Medicina e Saúde
Qual tipo de máscara é mais eficaz contra variante da covid-19?
Publicado
25/03/2021 - 14:48
Máscaras de tecido oferecem 70% de proteção, de acordo com estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças
Com a circulação de novas variantes da covid-19, especialistas recomendam atenção à capacidade de filtragem das máscaras para evitar o contágio da doença. Legislações, estaduais e municipais, obrigam que elas sejam utilizadas no Espírito Santo e em outros estados. De acordo com estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, as máscaras de tecido oferecem aproximadamente 70% de proteção.
Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano, apontaram para a necessidade de uma atenção maior na hora de escolher as máscaras. As de tecido, que são as mais comuns, ainda são indicadas para a população, porém, a recomendação é que sejam utilizadas, de uma só vez, duas máscaras. Ao usar duas máscaras de tecido, você precisa ter a certeza que ela está bem acoplada e vedando o rosto, ou seja, não permitindo que as secreções escapem.
Dicas para o uso das máscaras:
1- Usar duas máscaras de tecido e lavá-las diariamente;
2- Usar duas máscaras, sendo uma de tecido e outra máscara cirúrgica por baixo da de tecido. As máscaras cirúrgicas são aquelas encontradas em farmácias e não são reutilizáveis;
3- Usar apenas a máscara cirúrgica. A recomendação é que seja dado um nó, próximo ao ouvido, para que ela vede completamente a boca, o nariz e o queixo;
4- Usar máscaras PFF2 e N95; equipamentos de proteção usados e recomendados para os profissionais de saúde.
Infectologistas destacam, ainda, que não há uma especificação de tecido exato. O melhor mesmo é utilizar duas. No entanto, é importante que elas sejam lavadas diariamente, com o uso de água corrente e sabão.
Ao usar máscaras de tecido é bom optar por tecidos diferentes. As máscaras de acrílico precisam ser aposentadas. Elas não protegem. O melhor a ser feito é usar duas máscaras de tecido, e de preferência, de panos diferentes, como por exemplo, a superior de TNT e outra de outro tecido.
Ressaltam que com o surgimento de duas novas variantes, a P1 e P2, as máscaras de tecido não podem ter costura na frente.
Como saber se a máscara de tecido protege?
Testes com aerossóis, que podem ser eficientes, mas não totalmente confiáveis. A transmissão de covid-19 é por meio de gotículas e não aerossóis. Então, fazer o teste com aerossol é importante, mas é preciso tomar um cuidado com as secreções em si, já que as gotículas são maiores que o teste de desodorante.
Cuidados na manipulação da máscara
– Evite colocar a mão toda hora no rosto;
– Não vire a máscara, ou seja, não varie o uso da parte externa com a parte interna. “O lado de fora da máscara está contaminado e não deve ser reutilizado de forma alguma” salientou a infectologista.
– Higienize sempre as mãos quanto for tirar a máscara para comer ou beber algo;
Apesar da máscara de tecido ter uma durabilidade maior, já que pode ser lavadas, é preciso ficar atento à saturação, ou seja, quando ela é usada por muito tempo. Isso pode ser percebido pela dificuldade na respiração e pela transpiração intensa. Quando esses sinais surgirem é hora de trocar.
Ainda de acordo com os infectologistas, o uso de filtros de papeis embaixo da máscara não são confiáveis também. A solução mais eficaz é o uso de duas máscaras de tecido para evitar a contaminação e os cuidados de higienes que devem ser mantidos.
Máscaras PFF2 e a N95
As máscaras PFF2 e a N95 são equipamentos de proteção usados por profissionais de saúde e a procura em larga escala pode provocar sua escassez. O uso desses tipos de máscara fora do ambiente hospitalar é recomendado para imunodeprimidos ou em locais fechados com grande concentração de pessoas.
Tanto a N95 quanto a PFF2 têm efeitos equivalentes na proteção contra o vírus, de 95%, desde que não tenham válvulas. A válvula permite que o ar seja expelido, facilitando a disseminação do vírus.
Essas máscaras são mais rígidas e precisam ser ajustadas à face, o que pode dificultar o uso correto. A diferença entre elas está apenas na nomenclatura, que está relacionada à destinação e ao registro. A N95 era produzida para profissionais da saúde e a PFF2 era usada em fábricas e indústrias.

Medicina e Saúde
Ministério Público do ES diz que profissional deve mostrar seringa após vacinação contra covid-19
Publicado
22/04/2021 - 16:04
Em entrevista à rádio Pan News Vitória 90.5 FM, promotora também anunciou que investigará denúncias de “fura-filas” envolvendo prefeitos e vereadores
Nas redes sociais é comum a divulgação de vídeos de pessoas que foram receber a vacina contra a covid-19, mas na verdade receberam “vacina de vento”. O caso mais recente aconteceu com uma idosa de 71 anos, em Vitória. A ação foi filmada pela neta da idosa.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPES), para evitar casos assim, a orientação para os profissionais da saúde que trabalham na imunização é mostrar a seringa com o imunizante antes e depois da aplicação, para garantir que a vacinação foi concluída.
Em entrevista à Pan News Vitória 90.5 FM, a promotora de Justiça da Saúde de Vitória e coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia (GAP-Covid-19) do MPES, Inês Thomé Poldi, explicou que já existe uma orientação para que os vacinadores mostrem o passo a passo da vacinação.
“O vacinador precisa demonstrar o passo a passo para que a pessoa saia de lá com a plena convicção de que ela foi vacinada. Para que não tenhamos esse tipo de dúvida e até mesmo denúncias de que não houve a aplicação da vacina”, contou.
O MPES também continua recebendo denúncia de pessoas que continuam furando a fila de vacinação. “Estamos apurando denúncias de prefeitos e vereadores que também furaram a fila. Em parceria com o Tribunal de Contas vamos conseguir levantar esses dados de forma mais ágil para tomar as providências necessárias”, explicou.
Medicina e Saúde
ES pode ter quarta onda de casos de covid-19 a partir de maio
Publicado
19/04/2021 - 20:21
Secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes aponta que a pandemia só será controlada quando o Estado vacinar 80% da população
O Espírito Santo poderá ter uma quarta onda de covid-19 a partir de maio. A possibilidade para uma nova expansão de casos da doença foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (19). O motivo, segundo ele, seria a lentidão na vacinação.
“Por não termos alcançado uma imunidade coletiva pela vacinação, é possível que, ao longo do segundo quadrimestre (maio a agosto), o Estado possa viver uma nova expansão na curva de casos”, alertou.
Fernandes apontou que o momento atual da pandemia é marcado por uma maior taxa de transmissão do vírus pois há a presença de variantes circulando e maior contaminação entre pessoas mais jovens.
O Espírito Santo, até o momento, aplicou a primeira dose em 593.299 pessoas, equivalente a 14,6% da população capixaba. No ranking nacional, está em terceiro lugar entre os Estados que mais aplicaram.
Porém, o alcance vacinal ainda não é suficiente para que a pandemia seja considerada controlada no Estado e que as medidas de isolamento social sejam relaxadas. “Por isso temos que preservar até alcançarmos a imunidade coletiva de 80% da população, evitando aglomerações e seguindo as medidas de isolamento social, evitando também interações sociais não essenciais”, alertou.
Atualmente, o Estado contabiliza 416.932 casos confirmados e 8673 mortes.
Histórico
Em fevereiro deste ano, o secretário Nésio Fernandes havia anunciado a terceira onda da doença em suas redes sociais. Na época, ele associou a escalada da covid-19 à chegada do outono, quando, normalmente há um aumento de casos de doenças respiratórias, entre março e abril. Ele aproveitou para criticar o negacionismo e as fake news que, na sua análise, contribuíram para incentivar o avanço da doença pelo país.

Deputado Renzo Vasconcelos solicita pavimentação de estradas entre Marilândia, Linhares e Colatina

Após Justiça manter suspensão das aulas presenciais no ES, pais voltam a protestar em Vitória

Suzano lança programa de Mudanças Climáticas na Cadeia de Valor focado nos fornecedores

Reinventar a gestão municipal: novos desafios marcam aula inaugural da AGM

Ministério Público do ES diz que profissional deve mostrar seringa após vacinação contra covid-19
São Mateus


São Mateus: Estado anuncia abertura de 60 leitos doados pela iniciativa privada
O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, conta com mais 60 leitos de enfermaria clínica para o tratamento...


Sebrae e prefeitura de São Mateus firmam parceria para consultoria gratuita a microempreendedores
Até o dia 31 de maio pessoas físicas, inclusive artesãos e pequenos produtores rurais, que fizerem seu processo de regularização...


Chegam a 193 as mortes por COVID-19 em São Mateus
Com a atualização de casos, São Mateus chegou a 9.065 casos confirmados de Coronavírus. Ao todo, o Município tem 32.102...
Política e Governo


Deputado Renzo Vasconcelos solicita pavimentação de estradas entre Marilândia, Linhares e Colatina
O diretor-presidente do DER-ES Luiz Cezar Maretto sinalizou positivo para a estruturação asfáltica dos trechos solicitados Em reunião no Departamento...


Reinventar a gestão municipal: novos desafios marcam aula inaugural da AGM
Teve início na manhã desta quinta-feira (22), a Academia de Gestão Municipal (AGM), iniciativa do Governo do Estado do Espírito...


Governo do Estado assina Memorando de Entendimento com Consulado dos Estados Unidos
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta quinta-feira (22), de uma reunião com representantes da Embaixada dos Estados Unidos,...
Segurança


Idosa reclama de barulho de festa, é agredida com tijolada na cabeça e morre dias depois
Uma idosa de 80 anos morreu depois de ser agredida com uma tijolada na cabeça. O caso foi registrado no...


Vídeo mostra momento em que casal é morto em sítio no município de Santa Leopoldina
Imagens divulgadas exibem o momento que José Carlos entra no sítio da advogada e do estilista. Ele conversa com casal...


Cão farejador Baruck: Denarc de Aracruz ganha novo integrante
O cão Baruck é o mais novo integrante da equipe da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Aracruz. Sua raça,...
Camisa 10


Torcidas de Fla e Grêmio aparecem em lista das melhores do mundo
Jornal Marca, da Espanha, elegeu torcedores mais fanáticos do futebol. Líderes são egípcios e marroquinos A torcida do Flamengo é...


Técnico da seleção de vôlei apresenta melhora após cirurgia vascular
Renan Dal Zotto segue no CTI, mas apresentou melhora após operação para tratar complicações da covid-19 Após ser intubado na...


Entregador de pizza na pandemia, capixaba Esquiva Falcão admite dificuldade
Com cartel invicto no boxe profissional, lutador precisou de complemento de renda na pandemia: ‘Tive de me reinventar’ Esquiva Falcão...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado