conecte-se conosco


Cidades

Projeto de formação de lideranças jovens em MG e no ES está com inscrições abertas

Publicado

Moradores de seis municípios, com idade entre 15 e 29 anos, podem se registrar gratuitamente até 11 de fevereiro

Promover a formação de jovens lideranças nos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), é o objetivo do projeto Passaporte para a Revitalização, que está com inscrições abertas. Serão selecionados cem jovens, entre 15 e 29 anos residentes nos municípios de Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro clicando aqui.

A iniciativa da Fundação Renova, em parceria com a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA), integra o Projeto Formação de Lideranças Jovens da Fundação, que reunirá mil jovens de 41 municípios da bacia do rio Doce para fazerem parte de cinco projetos territoriais voltados à revitalização ambiental, social, econômica e cultural. Os projetos trabalharão a mobilização e o engajamento de jovens na participação em ações coletivas no processo de reparação da bacia.

“A ideia é criar oportunidades, por meio de processos educativos, para promoção da participação juvenil e alargamento das possibilidades de atuação dos jovens relacionados ao desenvolvimento local, questões sociais e socioambientais nas localidades”, explica Igor Moreira, analista do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce da Fundação Renova.

O Projeto Formação de Lideranças é desenvolvido em parceria com cinco instituições selecionadas em 2019, por meio de edital, pela Fundação Renova: Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA); Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD); Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu; Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS); e Lumiar Ambiental.

As instituições foram divididas em cinco áreas ao longo da bacia do rio Doce e, cada uma delas, elaborou um projeto para atuação respeitando os objetivos de mobilizar e engajar jovens na revitalização do rio Doce.

Atualmente, apenas o projeto Passaporte para a Revitalização está com inscrições abertas. Os demais já iniciaram a etapa de acolhimento e integração dos jovens selecionados. Contudo, haverá uma mobilização permanente em todos os projetos para preenchimento de vagas em função de possíveis desistências. Devido à pandemia, as atividades de mobilização seguem de forma on-line, por meio de ferramentas virtuais.

Instituições parceiras

Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA)

Projeto Passaporte da revitalização

Municípios: Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo 

Número de participantes: 100 jovens

Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD)

Projeto Júpiter

Municípios: Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais

Número de participantes: 100 jovens

Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu

Projeto Raízes e Asas do Rio Doce

Municípios: Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Pingo D’Água, Raul Soares, Rio Casca, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sobrália e Timóteo, em Minas Gerais

Número de participantes: 400 jovens

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)

Projeto Liderança Jovem Rio Doce

Municípios: Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Alpercata, Tumiritinga, Galiléia e Conselheiro Pena, em Minas Gerais

Número de participantes: 200 jovens

Lumiar Ambiental

Projeto Lótus

Municípios: Aracruz e Linhares, no Espírito Santo 

Número de participantes: 200 jovens

Para mais informações sobre cada instituição e as ações que serão desenvolvidas nos territórios, os interessados devem acessar o site da Fundação Renova (https://www.fundacaorenova.org).

O Projeto Formação de Lideranças Jovens é uma ação compensatória e faz parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, atendendo ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). A ação foi desenvolvida em parceria com a Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer e Turismo.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Leia mais:  Sedu abre oferta inédita de formação na estratégia da Metodologia de Nivelamento
publicidade

Cidades

Banestes promove uso seguro da internet em apoio à Semana da Segurança Digital

Publicado

Iniciativa da Federação Brasileira de Bancos visa instruir a população sobre como se prevenir dos golpes digitais mais recorrentes.

Na próxima segunda-feira (25), terá início mais uma edição da Semana da Segurança Digital. A campanha da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) busca promover a conscientização da sociedade para o uso dos canais digitais de forma segura e, para isso, conta com a colaboração das instituições bancárias.

Assim como nas edições anteriores, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) aderiu à campanha, que ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro. O objetivo é atuar ativamente na disseminação de informações que instruam funcionários e clientes sobre como se prevenir dos golpes e fraudes mais recorrentes no ambiente digital.

O Banestes investe em segurança continuamente e atua com agilidade e eficácia na resposta aos ataques. Segundo o diretor de Riscos e Controle do Banestes, Carlos Artur Hauschild, o Banco “derruba” mensalmente cerca de 30 páginas falsas, criadas por criminosos para aplicar golpes, e orienta aos clientes para que identifiquem contatos suspeitos.

“É importante que os clientes estejam atentos e lembrem que os dados bancários são pessoais e intransferíveis. O Banestes nunca realiza contato para pedir informações sigilosas ou solicita que o cliente acesse um link e forneça suas credenciais“, ressaltou Hauschild.

Caso receba uma ligação afirmando ser do banco, o Banestes recomenda que o cliente utilize outra linha para contatar a Central de Atendimento, que atende pelo 0800 727 0474, ou a agência de relacionamento. Os telefones das agências podem ser consultados pelo link “Rede de Agências”, no rodapé no site oficial www.banestes.com.br.

Hauschild reforçou ainda que, caso seja vítima desse tipo de crime, é fundamental que o usuário proceda com agilidade. “Ao tomar ciência do golpe, imediatamente registre um boletim de ocorrência e comunique à agência o ocorrido. Quanto mais rápido o incidente for relatado, maiores são as chances de reaver o valor roubado”, orientou.

Para transmitir mais informações sobre prevenção a golpes digitais, no período da campanha, a Febraban irá promover uma live com o tema “Fraudes e Golpes”. Mais detalhes sobre o evento serão divulgados pela Febraban.

Todas as dicas antigolpes e alertas sobre os golpes mais comuns estão disponíveis em https://antifraudes.febraban.org.br/. Mais conteúdos sobre segurança digital são postados de forma rotineira nas redes sociais oficiais do Banestes: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.

A população pode aderir à Semana da Segurança Digital compartilhando as postagens e materiais divulgados com a hashtag #SemanadaSegurançaDigital.

Semana da Segurança Digital 2021:

  • De 25 a 29/10/2021.
  • Informações completas em https://antifraudes.febraban.org.br/.
  • Conteúdos sobre prevenção a golpes são postados de forma rotineira nas redes sociais oficiais do Banestes: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Siga para acompanhar.
  • Compartilhe com a hashtag: #SemanadaSegurançaDigital.

Leia mais:  Inquérito Sorológico começa nesta quarta-feira (13) em 19 municípios capixabas
Continue lendo

Cidades

Detran chama atenção para e-mails falsos em nome do órgão

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta que não envia informes ou notificações de infrações por e-mail. O órgão esclarece que utiliza correspondências enviadas pelos Correios, ou mensagens via SMS ou aplicativo para aqueles condutores e proprietários de veículos que utilizam o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e orienta que, diante de e-mails supostamente enviados pelo Detran|ES, o cidadão não acesse links ou abra arquivos contidos nas mensagens. 

Serviços on-line   

O DETRAN|ES disponibiliza no seu site www.detran.es.gov.br informações sobre infrações, veículos e Habilitação. Em caso de dúvida, o cidadão pode acessar o site e verificar os seus dados clicando nos banners das áreas na página principal e nos serviços listados. 

Para consultar informações sobre o veículo, o proprietário deve acessar o serviço ‘Consulta de veículo’ (https://publicodetran.es.gov.br/ConsultaVeiculo/NovoConsultaVeiculoES.asp) e informar a placa e o RENAVAM. Na página, consta o dossiê do veículo, débitos, infrações, registradas, recursos, inclusive se há restrições no veículo ou processos em andamento. 

As infrações registradas por condutor estão disponíveis no serviço o ‘Consulta de pontuação’ (https://renach2.es.gov.br/Penalidade/Publico/pub_consulta_pontuacao.aspx). O condutor deverá informar os dados solicitados, que constam em sua CNH, para ter acesso às infrações registradas e pontuação. 

Para aqueles que realizaram algum serviço relacionado à habilitação, como obtenção da primeira Habilitação, renovação ou segunda via da CNH, é possível acompanhar o andamento do processo e o código de rastreio do documento no ícone ‘Acompanhamento de Processos de CNH’ (https://detran.es.gov.br/habilitacao/servicos-online). 

É necessário fazer o cadastro no portal Acesso Cidadão, caso ainda não tenha. No caso de algum desses processos, o cidadão com e-mail cadastrado no órgão poderá receber uma mensagem via e-mail do Portal de Serviços da SENATRAN (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/) com os dados para que ele possa baixar sua CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). 

Leia mais:  Hospital Estadual de Urgência e Emergência abre vagas de emprego
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana