conecte-se conosco


Cidades

Projeto de educação financeira orienta famílias a organizar o orçamento

Publicado

Conteúdo fornece dicas de especialistas para população de municípios impactados a fim de enfrentar o período de pandemia

As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que indicam o distanciamento social como uma das medidas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, trouxeram reflexos na economia e vêm demandando novas estratégias para manter as contas em dia. 

Nesse cenário, a área de Economia e Inovação da Fundação Renova desenvolveu o projeto Educação Financeira, que tem como objetivo orientar a população dos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a organizar as finanças pessoais. As ações começaram a ser divulgadas em junho. 

O conteúdo oferece informações que ajudam as famílias a administrar o orçamento, além de promover o estímulo ao empreendedorismo. 

As principais recomendações para a organização das finanças pessoais são divulgadas por meio de pílulas de Whatsapp e de uma cartilha digital, com dicas fornecidas pela consultoria Nautilos. Essas orientações abrangem desde as melhores maneiras para lidar com o orçamento doméstico, como listar despesas essenciais e gastos supérfluos a fim de alcançar o equilíbrio das contas, até os alertas para evitar as armadilhas do cartão de crédito e o endividamento.

Veja algumas das principais dicas e orientações:

Orçamento familiar

  • Faça o levantamento de todas as despesas domésticas e as receitas

  • Classifique as despesas obrigatórias (moradia, água, luz, telefone, alimentação, plano de saúde, vestuário, educação e transporte) e não obrigatórias (academia, TV a cabo, lazer, presentes)

  • Controle os gastos com as despesas obrigatórias e reduza ou mesmo suspenda as despesas não obrigatórias

  • Anote as despesas diariamente, preferencialmente após cada gasto: dia, despesa e valor gasto

  • Acompanhe os gastos constantemente, para certificar-se de que está conseguindo manter o orçamento

  • Busque fontes alternativas de renda

  • Procure manter-se atualizado e procure cursos de qualificação. Nesta época de quarentena muitas instituições estão oferecendo cursos on-line, diversos deles gratuitos

Dicas para reduzir gastos em casa

  • Faça uma revisão da parte hidráulica da casa para evitar desperdício

  • Desligue a luz em cômodos vazios e a TV quando ninguém estiver assistindo. Desconecte da tomada aparelhos que não estão sendo usados (o relógio do micro-ondas consome energia), evite o abre-e-fecha da geladeira

  • Altere o plano de telefonia (fixa e celular)

  • Ao sair para fazer compras no supermercado, faça uma lista dos produtos que estão realmente faltando para evitar compra por impulso

Cartão de crédito

  • Não utilize o cartão como complemento de renda. O que você comprou no cartão neste mês vai comprometer o orçamento do próximo mês (ou dos próximos, se a compra for parcelada)

  • Sempre pague a fatura integral para evitar entrar no crédito rotativo (que tem juros que ultrapassam os 300% ao ano)

Dívidas

  • Procure se manter dentro do orçamento doméstico para evitar o endividamento

  • Caso contraia dívidas no cartão de crédito e no cheque especial, que têm as maiores taxas de juros, negocie um empréstimo pessoal com condições mais favoráveis para liquidá-las.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Leia mais:  Governador anuncia serviço de internet sem fio nos terminais do Sistema Transcol
publicidade

Cidades

Previsão é de chuva forte e temporais nesta semana no ES

Publicado

A chuva também vem acompanhada por fortes rajadas de vento e descargas elétricas, que podem ocasionar queda de árvores

Após um fim de semana de sol e calor – o que era muito esperado por grande parte dos capixabas – a previsão é de que o tempo volte a ficar instável nos próximos dias no Espírito Santo. Chuva forte e temporais são previstos para o estado.

De acordo com o Climatempo, um sistema de baixa pressão que se forma na costa do Sudeste do Brasil pode evoluir a um ciclone subtropical. Isso vai favorecer a formação de nuvens carregadas e espalhar chuva forte e temporais no estado capixaba.

A previsão é de que a semana comece com chuva no estado e sobre a região da capital, com grandes volumes acumulados e alto risco para transtornos como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.

A chuva também vem acompanhada por fortes rajadas de vento e descargas elétricas, que podem ocasionar queda de árvores.

Para esta segunda-feira (06), pancadas devem se concentrar nos períodos da tarde e da noite, mas não são esperados grande volumes. Já na terça-feira (07), a chuva ganha força e pode ocorrer a qualquer hora do dia, em todo o estado.

Para a quarta-feira (08) são esperados fortes temporais, inclusive na Grande Vitória, já no início do dia. A chuva vai persistir até o fim da semana, de forma expressiva. 

Leia mais:  Internos do sistema prisional produzem brinquedos para doação no Dia das Crianças
Continue lendo

Cidades

Sesport faz entrega da reforma de campo society no bairro Barcelona, na Serra

Publicado

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, esteve na noite desta sexta-feira (03), na Serra, onde fez a entrega da reforma de campo society do bairro Barcelona. A obra, orçada em R$ 324.404,14, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e a Prefeitura Municipal da Serra.

O equipamento ocupa um espaço de 1837,44 metros quadrados e recebeu drenagem e substituição de grama natural por grama sintética, com altura mínima de 44 milímetros, com estabilizantes de cor e proteção ultravioleta, inclusive grama branca para linhas demarcatórias. O campo também recebeu a instalação de novas traves em tubo de aço galvanizado com rede, dois bancos de reservas com cobertura de policarbonato em formato de arco e calçada.

Localizado na praça do bairro Barcelona, a obra substitui o antigo campo, que era de grama natural, mas já estava “careca”, ou seja, com uma série de falhas. Com a reforma, o gramado vai atender às exigências da Confederação Brasileira da modalidade 7 Society, podendo receber até mesmo competições da modalidade.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, comentou a importância da intervenção. “Durante a pandemia, em nenhum momento o Governo do Estado, por meio da Sesport, deixou de investir em infraestrutura esportiva. E este campo é mais uma prova disso. Uma obra que vai beneficiar toda essa região, proporcionando esporte, saúde e lazer para os moradores, afastando também crianças e adolescentes das drogas e da violência e os aproximando do esporte”, destacou.

Leia mais:  Previsão é de chuva forte e temporais nesta semana no ES
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana