conecte-se conosco


Entretenimento

Qual o risco de não desativar o WhatsApp de uma linha de celular cancelada?

Blog também responde dúvida sobre ativação de chip para outra pessoa que vive no exterior.

Publicado

Conta do WhatsApp perdida após chip desativado

Minha esposa tem o WhatsApp cadastrado em um chip pré-pago, que ela usa mais no Wi-Fi em casa. Ela não colocou mais créditos no chip, e a operadora cancelou a linha, mas minha esposa continuou usando o WhatsApp no Wi-Fi.

Ontem, quando mandei uma mensagem pra ela, a conta do Whatsapp já estava com outra pessoa. Segundo essa pessoa, ela comprou o chip novo com o mesmo número que a operadora tinha cancelado da minha esposa, cadastrou o WhatsApp e ficou com todos os contatos da minha esposa. Acho que a operadora ou o WhatsApp falharam. De quem é a falha? – Pacífico Guerra.

Essa é uma questão bastante complexa. Em resumo, a falha é da sua esposa que deixou a linha ser cancelada sem também cancelar a conta do WhatsApp. Mas, dependendo dos prazos envolvidos, o processo pode ter sido irregular.

O WhatsApp utiliza o número de celular como “usuário”. Logo, se você perdeu a linha, você deve cancelar (apagar) a conta do WhatsApp para garantir que nenhuma informação – como mensagens de grupos, por exemplo – seja passada a outra pessoa.

Quem está trocando a linha e migrando para um novo número deve utilizar a opção “Mudar número” para que a conta seja transferida ao novo número.

Função 'Mudar número' do WhatsApp transfere grupos e outras informações para migrar sua conta em caso de mudança de número de telefone — Foto: ReproduçãoFunção 'Mudar número' do WhatsApp transfere grupos e outras informações para migrar sua conta em caso de mudança de número de telefone — Foto: Reprodução

Função ‘Mudar número’ do WhatsApp transfere grupos e outras informações para migrar sua conta em caso de mudança de número de telefone — Foto: Reprodução

O WhatsApp deve apagar uma conta automaticamente se ela permanecer inativa por mais de 30 dias, mas, como sua esposa continuou usando o WhatsApp após perder a linha, não houve tempo para que a remoção automática da conta fosse acionada antes de outra pessoa ser autorizada a utilizar o mesmo número de telefone.

É claro que, se o uso do WhatsApp não for interrompido nesse período, a desvinculação não ocorrerá.

As combinações de números de telefone são limitadas. Como não existe nenhum compromisso de longo prazo para permanecer com uma linha, especialmente no serviço pré-pago, é normal que a linha seja reaproveitada e cedida a outra pessoa após o fim dos prazos legais.

Em serviços on-line de maneira geral, o “usuário” é quase sempre o endereço de e-mail. Alguns provedores de e-mail, como o Google, não reciclam endereços de usuários inativos. Outros provedores, como o Yahoo e a Microsoft, no entanto, podem ceder o endereço a novos usuários.

Contas “abandonadas” são um problema não só para quem as perde, mas também para quem as obtém. No caso de números de celular, quem pega um número “reciclado” pode receber diversas chamadas – inclusive de cobranças – direcionadas ao antigo dono da linha. No e-mail, você pode acabar recebendo spam e informativos.

Ou seja, embora quem abandona uma conta ou número seja responsável por minimizar o impacto desse processo – tanto para si como para quem vai pegar o e-mail ou número no futuro –, essa ainda é uma questão delicada.

WhatsApp pode ser ativado em qualquer telefone, desde que o código correto recebido por SMS seja fornecido. Mas é preciso ficar atento para não ser envolvido na má conduta de outras pessoas.  — Foto: Petr Kratochvil/CC Public DomainWhatsApp pode ser ativado em qualquer telefone, desde que o código correto recebido por SMS seja fornecido. Mas é preciso ficar atento para não ser envolvido na má conduta de outras pessoas.  — Foto: Petr Kratochvil/CC Public Domain

WhatsApp pode ser ativado em qualquer telefone, desde que o código correto recebido por SMS seja fornecido. Mas é preciso ficar atento para não ser envolvido na má conduta de outras pessoas. — Foto: Petr Kratochvil/CC Public Domain

Qual o risco de autorizar o WhatsApp para terceiros?

Esse procedimento não oferece nenhum risco técnico para o seu celular ou seus dados, Morgana. Mas a operação não está livre de riscos.

É preciso se atentar sobretudo para possíveis problemas legais. Caso ele pratique algum crime ou outra ilegalidade usando esse número, é importante que o número esteja cadastrado no nome dele, e não no seu.

Caso isso não seja possível, a linha ficará em seu nome e qualquer uso indevido do aplicativo pode criar complicações para você: quando a operadora for obrigada pela Justiça a ceder os dados cadastrais da linha, esses dados serão seus.

Não consigo imaginar nenhuma vantagem ou legitimidade no uso de um número de WhatsApp de outro país, ainda mais por alguém que não viaja regularmente para aquele país e não tem condições de adquirir uma linha pessoalmente. Sem a posse do chip, não é possível receber torpedos SMS e chamadas, o que torna a linha ainda mais ilegítima.

Por fim, confira a pergunta respondida acima. Como você vai cadastrar um chip para o seu amigo, ele deverá realizar recargas periódicas nesse número para não perder a linha. Do contrário, outra pessoa pode acabar comprando um chip quando o número for reaproveitado. E ele vai perder a conta no aplicativo.

Pense muito bem se você confia nessa pessoa e nas razões para ativar o número brasileiro. Se as razões forem válidas e a pessoa for de confiança, você não terá problemas. Mas a dúvida que você enviou já mostra que você está com alguma desconfiança – e, nesse caso, é melhor não prosseguir.

publicidade

Entretenimento

Leo Dias é condenado a detenção pela Justiça após treta com Tiago Leifert

Publicado

Colunista do Metrópoles foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro após publicação em que fez acusações ao pai do ex-apresentador do BBB

O colunista Leo Dias, do Metrópoles, pode ser preso. Isso porque ele foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a uma pena de um ano e três meses após uma treta que protagonizou com Tiago Leifert e o pai do ex-apresentador. 

A ação foi movida pelo próprio ex-Globo e pelo pai dele, Gilberto Leifert

O imbróglio todo aconteceu porque, em 2020, o colunista publicou uma matéria em que dizia: “Homem forte do CONAR, que atacou Gusttavo Lima, é pai de Tiago Leifert”. Advogados do apresentador foram à Justiça alegando que o texto era “sensacionalista” e “mentirosa”. 

Na nota, o jornalista foi acusado de fazer ilações e insinuar que Gilberto Leifert teria influenciado a abertura de uma investigação contra Gusttavo Lima. Gilberto também é ex-funcionário da Globo. 

Na decisão, o juiz Flávio Itabaiana concordou com Leifert. “O conteúdo da matéria transmite aos leitores a falsa impressão de que Gilberto estaria disposto a utilizar o respeito e prestígio conquistado ao longo de décadas de trabalho, para atingir o cantor Gustavo Lima, pessoa com quem ele nunca esteve e de quem não tem nada contra”, diz a petição, segundo informações da Contigo.

Leia mais:  Após plateia xingar Anitta, Zé Neto para show em MS e critica cantora: 'Vamos rezar por essas pessoas'

À época, o próprio Tiago Leifert se pronunciou sobre o assunto e criticou a matéria. 

Em 2021, Leo Dias também se retratou pela publicação. 

O jornalista, de acordo com o Em Off, ainda pode ter que pagar indenizações de até R$ 80 mil a Tiago e ao pai. 

Continue lendo

Entretenimento

Vidente dos famosos diz que cidade será destruída e divulga números da Mega-Sena

Publicado

Chaline, que tem mais de meio milhão de fãs só no Instagram, fez previsões inusitadas e publicou sobre os temas em suas redes sociais

Uma vidente bastante conhecida na internet fez previsões para lá de inusitadas para o futuro do Brasil e da cidade de Balneário Camboriú. 

Chaline, que é famosa como “a vidente das estrelas”, publicou dois vídeos em suas redes sociais em que fala sobre uma possível guerra no País, uma catástrofe e ainda divulgou os números que devem ser sorteados na Mega-Sena. 

Com mais de 539 mil seguidores só no Instagram, Chaline disse ter visto algo terrível que deve acontecer em Balneário Camboriú. 

“Eu via Balneário Camboriú totalmente destruída. Algumas pessoas com as casas destruídas. Eu começo a partir de agora pedir oração porque vai acontecer uma catástrofe ambiental terrível! Vejo algumas pessoas sendo pisoteadas por cavalos e um local fechado como se fosse um cinema que incendeia”, disse.

Na outra previsão, destacava: “Tive uma visão nítida de algo acontecendo. A primeira visão que eu tive foi de pessoas de outros países vindo para o Brasil por conta de uma ameaça de guerra. Uma cena que eu vejo na minha cabeça é de muitas crianças e mulheres com sacolinhas nas costas vindo para o Brasil, mas o Brasil também é ameaçado! No Brasil existe um local, um ginásio, onde colocam todos esses refugiados e o Brasil entra em alerta. E um homem, que tem um cabelo preto e uma gravata vermelha, se revolta contra o Brasil. Vocês se preparem porque o que está vindo aí não é nada bom. O que está vindo para o Brasil é tenebroso”.

Leia mais:  Lexa é levada às pressas ao hospital e passa por cirurgia de emergência

Sobre os números da loteria, a vidente aconselhou os seguidores a apostarem e ainda entregou o que acredita ser o resultado do jogo para ficar multimilionário.

“Eu também vi números da Mega-Sena e vi que muitas pessoas iriam ganhar ao mesmo tempo! Os números que eu vi foram 09-10-17-20-25-35. Eu também vou jogar, né, com certeza!”, alertou.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana