Cidades
Projeto de incentivo à agroecologia faz a diferença para agricultores familiares no norte do Estado
Publicado
02/08/2023 - 15:30
Mais de 80 famílias de agricultores familiares do norte do Espírito Santo, participantes do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, estão sendo incentivadas a se adequarem e a difundirem práticas e informações sobre produção agroecológica e orgânica, preservação de nascentes e destinação de resíduos sólidos, em oito municípios do norte do Espírito Santo.
Em 2022, foram implantadas 15 unidades demonstrativas para que estas práticas fossem concretizadas, por meio de diversas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) integradas à pesquisa, o que vai beneficiar mais de 200 famílias em um período de dois anos. Os municípios contemplados são Montanha, Boa Esperança, Ponto Belo, São Mateus, Nova Venécia, Pinheiros, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Barra de São Francisco.
A novidade faz parte do projeto intitulado “Agroecologia: Multiplicando Saberes, Produzindo Vida”, coordenado pelos extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Andressa Alves, a coordenadora de Agroecologia do Instituto, e Moisés Marré, que atua em Nova Venécia e região.
O projeto, submetido pelo Incaper e pela Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres), conquistou o 1º lugar na categoria “Soluções Inovadoras” para a Implementação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste, no Edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Inovação (Fundeci) – 01/2018.
Andressa Alves lembrou que o projeto foi idealizado e executado por extensionistas e pesquisadores do Incaper, com base nas demandas locais dos agricultores e nas demandas levantadas pelo Comitê de Desenvolvimento Territorial do Prodeter. Ela explicou ainda que muitas propriedades rurais no território norte do Espírito Santo são de agricultores familiares que atuam nas monoculturas predominantes de cada região e utilizam, em larga escala, mecanização, insumos e agrotóxicos.
Portanto, a proposta do projeto, acrescentou Andressa Alves, chega ao Estado para incentivar a diversificação de culturas, por meio do uso de práticas sustentáveis e com a replicação de tecnologias sociais, que estruturam a Rede Territorial de Agroecologia e Produção Orgânica de alimentos, formada por lideranças e representações da agricultura, além de integrantes de instituições públicas e privadas.
Para a extensionista, a ideia é alavancar no Estado a diversificação e o desenvolvimento das culturas de forma ambientalmente equilibrada, economicamente viável e socialmente justa para transformar todas as comunidades envolvidas. Entre as ações propostas estão, reduzir o uso de agrotóxicos; aumentar as áreas de nascentes protegidas e preservadas; estruturar a destinação dos resíduos sólidos; contribuir com a melhoria da qualidade da água e de vida em cada espaço na zona rural; aumentar os produtos agroecológicos e orgânicos para consumo próprio, e também os competitivos voltados para o mercado.
“Esse incentivo também vai propiciar a participação nos espaços decisórios gerados pela atuação em rede, a estruturação e a gestão efetiva dos agricultores familiares, suas organizações associativas e propriedades, a agregação de valor do que é produzido nas unidades produtivas e empreendimentos rurais, além de propiciar a geração de renda alternativa e o acesso aos mercados diferenciados e às políticas públicas”, lembrou Andressa Alves.
Desde que foi implantado, já foram realizados diversos dias especiais e oficinas nos municípios contemplados, que aquecem a rede de agroecologia do norte do Estado que contemplam os temas, implantação e manejo de Sistema Agroflorestal, recuperação de nascentes, fossa com biodigestor, biofertilizantes e sementes crioulas. Recentemente também foi inaugurada uma Feira Agroecológica, em Nova Venécia, com agricultores que participam do projeto.
“Todas essas ações aproximam a produção agroecológica dos consumidores e incentiva a produção de alimentos orgânicos. Isso reforça as transformações sociais, ambientais e econômicas para a vida no campo e fora dele”, reforçou Moisés Marré.
Soluções Inovadoras nas unidades demonstrativas
A exemplo das unidades implantadas, está a localizada em Ponto Belo, sob a responsabilidade dos extensionistas do Incaper Enésio Francisco de Oliveira e Adriano Marques Spínola. No município, o que mais se sobressai é a produção de olerícolas com base agroecológica. No local, várias outras ações já estão sendo implementadas, como é o caso do plantio e o complemento de mudas de banana, de moringa e gliricídia, além do aumento da produção das mudas de olerícolas.
Desde o ano passado, a unidade já contou com mais de 14 visitas de alunos, técnicos e produtores rurais da comunidade. Nesse tempo, também foi feita a distribuição dos materiais de propagação de sementes de grãos e olerícolas que foram disponibilizadas para produtores vizinhos e de outras cidades. Todo o alimento produzido na unidade agroecológica em Ponto Belo também abastece os programas de comercialização institucionais, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Compra Direta de Alimentos.
Outras ações, como encontros e demonstrações de métodos, estão previstas para este ano, com temas voltados para a produção agroecológica, como produção e a utilização de biofertilizantes, caldas naturais e troca de sementes.


A partir de sexta-feira (1º), as contas de luz dos consumidores capixabas passarão a contar com um QR Code que dará acesso à Nota Fiscal Eletrônica no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A novidade tem o objetivo de garantir mais segurança sobre a autenticidade do documento e a transparência nas informações sobre tarifas e impostos pagos no fornecimento de energia elétrica.
O novo modelo de nota fiscal para o setor elétrico, a NF3e, foi instituído pelo ajuste SINIEF 01/19, que vale para todo o País. No Espírito Santo, as concessionárias de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a emitir a conta neste formato, a partir desta sexta-feira (1º). Para facilitar o acompanhamento por parte do consumidor, as tarifas e os impostos a partir de agora estarão mais claros e detalhados.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, as mudanças na conta de luz possibilitarão maior controle, segurança e facilidade de acesso à fatura para os consumidores capixabas. “A atualização na nota fiscal de energia elétrica é um passo significativo para modernizar e simplificar a emissão das faturas. Por meio do QR Code, o consumidor poderá verificar a autenticidade da fatura, o que reforça ainda mais a segurança do documento”, destacou Benicio Costa.
Vale ressaltar que o QR Code para o pagamento da conta via Pix, muito utilizado atualmente, permanecerá disponível na fatura. Dessa forma, o cliente terá à disposição dois códigos virtuais que visam a facilitar o dia a dia. Para fazer a leitura do QR Code, basta apontar a câmera do celular para a imagem e abrir o link que aparecerá na tela.
O que é a NF3e?
O projeto NF3e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento da emissão em tempo real pelo Fisco.

Na Unidade Aracruz, acessibilidade e inclusão já são uma realidade. A empresa está com vagas abertas para PcDs nas áreas operacionais
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto, tem direcionado esforços para tornar o seu ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e acessível, proporcionando oportunidades e garantindo a equidade para todos os colaboradores(as).
João Armando Vergna Morelato, Analista de Manutenção da empresa em Aracruz, conta que o investimento em acessibilidade aumenta o sentimento de pertencimento. “É perceptível a evolução na acessibilidade que a fábrica vem implementando, para todos os tipos de deficiência. Esse movimento nos faz sentir mais pertencentes, afinal, todos somos iguais, com deficiência ou sem”, conta o profissional, que tem cegueira no olho esquerdo.
As melhorias relacionadas à acessibilidade estão avançando. Entre as principais realizações estão as adequações nas portarias, prédios administrativos, ambulatório, e a inclusão de alarmes audiovisuais. “A Suzano continua focada em intervenções e reformas necessárias nas áreas comuns para tornar suas operações completamente acessíveis e inclusivas”, afirma Joyce Rocha, gerente de Gente & Gestão da empresa em Aracruz.
Além das adaptações físicas, a cultura corporativa também reflete os valores de diversidade e inclusão priorizados pela empresa. “A Suzano vem capacitando seus funcionários e, este ano, fui um dos escolhidos para fazer um treinamento de primeira liderança”, compartilha o soldador Maurity Aurelio Viana. O colaborador tem limitação de movimento no tornozelo direito e está sendo desenvolvido para ocupar, futuramente, uma posição de liderança na empresa. “Isso mostra o quanto a Suzano está engajada em preparar seus colaboradores, independentemente de suas limitações”, finaliza.
Em âmbito corporativo, a empresa encerrou o ano de 2022 com 62,7% de áreas acessíveis em suas instalações no Brasil, representando um avanço significativo em relação a 2020 (39,2%). Mas, apesar de contar com estrutura adequada e oferecer treinamentos que tornam os novos colaboradores aptos a exercerem as suas funções, a Suzano enfrenta desafios para preencher as vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) em seus processos seletivos.
Atualmente, a empresa oferece oportunidades para PcDs nas áreas operacionais, para os cargos de Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção I; Técnico de Manutenção Elétrica III; Analista de Manutenção Júnior e Analista de Manutenção Pleno. Os interessados devem se candidatar pelo https://suzano.gupy.io/. A página também mostra os requisitos para participar de cada seleção.
“Entendemos que nem todos possuem as mesmas oportunidades e/ou qualificação profissional, e isso se agrava quando pensamos em pessoas que têm alguma deficiência. A Suzano acredita que a educação é o ponto de partida para qualquer transformação. Por isso, realiza alguns projetos de capacitação e desenvolvimento da população das regiões onde atua”, explica Joyce, acrescentando que a meta da empresa é chegar a 100% de acessibilidade até 2025, em um ambiente inclusivo e livre de preconceitos.
Uma das iniciativas que a empresa desenvolve com essa finalidade é o Programa Somar, que visa capacitar e desenvolver pessoas com deficiência. Além da capacitação, o objetivo do programa é possibilitar a participação dos inscritos em futuros processos seletivos da empresa, conforme disponibilidade de vagas. “Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Valorizar a diversidade e promover a inclusão significa assegurar um ambiente de trabalho de respeito e ética, que garante que cada um possa plenamente ser quem é e desenvolver seu potencial completo. Cada pessoa é um mundo de possibilidades”, encerra Joyce.

Governo do Estado anuncia transição de uso dos combustíveis fósseis para biocombustíveis, na frota da administração pública Estadual

Bandes apresenta ES Inteligente para vereadores no Norte e Noroeste do Estado

Governo do Estado entrega máquinas e equipamentos agrícolas para 26 municípios

Câmara aprova projeto e Novembro e ganha novo feriado nacional

7 erros ao se maquiar nos dias quentes
São Mateus


Suzano emite Nota de Esclarecimento sobre ocorrência em Nova Vista, São Mateus
A Suzano é parte integrante da comunidade do Norte do ES e tem como um dos seus direcionadores “Gerar e...


São Mateus pede por reforço do videomonitoramento e combate a crimes no comércio
Pedidos por expansão do Cerco Inteligente e retorno do videomonitoramento, além de combate contra roubos no comércio, foram realizados durante...


Simpósios buscam produção de cafés de qualidade em São Mateus
O professor Fábio Luiz Partelli diz que ganho de qualidade vem com a adoção de melhoramento genético, irrigação, adensamento do...
Política e Governo


Governo do Estado anuncia transição de uso dos combustíveis fósseis para biocombustíveis, na frota da administração pública Estadual
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou um novo decreto que estabelece as medidas administrativas necessárias para transição de...


Bandes apresenta ES Inteligente para vereadores no Norte e Noroeste do Estado
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) esteve, na terça (28) e na quarta-feira (29), com representantes de Baixo...


Governo do Estado entrega máquinas e equipamentos agrícolas para 26 municípios
Mais infraestrutura para o campo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag),...
Segurança


Militares do Corpo de Bombeiros vão apagar incêndio e encontram corpo na Serra
Polícia Militar e peritos investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foram acionados Militares do Corpo de Bombeiros...


Quadrilha de agiotas chefiada por colombianos é alvo de operação no ES
Os dois suspeitos de agiotagem que foram presos pela Polícia Civil utilizavam armas de fogo para constranger, ameaçar e extorquir...


Governo do ES vai aumentar salários de bombeiros e policiais
O projeto de lei que estabelece os percentuais de reajuste para os profissionais das forças de segurança foi encaminhado para...
Camisa 10


Site de acompanhantes oferece R$ 200 milhões para mudar nome de time no Brasil
O site de anúncios para acompanhantes Fatal Model divulgou uma proposta para adquirir os “naming rights” do Vitória/BA O site...


Clube Saldanha da Gama conquista duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro de remo
O clube capixaba Saldanha da Gama disputou o Campeonato Brasileiro de Novos Talentos no remo e conquistou duas medalhas de...


Ex-jogador de futebol morre em acidente de carro a caminho de funeral
Papi Khomane estava acompanhado da mãe e do tio, que também vieram a óbito na tragédia O ex-jogador de futebol sul-africano Papi...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Pinga fogo17/09/2021 - 10:57
Pinga-Fogo – Setembro
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas