conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Projeto ‘Zé Gotinha nas Escolas’ já alcançou mais de 1,2 mil alunos da rede pública de Vitória

Publicado

Lançado oficialmente em março deste ano pela Secretaria da Saúde (Sesa), o Projeto “Zé Gotinha nas Escolas” já esteve presente desenvolvendo atividades educativas sobre a importância das principais vacinas do calendário nacional para mais de 1.200 mil alunos da rede pública da cidade de Vitória, alcançando alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com faixa etária de 04 a 14 anos.

O projeto é desenvolvido pelo Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), em parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE) estadual e municipal, e com as instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e a Faesa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

“O projeto é uma iniciativa que busca a recuperação das coberturas vacinais, uma vez que, com a desinformação e o controle das doenças Imunopreveníveis, criou-se a sensação de que as doenças não representam mais um risco. E a presença do Zé Gotinha nas escolas ajuda a reduzir o medo e a resistência às vacinas, contribuindo para a formação de uma cultura de cuidado com a saúde desde a infância”, pontuou a coordenadora do PEI, Danielle Grillo.

Ao todo, 1.296 alunos de sete escolas da Capital, sendo duas da Educação Infantil e cinco do Ensino Fundamental, receberam as atividades que são desenvolvidas por estudantes de enfermagem das instituições de Ensino Superior parceiras. Entre os conteúdos trabalhados, têm-se a importância da vacinação e das coberturas vacinais; a promoção de atitudes positivas em relação à saúde; e o combate à hesitação vacinal.

Leia mais:  Comer sementes de maçã pode levar à morte?

Os assuntos são desenvolvidos por meio de estratégias que impulsionam a participação dos alunos no processo de educação em saúde, como o uso do teatro, da música, da roda de conversa, a gamificação e caixas de perguntas, e, claro, sempre com a presença do famoso personagem Zé Gotinha.

Segundo a referência técnica em Normas e Procedimentos do PEI, Priscilla Nader, as práticas no ambiente escolar auxiliam a empoderar as crianças e os adolescentes como multiplicadores do conhecimento com as famílias. “A importância da escola como um local de relações, sendo o espaço ideal para o desenvolvimento social e político, uma vez que contribui para a construção de valores pessoais, conceitos e maneiras de conhecer o mundo, intervindo na produção social da saúde”, disse.

As atividades nas escolas da rede pública tiveram início em maio deste ano. Anteriormente, os acadêmicos de enfermagem passaram por capacitações sobre a temática da vacinação, por meio de atividades como oficinas de trabalho; discussão de casos clínicos; visitas técnicas; e planejamento de atividades a serem desenvolvidas com as criança e adolescentes. A expectativa para os próximos meses é ampliar o projeto para todo o Estado.

 

Projeto “Zé Gotinha nas Escolas”

A hesitação vacinal é um desafio emergente na saúde pública, desvelada pelos movimentos antivacinas e a redução da adesão aos esquemas de vacinação, levando ao aumento do risco de transmissão de doenças. O Projeto “Zé Gotinha nas Escolas” nasce nesse contexto como uma importante estratégia de combate à hesitação vacinal, à desinformação, visando a promover atividades para as crianças e os adolescentes, a partir da educação em saúde, e com o objetivo de promover o pensamento crítico reflexivo, levando à consciência vacinal no ambiente escolar, junto ao reforço simbólico do personagem Zé Gotinha.

Leia mais:  Após a segunda dose da vacina, ainda é preciso usar máscara?

As ações são desenvolvidas por parte do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, o PEI, para capacitar acadêmicos de enfermagem e futuros enfermeiros sobre a temática da vacinação, por meio de atividades, como oficinas de trabalho; discussão de casos clínicos; visitas técnicas; e planejamento de atividades a serem desenvolvidas com as criança e adolescentes.

Após a capacitação dos discentes, o Projeto foca em atividades em saúde nas escolas da rede pública infantil e fundamental, que serão desenvolvidas pelos alunos de enfermagem, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE).

Esse processo acontece sob a supervisão das referências técnicas do PEI, de professores e preceptores das faculdades e de referências do PSE das Unidades Básica de Saúde as quais esses acadêmicos estão inseridos.

A escolha do ambiente escolar deve-se ao fato de que esse é um local privilegiado para a promoção desse debate, uma vez que agrupam a maior parte do público-alvo do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente.

publicidade

Medicina e Saúde

Idoso vai parar no hospital e é internado com objeto de 40 cm no ânnus

Publicado

Um fato inusitado foi registrado na última segunda-feira (13) no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Conforme apurou o ClickPB, um idoso de 68 anos deu entrada na unidade hospitalar com um objeto de 40 cm no ânus.

Segundo informações obtidas pela reportagem, o idoso chegou ao local em um carro particular, por volta das 18h.

Ele passou por cirurgia para retirada do objeto e está internado. O quadro clínico é estável.

Leia mais:  Os benefícios do vinagre de maçã para a saúde: mitos e verdades
Continue lendo

Medicina e Saúde

SAMU 192 do Norte Capixaba Inicia Nova Fase com Apoio e Compromisso com a População

Publicado

Uma nova fase de acolhimento e fortalecimento para o SAMU 192 do Norte Capixaba está em pleno andamento. Durante toda a semana, as equipes do SAMU foram recebidas com carinho e apoio pelo Consórcio CIM Norte e pelo novo prestador de serviços de mão de obra, garantindo um atendimento ainda mais eficiente à população. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados e oferecer mais segurança para os cidadãos.

O Consórcio CIM Norte, responsável pela gestão do SAMU na região, reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, refletindo diretamente em uma cobertura 100% do SAMU 192 em todo o Estado do Espírito Santo. Esse avanço é fruto do esforço contínuo e da dedicação do Governo do Estado, liderado pelo governador Renato Casagrande, que tem trabalhado incansavelmente para melhorar a saúde pública e o atendimento de urgência e emergência no estado.

Gestão do SAMU sob a responsabilidade do CIM Norte

O superintendente do Consórcio CIM Norte, Daniel Bissoli, destacou a importância dessa mudança na gestão do SAMU, enfatizando que a nova estrutura permitirá um atendimento mais ágil e eficaz. “A gestão do SAMU pelo Consórcio CIM Norte é um marco importante para os municípios parceiros. Com isso, temos a possibilidade de unificar esforços e otimizar a resposta de emergência, beneficiando toda a população da região Norte. Estamos trabalhando com foco no aprimoramento contínuo, garantindo que o SAMU 192 atenda com excelência todas as cidades do Norte do Espírito Santo”, afirmou Bissoli.

Leia mais:  Corrida reduz efeitos de envelhecer e amplia tempo de vida

O apoio total do Presidente do Consórcio, Edilson Monteiro
O Presidente do Consórcio CIM Norte, Edilson Monteiro, também se manifestou sobre o novo momento do SAMU 192, reafirmando o total apoio da gestão aos municípios parceiros. “Nosso compromisso é com a melhoria constante da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. A gestão do SAMU é um desafio importante, mas estamos totalmente comprometidos em apoiar os municípios de nossa região. Nosso trabalho é garantir que todas as cidades do Norte do Espírito Santo tenham um atendimento eficiente, rápido e humanizado, e que possamos fortalecer ainda mais a rede de urgência e emergência. Estaremos juntos, lado a lado, em cada etapa desse processo”, destacou Edilson.

A união de esforços para um atendimento mais humanizado

Fernanda Milanese, superintendente da Rede Cuidar, ressaltou a importância da parceria e da colaboração entre os diversos envolvidos nesse processo. “Este é um momento de renovação para o SAMU 192 e o Consórcio CIM Norte. Com essa nova fase, podemos olhar para frente, com a confiança de que estamos oferecendo aos cidadãos o melhor atendimento de urgência e emergência. Vamos deixar para trás o que passou e seguir unidos com um único objetivo: atender com mais qualidade e humanização”, declarou Fernanda.

Leia mais:  Varíola dos macacos: ES chega a 143 casos confirmados e investiga 62

A presença também de outras autoridades e representantes da saúde, como o Diretor do SAMU, Saulo Guedis, e a empresa IPAS, que passará a administrar a mão de obra do SAMU, reforçou o compromisso com a eficiência e excelência no atendimento.

Essa mudança na gestão do SAMU 192 demonstra a contínua evolução do sistema de saúde pública no Espírito Santo, garantido que cada cidadão receba o atendimento necessário, com mais rapidez e qualidade, sempre com foco no cuidado e na vida.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana