conecte-se conosco


Entretenimento

Programação na TVE Espírito Santo celebra o Dia da Consciência Negra

Publicado

A valorização da cultura negra é uma constante na programação da TVE Espírito Santo, mas o tema ganha ainda mais visibilidade durante a Semana da Consciência Negra. Desde a última segunda-feira (18), a emissora exibe atrações especiais, colocando em pauta assuntos como herança negra e contra qualquer tipo de intolerância. 

A repórter Natália Vicente preparou uma série de reportagens especiais para o TVE Revista neste mês de novembro. O programa, que vai ao ar diariamente de segunda a sexta-feira às 12h45, traz nesta quarta (20), Dia da Consciência Negra, reportagem sobre Cléber Maciel, o primeiro professor afrodescendente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Formado em Direito e História e morto em 1993, ele permanece uma referência importante na pesquisa sobre a história e a cultura negra no Estado. 

Estará ainda na pauta do TVE Revista desta quarta-feira uma matéria que confronta as gerações de uma mulher negra de 46 anos e sua filha, de 28, moradoras de Campo Verde, Viana. O conteúdo trata das diferenças entre as duas na forma de encarar temas como invisibilidade, oportunidades, violência doméstica e de gênero, e luta contra o racismo. 

Leia mais:  Thiago Gagliasso presta queixa criminal contra Ludmilla após ser chamado de racista; entenda

“Trazer ao conhecimento do público pessoas negras que vão além dos estereótipos é uma preocupação constante da TVE Espírito Santo e nesta semana colocamos ainda mais ênfase nessa questão”, argumenta a repórter, uma mulher negra. 

No estúdio do TVE Revista, a apresentadora Luanna Esteves irá receber, ao vivo, a intérprete e compositora de samba Elaine Augusta. 

Também ao vivo no estúdio nesta quarta-feira haverá a presença do escritor Luiz Eduardo Neves, que está lançando o livro “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”. A obra, publicada pela Editora Pedregulho, mergulha na cena do hip-hop capixaba, explorando o papel dos videoclipes como um espaço de resistência e expressão cultural. Neves, que atua na produção audiovisual local, traça uma análise sobre como o rap produzido no Espírito Santo dialoga com o cenário global, ao mesmo tempo em que mantém suas singularidades regionais e reflete as realidades sociais do Estado.

A emissora também está exibindo, desde segunda-feira (18), reportagens com escolas de samba do Carnaval Capixaba que irão abordar as religiões de origem africana no enredo do ano que vem. A equipe de jornalismo visitou os barracões da Mocidade Unida da Glória (MUG), Piedade, Chegou o que Faltava, Imperatriz do Forte e Novo Império e conversou com o historiador Marcus Vinicius Sant’Ana sobre o assunto. 

Leia mais:  Zoom na dança: evento online celebra cultura capixaba 

Na próxima sexta-feira (22), o programa Solta o Som também terá uma edição especial: a cantora e compositora capixaba Caju será a curadora e apresentadora do programa, que divulgará apenas vídeo clipes de artistas negros. A atração  vai ao ar às 20h30.

Ainda como parte da programação especial alusiva ao Dia da Consciência Negra, A TVE Espírito Santo está exibindo a série documental A Voz da Pele, que faz um paralelo entre a condição negra na escravidão e na atualidade. São quatro episódios, exibidos às terças-feiras às 18h45. O último episódio será exibido no dia 26. 

publicidade

Entretenimento

SBT deixa TV Tribuna e TV Sim passará a ser afiliada da emissora no ES

Publicado

Estúdios do novo SBT estão lacrados após investimento milionário do empresário Rui Baromeu

Já está cravado: o SBT deixará a TV Tribuna e, no Espírito Santo, passará a ser rede da TV Sim.

O acordo entre as partes foi sacramentado na segunda (9). O anúncio deve partir da emissora de Silvio Santos, mas só deve ser feito nos próximos dias.

A fachada da sede da Rede Tribuna em Vitória, no Espírito Santo (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

A fachada da sede da Rede Tribuna em Vitória, no Espírito Santo.

Assim, a partir de 1º de janeiro, o SBT no Estado já fica sendo TV Sim.

Os estúdios do novo SBT, diga-se de passagem, já estão prontos desde mais ou menos junho deste ano, quando o dono do Grupo Sim, o empresário e ex-prefeito de São Mateus Rui Baromeu – já estava convicto de que conseguiria a canetada para ser ele escolhido o novo parceiro de Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT e filha de Silvio Santos, no Estado. Amigo e sócio de Ratinho, Rui tratou parte do business, inclusive, com o diretor de Afiliadas do SBT, Daniel Abravanel, que desde o início ficou atraído a entregar o sinal do Baú no Espírito Santo ao empresário que, convenhamos, já estava praticamente “em casa”.

TV Tribuna SBT ES: rompe contrato, fortuna, Ratinho: Faliu? Veja bastidores

Rui Baromeu ao lado do amigo e sócio, Ratinho.

Todo o aparelho físico dos estúdios, no entanto, é mantido quase que lacrado no “prédio da Vivo”, como é conhecido o imóvel que abrigará as instalações da TV Sim. Funcionários que hoje trabalham no grupo não podem fotografar nem as paredes e tudo é mantido a sete chaves para uma suposta grande inauguração para quando a transmissão for anunciada.

Leia mais:  Justiça determina cancelamento de show de Wesley Safadão e limita valor de cachês em Alagoas

ENTENDA TODAS AS MUDANÇAS

Nesse troca-troca, Band e Record News no Estado também sofrem mudanças.

A mudança de sinais é complexa, mas dá para entender. Tribuna passa a ser praça da Band. Perdendo a Band, a TV Capixaba (que hoje retransmite o sinal) passa a atuar como Record News (que hoje é o Grupo Sim de Baromeu que detém os direitos). Toda a movimentação faz parte do mesmo acordo que, apesar de envolver vários canais, é quase que totalmente orquestrado pela emissora do Grupo João Santos.

QUAL CANAL É QUAL

Na prática, fica: canal 6.1 com a TV Vitória/Record; 7.1, TV Tribuna/Band; 8.1, da TV Sim/SBT; e 10.1, TV Capixaba/Record News.

A Tribuna negociar a Band no Espírito Santo foi facilitada por um agente importante: em Pernambuco, estado sede do Grupo João Santos, eles já são parceiros da emissora.

Segundo apuração foi da Rede Tribuna a decisão de romper o contrato com o SBT.

Continue lendo

Entretenimento

Cinema em Toda Parte finaliza formações com exibição no Parque do Governador

Publicado

Evento acontece no dia 12 de dezembro e exibe 10 filmes realizados por alunos da rede estadual de ensino

A magia do cinema está no ar! No próximo dia 12 de dezembro, quinta-feira, a partir das 15 horas, acontece no Parque Cultural Casa do Governador, a Mostra Audiovisual, que marca o encerramento do projeto Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo, que é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu).

Visualização da imagem

O evento de encerramento será aberto ao público, mediante a ingressos retirados na plataforma Sympla (CLIQUE AQUI), e marca o lançamento dos 10 filmes produzidos pelos alunos das escolas selecionadas para o projeto através do Chamamento das Unidades Escolares, em municípios capixabas com até 30 mil habitantes. As produções dialogam com temas escolhidos pelos estudantes em parceria com os oficineiros responsáveis pelas formações em cada cidade e refletem, entre outros temas, questões do cotidiano, do ambiente escolar e da vida no interior. Os filmes que serão exibidos são:

– Coisas de Aluno, direção coletiva realizada com a supervisão de Bernard Lessa

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta (Alfredo Chaves) 

– Entre sem Bater, direção coletiva realizada com a supervisão de Gabriele Stein

Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marcondes de Souza (Muqui) 

– Nova Era, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein 

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Maria Carletti Quiuqui (Águia Branca)

– Sussurro, direção coletiva realizada com supervisão de Junior Batista 

Leia mais:  Bailarina do ES fica em 1º lugar no maior festival de dança do mundo

Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dr. Edward Abreu do Nascimento (Pedro Canário)

– O Despertar, direção coletiva realizada com supervisão Fran de Oliveira

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves (Boa Esperança) 

– Temos Nosso Próprio Tempo, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein

Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Henrique Coutinho (Iúna)

– Área Vip, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro (Jerônimo Monteiro)

– Não Olhe pra Trás, direção coletiva realizada com supervisão de Tati Rabelo

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) de Mucurici (Mucurici)

– Explana, direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit (Montanha) 

– Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa

Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca (Conceição da Barra)

O projeto 

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual voltada para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de ensino, com idade entre 14 e 25 anos, localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes. Ao todo, 158 jovens participaram das formações que aconteceram de 17 de outubro a 06 de dezembro. 

 

Alunos durante a formação na EEEFM Dom José Dalvit, em Montanha. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA Oficina 

Cada turma recebeu uma formação teórica e prática, sobre o universo audiovisual com quase 50 horas de duração, com noções de roteiro, pesquisa, sistemáticas de trabalho, estilos cinematográficos, tipos de narrativas audiovisuais, estrutura de sequências e cenas, fundamentos sobre enquadramentos, foco, profundidade, luz, captação de som, decupagem de material gravado e edição. 

Leia mais:  Justiça determina cancelamento de show de Wesley Safadão e limita valor de cachês em Alagoas

Depois de todo conteúdo teórico aplicado, os estudantes foram a campo para a produção de uma peça audiovisual. Cada oficina deu origem a um filme escrito, produzido, dirigido e finalizado pelos alunos participantes sob a orientação de seus instrutores. Esta produção ganhou uma primeira exibição voltada para a comunidade escolar. 

Maithê Soares, 17 anos, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dr. Edward Abreu do Nascimento, localizada em Pedro Canário, destacou a importância da formação para os alunos do município. “Somos de uma cidade muito pequena, tudo pra gente acaba tendo um obstáculo maior. Saber que agora temos um núcleo aqui, ter essa oportunidade, é gratificante não só pra gente, que está participando da oficina, mas para toda nossa escola”. 

Núcleo

Além das oficinas, foram implementados dez Núcleos Audiovisuais em cada um dos municípios que receberam as formações. Cada núcleo foi equipado com infraestrutura para atender aos objetivos nos processos de formação, produção e difusão do audiovisual. Os kits de equipamentos audiovisuais são formados por fone de ouvido, microfone, câmera, tripé profissional, HD Externo, Cartão SDXC 64Gb, Computador de Trabalho e gravador digital. 

Finalizando esta primeira etapa do Cinema em Toda Parte, a Mostra Audiovisual, que reúne os curta-metragens realizados nas dez formações e marca o lançamento dos filmes em uma sessão especial no Parque Cultural Casa do Governador.

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana