conecte-se conosco


Política e Governo

Programa Cidade Empreendedora: todos os municípios do ES desenvolveram ambiente de negócios

Publicado

Estado reduziu em 89% o tempo médio de abertura de empresas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) realizou nesta sexta-feira (07) a cerimônia de encerramento do ciclo do Programa Cidade Empreendedora, realizado nos municípios capixabas para promover e incentivar os pequenos negócios. Durante o evento, que aconteceu no Ilha Buffet, em Vitória, todas as prefeituras dos 78 municípios capixabas foram celebradas pela adesão e empenho para promover o desenvolvimento econômico e o ecossistema empreendedor.

Os prefeitos receberam troféus ou certificados com base em uma metodologia avaliadora do Sebrae/ES, o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), que mensura os esforços da gestão pública para melhorar o ambiente de negócios em seu território. Dessa forma, as cidades que apresentaram esse ambiente mais desenvolvido receberam o troféu Diamante. Ainda segundo essa pontuação, outras foram condecoradas com o troféu Ouro, troféu Prata e troféu Bronze, e 16 municípios foram reconhecidos com uma menção honrosa e Certificados de Participação no programa.

Além disso, três municípios também receberam menção honrosa por terem crescimento de mais de 200% no ambiente de negócios: Muniz Freire, Colatina e Barra de São Francisco. O Espírito Santo é o primeiro estado brasileiro a ter 100% dos municípios inscritos no Programa Cidade Empreendedora.

Visualização da imagem

“Em dezembro de 2020, apresentamos aos prefeitos eleitos, que ainda não tinham sido empossados, o nosso Programa, e eles assumiram o compromisso de promover políticas para o empreendedorismo. Em três anos e meio, reduzimos em 89% o tempo médio para a abertura de empresas no estado. Hoje, esse prazo é de 11 horas. Com a parceria dos municípios e da Junta Comercial do Espírito Santo, alcançamos esse resultado”, exaltou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Leia mais:  Encontro Estadual dos Gestores de Turismo discute setor com painéis, palestras e cases de sucesso

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES e da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, deu as boas-vindas aos representantes dos municípios, reconhecendo os esforços das prefeituras e do Sebrae/ES. “O Espírito Santo se transforma cada vez mais em um estado empreendedor. Os pequenos negócios são uma das principais matrizes da nossa economia, e agora buscamos desenvolver o turismo, já que moramos em um estado lindo, com um potencial que pode ser mais valorizado, e o Sebrae, junto com a Fecomércio, está trabalhando para isso”.

O prefeito de Pancas e vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Sidiclei de Andrade, comemorou a desburocratização para abertura de empresas. “Temos muitos novos empreendimentos surgindo, temos um estado que valoriza e incentiva seus negócios, e tudo isso é fruto desse esforço conjunto”, acrescentou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos, e o governador Renato Casagrande, também comemoraram os esforços por um estado menos burocrático e com políticas públicas favoráveis aos negócios. “Estado e municípios estão organizados, criando planos de desenvolvimento econômico e novos objetivos à medida em que há novos avanços. Também estamos sempre em contato com o governo federal para viabilizar recursos para o Espírito Santo”, comentou Casagrande.

Leia mais:  Governo do Estado autoriza obras no trecho da Rodovia ES-060 em Setiba

O secretário especial adjunto de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Margonari Marcos Vieira, foi uma das presenças no evento. “Estamos à disposição para continuar trabalhando com o estado, os municípios e o Sebrae para promover incentivos para acelerar a liberação das emendas parlamentares e o pagamento de convênios”.

Municípios reconhecidos:

Troféu Diamante
Anchieta
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Nova Venécia
Serra
Viana
Vila Velha

Troféu Ouro
Afonso Cláudio
Alegre
Aracruz
Colatina
Presidente Kennedy
Vitória

Troféu Prata
Alfredo Chaves
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Castelo
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Irupi
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Linhares
Marataízes
Mimoso do Sul
Pancas
Piúma
Santa Maria de Jetibá
São Gabriel da Palha
São Mateus
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante

Troféu Bronze
Água Doce do Norte
Águia Branca
Brejetuba
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guarapari
Ibiraçu
Itapemirim
Itarana
Laranja da Terra
Marilândia
Montanha
Muniz Freire
Muqui
Pedro Canário
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São José do Calçado
Vila Valério

Certificado de participação
Alto Rio Novo
Apiacá
Bom Jesus do Norte
Domingos Martins
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Itaguaçu
Mantenópolis
Marechal Floriano
Mucurici
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
São Roque do Canaã
Vila Pavão

publicidade

Política e Governo

“O Espírito Santo merece ser vendido”, diz ex-prefeito de Balneário Camboriú

Publicado

Para o ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, o Estado do Espírito Santo possui potencialidades turísticas que merecem destaque, principalmente o interior. Ele e o ex-prefeito de Miguel Pereira, no Estado do Rio de Janeiro, André Português, trouxeram histórias de transformação no segmento nos seus municípios, nos últimos anos, em uma apresentação para público do Sul do Estado, em evento na manhã de quarta-feira (26), em Cachoeiro de Itapemirim.⠀

Histórias de sucesso, como a criação de pontos turísticos e atração de empresas, foram apresentadas para os prefeitos da região durante evento “Belezas do Sul”, realizado pela TV Gazeta Sul, no bairro Aeroporto.⠀

Investir em qualidade de vida para a população das cidades, com saneamento básico, segurança e infraestrutura, estão entre os pilares para impulsionar o desenvolvimento do turismo da região e atrair investidores. O Espírito Santo, segundo eles, já possui esses elementos para crescer.

“O Espírito Santo é um dos estados mais bonitos do país e uma das saídas para alavancar o setor é buscar novos investimentos. O Espírito Santo merece ser vendido. Em menos de dois anos, estará liderando o ranking de turismo do país”, disse Fabrício de Oliveira.

Para conquistar o status de cidade turisticamente desenvolvida – tendo um dos metros quadrados mais bem avaliados do país – Oliveira conta que, em sua gestão, precisou crescer, mesmo durante a crise. “O que está por trás disso? É importante fazer uma linha de corte que foi o Coronavírus e houve mudanças comportamentais, culturais e um novo desejo de consumo. Foi aí que Balneário foi projetado ao mundo. O ‘deserto’, a crise, é sempre tempo de oportunidades”, contou Fabrício de Oliveira ao falar do ‘engordamento’ da orla da praia em menos de um ano.⠀

Leia mais:  Marcos Garcia (PV) conquista apoio do PTB em Linhares

Continue lendo

Política e Governo

Pazolini convida Ramalho para assumir Meio Ambiente de Vitória

Publicado

Ex-secretário de Segurança Pública, Coronel Ramalho ficou de dar a resposta na sexta-feira, mas disse estar inclinado a aceitar

O coronel da reserva da PM Alexandre Ramalho (PL), ex-secretário estadual de Segurança Pública e ex-candidato a prefeito de Vila Velha, poder ser o novo secretário de Meio Ambiente de Vitória.

O convite foi feito na tarde desta quarta-feira (26), numa reunião entre ele, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e o secretário de Governo e presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, na sede da Prefeitura de Vitória.

A reunião foi para oficializar o convite que, nos bastidores, já era conhecido. Ramalho ficou de dar a resposta na sexta-feira (28), mas disse que está inclinado a aceitar.

Tive uma reunião e foi feito convite, eu pedi um prazo para socializar com a família e com o PL e fiquei de dar uma resposta nessa sexta-feira. Estou inclinado a aceitar, é um desafio importante. Sempre trabalhei na área de Segurança Pública, mas acho que a segurança dialoga com todas as pastas. Tenho também um histórico de gestão na PM e na Secretaria de Segurança. Acho importante dar a contribuição a um governo sério como do Pazolini”, disse à coluna De Olho no Poder.

A possível entrada de Ramalho no secretariado de Pazolini já era cogitada, uma vez que os dois iniciaram uma aproximação, após a disputa eleitoral do ano passado.

Leia mais:  CPI Porta a Porta foi rejeitada na Câmara de Vitória

Na verdade, Ramalho já tinha uma certa proximidade com o Republicanos. Ele chegou a ser convidado para se filiar ao partido no ano passado, mas decidiu pelo PL que teria, segundo informações de bastidores, lhe oferecido melhores condições para disputar a Prefeitura de Vila Velha.

Aliás, abrindo um parêntese, a filiação de Ramalho ao PL, depois de muitas negociações com o Republicanos, teria sido o pomo da discórdia entre as duas legendas, que ficaram em lados opostos no processo eleitoral, com direito à troca de farpas entre seus dirigentes.

No mês passado, porém, numa reunião em Brasília para colocar tudo em pratos limpos, o presidente do PL-ES, senador Magno Malta, e o presidente do Republicanos-ES, Erick Musso, resolveram deixar as brigas para trás e olhar para frente, leia-se, para as eleições do ano que vem.

O encontro de Brasília foi o pontapé inicial para que os dois partidos começassem as tratativas para uma possível aliança nas eleições de 2026. Aliança que conta, sobretudo, com uma mudança de postura por parte do PL.

Erick já defendia uma parceria entre partidos de direita que não estão à sombra do Palácio Anchieta para enfrentar o grupo de Casagrande no ano que vem.

Leia mais:  Promotor Francisco Berdeal será o novo chefe do Ministério Público Estadual

Assim como ocorreu em 2022, o governador trabalha para a construção de uma frente ampla comprometida com o projeto de continuidade no governo do Estado, com a eleição do vice Ricardo Ferraço (MDB), e com a sua própria eleição ao Senado.

Porém, o discurso de Erick esbarrava no posicionamento do PL que, no ano passado, foi para as urnas com chapas puro-sangue, sem coligações com outras legendas.

Ao que tudo indica, esse posicionamento já começou a mudar. Magno Malta se mostrou aberto a caminhar com outros partidos. “Dialogaremos com todos os partidos do espectro de direita e centro-direita, mas não estaremos a reboque de ninguém”, disse o senador, em nota, na ocasião.

Cota pessoal

Porém, o convite a Ramalho não seria por conta do início das tratativas com o PL. Assim como foi o convite a Soraya Manato (PP) para assumir a Secretaria de Assistência Social, se Ramalho aceitar ir para o Meio Ambiente será por cota pessoal do prefeito, resultado da aproximação entre Pazolini e o coronel da PM.

“O convite não é por conta de cota partidária do PL, por isso que tenho que falar com o presidente do partido”, disse Ramalho.

Outras negociações estariam em curso entre o Republicanos e o PL, inclusive passando por espaços na Prefeitura de Vitória.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana