conecte-se conosco


Cidades

Programa Suzano de Educação: Encontro reúne gestores de Conceição da Barra e Montanha

Publicado

Iniciativa está avançando na construção de políticas públicas para a educação de crianças e adolescentes

O Programa Suzano de Educação (PSE) realizou, entre os dias 10 e 12 de junho, em Conceição da Barra, o 2º Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), ação que busca discutir sobre a construção de uma educação pública de qualidade. O programa é uma iniciativa da Suzano em parceria com as Prefeituras dos municípios onde a empresa tem operações.

O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria de Assistência Social de Conceição da Barra (SEMAS), e reuniu os gestores do programa com os secretários e técnicos das prefeituras de Conceição da Barra e Montanha, que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Conexão Itaúnas. A reunião compartilhou as ações implementadas, as estratégias e metas, além de oficinas em Gestão Educacional.

Segundo a consultora de Relacionamento Social da Suzano, Rafaela Cavalcanti, “o primeiro encontro deste ano aconteceu na cidade de Montanha, em abril, e estes encontros visam promover o diálogo e a construção de caminhos colaborativos, rumo a uma educação integral e de qualidade para as crianças e adolescentes”.

Leia mais:  Suzano integra o Índice Carbono Eficiente da B3

O programa começou em 2020 e desde então está avançando na construção de políticas públicas para a educação. A estrutura do programa está organizada em três grandes estratégias: na colaboração territorial por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação; na Gestão Educacional e Escolar, que prevê a formação dos profissionais de educação e o fomento da gestão democrática; e na Participação Social, que visa o fortalecimento da rede de proteção social – equipes intersetoriais junto com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além do diálogo com a sociedade.

Além do Espírito Santo, o programa conta com outros arranjos nos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Os ADEs são constituídos por municípios que têm proximidade geográfica e características semelhantes, favorecendo a troca de experiências e atuação intermunicipal.

“O compromisso social com a educação sempre esteve entre as prioridades da Suzano, garantindo assim o impacto positivo e duradouro em todas as regiões onde a empresa está presente. A Suzano se propõe a dialogar com as comunidades para enfrentar os desafios educacionais e construir, em parceria, soluções colaborativas para Educação”, ressalta Rafaela Cavalcanti.

Leia mais:  Chuva: ES tem mais de 450 desalojados ou desabrigados

Para conhecer mais sobre o Programa Suzano de Educação, basta acessar a página oficial do projeto, no endereço https://suzanonaeducacao.com.br/.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

publicidade

Cidades

Destaque na produção de café conilon, Jaguaré investe na qualidade do produto

Publicado

Prefeitura de Jaguaré promove ações e incentiva produtores de café conilon a investirem na melhoria da qualidade do café; todo produtor de café conilon está apto a pleitear o Selo de Indicação Geográfica, que abre as portas do mercado internacional para o produtor jaguarense

Jaguaré se destaca no País pelo grande volume na produção do café conilon, base econômica do município. Com base nesse fato, a Prefeitura Municipal, nos últimos quatro anos, tem investido em proporcionar preparação para o produtor. Assim, nesse período foram ofertados seminários e treinamentos para aquisição de conhecimento pelo produtor.

Além disso, está na Câmara Municipal aguardando votação, Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon. Recentemente, no dia 12 de março, a Prefeitura promoveu reunião com representantes da Federação dos Cafés do Espírito Santo – Fecafés, entre eles o presidente da instituição e da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianelo, para esclarecimentos sobre o Selo de Indicação Geográfica. Essa é mais uma iniciativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido no município.

Agregar valor

A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destaca a importância do selo para o município. “Vai valorizar o nosso café conilon, garantir a qualidade, a originalidade, agregar valor e garantir aos cafeicultores o certificado para acesso a outros mercados – especialmente ao mercado internacional. Isso vai promover o desenvolvimento rural, social, econômico e turístico do município. Será uma oportunidade a mais para fixar o jovem no campo. Enfim, vamos potencializar e dar maior visibilidade ao conilon de Jaguaré”, ressaltou Vera Backer.

Leia mais:  Espírito Santo registra aumento assustador de 94% no número de queimadas em vegetações

A Fecafés é a instituição que representa a Indicação Geográfica do conilon. A federação é a representante legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, além de ser a entidade mantenedora do selo. A instituição é composta por quatro cooperativas: Cooabriel; Coopbac; NaterCoop e CafeSul. A federação atua em parceria com o Sebrae, Incaper e, em Jaguaré com a Prefeitura Municipal que encampou o projeto.

O gerente corporativo de Novos Negócios da Cooabriel, Alexandre Costa Ferreira, explica que qualquer produtor pode pleitear o selo. “Quem pode pleitear o selo é todo produtor de café Conilon que tem a sua propriedade dentro da área delimitada, que no caso da Indicação Geográfica do conilon capixaba é todo o território do Espírito Santo. Então todos os produtores podem pleitear o Selo da Indicação Geográfica”, ressaltou.

Valorização

A importância da obtenção do selo pelo produtor passa pela valorização do café produzido. O selo tem algumas características que garante que aquele café passou por processo diferente que o qualifica como produto autêntico e genuinamente capixaba. Na prática, um café com o Selo IG, tem mais possibilidade de alcançar novos mercados, inclusive em nível internacional. O acesso ao mercado internacional depende de inúmeros fatores, porém o selo atesta e garante a origem, a sustentabilidade e a qualidade, características essenciais para internacionalização do café conilon.

Leia mais:  Escola da Serra promove palestra sobre combate ao bullying

Critérios

No caso da Indicação Geográfica do conilon do Espírito Santo, o café tem que ser café especial acima de oitenta pontos ou mais, a propriedade tem que ser sustentável e estar no território capixaba. “Esses critérios fazem com que o café tenha resultado diferente. Então, quem tem o selo, tem a garantia de que é um produto autêntico da região e de qualidade elevada. Isso valoriza muito o produto e valoriza também o município que tem esse tipo de processo instalado”, afirmou Alexandre.

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Moradores de Colatina e Itapina têm até o dia 20 de maio para aderir ao Sistema Indenizatório Simplificado 

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana