pagamentos, Marcos Vinícius Nunes Montes, e do superintendente de Meios de Pagamentos, Vicente Lopes Duarte, um totem comemorativo, com os protótipos da família de cartões Banescard Visa.

Modernização do Banescard

Os primeiros cartões Banescard Visa serão recebidos pelos colaboradores do Banestes, no período de julho até setembro deste ano. Será um período de testes finais antes do início da disponibilização aos demais clientes do banco.

A partir de novembro deste ano, terá início o processo de substituição dos cartões Banescard dos clientes para os novos cartões Banescard Visa. Este processo vai até junho de 2022. A ação alcança cerca de 500 mil clientes, que não precisarão solicitar a troca. Os novos cartões serão emitidos automaticamente e enviados aos clientes.

Além da expansão da rede de aceitação, o Banescard Visa será uma nova família de cartões Banestes, com opções de categoria Classic, Gold, Platinum e Infinite, com diferentes vantagens e atributos. 

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Lançamento da 2ª edição do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo

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A segunda edição do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo está confirmada em 2021 e teve o regulamento lançado. O Prêmio é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O Prêmio é dividido entre as categorias de Arábica e Conilon, com premiação de Qualidade e Sustentabilidade. As inscrições e envio das amostras de café terão início em 02 de agosto e vão até 22 de outubro deste ano.

Os valores da premiação de Qualidade para as categorias de Arábica e Conilon são, respectivamente, de R$ 30 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil, podendo o valor ser pago em dinheiro, equipamento, fertilizantes ou máquina agrícola. A premiação por Sustentabilidade também se dará em ambas as categorias de café para os 1º, 2º e 3º colocados, por alcançarem os critérios de boas práticas no cultivo de cafés especiais. Os cafeicultores receberão premiação extra de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Os valores das premiações somam R$ 130 mil, financiados por empresas, instituições e entidades do ramo e com apoio da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres Inovar).

O café especial tem valor agregado de grande relevância para o cafeicultor. O mercado de cafés com qualidade superior apresenta um crescimento de 15% ao ano e a tendência é de que cresça ainda mais, em razão da maior apreciação em todo o mundo. O Prêmio realizado pelo Incaper e pela Seag tem os objetivos de fomentar a produção de cafés especiais no Espírito Santo e valorizar o cafeicultor capixaba pela qualidade do café e pela sustentabilidade no cultivo. 

“A primeira edição do prêmio foi um sucesso. Os cafeicultores vencedores tiveram a oportunidade de comercializar seus cafés com valor agregado acima do valor de mercado. Sem dúvida, essa segunda edição também ganhará destaque e teremos resultados importantes para a cafeicultura capixaba”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

“O Incaper está lado a lado com o cafeicultor, instruindo o cultivo do café e levando tecnologia, que são aplicados com muita dedicação e primor. Para reconhecer e valorizar esse trabalho dos cafeicultores capixabas, estamos realizando a segunda edição do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo. Os objetivos são incentivar e valorizar a produção de qualidade e com sustentabilidade. Além disso, o prêmio é uma vitrine de reconhecimento da qualidade do café para o mercado. Fazemos o convite ao produtor de arábica e conilon do Estado para inscrever o seu melhor café no prêmio”, ressaltou diretor-presidente do Incaper em exercício, Abraão Carlos Verdin.

É previsto que o evento de premiação dos vencedores aconteça entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2021. O local da realização da premiação será definido conforme se encontrar o cenário da evolução da pandemia da Covid-19, seguindo todas as recomendações da Secretaria da Saúde (Sesa).

Mostra Anual de Cafés Especiais do Espírito Santo

Dentro da programação do Prêmio também será realizada a Mostra Anual de Cafés Especiais do Espírito Santo, que será realizada um dia antes da premiação e envolverá a participação dos 20 melhores cafés da categoria arábica e dos 20 melhores cafés da categoria conilon. O total dos 40 lotes de cafés finalistas selecionados pela equipe técnica do Prêmio serão preparados, codificados e inseridos em cupping, com os objetivos de promover as vendas dos cafés e as relações de negócios.

Acesse o regulamento e confira as informações completas sobre o Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo.

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