conecte-se conosco


Política e Governo

Projeto de Marcos Garcia obriga teste e quarentena para suspeitos de corona vírus no estado

Publicado

No Espírito Santo já são 37 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) e um confirmado. Um dos casos suspeitos é de um homem de Vila Velha, que segundo a Secretaria Municipal de (Semsa), se recusa a manter-se em isolamento, como é orientado. A Semsa acionou o Ministério Público Estadual para lidar com o caso. Para evitar situações como essa, o deputado Marcos Garcia (PV) apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 168/2020 que obriga os indivíduos que apresentem possibilidade de contaminação a realizarem o teste para o Covid-19 e submeter-se à quarentena.

O PL foi protocolado na terça (11) e está na Secretaria Geral da Mesa aguardando análise da Presidência.

O mundo está em alerta por conta da doença. Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como pandemia o surto da doença. No Brasil, mais de 70 casos já foram confirmados.

Garcia defende que a medida busca garantir saúde e segurança pública. “Para surpresa geral, alguns indivíduos com suspeita de infecção negaram-se a submeter-se ao teste para identificação da doença e ao cumprimento de quarentena. Tais situações demandam ações judiciais e do Ministério Público, que são obrigados a atuar de forma emergencial com vistas a evitar a contaminação de outras pessoas que estejam no trajeto percorrido por essas pessoas. A presente proposição visa impor mais esse meio de coerção que venha a compelir pessoas com suspeitas de contaminação a respeitarem o protocolo indicado pela OMS”, justifica o deputado. 

Leia mais:  Abraão e Enivaldo comemoram notícia dada por Casagrande sobre retomada de pavimentação em Água Doce

Se aprovada a proposta, quem descumprir as determinações será multado no valor de 1000 Valores de Referência do Tesouro Estadual, que atualmente equivale a R$ 3508,40. Além das penalidades impostas no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, que pune a violação de uma providência de ordem sanitária preventiva com detenção de um mês a um ano.

publicidade

Política e Governo

Twitter do governador Renato Casagrande é hackeado

Publicado

O perfil ganhou um novo nome: 1inh Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12

A conta da rede social Twitter, do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi hackeado na tarde desta quinta-feira (18). O perfil ganhou um novo nome: 1inch Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12. 

Por volta das 18h38, o perfil foi recuperado, já com a foto do chefe do Executivo estadual, e os tweets feitos pelos criminosos, apagados.

A reportagem acionou a assessoria do governador para saber se algo já havia feito a respeito da invasão ao seu perfil.

Por meio de nota, a assessoria do socialista se limitou a dizer: “tão logo percebemos que a conta foi hackeada, iniciamos o processo e recuperamos o acesso”.

Leia mais:  Com apoio de parlamentares capixabas, Câmara aprova MP que permite privatização da Eletrobrás
Continue lendo

Política e Governo

Pesquisa Ipec governo ES: Casagrande tem 52%; segundo lugar tem empate técnico

Publicado

Levantamento foi feito com 608 entrevistados face a face entre 14 e 16 de agosto e tem margem de erro de quatro pontos

Pesquisa Rede Gazeta/Ipec para as eleições para governo do Espírito Santo, divulgada na quarta-feira (17), traz o atual governador Renato Casagrande (PSB) à frente com 52%.

Na sequência, aparecem, empatados tecnicamente, Carlos Manato (PL) com 10%; Audifax Barcelos (Rede), 7%; e Guerino Zanon (PSD), 5%.

Capitão Vinicius Sousa (PSTU), com 2%, também está empatado tecnicamente com os candidatos na segunda posição. No caso de Manato, segundo mais citado, Sousa empata no limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Aridelmo Teixeira (Novo) e Cláudio Paiva (PRTB) têm 1% cada. Os que dizem que irão votar em branco ou anular somam 11%. A proporção dos que não sabem ou preferiram não responder é de 11%.

Foram entrevistadas 608 pessoas face a face entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Leia mais:  ES estuda mudança no horário de trabalho de empresas privadas e servidores

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09385/2022.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para governador do Espírito Santo

  • Renato Casagrande (PSB) – 52%
  • Carlos Manato (PL) – 10%
  • Audifax Barcelos (Rede)- 7%
  • Guerino Zanon (PSD) – 5%
  • Capitão Vinicius Sousa (PSTU) – 2%
  • Aridelmo Teixeira (Novo) – 1%
  • Cláudio Paiva (PRTB) – 1%
  • Branco/Nulo – 11%
  • Não sabem/Não responderam – 11%

Senado

A Quaest também fez simulações para a disputa do Senado. O ex-senador Magno Malta (PL) lidera a disputa com 29%, seguido pela senadora Rose de Freitas (MDB), candidata à reeleição, com 22%.

Intenção de voto estimulada para senador pelo Espírito Santo

  • Magno Malta (PL) – 29%
  • Rose de Freitas (MDB) – 22%
  • Carone (Agir) – 5%
  • Erick Musso (Republicanos) – 4%
  • Gilberto Campos Coletiva (PSOL) – 2%
  • Nelson Junior (Avante) – 1%
  • Felipe Skiter (PSTU) – 1%
  • Branco/Nulo – 17%
  • Não sabe/Não respondeu – 18%

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana