conecte-se conosco


Cidades

Projeto Almoço nas Férias já serviu mais de 7 mil refeições e segue até dia 31 de janeiro em Linhares

Publicado

Esta é a última semana do Projeto Almoço nas Férias. Mais de 7,7 mil estudantes já foram atendidos pela Prefeitura de Linhares. Até o dia 31 de janeiro, sete escolas estão abertas das 11 às 12 horas para atender os estudantes. Vale lembrar que as aulas na rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro.

As unidades de ensino que estão abertas são: o Ceim Antônio Aprígio (bairro Aviso), Ceim Rio Doce (Aviso), Ceim Olga Bortot Molina (Canivete), além da Emef Eliana Corrêa Pinafo (Bebedouro), Emef Adelson Del’Santo (Nova Esperança), Emef Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz) e Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli (Interlagos).

Para receber a refeição é necessário estar matriculado. As crianças matriculadas nos Ceims devem estar acompanhadas por um responsável para serem atendidas.

A iniciativa da Prefeitura de Linhares visa garantir durante o período de férias escolares a segurança alimentar das crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino.

Leia mais:  Retorno das aulas em escolas particulares é confirmado para a próxima segunda

Ano letivo começa na próxima segunda-feira (5/2)

O ano letivo terá início nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims) no dia 5 de fevereiro. Já o CMEIEFTI Palmital iniciará as aulas no dia 7 de fevereiro.

publicidade

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Vereador de Cariacica morre após sofrer infarto

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

Cidades

Jaguaré marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

A Quinta Conferência Intermunicipal da Pessoa Idosa foi realizada em Conceição da Barra e contou com a comitiva de Jaguaré; evento contou com quase duzentos participantes e debateu políticas públicas para a pessoa idosa

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no último dia 24 de abril, na sede do Cras Quilombola, em Conceição da Barra. O tema da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, especialmente o público idoso.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguaré, em parceria com os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. A comitiva jaguarense contou com 35 participantes, entre idosos, profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow e os vereadores Elizeu Ribeiro, Dunga do São Roque e Ricardo Barros.

Leia mais:  Retorno das aulas em escolas particulares é confirmado para a próxima segunda

Promoção dos direitos do idoso

“O principal objetivo do encontro foi promover a participação da sociedade, identificando os desafios do envelhecimento em nossos municípios. Também estamos focados em construir ações de igualdade no sentido de defender esse público, bem como promover os direitos e a cidadania de pessoas idosas, a partir da relação com a sociedade”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow.

O encontro teve como objetivo a discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à garantia dos direitos da população idosa. Durante os debates, foram elaboradas propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025.

Participação

“Os encaminhamentos se concentraram principalmente na melhoria da acessibilidade para idosos, com ênfase no transporte público e na adequação das estruturas urbanas. Buscamos propostas que promovam a inclusão e assegurem a participação ativa dos idosos em todos os espaços da sociedade”, afirmou a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaguaré, Orlania Rosa Câmara.

Ao final do evento, foram eleitos delegados e suplentes dos três municípios para representar suas respectivas cidades na conferência estadual. Conforme destacou a secretária Soriana Stabenow, as propostas apresentadas refletem o compromisso dos municípios com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas as idades.

Leia mais:  Protesto de rodoviários em frente à Prefeitura de Vitória deixa o trânsito lento na capital

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana