conecte-se conosco


Política e Governo

Qualidade do ar: órgão propõe fiscalização intensa do “pó preto” para 2025

Publicado

Ministério Público de Contas do Espírito Santo informa que falta fiscalização dos órgãos ambientais em cima dos compromissos da Vale e ArcelorMittal

Ministério Público de Contas (MPC-ES) encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) uma proposta de fiscalização intensa sobre o “pó preto” em cima dos compromissos ambientais firmados pela Vale e ArcelorMittal.

Para o MPC-ES, há indícios de que essas empresas não estariam cumprindo os compromissos ambientais celebrados há quase seis anos, por falta de controle e negligência por parte dos órgãos ambientais responsáveis pela gestão da qualidade do ar.

Além disso, de acordo com o órgão, há sinais de que a emissão de poeira sedimentável, conhecida popularmente como “pó preto”, aumentou na Grande Vitória, superando os níveis registrados antes da assinatura dos acordos ambientais pelas empresas responsáveis, que tinham se comprometido a reduzir essa poluição.

Segundo dados analisados pela Organização Não Governamental (ONG) Juntos SOS ES Ambiental, entre novembro de 2022 a novembro de 2023, algumas estações da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) da Grande Vitória registraram aumento de mais de 1.000% da poluição por “pó preto”.

Greenwashing?

Outro questionamento trazido pelo MPC-ES na proposta de fiscalização é se esses TCAs firmados pelas grandes empresas estão sendo utilizados de forma enganosa, como uma estratégia de greenwashing, expressão em inglês que pode ser traduzida como “lavagem verde”, “banho verde” ou “maquiagem verde”.

Esse termo é usado para descrever prática em que empresas ou organizações se utilizam de técnicas de marketing e de relações públicas para criar uma imagem positiva diante do público, visando transmitir a ideia de que são ecologicamente corretas, seus produtos são sustentáveis ou que estão fazendo mais pelo meio ambiente do que realmente estão.

Leia mais:  Governo do Estado lança pacote de ações e investimentos no setor do turismo

O que propõe o MPC-ES?

O Ministério Público de Contas do Espírito Santo informou que o descumprimento dos TCAs celebrados com a Vale e a ArcelorMittal representa risco significativo para a sociedade, uma vez que a não execução desses acordos impede a redução da poluição atmosférica na Grande Vitória.

“O MPC-ES destaca, ainda, a importância de uma ação firme e rigorosa por parte do TCE-ES no campo ambiental, tendo em vista os efeitos maléficos da poluição atmosférica sobre a saúde humana e, em última instância, sobre o ecossistema”, diz o informativo.

Ainda segundo a proposta do órgão, a fiscalização deverá avaliar, entre outros pontos, a metodologia científica utilizada pelos órgãos ambientais para medir as emissões do material particular inalável (pó preto), a conformidade dessas medições às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a efetividade das ações de controle realizadas.

A proposta agora segue para análise da Segex do Tribunal de Contas, a quem compete avaliar sua inclusão no Plano Anual de Controle Externo de 2025, podendo ser aprovada ou não.

O que dizem as empresas

Por nota, a ArcelorMittal, unidade de Tubarão, informou que não foi notificada sobre a proposta e que vem cumprindo as metas estabelecidas no Termo de Compromisso Ambiental, firmado em 2018 com o Poder Público, com ações que somam mais de R$ 1,9 bilhão.

Ainda segundo a empresa, essas ações têm sido fiscalizadas periodicamente pelos órgãos ambientais competentes. 

“A empresa reconhece e valoriza o importante trabalho de acompanhamento que o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Instituto Estadual de Meio Ambiente realizam na avaliação dessas implementações. A ArcelorMittal também informa que convidará o Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES) para conhecer os investimentos que têm feito em sua gestão ambiental”, finaliza a nota. 

A Vale informou, também por meio de nota, que tem investido continuamente para aprimorar os controles ambientais, conforme compromisso assumido com a sociedade e com os órgãos públicos. 

“A empresa está implantando seu Plano Diretor Ambiental, que conta com diversas ações para reduzir ao máximo a emissão de poeira e aprimorar a gestão hídrica na Unidade Tubarão, em Vitória. As ações implantadas reduziram até a presente data cerca de 93% as emissões difusas de poeira emitidas pela empresa em relação a 2010”, diz a nota.

A mineradora diz, ainda, que a poeira sedimentável, popularmente conhecida como “pó preto”, é composta por diferentes elementos provenientes de diversas fontes, como veiculares, construção civil e industriais, conforme Inventário de Fontes do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema).

Leia mais:  Seag entrega quatro veículos para Mantenópolis

“São 131 projetos para melhoria da gestão atmosférica, incluindo implantação de novos equipamentos, melhorias em controles ambientais atmosféricos e estudos de novas tecnologias. Entre as principais ações, estão a ampliação da rede de monitoramento interna e do Centro de Controle Ambiental, com 53 pontos que monitoram com objetivo de garantir o funcionamento de todos os controles; o fechamento de 23 mil metros quadrados de áreas de estocagem temporárias e pátio de insumos; pavimentação de 152 mil m² de áreas, enclausuramento de todas as casas de transferência e 118 correias transportadoras; e a instalação de mais 6 km de novas wind fences, totalizando 16 km que protegem todos os pátios de armazenamento de produtos”, de acordo com a empresa.

publicidade

Política e Governo

Governo do Estado recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE-ES

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), participou, nesta terça-feira (10), da cerimônia de entrega dos certificados do Selo da Transparência Pública, encerrando as atividades do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) na premiação deste ano. 

O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e reuniu gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil. Na oportunidade, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) foi representada pelo subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada. 

Ao todo, 72 instituições capixabas receberam o selo da transparência pública, entre elas 40 prefeituras, 27 câmaras municipais, além do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), receberam as suas respectivas certificações com base na edição deste ano do ranking

Leia mais:  Governo do ES anuncia abono para servidores estaduais; veja valores

Os resultados demonstraram avanços significativos na transparência da gestão pública estadual. Um exemplo disso é a conquista do Governo do Estado, que recebeu o Selo Diamante, a mais alta classificação do prêmio, ao atingir o nível de 98,35% em transparência pública. Ao alcançar esse excelente resultado, o Espírito Santo conquistou a 3ª posição no ranking dos estados, ao lado de Goiás (100%) e Rondônia (98,92%). 

Para o subsecretário Fabiano Louzada, o recebimento do Selo Diamante é reflexo do compromisso do Governo do Estado com as ações de incentivo à transparência e à integridade na sociedade capixaba. “A nossa conquista nesta premiação é motivo de muito orgulho, pois ela é resultado de um trabalho contínuo da nossa equipe para garantir que os cidadãos possam contar com transparência, ética e acesso à informação. A confiança é a base da relação entre o Estado e a sociedade, e os nossos esforços estão concentrados para cultivar isso”, destacou.

Clique aqui e assista a cerimônia na íntegra. 

Sobre o Programa 

Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o objetivo do Programa Nacional de Transparência Pública é examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios). 

Leia mais:  Muniz Freire recebe equipamentos agrícolas e novos investimentos do Governo do Estado

A edição deste ano da premiação avaliou mais de 7.300 portais de órgãos públicos em todo o País, fator que resultou em um aumento de 10% no índice nacional de transparência, alcançando 63,94%. 

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado realiza entrega de equipamentos esportivos para 31 municípios

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta terça-feira (10), a entrega de 33 tratores cortadores de grama, 15 academias populares, 13 multiexercitadores e dois veículos para 31 municípios capixabas, totalizando 63 entregas de equipamentos. O evento aconteceu no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foi de cerca R$ 2,5 milhões, sendo que parte foi fruto de emendas parlamentares, doação da própria Sesport e de premiação por competições esportivas organizadas pela Secretaria.

“Os equipamentos entregues hoje foram em sua maioria por solicitação dos deputados estaduais. Tenho certeza que serão importantes quem está na outra ponta e vai poder usufruir de uma academia popular ou do cortador de grama para aquele time que precisa. É importante ter um governo com capacidade de investimentos e que faça ao invés de ficar apenas falando. Nós estamos falando, mas estamos fazendo muito. Por isso, é importante valorizar essas entregas”, afirmou o governador.

Os 31 municípios contemplados foram: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Santa Leopoldina, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Vila Pavão e Vila Valério.

“Estamos encerrando o ano de 2024 do mesmo jeito que encerramos 2023: com muitas entregas. É o maior volume de investimentos em esporte da história do Espírito Santo. Isso graças ao nosso governador que entende a importância do esporte para a população e que investe nos municípios, fazendo o Estado chegar onde o cidadão mais precisa, em cada cantinho do território capixaba. Investir no esporte é investir na educação, na saúde e na qualidade de vida do nosso povo”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Leia mais:  Governo repassa mais de R$ 108 milhões para as escolas se prepararem para o ano letivo de 2022

Também estiveram presentes os deputados estaduais Mazinho dos Anjos, José Esmeraldo, João Coser, Zé Preto, Fabrício Gandini, Tyago Hoffmann e Allan Ferreira.

Premiações

Os três melhores classificados nas categorias feminina e masculina da Copa Sesport receberam suas premiações pelas primeiras colocações na disputa do torneio. Os campeões receberam uma academia e um veículo utilitário. Os vice-campeões, um trator cortador de grama e uma academia. Já os terceiros colocados, um trator cortador de grama.

No feminino, Afonso Cláudio conquistou o título na final diante de São Mateus. Colatina ficou com a terceira colocação. No masculino, Iúna foi o campeão, contra Fundão na decisão e o terceiro lugar terminou com Anchieta.

No Campeonato Quilombola, todos os quatro semifinalistas receberam uma academia popular e um trator cortador de grama. Unidos da Graúna e Monte Alegre, representantes dos municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente, foram campeão e vice da competição. O terceiro colocado (São Cristóvão) e o quarto (São Jorge) foram de São Mateus, porém a premiação foi entregue em evento realizado no município, que também envolveu a premiação pelo segundo lugar feminino da Copa Sesport.

Leia mais:  CNH Social: Estado oferece 4.500 vagas com foco na qualificação profissional

Confira todas as entregas por município:

Afonso Cláudio – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Água Doce do Norte – 2 tratores cortador de grama

Alfredo Chaves – 2 multiexercitadores

Anchieta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Baixo Guandu – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Barra de São Francisco – 3 tratores cortador de grama

Bom Jesus do Norte – 1 academia popular

Cachoeiro de Itapemirim – 1 multiexercitador e 2 tratores cortador de grama

Colatina – 2 tratores cortador de grama

Fundão – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Governador Lindenberg – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Guarapari – 1 trator cortador de grama

Iconha – 2 tratores cortador de grama

Itapemirim – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Iúna – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Jaguaré – 2 academias populares

Jerônimo Monteiro – 1 trator cortador de grama

Marilândia – 2 academias populares e 2 tratores cortador de grama

Mimoso do Sul – 2 tratores cortador de grama

Muniz Freire – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Muqui – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Nova Venécia – 2 multiexercitadores e 1 trator cortador de grama

Pinheiros – 1 academia popular

Piúma – 1 academia popular

Ponto Belo – 1 multiexercitador

Santa Leopoldina – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

São José do Calçado – 1 trator cortador de grama

São Mateus – 1 academia popular

Vargem Alta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Pavão – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Valério – 1 trator cortador de grama

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana