conecte-se conosco


Cidades

Profissionais de Linhares participam de curso sobre manejo clínico da tuberculose

Publicado

Na quinta-feira (20), profissionais do Programa de Controle da Tuberculose de Linhares, que atuam no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), ministraram um Curso de Manejo Clínico da Tuberculose. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Anhanguera, no bairro Araçá, e visou atualizar e capacitar os profissionais de saúde sobre as melhores práticas no diagnóstico e tratamento da doença.

Kessy Bonicenha Brunetti, diretora do NAPS, destacou a importância do evento para o fortalecimento das ações de combate à tuberculose no município. “Este treinamento é essencial para os profissionais que estão diretamente envolvidos no atendimento aos pacientes com tuberculose. Além de promover a troca de experiências, foi uma oportunidade para discutir casos clínicos, tirar dúvidas e alinhar as ações no combate à doença. Foi um momento fundamental para aprimorarmos o conhecimento e as estratégias no enfrentamento da tuberculose”, afirmou Bonicenha.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no próximo dia 24 de março, será um marco importante para o município. O NAPS realizará ações de conscientização e alerta sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Situação da tuberculose em Linhares

Dados atualizados do Programa de Controle da Tuberculose indicam que, nos dois primeiros meses de 2025 (janeiro e fevereiro), foram registrados 17 novos casos da doença em Linhares, apresentando um aumento em relação ao mesmo período em 2024, onde foram registrados 15 novos casos da doença.

Leia mais:  Moradores de Barra Seca comemoram inauguração da Praça de Lazer em Jaguaré

De acordo com Kessy Bonicenha, o aumento no número de casos é um reflexo das ações contínuas de conscientização e do trabalho conjunto entre profissionais de saúde e a população, já que a busca ativa e contínua dos casos sintomáticos que estavam subnotificados, propicia o diagnóstico precoce de novos casos, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissibilidade da doença. Assim, a vigilância deve ser mantida continuadamente, sendo fundamental que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e procurem atendimento médico imediatamente. A tuberculose é tratável e curável, mas é necessário que o diagnóstico seja feito precocemente para evitar complicações”, alertou.

Sintomas e recomendação de busca por atendimento

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. Os principais sintomas da doença incluem tosse persistente por mais de três semanas, com ou sem catarro, febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço excessivo e dor no peito.

Kessy Bonicenha Brunetti ressalta que, ao apresentar qualquer um desses sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. “A detecção precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para curar a tuberculose e impedir a transmissão da doença para outras pessoas”, afirmou.

Leia mais:  Sine de Barra de São Francisco capacita funcionários da Drogaria Indiana

Tratamento gratuito em Linhares

A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamento gratuito e eficaz contra a tuberculose. O atendimento é realizado das 7h às 17h00, de segunda a sexta-feira, no NAPS, localizado no antigo Hospital Talma Drumond Pesta, no bairro Colina.

A tuberculose é uma doença curável, e o tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, que devem ser seguidos rigorosamente pelo paciente por um período que pode variar de 6 a 12 meses. O acompanhamento médico durante todo o tratamento é essencial para garantir a cura e evitar recaídas.

Ações de conscientização no Naps

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no dia 24 de março, o NAPS realizará diversas atividades de conscientização, incluindo palestras, distribuição de material informativo e orientações sobre como identificar os sintomas e buscar tratamento adequado.

Além disso, a equipe de saúde estará disponível para realizar triagens e orientações à comunidade sobre a importância da adesão ao tratamento.

publicidade

Cidades

Nova Venécia distribuirá 50 mil mudas de eucalipto para agricultores locais

Publicado

Cinquenta mil mudas de eucalipto serão distribuídas a produtores rurais de Nova Venécia. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Nova Venécia, através das Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O cadastro para participação na iniciativa deve ser feito diretamente com o Incaper, por meio do número de WhatsApp (27) 3752-6841 ou pela Secretaria de Agricultura, através do WhatsApp (27) 3752-9038. A ação busca beneficiar pequenos e médios produtores locais. As mudas ficarão armazenadas no Viveiro Municipal, local onde os agricultores cadastrados deverão retirá-las. A previsão é que as entregas ocorram na primeira quinzena de maio.

De acordo com Felipe Maia, coordenador do Incaper em Nova Venécia e engenheiro agrônomo, a iniciativa é resultado de uma articulação entre diversos parceiros. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de produção que aliem geração de renda e preservação ambiental. A intenção é que os produtores possam formar uma reserva de madeira em suas propriedades, para que essa madeira possa ser utilizada em qualquer tipo de obra ou construção rural, além da queima para a secagem de café. Com isso, evitamos o corte de árvores nativas, uma vez que o agricultor já terá um estoque próprio de eucalipto cultivado de forma planejada”, explicou Felipe.

Leia mais:  Com apoio da Suzano há 12 anos, Associação Amigos da Justiça vem promovendo inclusão social no Espírito Santo

A Secretaria Municipal de Agricultura, também reforçou a importância da ação para o município. “Essa parceria é fundamental para dar suporte ao agricultor veneciano. A entrega das mudas de eucalipto é mais uma ferramenta que colocamos à disposição do produtor, contribuindo para o fortalecimento da agricultura local e para práticas mais sustentáveis no campo”.

Continue lendo

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Defesa Civil de Jaguaré reforça orientações para período de chuvas

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana